Ruy Castro > Os que não viveram para ver Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Ruy sempre exuberante em seus textos!!!
Um desrespeito a Folha não ter publicado duas respostas que dei lá embaixo. Perde tempo para escrever e não publica? Se eu fosse do redbanho ou do yelowbanho publicaria?
Ricardo lembre-se de que Lula não trabalha desde os anos 80 quando era presidente do sindicato dos metalurgicos de S.B. do Campo.. Se ele tem um patrimônio declarado de 8 milhões de reais (?) dificilmente poderia comprovar sua origem licita. Quanto ao patrimonio da familia Bolsonaro é um problema da Receita Federal mas acho que eles podem comprovar sua origem licita considerando que foram parlamentares por mais 30 anos (e ainda são) com renda liquida não inferior a 50 mil reais por mês.
Ele não trabalha desde os vinte e sete anos quando foi para o sindicato.
A total inversão dos valores cientÃficos estão em plena ação, basta ver as nomeações de Donald Trump, em vários cargos de seu futuro governo, onde nomeia sem nenhuma cerimônia um figura controversa por motivos meramente pessoais para ser o Secretário da Saúde, onde o nomeado é o exemplo explÃcito da anticiência com seus comentários negativos contra vacinas e tratamentos médicos consagrados por pesquisas cientÃficas.
Quais valores "cientÃficos" Lula usou para montar um ministério com 39 ministros mediocres? Lembre-se que lula tambem nomeou para o STF dois advogados seus - Tóffoli e Zanin - que nunca exerceram a magistratura. Acho que não cabe aos brasileiros questionar as escolhas de Trump uma vez que não votamos nele.
Ah, essa mesma sorte teve meu pai, carÃssimo: embora estivesse vivo quando da eleição do Bozo, já tava muitÃssimo pra lá de Bagdá, e pôde dispensar o desgosto. O PhilipKDick (se eu escrever separado, a folha pensa que tô falando do Fal do Filipe), por outro lado, sabia de tudo: pode não ter visto a robozada que tá em Marte, como em sua imaginação, mas intuiu perfeitamente a imobilidade da natureza humana. Deckard, matadô de robô, queria é que ninguém soubesse que a sua ovelha era falsa, a pilha.
Viram apenas o primeiro tempo Lula ladrão
Poisé, dizem até q Lula comprou a Torre Eifell e as pirâmides do Egito, de tanto rico q ficou. Certo, cara pálida?
Cê vê só, que sorte? Em compensação, escaparam de ver Bozolóide falando bobagem a torto e à direita. Negocião!
Eles viveram para ver a primeira leva de quadrúpedes, mas perderam a mais recente. E aqui estou, com 72 anos, pisoteado pelas duas manadas.
Ah, prezado Alceu, mas tem uma diferença nessa segunda manada: os quadrúpedes reprodutores estão levando cada peia nas patas... Quem diria, o Xandão ganha de qualquer boiadeiro Rio Grandense nesse esporte tão tradicional.
Só gosto dos bizoninions q explodem ..
Muito bom, Ruy. Palpitando, me lembro do maravilhoso livro "Em busca de sentido", de Viktor Frankl, médico neuropsiquiatra austrÃaco que sobreviveu aos horrores dos campos de concentração, que num trecho diz: " ...Podemos aprender que há duas raças de homens neste mundo, e somente essas duas: a "raça" das pessoas decentes e a "raça" das pessoas indecentes. Ambas estão por toda parte, permeiam todos os grupos sociais. Nenhum grupo é formado apenas de pessoas decentes ou indecentes". É isso!
Ótima dica de leitura! Lembrei-me que tenho o livro e ainda não li... Grato!
Quando, em 1984, o filme inspirado na obra de George Orwell foi lançado, em um dos raros casos em que o filme é tão bom quanto o livro, muitos disseram que história era datada. Afinal, o stalinismo era um pesadelo distante e as ditaduras da América Latina já estavam em evidente refluxo. Hoje, vemos que, ao contrário, as redes sociais evidenciam que a "novelÃngua", o fanatismo e o ódio parecem imperar na sociedade.
