Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. anderson santos

    Para pauta indenitária tudo discordar é preconceito ou N fobias enfim, as mulheres não se sentem confortáveis ponto, respeitem esse direito, grande parte dos homens trans também tem medo de usar o banheiro masculino, uma solução seria um banheiro livre sem gênero e mesmo assim duvido que haveria demanda, uma lei abrangente pode criar situações de abusos para ambos.

    Responda
  2. Rodolfo Francisco

    Eu me pergunto se essa deputada Nancy mace teria a mesma opinião se homens trans usassem o mesmo banheiro que ela, já que ela defende que usem o do “sexo biológico”. Será que ela ficaria confortável?

    Responda
    1. Renato Polli

      Uma ótima ideia de protesto. Homens trans organizarem visitas ao congresso e usarem os banheiros conforme a regra da casa.

    2. Helio Costa

      E tem cada homem trans que dá muito mais medo visualmente do que homem cis. Quando essas mulheres transfóbicas perceberem isso, vão mudar de ideia na hora e aceitar mulher trans no banheiro “de mulher”.

  3. Everardo Ramos

    E isso é um país que se diz desenvolvido? Hipocrisia muita, falta total de empatia pelo ser humano. Imagine o que vem pela frente, com o governo recém-eleito!

    Responda
  4. José Sampaio

    Ela está ali para seguir as leis e mudá-las de acordo com suas convicções e os anseios de seu eleitorado, mesmo que isso seja difícil na atual conjuntura. Foi para isso que ela foi eleita e não para peitar os que está estabelecido em lei. Ela está certíssima e seus eleitores precisam entender isso.

    Responda
  5. Rita Cardoso

    Minha filha de 40 anos me disse: mãe estou namorando o nome dela é (prefiro não citar), e continuou a descrever a moça. Encarei com uma naturalidade que me surpreendeu. E o povo ainda briga por banheiros....

    Responda
  6. Miro Costa

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  7. Paulo César de Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. DANIELA Krause

      a gente tem que sair de perto de quem usa a expressão isso é "normal". Normal para quem cara? Para as pessoas cheias de preconceitos que acham que só existe o que querem enxergar?

    2. Camila Souto

      Sim, estão voltando ao normal rumo à transformação plena em República de Gillead. Sensacional!

  8. Felipe Araújo Braga

    Mulheres trans são mulheres, ponto final.

    Responda
    1. Giovanni Mangraviti

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Paulo César de Oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  9. Alexandre Sartori Barbosa

    A verdade é que tanto faz, não é um assunto tão polêmico quanto a extrema direita tenta lacrar. Usar um banheiro com cabine é algo individual e tanto faz o gênero da pessoa que está em volta. Ou no congresso ninguém é educado o suficiente para usar e lavar as mãos normalmente ao lado de alguém transgênero? A extrema direita pira com isso porque tem uma perversão enrustida.

    Responda
    1. Giovanni Mangraviti

      Seria fácil resolver isso com uma indicação sem subjetividade ou discussões psicológicas. Bastaria, os invés dos símbolos tradicionais, colocar na porta dos banheiros, XX em um e XY no outro.

  10. Eric Maheu

    Me pareceu que falta uma informação muito relevante: todos os congressistas têm um banheiro privado nos seus gabinetes. A deputada não vai ser constrangida a usar banheiros masculinos: vai usar seu banheiro individual como todos que têm esse privilégio. Na prática nada muda : é só mais agitação transfobica do partido republicano .

    Responda
    1. Maria Lopes

      Falou bobagem. Deputados passam muito tempo longe de seus gabinetes, em debates e reuniões plenárias.

  11. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Pragmatismo salva

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Daniela, banheiros individuais sem marcação de símbolos submetem os homens as longas filas dos banheiros femininos e as mulheres as tampas sujas dos banheiros masculinos.

    2. DANIELA Krause

      não vai ser o caso do congresso americano, com certeza. Mas o uso do banheiro masculino em locais públicos, como shopping ou supermercados, podem expor as mulheres trans a todo tipo de violência. Então é uma discussão que deve existir. Eu sou a favor de banheiros individuais, sem identificação de uso.