Cotidiano > Hoje eu bateria em um irmão que defende a ditadura Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Parabéns verdadeiro Pastor. Quem apoia ditadura não é cristão.
Bravo! A lucidez, a coragem e a coerência de um cristão que se preza! Feliz por reencontrar o pastor aqui na Folha - acompanhei-o por muito tempo no ex-Twitter, rede social que abandonei.
Tratar com injustiça outro ser humano, desfacelando sua familia, torturando homens, mulheres e crianças, ignorando a dor da separação de um ente querido, do qual não sabemos sequer a localização, se morreu ou esta vivo, é cruel! As mesmas bestas feras que estão pondo a cabeça de fora, são aquelas que desrespeitaram a vida humana, o amor ao próximo, a convivência social. Chega disso: Somos homens, é o que somos! Não animais violentos e estúpidos!
Não é possÃvel ser religioso e coerente ao mesmo tempo. Caminhar na direção de um é se afastar do outro.
Por incrÃvel que pareça, ainda há democratas nas igrejas evangélicas e na PolÃcia Rodoviária Federal.
Haha muito bom
Parabéns, pastor!
Pastor verdadeiramente cristão e instruÃdo é diferente!
"A ira do homem não opera a justiça de Deus."
Gostei do exemplo que você citou. Existe uma ira Santa? Existe. A indignação de ver pessoas se deleitando com a possibilidade de torturar o próximo seria uma exemplo? Sim. Mas questão é a forma de expressão dessa revolta (Não pode ser nos comportando como executores do juÃzo divino). O versÃculo que eu citei nem chega a ser um contraponto ao pastor, na verdade está implÃcito no texto dele. Tanto é que no final ele reconhece que se deparar com uma situação assim, seria uma tentação.
Mas entram ssa pode ser chamada de ira santa, pois é a indignação contra o mal. Era o que sentiam os profetas. Como Elias, que chegou a dizer: "Basta Senhor, mata-me".
Que Deus misericordioso é esse que tem como seguidores, pessoas que pregam o ódio contra os seus diferentes? Deus é intolerante assim com os que não o seguem através de uma ideologia? Debaixo da pele e dos costumes, somos todos iguais. Morreu, fedeu.
Cadê os pastores que patrocinaram o ato contra o STF, pra salvar a pele do mentor e padrinho do golpe?
Parabéns pelo texto corajoso e honesto. Escritor por um pastor e servidor público, ligado à segura, chega a ser surreal. Infelizmente, é a minoria entre os evangélicos, mas fiquei comovido com a iniciativa de denunciar os " irmãos" que têm uma visão distorcida do evangelho do amor e do perdão. Muito religioso, hoje, anda com uma pistola e a bÃblia de baixo do braço, defendendo pena de morte e ditadura, sem o menor constrangimento.
Bravo! Belo texto.
Depoimento emocionante, tal como o filme. Eu cheguei a chorar pensando no que aquela famÃlia viveu com o "desaparecimento" do pai. Recomendo a todos. Superatual! Assistam. Obrigado, pastor, o bem sempre vence o mal.
Também vale pra quem defende a ditadura venezuelana, cubana, chinesa, norte coreana, iraniana, vietnamita, laosiana ou a ditadura do proletariado como um todo?
Vale pra ditadura da Arábia Saudita, do regime genocida do Netanyahu, do regime do Viktor Órban. Sabe de nada, inocente. Vale pata o Irã e pro Afeganistão. Entre tantos outros. E o regime do futuro Trump.
E vale para quem o racismo americano. Até 60 anos atrás, o negro tinha que ceder o lugar ao branco no ônibus e não podia estudar na mesma escola e tinha uma calçada dos brancos e outras dos negros. Isto não è democracia.
Claro que sim. E para que apóia torturador.
Democracia para um bolsonarista é ofender, mentir e até matar um advesário e sair ileso.
Eu, presbiteriano, concordo com o pastor Os pastores evangélicos, junto com os médicos (receitando cloroquina e desestimulando a vacinação) e, obviamente, os militares, formam o grupo onde as ideias nefastas e golpistas de Bolsonaro mais prosperaram. Graças a Deus, há honrosas exceções.
Valentão.
O mesmo articulista que critica - com razão - aqueles irmãos que elogiam o regime militar brasileiro, aplaude as ditaduras comunistas da América latina e apóia o terrorismo do Hamas. Como diz as escrituras, a fé sem obras é morta. Não adianta ser evangélico, católico, muçulmano, etc... Se você não está do lado certo, você faz parte do problema. Não existe cristão de esquerda. Ou você é cristão ou de esquerda.
Se você entendesse realmente a vida de jesus Cristo voce veria que ele estaria mais de esquerda que de direita. Quem era de direita naquela época era aqueles sumo sacerdotes corruptos e devassos.
Pelos comentários de alguns não ensinam mais história geral nas escolas ou eles não possuem cacapidade para aprenderem, pois nem sabem quando e como surgiram as denominações polÃticas equerda e direita. Se explicar para uma criança normal, em menos de dez segundos ela própria dirá em que corrente se situam os ensinamentos de Cristo.