BelÃssima crônica! Lava a Alma. Só uma observação: nós viveremos para ver o estrupÃcio ser encarcerado.
Se depender do Gonet ainda vai demorar um pouco.
Verdade, Ruy. Sorte deles. Hoje, nem Stanislaw Ponte Preta daria conta de tanta best/eira.
Ah, minha cara Maria, não sou eu que vou desejar uma coisa dessas pro seu Stanislaw, mas que ia dar cada livro bom, pô... E a história da velhinha contrabandista de lambreta? 'Magina o que é que não ia sair da pantomima de relógio e jóia? Presidente, general, Tenente-coronel, advogado de porta de cadeia, tudo empalmando ôro? E depois, na maior funça para disfarçar? Hahahahah!
Falou tudo, Ruy.
Obrigado, Ruy. Vou emoldurar a sua crônica e pendurar na sala. Sorte de Tom, Vinicius, Jorge Amado, Pixinguinha e tantos outros que não foram contemporâneos dessa verdadeira tragédia humana. E é sempre bom lembrar, viva o nordeste que salvou o paÃs do fascismo (só não sei até quando).
Ninguém merece esse cara numa posição de destaque em nenhum lugar onde existam seres pensantes. Mas agora que ele escancarou a porta da ignorância, vemos seus pares e admiradores felizes com a arruaça toda. Tem gente pra tudo.
O Brasil tem e já teve tantos polÃticos incompetentes e cor rup tos que eu diria que eles não viram foi o final do 4º episódio de Guerra aos Cor rup tos. Acredito que essa série ainda deva ter uns 50 episódios, antes de mudar o nome.
Quão difÃcil suportar tantas heresias e bestialidades dos novos Mitos.
Pior, nós aqui vendo :-(
Felizmente temos o gigante Ruy Castro entre nós. Está puxado demais ser terráqueo em 2024.
Falou tudo! Nós só menos temos o conforto de termos entre nós alguém como Ruy.
Nero foi necessário (pelo avesso): foi preciso chegar ao poder e fazer o pior governo da história para que fosse rejeitado. Há males que vêm para o mal.
Ôôô, Zé Fernando, "Nero ao avesso"? Que maldade co'Bozo, Homi, injustÃcia! O Mito é Midas ao Avesso: encostou, dá Herda. Veja só o que virou o PL depois que ele aderiu ao grêmio... E o exército? Tinha conseguido ficar mais de 3O anos sem dá górpe; chegou o Bozo, deu a estrumâncoa que deu! Hahahahah!
Kkkk... vc, Ruy, é um artista com as palavras... o desfecho desse artigo lavou minha alma. Digo isto porque vivo pensando exatamente assim... Jobim, Millor e Cony, pelo menos estes, já não caberiam neste mundo iletrado do bolsonazismo.
Vc é imortal e ainda vive o dizer m!
Impressionante como tem gado nesses comentários. Das raças Bolsonaro,Lula, e outras +. Essas três lendas citadas por Ruy não viram Bolsonaro. Concordo que não perderam nada. Mas viram Lula e o PT, mensalão,Petrolão, Collor,Sarney, Maluf, ACM,Jader Barbalho,Renan Calheiros, e por aà vai. Com certeza viram coisas piores que o inominável. Mas o Ruy centrou neste último, para o deleite de um lado do pasto. São tantas frustrações com polÃticos que a de hoje minimiza a de ontem. E o Brasil patina.
O Bozo é a ralé da ralé, o eschroto da escrhotice, a escória da escória, o chorume da podridão. Não dá nem para comparar com a sua listinha dos horrores.
Pois é Morcengo. Tu vê o mundo de cabeça pra baixo.
