Demétrio Magnoli > A lenda, a conspiração e um mistério Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Como a "lenda" aconteceu (há inúmeras filmagens), não é lenda; é real, tanto que vários golpistas estão presos (alguns já condenados) por causa dela.
O articulista tenta ser mais esperto que todos e acaba, como sempre, criticando as ações do STF. Que ginástica!
Antes da primeira cruzada oficial, de nobres bem armados, houve a chamada cruzada dos mendigos. Era uma multidão, que ouvindo a exortação do papa, partiu desordenadamente para a palestina, e acabou pulverizada no caminho. No nosso caso, os armados desistiram da cruzada (e como bem pergunta o Magnoli: por que exatamente?). Sobrou para os mendigos...
Falá pocê, prezado: dá uma preguÃ...
Invasão e depredações dos prédios dos três poderes passa longe de ser lenda são fatos reais. O imaginário fica por quem acredita que foi somente "a festa da Selma". Desfecho final de tudo que foi incentivado e conspirado nos quatro anos de governo. Não vejo como punição exemplar. Todos que não apoiou esses reacionários estão querendo ver o lÃder e o grupo no banco dos réus e sentenciados com a pena justa que pelos delitos será alta.
Impressionante a ginástica mental do colunista bolsonarista para continuar negando óbvio.
Muito bom seu artigo.
O texto deixa de ponderar a espantosa omissão da polÃcia e das forças de segurança no 08/01. Os manifestantes estavam arrebentando o coração do República e ninguém que tivesse comando fez nada. Foi preciso que o presidente da República e o ministro da Justiça lhes dissessem o que fazer.
Essa história de oito de janeiro ser tentativa de golpe nunca me convenceu. Como serÃa possÃvel derrubar o governo eleito e constituir um novo governo golpista apenas com a invasão e vandalismo de prédios vazios num domingo e sem nenhuma tentativa de neutralizar o incumbente? Não à toa, toda a imprensa estrangeira referiu-se ao episódio como "riot", um tumulto, baderna, insurreição. Somente os jornalistas brasileiros falaram em tentativa de golpe.
Então não acreditas ainda que o oito de janeiro era o Cvali de Tróia para o golpe? Se não , é muita ingenuidade ou apoio àquele ato.
E que vc não entendeu ou é desonesto mesmo pq o que eles queriam era que virasse baderna geral para o Lula decretar estado de sÃtio aà o exército entra para acabar com a bagunça e destitui o Presidente e fecha o STF e assume o governo
Haja demogracinha pra suportar gópi... Primeiro gópi na Dilma depois gópi com faca no Bozo,depois gópi pra poder soltar o lule porque o cep da vara criminsl tava errado,depois gópi do bozo porque o tse e o stf tinham ajudaram o lule...instituições muito sólidas o Brasil têm...não corremos risco de isso aqui dar certo.
Demétrio excelente. Vergonha desse supremo performático e apaziguador, que protege os cabeças enquanto execra os soldadinhos da ponta.
Pois é, tudo isso com a ajudinha desse articulista.
Mais um que desceu de Marte hoje. Tá perdidão.
Eu ouvir falar dos acampamentos de lunáticos em frente aos quarteis, mas não ouvir ninguém da imprensa falar de ameaças de golpe antes do 08/01/ 2023. Parece que a imprensa é mesmo urubus, que quer ver carniça. Se o Brasil escapar em leso desta turbulência, eu acreditarei que existe democracia aqui.
Eu gostei desse artigo! De fato, é uma aberracao condenar em 17 anos esses iludidos e isso piora agora. Só não entendi como o STF poderia ter agido contra os peixes grandes. Eu não entendo muito de investigação mas achei que eles não podem sair investigando. Não é assim?
Demetrio, como de costume, tocando no nervo exposto que ninguém ousa tocar.
"Punhal nas costas", em 22/11/2024, por Jânio de Freitas no PODER360. Vale conferir!
Demétrio lúcido como de hábito.
