Marcos Augusto Gonçalves > Golpismo bolsonarista vem dos porões da ditadura Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Texto perfeito.
Orra, Xará, que magnÃfico resumo dessa eixcrotidão horripilante! Apenas devo dizer que senti falta da explicitação, no momento em que descreveu os grupos de sustentação do Bozo, daqueles nossos 1Oou15% de Bozofrênicos convictos, adoentados de raiz, idêntica raiz pútrida do golpe militar passado. Com essa minúscula exceção, um artigo primoroso em sua sÃntese dessa sÃndrome que se fez doença coletiva no paÃs. Tomara que, mesmo com a frouxidão Múcia (ou sua substituição) as FA sanitizem-se, já deu.
Ótima lembrança do 'frouxidão Mucia' uma das piores ideias desse governo...mas ainda esperamos esse 'conserto' o quanto antes ..
O momento tornou-se propÃcio para um reajuste nas imutáveis prerrogativas das Forças Armadas. Um corte cirúrgico nos privilégios, regalias, aposentadorias, vantagens, promoções, benefÃcios, ganhos e na tutela exercida sobre os civis. Seria o término das constantes ameaças, do mandonismo, e os colocariam no seus devidos lugar, uma instituição pública a serviço dos três poderes da Nação.
Que os Santos digam amém! Que os bons ventos assoprem nesse nosso paÃs! Chega de atropelos, de sobressaltos, de ignorância!
Que Tupã e Lulalá te ouçam
Tô na mesmÃssima linha, minha cara, apenas com menos elegância e agudeza do que você. Como de hábito.
e mais os desocupados dos quarteis deveriam parar de ler olavo de carvalho, Orvil e lerem e decorarem e depois defenderem a Constituição Federal e quem sabe o juramento à Bandeira Nacional.
fez um resumo do bolsonarismo, que deveria ser lido por todos eles, quem sabe, caiam alguns antolhos ou algum muar deixe de investir, chifrar, mesmo, contra a Constituição, a Democracia e os poderes instituÃdos? E claro, contra a vida!
IncomÃvel, imbroxável, intragável, inelegÃvel e agora indiciado.
Daniel, o estado não pode torturar ou matar ninguém
Ah, sim, apóio integralmente sua frase.
Dureza, João: agora tenho que procurar o que é que "Daniel" falou. Se você responde no contexto, facilita a vida de seus colegas leitores, por favor.
Faltou relembrar a necessidade de rever a Doutrina de Defesa nas FAs. O inimigo interno é a prioridade de um exército que, em toda a sua história, matiu muito mais brasileiros do que inimigos estrangeiros.
Não é genética golpista e nem precisa vir o mofo dos porões, pois o que se tem é formação sistemática voltada para um anticomunismo retrógrado e golpista, desde os colégios militares, passando pelas academias de formação e concluindo-se nas escolas de comando que dão os tÃtulos de doutores aos oficiais de alta parente! O projeto de formação das três forças é montado pelas próprias forças, sem influência e supervisão da sociedade.
Excelente. Junto da colega Anete, isso daqui devia ser prefácio da publicação da "nova doutrina" dos milicos.
Além da formação, os militares ,não recrutas, se fecham em "bolhas"constituÃdas de comunidades de militares ligadas aos seus quartéis, com um mÃnimo de convivência com a sociedade civil em geral! Os militares tem seus clubes de lazer, seus hotéis, suas escolas, seus condomÃnios e até suas igrejas! Entraram no "clube bolsonarista! por uma das portas, em outras entraram neopentecostais, uderistas, policiais e PMs, guardas municipais, entre outros, tragados pelo neopopulismo de extrema-direita!
Seja honesto. Agora escreva sobre quem é Lula. Mostre de onde vem suas ligações hoje com ditadores/ditaduras sanguinárias, com grupos narcotraficantes, universidades, jornalismo, artistas e o STF politiqueiro. Cite assim o uso da corrupção, do Erário, da lei, da cultura para manipular, como querem fazer agora na internet. Diga quem eram verdadeiramente os guerrilheiros da ditadura, pelo que de fato lutavam, que crimes cometeram, quais paÃses os apoiavam e o que seriamos hoje se tivessem vencido.
Ahn... Então tá.