Esse votou no Bozo. Agora disfarça, mas votou no Bozo
O mesmo podemos dizer de Ivan Lessa que percebeu a onda da mediocridade que estava chegando e caiu fora do Brasil para nunca mais voltar.
sorte deles que não conheceram o Bolsonaro. Perderiamos as Ãguas de Março, por exemplo, e terÃamos o 8 de Janeiro. Que tragédia!
Os que não viveram para ver, e ainda matou Jabor de desgosto.
Walter Benjamin também.
Sensacional. Que bom termos ainda você Ruy para nos fazer rir com essas maluquices que por aqui transitam. Viva
Tom Jobim, Millôr Fernandes e Carlos Heitor Cony não viveram para ver "um dos seus" de prostituir intelectualmente defendendo um corrupto de esquerda. Bolsonaro, para eles, na pior da hipóteses, teria sido uma consequência da inutilidade do apoio dos "intelectuais" aos corruptos traidores do povo. Será que, se vivos fossem, seriam tão venais quanto Ruy Castro?
Zé Freitas não perdoa a trÃade nordestino, retirante e sindicalista.
O ódio do José Freitas pelo Lula chega a ser arquetÃpico. Não faço ideia de que seja esta pessoa e nem quero saber, mas é óbvio que o Lula representa uma terrÃvel ameaça a tudo que ele crê e prática, uma ameaça existencial. Não, ele não é um grande defensor da moralidade pública. Possivelmente, ele seria um bom personagem secundário numa peça do Nelson Rodrigues.
Pai... perdoa o Zé Freitas, ele não sabe o que fala...!
Ricardo não preciso e nem apoio nenhum mito. Depois de tanta perseguição politica contra o presidente que antecedeu ao atual descondenado esta ficando claro as diferenças entre eles. O máximo que estão conseguindo é tentar culpa-lo por uma suposta venda de joias que ganhou de chefes de estado estrangeiros que, supostamente, deveriam fazer parte do acervo da presidência. Nada comparavel aos bilhões de reais que foram desviados das empresas estatais durante o governo do descondenado.
Depois de tudo que veio à tona da era Bozo, é muita causa de pau postar um comentário desses.
Eu não aguento ver bolsominion falando de "corrupção". Me diz aÃ, como chama um servidor que contrata funcionário fantasma para roubar-lhe o salário e depois comprar (vários) imóveis no dinheiro? Lembre-se o patrimônio do seu mito é bem maior.
Ouvi falar, Ruy, que depois de 367 votos na Câmara, 61 votos no Senado em dois e dezesseis e de 6 votos no STF em dois mil e dezoito surgiu o Inominável e a Terra passou a ser plana. Mas vou pesquisar para ver se é verdade.
Ruy Castro cirúrgico ...
E eu, na minha insignificância e desimportância, tenho o que lamentar: vi a seleção de 82 jogar bola, e agora vejo essas personagens excêntricas e patéticas tentando resgatar meu gosto pelo futebol…ultimamente tem até estupradores e apostadores.
Em 1982 nenhum jogador pintava o cabelo de prateado. Aposto que isso é que faz a diferença.
Sortudos!
Feliz deles! Aliás, o Brasil foi desse trio para outros tão piores... Uma pena.
"A constante dos seres humanos é a burrice. Para um gênio há dez milhões de imbecis". (Nelson Rodrigues)
Melhor Caymmi que Jobim. Dorival não viu. Saudade mesmo é de Dori. Tom Cruise, Tom sem Jerry, Tão Jobim... Vou de Dori. Dorival tinha a calma no compasso que Jobim nunca ousou. Ah, Millôr: mostrou que desenho é para ser desenhado, não para ser exibido necessariamente. E Bussunda, o que não comentaria Bussunda sobre as peculiaridades euclidianas da seca inominável?
E a gente ainda tem que ver Trump, Putin, Maduro. Dose.
Hélio, esqueceu de Carla Zambeli, Nicolas Ferreira, Romeu Zema, TarcÃsio de Freitas, Damares, Bananinha, O1, Kim Kataguiri. Vou parar por aqui porque está me dando hânsia de vhômitho.