"Não existe cristão de esquerda". Então um cristão que queira se posicionar politicamente sobre algo só tem uma opção: "ser de direita" (nessa mente nem o centro tem espaço). Mas essa é a fórmula pra converter Deus ao homem. Não com ideias humanas se adaptando ao divino, mas com o divino se adaptando as ideias humanas.
Meu caro, nunca li o articulista elogiando tais regimes. Imagina se eu te disser que ser de esquerda significa, basicamente ,ter a igualdade como valor principal. Eu, ateu, poderia citar dezenas de trechos da BÃblia onde a ideia da igualdade está presente.
Eureca! Pelo declarado deduz-se que Cristo não acolheu e amparou os pobres, viúvas, desamparados, mas juntou-se a Roma.
Renato você sabe definição de esquerda? de direita?
Qual lado é certo ? O lado do extremismo ? O lado que apoia barbarie e é responsável por 700 mil mortes? O lado que diz que as minorias tem que se curvar ? Sou cristão e não apoio isso e sou de esquerda com muito orgulho. Não aplaudimos nenhuma ditadura. Acredito como vc falou que a fé sem obras é morta, os muitos que lutaram contra a ditadura são mártires pois morreram para que tenhamos a liberdade de hoje !
... as lideranças de igrejas dos crentes são comerciantes, polÃcias, militarcianos, ladrões-honestos, golpistas de Estado, operadores de Ponzi schemes, operam os sistemas de chaos-agudos para aumentar o sarrafo de sistemas de chaos decregime permanente para abastecer de ouro suas caixas e de escravos suas gaiolas! Ekes operam sistemas de escravidão!!!
Ser um humano é poder se expressar, mesmo em momentos de indignação frente ao que foi a tortura e desaparecimentos de entes queridos , alguns até hoje não localizados, claro que violência só atrai mais violênca, mas se a tortura bate-se na porta de sua casa o que faria para defender sua famÃlia? Pra não dizer que não falei das flores.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Que surpresa agradável constar que nesse meio conspur cado que tomou conta da religião evangélica surja uma voz dissonante que prega os autênticos valores cristãos de amor e tolerância que combate os oportunistas de extrema direita que se utilizam da religião para disseminar o ódio e a violência
Com a devida vênia e longe de qualquer polo polÃtico, creio que o condutor de fieis (pastor) deveria de estar acima e à margem, para além de qualquer julgamento, vez que, só trocou de polaridade, ou seja, o amor incondicional, a misericórdia e a compaixão não estão permeando seu "Corpo-Alma", isso o leva, do mesmo jeito, a nutrir sentimentos de espectro não Cristão, sentimentos que não é lÃcito a nenhum ser humano, certo?
A mistura de religião e polÃtica, nunca poderia dar certo! Somos um pais laico, e assim continuaremos!! Jamais irão transformar o Brasil, num Afeganistão!! Respeito a todos os credos e crenças!
Gente, que horror! Que tÃtulo é esse? Ultimamente a Folha está dando espaço pra cada tipo. Como é possÃvel dar espaço para alguém que combate violência com violência? Estou pasma.
Não leu o texto, que horror, fico pasma com quem comenta sem ler.
A senhora pasma do alto do seu prédio do Higienópolis!
Ele falou o que sente. Seria pior se ficasse na hipocrisia.
Perfil para lá de curioso do autor - PRF de Santa Catarina e pastor evangélico escrevendo texto desse. Surpresa agradável, que fique claro. Não sou evangélico ou religioso, por isso duvido um pouco da passagem que Deus não colocaria tentação maior a que podemos suportar. Se assim fosse ninguem pecaria ou sucumbiria ao vÃcio correto? Mas se algum 'irmão' lhe tentar, que Deus lhe perdoe, mas faça-nos o favor de dar-lhe o corretivo. Será perdoado, tenho fé.
OOO
Pastor Alexandre. Meus efusivos parabéns por tão lúcido testemunho. E a todos que postaram aqui preciosos comentários, saibam que vocês me fizeram acreditar que ainda existe um pouco de lucidez neste paÃs! Que sejamos capazes de banir o obscurantismo e as trevas que ameaçam o nosso paÃs com os ignorantes defendendo a volta da infâmia ditadura.
No imaginário evangélico a idéia messiânica de um mundo reformulado e adequado ao seu padrão de perfeição teve no Messias, o Jair e não o Cristo, a simbiose perfeita para apaziguar a hipocrisia no clero evangélico. No sepulcros de suas almas nasceu a idéia de que pela polÃtica e não pela mensagem da Cruz o Brasil seria de Jesus. Escolheram Jair, um homem abjeto com uma biografia abominável tanto no prisma humano como no espiritual, como o seu Messias.
A extrema esquerda brasileira sonha com uma ditadura de esquerda tipo maduro e a extrema direita sonha com uma ditadura militar.
Só vc sonha com maduro. Será paixão?
