Poder > Enquadro criminal de golpistas ganha força, mas ainda sob corrente divergente Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não sou advogado nem jurista, mas pergunto se o crime dito "premeditado" não fica mais grave justamente por ser planejado de forma perversa? Como planejar um crime não seria crime? Só seria se não tivesse fracassado por simples burrice da organização criminosa? Por favor, parece que há muitos "juristas" e "advogados" formados nas faculdades de direito de fundo de quintal!
Vem que você disse que não conhece. Há essa corrente, mesmo. Imagina que você quer roubar um banco, convida um amigo, seguem o gerente, compram telefones para serem exclusivos do crime, daÃ, no dia D, por que tava chovendo, porque tinha muita gente na rua, porque o táxi furou, desistem. Esse exemplo não é crime, no caso.
A voz dissonante da dra do Insper. Entendi.
Falta apenas dizer qual artigo do CP está sendo aplicado. Mera filigrana. Tentativa nao houve. Muito menos crime consumado. Tem Crimeideia no CP?
Você está certo, Miro.
M ,continua cantando hinos e louvores para pneus?
A corrente divergente é feita unicamente por aqueles que apoiam os golpistas.
Tem lei. Ouviste isso alguma vez?
A que preço a FSP quer livrar o Bolsonaro da cadeia?
O que tem de juristas comentando o assunto neste espaço é estupefaciente.
Segundo a adêvogada, posicionar um matador nos arredores da casa do ministro do Supremo no intuito de matá-lo não configura uma ação preparatória? De qual quartel será o acampamento que ela frequentava?
Atos preparatórios são atos externos ao agente que passam da cogitação à ação objetiva e, em regra, não são punÃveis. No entanto, existem alguns casos em que os atos preparatórios podem ser punidos, como quando o legislador o eleva à condição de tipo penal autônomo.
A solução para aqueles que ainda tem dúvidas do perigo que o paÃs e as mais altas autoridades passaram, seria deixar que tudo acontecesse para depois averiguar os crimes. Só teria um problema: Todos os que tentassem, falassem, ou mesmo pensassem em investigar seriam presos, e mortos, provavelmente.
Evidente que as condutas dos envolvidos não são atos de mera cogitação. O “inter crimes” se iniciou. As reuniões com os chefes. A minuta do golpe elaborada. As ações delimitadas e preparadas expressamente. As investigações acerca do armamento dos polÃcias q faziam as segurança das autoridades. A compra dos telefones clandestinos. A disponibilização de 100 mil para os gastos em hotéis e alimentos dos terroristas. A campana na casa do Xandão. Não se consumiu porque o exército pulou fora
Ontem mesmo outro advogado falou a JN que a palavra "tentar" colocada no código penal já enquadra como crime, pois se o ato for consumado logo prevê se que o delito não será punido pois as leis vigentes serão extinguidas pelos golpistas. Então o planejamento e atos preparatórios já tipificam crime segundo a nova lei.
Interessante... "São apenas atos preparatórios..." E se eles desse certo ? E se aqueles aloprados (ainda bem que incompetentes) tivessem conseguido explodir aquele caminhão tanque com combustÃvel ? Será que a "adevogada" argumentaria que eles somente acenderam o pavio, mas quem tirou a vida foi Dels...
A douta doutora esqueceu dos 100 mil reais de recursos públicos utilizados, veÃculo e equipamentos públicos, recursos e privilégios dos cargos ocupados, além dos salários pagos. E ninguém está se lembrando de incluir o crime de conspiração, art. 367 do código penal.
Como não houve tentativa? Invadiram os prédios do governo, tentaram explodir caminhões, sequestrar e matar ministros do STF. A folha ainda coloca a opinião de um golpista, Flávio Bolsonaro, no artigo. A mÃdia brasileira não é séria!!!
Lamentável a posição da FSP ao colocar a opinião do filho senador
Triste posição da FSP ao dar crédito a Fla… Bol….
A Folha ainda duvidando das provas . Que corrente divergente é essa? Dos golpistas?
Só pode ser …. A corrente para justificar o injustificável
FSP e certos juristas estão querendo brincar com a inteligência dos brasileiros. Nada mais nada menos que integrantes do exér cito brasileiro tra mando o que já é sabido por todos, ficar com esse lero-lero. Não tem saÃda pra eles, já era. Só falta a con de na cão
Não tem divergência. O que falta é esclarecer a ligação das jóias levadas ao exterior para financiar o golpe. Ou se foi apenas para enriquecer a familicia.
Divergente? Alinhados no passapanismo estariam este odiário, a direita econômica do Insper e o senador Zero Um? E mais quem? Girândola Paskual, Ibis Grana? Aluninhas de direito da Puque?
"...mas ainda sob corrente divergente". Se conheço corrente corretamente, então a citada corrente é de um elo só. Estranho!