Hélio, esqueceu de Carla Zambeli, Nicolas Ferreira, Romeu Zema, TarcÃsio de Freitas, Damares, Bananinha, 01, Kim Kataguiri. Vou parar por aqui porque está me dando ânsia de vômitho.
Lula, Gleisi, Zé Dirceu...sua lista está incompleta. E não para por aÃ...
Felicidade deles!!!
Lembro do dia que morreu Tom Jobim. Estava de carro, na rua Maria Paula, quase entrando na alça para a vinte e três de maio, quando ouvi no rádio: morreu Tom Jobim. E disse , sozinha, alto: mas, tão jovem! Tom teve sorte: não viu o oportunista do lula. Hoje mais de dezesseis anos de poder e o subdesenvolvimento brasileiro continua. Ele torra dinheiro público em propagandas autopromocional para iludir os incautos. O bolsonaro? O maior erro na História do Exército foi ter mantido o Mau Militar!
Mais, sr. Bento: São Paulo, 1967,moramos num cortiço na Vila Formosa, depois no Brás,na Santa Rosa,até 1972.No Paraná, casas de tábua, banheiro fora; comecei a cozinhar, para a famÃlia, aos10anos,fazia as compras de casa.No cursinho preparatório para a Admissão ao ginásio, fez vaquinha e ganhei o livro. Pagava para fazer prova no Grupo!Não tinha dinheiro, um dia achei,na rua. Recente percebi que quem jogara o dinheiro foi a professora Dona Jupira Ferreira,porque passava em frente a sua casa...
Sr.Bento: hoje,não me considero de classe média alta.Sou mais bilionária que o Elon Musk em comparação com a  pobreza no passado.Migrante:  se a famÃlia tivesse ficado em Minas teria morrido de fome; dos sete aos quatorze anos morei em Cornélio Procópio;se a famÃlia tivesse ficado lá teria sido semianalfabeta,Impedida de estudar no Ginásio Castro Alves, passei na Admissão, por não ter Registro de Nascimento, perdeu na Mudança. Comecei a trabalhar, registrada aos quinze anos.
A folha não publicou dois post. Qual o motivo?
Sr. Bento , a minha irmã Darci me pediu para dizer: se o senhor viu alguém diminuir o tanto de comida no prato para deixar aos irmãos menores, como ela fazia. Ela também disse , as duas irmãs, mais velhas, foram empregadas domésticas, em Minas e no Paraná. E a preocupação nos anos da Ditadura era não perder emprego,porque tinha que ajudar a sustentar em casa e pagar aluguel.
Folha publica o que escrevi! Seis post para Moderação. Viva Elis Regina: peço a música Manifesto, duplamente. Aos fanáticos pelo lula e bolsonaro: respeito um fanático por time de futebol, pois sou Santos, ao fanático por polÃtico, por não saber que polÃtico é para ser cobrado e não idolatrado, dou meu maningue menoscabo.
José Padilha : não me fiz entender. o lula está no Poder há mais de dezesseis anos. Nada fez pelo Brasil, ao contrário: o dinheiro que torrou e torra em propagandas,auto promocional, para iludir os incautos, daria para Educar o povo. João Batista: o gado, vermelho ou amarelo, por não saber pensar, e nem ler direito, acha que todas as verdades contra o Boiadeiro, é sem nexo. Jo: de ilusão também se viver... José Antonio: tá!
Sr. Bento, por fim: tem razão, não experimentei a brutalidade da ditadura, porque era pobre e preocupada em trabalhar para ajudar em casa e depois estudando, a minha meta era passar. E me recordo que em 1968, numa folga na kopenhagen,trabalhava aos domingos, passeando pela cidade, acompanhei uma manifestação estudantil.A polÃcia chegou, entrei na Igreja da Consolação.Conheço um Oportunista de longe, em 22 fiz um sacrifÃcio imenso pela fauna e Flora e votei em lula,pela primeira vida.Errei!