Dá vontade de rir! Faltava ele!Mais um colunista da Falha de São Paulo que sempre apoiou o que há de pior da extrema direita. se transformando, dá noite pata o dia, em "comunista", atacando a bozolândia! Mais um convocado pelos patrões a chutar cachorro morto morto.
Caro Magnoli. Se alguém tivesse o poder de dar uma resposta correta para esse tipo de pergunta, não perderia tempo com ela. Iria jogar na mega sena. Que tal escrever coisa mais interessante?
Excelente e lúcida ponderação. Pisar na massa de manobra é fácil, punir vandalismo como traição é fácil, mas que falsa moral emerge da� Chega de exibicionismo barato, que só faz desmerecer a justiça. Que os reais responsáveis por essa bagunça, os gatos gordos, sejam punidos dentro da lei, se é que terão peito para isso.
Magnoli sempre firme, claro e preciso ao que se propõe um jornalista de verdade. Coloca o dedo na ferida. Suas indagações sempre traz reflexões como nosso jornalismo é pobre, submisso e amador. Ele sozinho consegue atrair audiência ao globonews que parece um puxadinho do governo onde não existe crÃticas, mas conselhos ao incapaz Lula.
Excelente. Literalmente só assisto ao GloboNews Em Pauta por causa dele.
Mano, o que o Lula tem a ver com isso? Esses bolsominions são muito maquiavélicos....
Bem observado! A impressão que tenho é que a maioria dos comentaristas da GloboNews estão dando conselhos ao governo Lula, não criticando e fiscalizando. Demétrio é um dos poucos que foge a essa postura.
Não tente tirar o corpo fora agora seu Demétrio ,voçê com seus artigos sempre fle rtou com esses vagab un dos Bolsonaristas que queriam des truir a democ racia !
Uau! Quanta distorção. Mais um do Partido Passapanista Internacional. Esse odiário está se superando. Máquina de desinformação.
Distorcida está sua cabeça
Excelente artigo. Creio que se o pessoal do 8/1 tivesse feito sua baderna na época que os generais estivessem planejando a matança, o golpe teria acontecido.
(1) Quem é o pior bobo, aquele sem capacidade cognitiva, ou o que se faz de bobo, a usando para torcer os fatos? Todo mundo ficou sabendo da gravidade e extensão dos fatos esta semana. Mas o colunista sempre soube. Bolsonaro assumiu falando em golpe e guerra civil, bajulou militares e forças policiais. O Povo Armado. E armou o Povo Desarmado. Bravatas, delÃrios, fanfarronice? Nunca foi. E não se limitou ao antes do 8 de janeiro. A inelegibilidade, feriu, aleijou, mas matou. O 8 ainda está aqui.
Pois eu acho que o Múcio é basicamente um pusilânime que se esconde numa fachada de conciliador. É o ministro dos militares no governo, não o contrário, como deveria ser. No Brasil, há uma questão militar permanente desde a proclamação da república, que não passou de um golpe militar. Eles já chegaram a ser um tipo de "vanguarda", ainda que plena de graves defeitos, mas hoje não são nada, só querem garantir a picanha e algo que chamam de "prestÃgio".
Não acho que Múcio seja mau caráter, mas na categoria dos bobos, ocupa o primeiro caso: cognição
(2) No 8 de janeiro se armou a convocação da GLO, Garantia da Lei e da ordem, depois de 45 dias de acampamentos e barricadas em estradas. Seduzido pelo canto deMúcio SÃsifo, lula já embarcava na proposta, quando foi demovido pelo alerta da Patroa. Militares na rua com poder de polÃcia? Naninanão. O primeiro comandante do Exército caiu apenas 13 dias dos ataques por que insistiu em colocar Mauro Cid como comandante das forças especiais, adonde? A 3 horas de BrasÃlia.
Magnoli, mesmo diante das duas tentativas óbvias de golpe, não perde a oportunidade de criticar o STF. Não confio nesse cara.
Nem eu...