KKKKkk... Basta falar a verdade sobre o Ali Lula-lá-bá e seus quarenta larápios, desmascarando a sua verdadeira face de corrupto, hipócrita e mentiroso, que seus fanáticos seguidores caem em cima para defender o falso lÃder. Avante, camarilha!
Daniel, prezado, o blá blá blá desta natureza foge absolutamente da discussão proposta pelo artigo; dispenso-me de mencionar o quanto há de delÃrio anticomuna, não vem ao caso. Entendi agora perfeitamente o porquê daquilo que o colega João, acima, escreveu: o Estado não pode se dar à falta de luxo de se comportar como um terrorista ou um criminoso. É surpreendente e confranjedor que, décadas depois da matança dos milicos, um concidadão teime em apoiá-los nisso.
Esse é o seu melhor argumento para contestar o artigo acima, rs? Aliás, que frase lapidar essa (aspas) entorpecidos pelo moralismo evangélico reacionário. Definiu a seita bolsonarista ridÃcula em cinco vocábulos.
Ô descerebrado, não adianta atacar o Lula e a esquerda em geral. A casa já caiu para o seu Ãdolo, que em breve estará vendo o Sol nascer quadrado por muito tempo.
Por que dessa insistência com a dualidade? Bolsonaro seria esse mesmo ser digno de 10prezo que é independentemente do que seja Lula, alias, também o seria ainda que o atual presidente nunca houvesse nascido. Tente analisá-lo sem utilizar comparações e facilmente verá o tipo de (má) pessoa que ele é.
O de sempre...o assunto é sobre "A", vem, a legião de ignaros, responder: e na época do "B"? Aff! Cansa!
Que viagem. Só pode ser consumo excessivo de cogumelos. Direi verdadeiramente quem eram os matadores da ditadura, são os mesmos que estão nas polÃcias do Brasil, principalmente SP, primeiro atirando e depois perguntando quem o estava fazendo. Dúvido dirigir está pergunta aos familiares do jornalistas Wladimir Herzog?
A mitomania de Guedes pode, talvez, ser atribuÃda a sua formação, como adolescente, em Colégio Militar. Por oportuno, convém mencionar, a propósito de diminuição dos gastos públicos, por que não se cogitar da extincao das “escolas preparatórias” bem como do proprio Colégio Militar, por absolutamente desnecessarias, posto que qualquer civil concluindo o curso secundário pode ingressar nos cursos formadores de oficiais das forcas armadas. Isso evitaria a formacao do mito de salvadores da Patria
[caro Raul, desculpe-me a bagunça, mas a folha passou a assassinar os comentários que caem na rede eixscrota da sençura, não liberam nenhum. Jogam todos bem mortinhos lá na ponta da praia, que nem os milicos que eles apoiaram. impreCionante.]
(a) São hipóteses perfeitamente discutÃveis, caro Raul, especialmente as questões relativas à formação de oficiais. Todavia, não nos esqueçamos da onde provém a grande formação intelectual, se é que dá para dizer assim, do jjjeegues: Chicccaago e seu neoliberalismo selvagem.
(b) Seu orgulho exacerbado, mitomania e crença indelével nos grandes méritos do ultraliberalismo meritocrata pros amigos d'el Rey - só para quem teve bolsa do Cnpq para estudar fora - têm muito que ver com isso. Enfim, só pra lembrar.
Militares tem genética golpista desde 15/11/1889
Ótimo e lúcido artigo, dizendo o óbvio que muitos se negam a aceitar. por má fé ou por limitação cognitiva. O cordão de isolamento entre militares e a polÃtica deveria se estender a veto a todos os militares de votarem, já que quem é treinado para a obediência e em sua formação nunca desenvolveu o senso crÃtico, não está apto ao exercÃcio democrático.
Concisão eloquente. Parabéns.
Seu eleitorado raiz, em sua trajetória de deputado, sempre foi a "famÃlia militar". A quantidade de pensionistas militares é muito grande e representa uma boa parte do orçamento da defesa. Claro que para ser presidente, precisou de muito mais que isso. Um setor importante foi o protestantismo, já que o petismo tem historicamente um pé no ateÃsmo marxista e outro no catolicismo.