E mais, sr. Bento: três empregos depois, encontrei com a Esmeraldina na rua, ela: estou fazendo supletivo no Santa Inês. Por que você não estuda? Trabalhava das 13 às 22 horas, na Crediven.Fui até o Santa Inês, praça Carlos Gomes, e me inscrevi no cursinho preparatório.Aos 19 anos.Supletivo!Agora, dia 28 de novembro, fará 50 anos que achei uma nota de 5 cruzeiros na Igreja da Sé,reprovada numa prova de matemática. Na hora de meu almoço, fui lá ,me ajoelhei e chorei.Nem rezei!...segue
Mais ainda, sr. Bento: comecei a trabalhar aos 15 anos,como apontei antes. Pacoteira da Riachuelo,único emprego que fui demitida, os demais,pedia a conta;à época, o salário mÃnimo era de menor, mas, trabalhava 9 horas por dia.Vivia lendo livros!Uma colega de trabalho, minhas homenagens ,Esmeraldina Maria de Jesus,por me ver lendo, sempre insistia para eu estudar.Estava traumatizada, pela humilhação sofrida em Cornélio. Nunca consegui ler Castro Alves, pelo trauma! Mudei de empregos....
Sra. Neli. Você teve o azar de conviver com a ditadura militar, assim como eu. Me parece que você, como privilegiada da classe média alta, não experimentates da brutalidade daqueles "anos de chumbo". Agora te tornastes uma antilulista negativista: o Lula e seus aliados nos salvaram da calamidade que seria a reeleição do Bolsonaro com seus asseclas e seus projetos para implantar uma nova ditadura militar piorada.
Queria que o Lula em dez anos no governo, sim até agora foram apenas dez, resolvesse os problemas criados por 5OO anos de direita no poder e ainda sem nunca ter tido maioria no Congresso?
Neli..., Neli..., ti perdoo porque reiteradas vezes, você escreve coisas com nexo...
Ouvi falar que quem jogou o Inominável no colo do Brasil foi um 6 x 5 no STF em dois mil e dezoito. Mas vou pesquisar para ver se é verdade. Pesquisa Datafolha: Lula, 39%; Bolsonaro, 19%; Marina, 8%; Alckmin, 6%; Ciro, 5%. Alvaro Dias tem 3% e Amoêdo, 2%. Meirelles, Boulos, Daciolo e Vera têm 1% cada. Demais candidatos não atingem 1%. Em dois mil e dezoito você votou no Haddad ou no Inominável?
Dezesseis anos governando para os desvalidos, isso você não citou.
Ruy como sempre, impecável nos seus textos!
Bolsonaro é uma biblioteca ambulante bem aquém da mediocridade cientificamente demonstrada por Jose Ingenieros, pensador argentino, nascido na Itália, em sua obra prima O HOMEM MEDÃOCRE. O ex-capitão, expulso do Exercito e reintegrado pelo então tribunal de exceção(STM).parece ter posto em execução frustrada o mesmo plano que alaborou no inÃcio dos anos 80 contra o próprio Exército Brasileiro para reinvidicar maiores salários para os militares. Paupérrimo torror numa terra plana.
Apenas uma correção, Ruy Copérnico era polonês, e estbeleceu o héliocentrismo do nosso sistema; Acho que vc confundiu com Ptolomeu. Acontece. No restante, assino embaixo, Guru Maior
Vc Ruy dorme e acorda com o Bolsonaro na cabeça, parece um misto de paixão e ódio ou um amor infinito, é bom que vc escreva a biografia dele pois tem conteúdo e está se tornando histórico, já que o Lula, suas mulheres e seus seguidores são totalmente ocos, sobre essa pobrÃssima terrinha duas frases não me saem da cabeça, uma "O melhor do Futuro é que eu não vou estar aqui" e outra "O mundo ainda vai ser dominado pelos manés, não pela qualidade mas sim pela quantidade."
O nÃvel cognitivo de quem tenta equiparar Lula ao Bozo é condizente com o das amebas, ambos só conseguem no máximo provocar diarréias.