O elo dos golpÂ… is tas
Fiquei curiosa para saber em quem votou a professora de direito penal.
O Exército deveria tomar a iniciativa de expulsar esses mili cos gol pistas sem privilégio algum, para dar uma satisfação à sociedade por toda essa deson ra e indigni dade. É um absurdo que a população pague impostos para sustentar indivÃduos que não têm o menor respeito pela vontade da maioria dos eleitores, ou seja, pela Constituição, que se uniram para planejar o assassinato de autoridades do estado Brasileiro.
Não hon ram a far da q ves tem !
Quero que todos os envolvidos sejam presos , não podemos continuar com certos militares a querer decidir o destino do paÃs com as armas que compramos para eles nos defenderem , o poder é do povo e não cabe contestação.
Querer é muito forte. Eles também queriam algo e deu no que deu. A lei, sempre a lei.
Mi li ta res - o fi ci ais do e xer ci to bra si lei ro de car rei ra numa afronta ccri mi no sa e de lin quen te dessa !
Nas outras mÃdias vemos a decisão em que mandou prender quatro militares do Exército e um polical federal, o STF citou o general Luiz Eduardo Ramos, ex-ministro da Secretaria de Governo e da Secretaria-Geral da Presidência de Bolsonaro. O cerco está se fechando.
Está filha virou um fracasso
Tentativa de golpe é crime. Leiam no CP sobre esse crime, e se enterra toda tentativa de FSP salvar Bolsonaro da prisão.
A "interrupção espontânea" se deu por motivos alheios à vontade dos criminosos, não por arrependimento eficaz. Qualquer um que fez um semestre de Direito sabe a diferença.
João Paulo, se para ser enquadrado como crime há a necessidade do processo ter sido iniciado, digo a você que ele foi. O grupo se apropriou de CPFs e outros documentos de terceiros para conseguir chips (SIM CARDS) e habilitar celulares. Pessoas que nada tinham a ver com a conspiração tiveram seus dados furtados. Isso configura que a ação se iniciou? Para mim, sim.
Com todo o respeito a opinião da pessoa abaixo, o fato do militar estar a 300 MTS monitorando a casa do ministro e só não o consumando p o ministro ter antecipado a participação do evento ao qual participava, entendo que o militar estava pronto p executar a ordem. Com o agravo de ser uma autoridade militar.
Para se tentar algo, o pressuposto é que o inÃcio da execução ocorra. Como o mero planejamento e a sua interrupção espontânea pode se enquadrar em inÃcio da execução? Não é questão de defender o Bolsonaro, mas temos que usar a lógica.
O pessoal viaja. Dessa vez eu tenho que apoiar a Folha, pois ela mostrou a opinião de especialistas que pensam de modos opostos, o que é o papel do jornalismo. Quem tá insatisfeito vá ler o jornal do seu partido polÃtico.
Pela enésima vez está comprovado que bolsonarismo é sinônimo de crime grave. Qualquer bolsonarista remanescente é apoiador de roubo, assassinato e terrorismo.
foha-passa-pano. Sempre fiel à sua tradição: de prontidão para defender os golpistas
A Folha-Passa-Pano está de prontidão para defender os alopra dos golpi stas-fascis tas-bolsonaristas-terr oristas. Dá-lhe Folha, não negue o seu passado
Professora Marina Coelho, os crimes tiveram inicio, tanto que foram abortados em plena execução. Por muito menos, tem muito ladrão de banco preso e condenado. E sendo jurista você sabe disso. Espero que seu equivoco seja apenas excesso de garantismo.
A Folha deveria ler seus colunistas."Aceitem a democracia".
Descobriu-se dois anos depois que um suposto atentado não foi realizado. Se isso não esbarra nos arts. 15 e 17 do Código Penal, estamos mais uma vez relativizado o Direito para caber numa pauta.
Deixa ver-se eu entendi: "enquadro criminal ganha força". Onde, na folha? Por que no resto do Brasil ele é fortÃssimo. É a folha tentando requalificar sua posição de defensora do crime bolsonarita? Tomara. Como já disse alguém, este jornal não entende de direito, mas finge que entende.
Duvido muito que a tese dos atos preparatórios seja acolhida no STF.
Enquanto o chefe-mor não for en.jau.lado a justiça não será feita plenamente . Tudo começou por ele não ter aceitado a derrota.
Enquanto o chefe-mor não for en.jau.lado a justiça não será feita. Tudo começou por ele não ter aceitado a derrota.
se o chefe maior da tropa não for preso, será a desmoralização de nossas instituições democráticas
Os Kids pretos já foram presos. Agora só falta o kid Mor. Cometeram delitos gravÃssimos! Cadeia, julgamento sumário e condenação centenária.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Enquadro criminal de golpistas ganha força, mas ainda sob corrente divergente Voltar
Comente este texto