Texto magnÃfico, retrato fiel do que foi o franchising dos anos de chumbo no Brasil sob a gerência de jair bolsonaro. Deveria fazer parte obrigatória de todos os livros de História no futuro para que nossas crianças e netos nunca permitam que igual tragédia ocorra novamente. Anistia Não Nunca Jamais!!!
Nada de traçar cordao de isolamento, tem que acabar.. Tem que acabar com privilégios. Os golpistas sempre se valeram de dinheiro publico, . Salarios, educaçao, moradia, saude, gorda aposentadoria, viagens, e os caras ainda estavam utilizando armamento comprado pelo estado para atentar contra pessoas eleitas. E ainda tem a questão se forem, expulsos as mulheres passam a receber salario. è um absurdo é um tapa na cara dos brasileiros trabalhadores. Sanguessugas verde oliva
Ernesto Geisel disse que Bolsonaro era um 'mau militar'. E uma vez no poder, esse maul militar juntou consigo tdiversos outros maus militares, aqueles tendentes à arruaça, insubordinação, autoritarismo e revolta, inclusive oriundos das esferas policiais. Essa classe de militares 'tenentista', desqualificada, messiânica e politiqueira tem que ser varrida das forças armadas e das polÃcias.
Parabéns, MAG, pelo artigo que sintetiza como poucos a história sinistra desee homem, seus seguidores e os males feitos ao paÃs. Mas tenho certeza que para muitos entenderem isso, nem desenhando
Jesus da Goiabeira, xará, prezado, cuidado com esse acrônimo: em tempos de maga lá na terra dos sobrinhos de Sam, melhor evitar coisas que se pareçam com isso... Inda mas se a menção ao jornalista for elogiosa. Que tal MêÃGê? Fica inconfundÃvel. Hahahahah!
Meu Deus! Não consigo entender essa fixação de boa parte da imprensa velha por Bolsonaro. Muita gente que abandonou o ex presidente ou está pensando em abandoná-lo,ao ler esse tipo de matéria, volta atrás imediatamente. O texto está repleto de inconsistências,pra não dizer mentiras, do primeiro ao último parágrafo. É mais fantasioso que o relatório da PF sobre o tal golpe de estado. Bolsonaro não passa de um bravateiro. Sempre foi um cara do sistema.Só isso.
E um golpista histórico como a maioria dos militares brasileiros
José, aponte algumas inconsistências ou mentiras, por favor.
Abaixo o(a)s camisas amarelas!
O que mais se podia esperar de um idólatra do Brilhante Ustra?
Boa descrição do que é Bolsonaro e o bolsonarismo. Como pudemos regredir tanto em tão pouco tempo?
Tanto oportunista p embarcar em narrativas!!
Bolsonaro é, em essência, um produto das zonas de sombra do Brasil, aquelas que se recusaram emergir plenamente para a luz após o fim da ditadura. O paÃs, em sua transição incompleta para a democracia, permitiu que figuras como ele se mantivessem como resÃduos tóxicos, escondidos em instituições frágeis e um imaginário coletivo onde a violência se confunde com ordem. Ele, que desde cedo demonstrou desprezo pelas regras e um fascÃnio pela força bruta, soube como poucos manipular esse legado.
A anistia aos golpistas de 64 alimentou os golpistas de 2022.
Esperemos que as instituições de 2024 façam diferente!
Tudo votado! Quem são os responsáveis?
Os militares são treinados para missões de de defesa e ataque e não são indicados pra exercer o poder civil numa democracia. Eles glotificam muito a pátria, mas na hora de mexer nos seus benefÃcios escandalosos, a pátria que se lasque.
Defender e atacar o que? Qual o inimigo? Por isso são golpistas
Ótimo texto. Me espanta mais uns vez o pessoal da agropecuária e os banqueiros entrarem nessa loucura golpista, dando apoio a um homem cujo histórico de Golpe era sua gênese. Se tivéssemos um golpe tupiniquim, todos sofreriam com as sançoes dos órgãos internacionais. Muita gente embarcou nessa loucura. Triste retrocesso. A Venezuela quase foi aqui.
O colunista "desenhou" tudo, com todos os detalhes da história recente. Excelente coluna.
Análise e conclusão, perfeitas! E tem gente (muita, infelizmente) "descerebrada", que ainda se mantém cega quanto à gravidade dos fatos, e, ainda, enaltece esse facÃnora.
