Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. max ribas

    O fim de uma era representa o começo de outra.

    Responda
  2. alex carvalho

    Putim é um sanguinário sem consideração à vida humana, envenenamentos dos desafetos são a regra!

    Responda
  3. Cesar Costa

    Nunca houve acordo entre OTAN e Rússia para a expansão da OTAN. Os países, à medida que se fortaleceram e viram as vantagens da democracia tomaram suas decisões de forma soberana. A invasão da Ucrânia não foi por esse motivo, ou o Kremilin é tão inocente que não saberia q a Finlândia e Suécia iriam correr para se filiarem?

    Responda
    1. ROBSON MENDON A PEREIRA

      O que vale são os acordos assinados no final da 2a guerra mundial entre a União Soviética e os países aliados para por fim ao conflito. Permaneceram no entendimento dos russos que o leste europeu estava sobre seu controle, podendo indicar prepostos para governar países que ficavam na antiga Cortina de Ferro. A OTAN como produto do pós-guerra seguiu essas determinações que passaram a ser questionadas com o fim da União Soviética.

  4. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Os EUA e a OTAN não respeitaram o pacto feito com a Rússia no pós URSS, provocaram um país com capacidade nuclear, apostaram na queda do presidente russo, sequestraram reservas do país e perderam, a Rússia se recuperou e o governo segue com forte apoio popular, a Europa perdeu, o partido democrata também. Parar a guerra é o mais sensato !

    Responda
    1. alex carvalho

      Putim é um sanguinário sem consideração à vida humana, vide envenenamentos!

  5. Samuel Fagundes

    O problema é que as potências ocidentais agem no mundo como se brinca com um brinquedo qualquer. Tomam decisões que afetam a todos, porém sempre com o objetivo de atender apenas a seus interesses. Hoje quando outras nações usam o termo "multilateralismo" expressam que essas decisões, tomadas por uns poucos, não tem atendem aos anseios de todos, subjugam o direito dos outros com sanções, intervenções e outras coisas mais...

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Todo esse rodeio retórico para apoiar Putin. Nojo.

  6. ricardo caselli moni

    Trump vai ter que entrar nesta . Quero ver !

    Responda
  7. Ricardo Ferreira

    Alguém se lembra de alguma guerra entre duas democracias? Eu não consigo me lembrar se é que houve). Então, enquanto houver ditaduras, temos uma situação que pode se desenvolver para uma guerra, pois ditadores não tem oposição, não são cobrados pelo congresso ou pela imprensa, o cara faz o que bem entende. Embora uma eventual guerra nuclear, ninguém tem como ganhar, o ego desses ditadores pode ser maior que a insanidade de congitar algo assim.

    Responda
  8. Chico Neto

    Com a derrocada da União Soviética esperava-se um pouco de paz, mas hoje acredito que estamos pior, Putin é mais perigoso que os antigos governantes soviéticos. Acho que o Ocidente também errou, como no caso do apoio ao golpe de 2014 que derrubou o presidente ucraniano pró Rússia. Agora o perigo ronda, vamos ver no que vai dar.

    Responda
  9. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Putingenocida ditador de direita homofóbico. Ucrânia livre!

    Responda