Cotidiano > 8 a cada 10 homens mortos por armas de fogo são negros, diz pesquisa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. André Luiz Medeiros

    Concordo parcialmente com essa pesquisa. O que pode estar acontecendo é que uma minoria, não representativa, que não foi instruída, educada e orientada a fazer o bem está espelhando essa estatística de valor tão elevado. Todas as raças/cores, cada vez mais, hoje em dia, são suscetíveis a mortes por arma de fogo, cabe ao poder público e a sociedade de forma geral a pensar de forma comum/conjunta na solução desses problemas/conflitos.

    Responda
  2. Noel Carvalho

    O pior racismo é o do branco ignorante. Não são poucos.

    Responda
  3. Diego De Freitas

    Cerca de 95% dos presidiários são pretos!

    Responda
  4. Regis MageSOAD

    O pior racismo é do negro para com outro negro. Só existe uma única raça neste planeta que é a humana.

    Responda
  5. Dionisio DeBarros

    A reportagem eh clara. 8O% das morttes por arma de fogo sao contra pessoas de cor negra e parda. Sao dados concretos e devastadores. Dizem o quao raccista eh nossa sociedade. Eh preciso acabar com esse genocidio. Escolas publicas de boa qualidade e tempo integral sao urgentes, principalmente nas periferias das grandes cidades. As pessoas pobres e negras precisam ter uma meta e um futuro para lutar e nao serem jogadas nesse moedor de carne que vivemos.

    Responda
  6. Paulo Araujo

    Talvez a origem desse percentual tão alto seja no abandono escolar ente 1º e 2º graus, por absoluta falta de planejamento e investimento na educação básica desse país (justificado pelo risco de se acabar com os currais eleitorais, hoje mantidos pelas ameaças de exclusão dos programas sociais). O jovem não consegue estudar, não consegue trabalhar, a não ser como avião, mas quer a roupa de grife e o celular. E como para a polícia negro precisa provar que é cidadão, o resto é história...

    Responda
  7. Luis Nunez

    É só não cometer crimes.

    Responda
  8. jose camargo

    Infelizmente, nada de útil se tira desse tipo de reportagem. Faltam dados,faltam referências,falta tudo. Um tema tão sério como este jamais pode contaminar-se por ideologia,seja ela qual for.

    Responda
  9. Ana Barbosa

    Claro. O que não falta é motivo pra isso. Só pesquisar pra saber os motivos.

    Responda
  10. Cesar Costa

    Tipo de reportagem que não agrega nada, só alimenta discórdia e coloca os brancos como se fossem matadores de negros. A velha e surrada técnica WOKE de acirrar conflitos com notícias trazendo informações parciais. Querendo só likes bolha.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Pronto: agora querem importar o termo. Gente escro-ta.

  11. Rodrigo Tavares

    Não podemos esquecer, á respeito do último Ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida e as várias acusações o envolvendo. Desta forma, devemos colocar os pingos nos "is" de forma coerente, ou seja, separar vítimas de criminosos.

    Responda
  12. Rodrigo Tavares

    Não podemos esquecer, á respeito do último Ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida e as várias acusações o envolvendo. Desta forma, devemos colocar os pingos nos Is de forma coerente ou seja, separar vítimas de criminosos.

    Responda
  13. NACIB HETTI

    Reflexo do racismo explícito. Os mortos negros são vítimas da sociedade.

    Responda
  14. Rodrigo Tavares

    Qual a porcentagem de negros no Brasil? Qual a porcentagem de negros que morreram em confrontos com a PM (cometendo crimes)? Qual a porcentagem de mulheres vítimas de estupro por negros? Qual a porcentagem de negros que nem trabalha ou estuda? Qual a porcentagem de negros envolvidos em crimes?

    Responda
  15. Ivo Ferreira

    Não duvido da pesquisa. Os negros são os mais atingidos. Mas gostaria de uma pesquisa sobre quem puxa o gatilho. Qual o percentual de negros, qual o de brancos? E não venham com mi mi mi.