Imagina, em 64 os caras deram o golpe e pronto, tiveram apoio popular (tanto que o golpe durou). O mundo mudou e a história hoje é outra, esses patetas não fizeram nada além de bravata. RidÃculo.
Não foram bravatas. Ao contrário, pelo que se viu até agora, colocaram em prática, foi crime tentado contra a democracia, associação criminosa. Não conseguiram o resultado esperado, em razão de forças superiores à dos golpistas.
Uma vez vi meia dúzia de idio tas usando camisetas com a car ranca do bozo em uma praça e ri da situação, pensando: "jamais o Brasil vai eleger um energu meno desses". Eu estava redondamente enganado.
Resumo certeiro do que foi o desgoverno Bolsonaro, a história desse sujeito, o descompromisso democrático da elite econômico/financeira do Brasil e o sentimento de ameaça e desassossego permanente que foram os anos do inominável no poder. Por isso, nenhum surpresa nas revelações recentes. Por fim, anistia é o cac e te!!!
Precisamos das FFAA? Dessas que estão ai? Não seri melhor desmobilizá-las de vez, e pensar do zero a força ofensiva de que precisamos? Para proteger fronteiras contra tráficos diversos e nossas florestas contra atividades predatórias clandestinas. Nosso exército tem toda uma história equivocada, pensa ser um poder de Estado, aliás o poder moderador sobre os demais poderes.
Ótimo comentário. Para que servem as FFAA? Só para dar golpe desde 1889
E quanto ao "alistamento obrigatório"? Acho que quase nenhum paÃs utiliza esta ex crece ncia hoje em dia. Já deveria ter sido banido e enterrado. Se isso resolvesse os problemas do paÃs não terÃamos tráfico de drogas, contrabando de armamento pesado e os jovens não aprenderiam no exército a usar armas para matar depois policiais e civis.
Excelente artigo. Parabéns pela sÃntese do que vivemos e estamos vivendo. Apesar da direção da folha que coopera para que o nosso pesadelo continue, ponto positivo para o jornal que ainda publica artigos comprometidos com o Brasil real e não só com o mercado, né editorialistas da folha ?
Fico imaginando como esta a cabeça de muitos apoiadores do fascinora, que usam ate hoje a bandeira para 'caracteriza-los'. Envegonham-se ou arrependem-se ?
Marco Augusto. Excelente como sempre! Expôs fatos desconhecidos por muitos leitores (o caso do relatório de justificação do exército), relembrou os desastres do desgoverno bolsonaro, mas principalmente, mostrou quem ele foi todo o tempo, sem quaisquer mudança. Infelizmente, reascendeu na caserna, a ideia da volta de um regime militar. Mas a maioria das lideranças máximas militares não concordaram. Para sorte do Brasil!
O cerco já se fechou completamente com evidências e provas irrefutáveis coletadas pela polÃcia e as delações de cúmplices. Estamos aguardando que o sujeito mais importante de todos os delitos contra a Democracia do Brasil seja indiciado, julgado con as devidas garantias e recursos e se há justiça, condenado.
Êrro do articulista: a sanha militar pelo poder vem desde a implantação da República. Primeiro com os governos de Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Depois com Hermes da Fonseca. Depois com o golpe de Getulio Vargas (de cujo governo participaram Médici, Castelo Branco e outros militares). Depois de Getúlio, Eurico Gaspar Dutra. Depois a ditadura de 1964-1984. Bolsonaro, ex-militar. Cabe ao governo atual acabar com essa palhaçada de uma vez por todas. E aposentar Mucio, o lambe-botas.
Exatamente, é o que chamo de genética golpista.
Ótimo resumo. Ditadura nunca mais. Nem anistia.
Isso mesmo globo a 1 contribuir com 90 por cento da eleição desse sujeito ea folha de sp também é por ai vai agora todos nós tamos vendo as consequências
Artigo irreparável. Uma análise coerente sobre o pesadelo que passamos e ainda tenta assombrar nossas vidas. Que a a justiça seja feita e o golpista seja penalizado e pague por seus crimes.
Acrescente que a mÃdia foi muito responsável pela cria dessa excrescência quando o apoiou e também as maluquices da lavajato
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcos Augusto Gonçalves > Golpismo bolsonarista vem dos porões da ditadura Voltar
Comente este texto