Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Lembro do dia que morreu Tom Jobim. Estava de carro, na rua Maria Paula, quase entrando na alça para a vinte e três de maio, quando ouvi no rádio: morreu Tom Jobim. E disse , sozinha, alto: mas, tão jovem! Tom teve sorte: não viu o oportunista do lula. Hoje mais de dezesseis anos de poder e o subdesenvolvimento brasileiro continua. Ele torra dinheiro público em propagandas autopromocional para iludir os incautos. O bolsonaro? O maior erro na História do Exército foi ter mantido o Mau Militar!

    Responda
  2. Alberto Soares Soares

    Ruy como sempre, impecável nos seus textos!

    Responda
  3. ADONAY ANTHONY EVANS

    Apenas uma correção, Ruy Copérnico era polonês, e estbeleceu o héliocentrismo do nosso sistema; Acho que vc confundiu com Ptolomeu. Acontece. No restante, assino embaixo, Guru Maior

    Responda
  4. José Augusto Bernabé

    Vc Ruy dorme e acorda com o Bolsonaro na cabeça, parece um misto de paixão e ódio ou um amor infinito, é bom que vc escreva a biografia dele pois tem conteúdo e está se tornando histórico, já que o Lula, suas mulheres e seus seguidores são totalmente ocos, sobre essa pobríssima terrinha duas frases não me saem da cabeça, uma "O melhor do Futuro é que eu não vou estar aqui" e outra "O mundo ainda vai ser dominado pelos manés, não pela qualidade mas sim pela quantidade."

    Responda
    1. neli faria

      José. Está parecendo minha irmã, mais velha, a Araci, bolsonarista roxa que dizia: Nelizinha, você ama bolsonaro! Cruzes! Até gado do lula já disse , a mim, a mesma frase. Político, José, é para ser cobrado e não idolatrado. O bolsonaro? Oportunista que nem o lula. O lula elegeu bolsonaro em dezoito e com o mesmo candidato elegeu o seguidor de bolsonaro em São Paulo. E, em vinte e dois, bolsonaro retribuiu:elegendo o lula.E lula elegeu o apoiado pelo bolsonaro na capital. Oportunistas os dois.

    2. raul neto

      Falando em energúnemo, eis um...

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Conteúdo ? Na vida do bozo ? Que mereça ser biografado ? Talvez, caso sim, a tarefa não caberia a Ruy, mas a Garcia Marques.

    4. ADONAY ANTHONY EVANS

      Pronto, foi só falar em bolsonarista capadócio e já aparece um.

  5. Hermes Yaly

    Há terraplanistas para todos os gostos... Esses que insistem em dizer que a Terra é um imenso disco flutuando no espaço estão concentrados na ultra-direita mas a esquerda também os tem. Há gente que, contra todas as provas, evidências e inúmeros relatos, quer nos convencer aqui nos comentários da FSP que Cuba é uma democracia, por exemplo.

    Responda
  6. Celso Neri Junior

    Tom Jobim, que morreu em 94, viu Bolsonaro jovem, mas jamais imaginou, decerto, que o capitão viraria ídolo de acéfala seita.

    Responda
  7. jose camargo

    A sorte deles foi livrar-se do risco de se depararem com esse tipo de texto. Fico imaginando qual seria a reação de Millôr Fernandes! Certamente, não se mataria, porque sempre foi um sujeito bem humorado. Tom Jobim também tinha lá o seu senso de humor. Já Carlos Heitor Cony,sei não.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Fico pensando o que atrai bolsonaristas a um oásis de inteligência e bom gosto para falar do que não suspeitam

  8. MARCIO Gionco

    Acho que você leva o Bolsonaro muito a sério, é uma pessoa sem condição, que quer mas não provoca grandes danos. Pior que ele é o Lula, nosso Macunaíma sem nenhum caráter, gênio da raça, e o sistema político que pariu os dois. Todos eles, Bolsonaro, Lula e os políticos, são expressão da nossa sociedade, são nossa cara por mais que tenhamos nojo. E concordo com os que você citou, que não levavam fé. São sortudos mesmo.

    Responda
  9. Sam Duart

    Uns tens sorte. E os outros somos nós.

    Responda
  10. NIvalde Castro

    Ruy suas crônicas são o meu colírio alucinógeno que o 'Macaco" Simão nos recomenda todas as sextas. Mil obrigados

    Responda
  11. Gilberto P Santos

    Jobim tinha certeza que ¨o Brasil não é para amadores¨. Cony tinha dúvida: ¨o macaco melhorou ou foi o homem que pio rou?¨. Millor, enfático, já havia constatado que ¨o ser humano é inv iável¨.

    Responda
  12. Daniel Barbosa

    Que sorte a deles!

    Responda
  13. AROLDO DE SOUZA CHAGAS

    É. Tom, Millôr e Cony felizmente não vivenciaram a atuação do subproduto da ditadura, entretanto foram diretamente infectados pelo regime.

    Responda
  14. Hermes Yaly

    Ô, Ruy, corrige aí, por favor: Copérnico nasceu no século XV onde hoje é a Polônia. Entre os primeiros a afirmar que a Terra é redonda estão Pitágoras e Parmênides. Cê tá perdoado, lógico, tem muito crédito com a gente em matéria de informação.

    Responda
  15. Mauricio Soares

    Copérnico era polonês e viveu por volta da época do descobrimento do Brasil. O grego que determinou e mediu a circunferência da terra com a ajuda dos medidores de passos do faraó, foi Eratóstenes!

    Responda
    1. Mauricio Soares

      E Aristóteles, 5 séculos antes de Cristo, já havia provado, filosoficamente, que a terra era redonda...

  16. Regina Fonseca

    Sensacional!

    Responda
  17. DANIELA FRANCO

    Sem dúvida, a realidade costuma ser muito pior do que a ficção, e isso também se reflete no cinema. Em Guerra nas Estrelas, por exemplo, vemos uma galáxia cheia de naves espaciais, droids sofisticados e armas de laser, mas nem sinal de algo tão básico quanto um telefone celular. Já em De Volta para o Futuro 2, Marty viaja para um 2015 repleto de carros voadores movidos a lixo, mas sem qualquer vestígio de celulares ou seus onipresentes e famigerados algoritmos.

    Responda
  18. roberto foz filho

    Muita sorte deles. O pior é saber que a quantidade de terraplanistas, que eles já desconfiavam que existia, é tão grande no Brasil e nos EUA.

    Responda
  19. Vito Algirdas Sukys

    Roger Penrose afirma a não computabilidade do pensamento consciente. Além disso diz que precisamos de uma nova física para entender a mente. A literatura fica para trás, pois figuras como Isaac Asimov, teriam muita dificuldade para penetrar, sem conhecer matemática avançada, nos meandros da ciência. A teoria que a Terra gira ao redor do Sol já tem quase vinte e três séculos de idade. A ciência é muito mais do que meros cálculos computacionais realizados mecanicamente. Assunto polêmico na ciênc

    Responda
  20. SERGIO saraceni

    Brilhante!!

    Responda