    Responda
  16. Aristides Silva

    Não li a reportagem por ter sacado tudo pelo título. É uma repetição ad nauseam. Não precisa ser PhD em Sociologia por Princeton pra saber.

    Responda
  17. João Leite Leite

    É um mi mi mi que não tem fim mas ninguém apresenta uma proposta para tirar o povo, negros brancos e de todas as ração da pobreza. Temos a lei constitucional que garante o salario mínimo para dar o conforto necessário a uma família de 4 pessoas para que seus filhos cresçam fortes, sadios e inteligentes sem precisar de auxílios de ninguém, e educação e saúde de qualidade para todos. Ficar só se lastimando não vai mudar nada. Temos que nos unir e ir as ruas cobrar os nossos direitos constitucio...

    Responda
    1. Norma Moreira

      É muito fácil falar, o problema é muito complexo. Só gostaria que vc se imaginasse negro por um único dia. Pense aí ser um homem negro entrando num supermercado, andando de bicicleta ou moto, passeando e estando atrás de alguém, indo a uma entrevista de emprego, tendo que escolher entre estudar ou sustentar família/pais... Só pense. Não seja tão insensível, tire as escamas dos olhos e tente ser solução.

  18. Marco Antonio Dos Santos

    De que vale tanta tecnologia e inteligência se o principal não é avaliado, e sempre ignorado......a supremacia permanece intacta!!

    Responda
  19. Jose Roberto X de Oliveira

    Ô, editor da Folha, para de ser sabujo de neonafascistoide ou se aliar e põe na Capa do Jornal a tentativa, a orquestração do Golpe de Estado! Alguém acha que não rolaria pessoas assassinadas? Gente torturada com afogamento ou choque elétrico? Gente desaparecida? Pessoas vítimas de sadismo de fanáticos civis e de forças policiais e políticas?

    Responda
  20. MARIA CECILIA C SILVA

    O relatório é tendencioso, porque ele não apura a cor das pessoas que matam, deixando a impressão equivocada de que os mortos são vítimas de pessoas brancas. É relatório feito para ser explorado politicamente.

    Responda
  21. Peter Janos Wechsler

    Sabemos, segundo a estatística, que setenta e nove por cento dos mortos são negros. Qual é a estatística dos matadores?

    Responda
  22. Fernando Alves

    Em 2022, o país contabilizou 40.800 assassinatos, o menor número da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, indicando uma queda de 1% em relação a 2021. No entanto, em 2023, o Brasil registrou 47.722 assassinatos. Surpreendentemente, é o amor que mata mais.

    Responda
  23. Márcia Shimae Tokashima Nishiye

    O Sou da Pax só mostra o que todos nós sempre soubemos. Propor soluções, nada.

    Responda
  24. Geraldo Filho

    Que a maioria da população negra vive à margem da sociedade isso já se sabe a muito tempo, a questão é que muito pouco é feito de fato pra mudar essa realidade.

    Responda
  25. Benedito Claudio Pacifico

    Não e questão de raça mas de condição social , aposto que não há nenhum negro rico neste meio mas tem brancos pobres.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Maioria não é o total, Geraldo e entre o branco nórdico e o preto subsaariano, negro é um conceito muito abrangente em uma nação francamente miscigenada. A pobreza nivela a todos, discriminar entre pobres pela cor da pele é desumano.

    2. Geraldo Filho

      Na verdade é de raça sim, e a condição social está embutida nesse preconceito racial, pois a grande maioria da população de baixa renda são negros.

  26. Paulo César de Oliveira

    Segundo o verbete "Race and Crime in United States", a taxa de mortes por homicídio para negros eh cerca de oito vezes maior do que para brancos. Segundo a mesma fonte, em 91 por cento dos casos, o responsável pelo homicídio também eh negro.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.