Dona Neli, compreendo perfeitamente seu horror ao Lula - seu caso é tipico, mas acredito que ele tenha deméritos e contradições mais do que o suficiente para ser execrado sem que seja necessário o nivelamento com o Bozo, se bem que está segunda opção é muito mais fácil. Com um pouco menos de comodismo a senhora poderia ser levada mais a sério.
Vestiu a carapuça! De novo!
O cidadão fala que o outro é apaixonado por Bolsonaro, mas não cansa de vir aqui defender o macho alfa como uma esposa enciumada.
José. Está parecendo minha irmã, mais velha, a Araci, bolsonarista roxa que dizia: Nelizinha, você ama bolsonaro! Cruzes! Até gado do lula já disse , a mim, a mesma frase. PolÃtico, José, é para ser cobrado e não idolatrado. O bolsonaro? Oportunista que nem o lula. O lula elegeu bolsonaro em dezoito e com o mesmo candidato elegeu o seguidor de bolsonaro em São Paulo. E, em vinte e dois, bolsonaro retribuiu:elegendo o lula.E lula elegeu o apoiado pelo bolsonaro na capital. Oportunistas os dois.
Falando em energúnemo, eis um...
Conteúdo ? Na vida do bozo ? Que mereça ser biografado ? Talvez, caso sim, a tarefa não caberia a Ruy, mas a Garcia Marques.
Pronto, foi só falar em bolsonarista capadócio e já aparece um.
Há terraplanistas para todos os gostos... Esses que insistem em dizer que a Terra é um imenso disco flutuando no espaço estão concentrados na ultra-direita mas a esquerda também os tem. Há gente que, contra todas as provas, evidências e inúmeros relatos, quer nos convencer aqui nos comentários da FSP que Cuba é uma democracia, por exemplo.
O texto foi removido a pedido do autor.
Cuba é uma ilha muito perto do império americano no golfo do México. Era uma ditadura que oprimia o povo e privilegiava a oligarquia que lucrava com o turismo de jogatinas e prostituição. Os revolucionários, liderados por Fidel Castro, ousaram desafiar o império e foram ameaçados por estes. Então fizeram fizeram aliança com a ex União Soviética. Acabou a "guerra fria" mas, até hoje, sofrem embargos da parte dos EUA.
Tom Jobim, que morreu em 94, viu Bolsonaro jovem, mas jamais imaginou, decerto, que o capitão viraria Ãdolo de acéfala seita.
A sorte deles foi livrar-se do risco de se depararem com esse tipo de texto. Fico imaginando qual seria a reação de Millôr Fernandes! Certamente, não se mataria, porque sempre foi um sujeito bem humorado. Tom Jobim também tinha lá o seu senso de humor. Já Carlos Heitor Cony,sei não.
Ficariam intrigados sabendo de um cara que tem apreço pela obra deles fazer um comentário desses. Deve ser suicÃdio moral.
Fico pensando o que atrai bolsonaristas a um oásis de inteligência e bom gosto para falar do que não suspeitam
Acho que você leva o Bolsonaro muito a sério, é uma pessoa sem condição, que quer mas não provoca grandes danos. Pior que ele é o Lula, nosso MacunaÃma sem nenhum caráter, gênio da raça, e o sistema polÃtico que pariu os dois. Todos eles, Bolsonaro, Lula e os polÃticos, são expressão da nossa sociedade, são nossa cara por mais que tenhamos nojo. E concordo com os que você citou, que não levavam fé. São sortudos mesmo.
Uns tens sorte. E os outros somos nós.
Ruy suas crônicas são o meu colÃrio alucinógeno que o 'Macaco" Simão nos recomenda todas as sextas. Mil obrigados
Jobim tinha certeza que ¨o Brasil não é para amadores¨. Cony tinha dúvida: ¨o macaco melhorou ou foi o homem que pio rou?¨. Millor, enfático, já havia constatado que ¨o ser humano é inv iável¨.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Os que não viveram para ver Voltar
Comente este texto