É reconfortante saber que existem pessoas com senso de justiça e sobriedade no meio evangélico, hoje infestado de extremistas de direita e bajuladores do poder e do dinheiro . Parabéns pelo texto
Depois deste depoimento de um pastor evangélico começo a acreditar que o amor ao próximo ainda volta a ser um dos paradigmas do cristianismo, que ultimamente só prega o ódio ao diferente
Sou cristão evangélico e também passei por essas situaçôes parecidas na igreja que congrego, ouvindo crentes defendo o golpe militar e torturadores. Costumo dizer que os crentes se " converteram ao bolsonaro" infelizmente. Mais nem tudo está perdido, o Senhor Jesus vive. Parabéns Pastor pela sua lucidez ao tratar do tema.
Lacrador, agressivo, avesso ao diálogo e intolerante. Tão extremista quanto o mal que pretende combater. É bom que se de espaço a essas criaturas, para que ela mostrem quem são.
Extremista? Veja o filme e entenda o que ele está falando.. A Ditadura silencia.
Pois é, José. Não chegue perto deste pastor porque você pode se ferir.
Resolveria o problema? Ele mudaria de ideia? Falando bobogem!
Realmente feliz por saber que ainda existe cristão tolerante.
leiam Efésios, cap. quatro, verso cinco . Só isso já desqualifica de antemão essa turma de ser chamada de cristãos . Quem é rebatizado todo final de semana nas água lÃmpidas dos rios Tietê, TamanduateÃ, Pinheiros , é tudo, menos cristão !
A BÃblia aleta para os muitos falsos pastores e falsos evangélicos que usam o nome de Jesus. Olho esperto; a BÃblia chama de Raça de VÃbora. Cuidado !!!!
E me causa arrepios ver um ditador sanguinário sendo tratado como herói e bajulado como nunca no nosso paÃs.
Que belo texto! Parabéns, Pastor! Parabéns, Cristão! O Sr. tem o meu respeito!
Pastor... aà reside, realmente, o espÃrito de "a verdade nos libertará". Gratidão por tanta lucidez e humanidade. Para controlar o Ãmpeto mais extremo do enfrentamento, vale uma boa leitura e prática de Sêneca.
Fui criado em tradição cristã. Retirei-me desta fé e sigo espiritualidade sem religião tradicional. Com a ambição de poder necropolÃtico e interesses inconfessáveis de expressiva maioria do mundo evangélico brasileiro, terminei por desenvolver forte ojeriza a este campo. Que alÃvio, que emoção redentora confirmar que há compaixão verdadeiramente amorosa sempre pulsante no universo evangélico. Parabéns, pastor! Sua indignação realemente lembra a atribuÃda a Jesus contra os vendilhões no templo.
Alexandre, que artigo importante para repensarmos aonde chegamos. É o primeiro que vejo de um pastor evangélico. Deve ser estudado e aprofundado. Ditadura nunca mais. Parabéns pela lucidez e coragem.
Paulo, você vive numa democracia plena. O bolsonarismo afetou sua cabeça.
Ditadura nunca mais ? Aqui e agora , estamos numa democracia ?
Parabéns pelo depoimento. Realmente é i-na-cre-di-tá-vel como os autointitulados evangélicos abraçaram os ideais demonÃacos. Levaram a polÃtica para um plano sobrenatural, desvinculado da realidade, da convivência humana e das leis.
Ainda não assisti o filme, li o livro e gostei. Estou me preparando emocionalmente para ir ver essa adaptação do texto para o cinema, tão elogiada. Só aqueles que, como eu, sofreram a violência da ditadura militar após o golpe de 1964, são capazes de entender o injusto sofrimento da famÃlia retratada na obra. Esse tipo de informação à sociedade, em especial para os jovens, é garantia de que devemos sempre lutar para não acontecer de novo. A democracia ainda é o melhor regime polÃtico.
Bater não adianta, eles já estão mortos. São zumbis doutrinados pra matar. E vejam que eles estão principalmente nas forças armadas.
Artigo perfeito que lucidez pastor meus parabéns seria uma honrra conhecer pessoalmente
A histórica frase "Dai a Cezar o que é de Cezar" foi o estopim para o Império Romano se manter no Poder através da Igreja até hoje pois o "Sistema Imperial" transvestido de Democracia é o que vale e é aceito por um Povo insano que aceita e pratica o lema "A Paz de tudo passa pela Corrupção de tudo", o Cristo com aquela frase antecipou o Apocalipse que o Mundo vivencia hoje, a Corrupção permeia todos os atos humanos principalmente os humanos ativistas polÃticos.
Contribuo, para ilustrar o texto, com a reação de minha esposa ao sair do cinema após assistirmos ao filme, mas vale dizer que ela nunca emite opiniões de cunho polÃtico, por considerar que as emoções andam um tanto violentas ultimamente. A frase dita por minha mulher foi esta: "Como pode nos dias atuais alguém ainda defender a ditadura?". Eis aqui o soco que ela, mulher pacÃfica e serena, deu na cara de uma mera ideia golpista de alguém que possa se achar no exercÃcio do livre pensar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Cotidiano > Hoje eu bateria em um irmão que defende a ditadura Voltar
Comente este texto