B A B A C A
Coluna que se utiliza de retórica para dizer o óbvio, mas carrega numa premissa que deixa eriçada a malta: a crÃtica subi-liminar ao STF. O colunista queria que o tribunal se debruçasse sobre os peixes graúdos antes do perÃodo investigativo da PF? A mim essa figura não engana.
No 8//1 houve flagrante. Nos outros processos seguem os ritos normais. Isso é óbvio. Essa figura não engana a mim tb.
São duas tentativas de golpe. Uma não anula a outra
O fato de que o golpe mais sangrento, planejado, e cuja execução esteve em andamento mas foi abortada, tenha fracassado não diminui a gravidade da nova tentativa golpista ocorrida no 8/1, quando milhares de terroristas tentaram criar o clima para a intervenção militar, com apoio do secretário de justiça do DF, da PM e do comandante do batalhão do exército em BrasÃlia. O que se espera é que o STF seja tão duro quanto foi com os do 8/1 e suas penas sejam ainda mais duras. Todos merecem.
Pensando bem, até que existe algo que se salve nesse artiguinho: se o o gado pegou dezessete anos, os generais que tramaram assassinatos devem pegar muito, muito mais!
Excelente artigo. Preciso , conciso, cirúrgico deixando no ar a dúvida do bom censo: quando o verdadeiros golpistas sentarão no banco dos réus?
Um outro comentarista já expôs o óbvio: os dois planos de golpes não eram mutuamente excludentes. Eu digo ainda: possivelmente a tentativa de janeiro foi um "plano B" executado após o fracasso da primeira opção.
"Há método nessa loucura". (Polônio, Hamlet)
Se meritocracia passasse na porta da fsp esse já teria sido demitido
Concordo plenamente! Tá na hora da folha demitir essa criatura vomitativa!!
Que texto ruim. Terras incógnitas para algo que aconteceu Brasil, terra conhecida. E penas estratosfericas de 17 anos?? Vai escrever mal assim na Folha.
Mat ou a pau. Com .um pouco de inteligência vc falou muito, em poucas linhas.
Interpretação de texto não é o seu forte.
Este texto chega a ser nauseante, tamanho é o sofisma que ele exprime. Desde quando é uma lei da polÃtica que o golpe só poderia ter ocorrido antes da posse? E se os golpistas mudaram de tática exatamente por não ter ido adiante o projeto original? Ou, posto de outro modo, não teria o Oito de Janeiro sido executado por terem fracassado os planos de dezembro do ano anterior? Tratar ambas as conspirações como necessariamente excludentes é ridÃculo.
... A CIA e o FBI moniravam os movimentos temerários dos bolsonaristas e diversos aliados do Reich-Bozista! A CIA e FBI e alto comando do Pentágono receberam sutorizações para movimentarem as peças no Brasil de modo a extinguir o Golpe de Estado. Gracias, Sr. Biden y todos nuestras e hermanas y hermanos de Los E.E.U.U. por venirem para ayudarnos!!!... Gracias a todos!!!...
Ainda que sejam zumbis, embora totalmente financiados para permanecerem aquartelados aos pés dos 3 Poderes, precisam ser punidos! Não me venha o colunista agora querer minimizar a tentativa e as ações dos desvairados do 8 de janeiro!
Pois é, Dalton, esta deveria ser bem fraquinha, simbólica, não é mesmo? Algo com meia dúzia de cestas básicas e multa no valor de meio salário mÃnimo pelos danos causados. Aà os velhinhos e velhinhas do ZAP poderiam voltar para suas vidinha pacatas... Justiça!
O colunista não se opôs à punição.
Magnoli passando pano para golpistas? Nenhuma novidade. O oito de janeiro foi mais uma tentativa sim de golpe, diferente da trama de assassinatos, mas, dentro da mesma ideia. Inclusive se sabe que havia elementos dos hoje famosos "kids pretos" insuflando os "manifestantes". Mas Magnoli os vê como coitadinhos, velhinhos "de BÃblia em punho", punidos exageradamente por juÃzes "malvados"? Esperar o que deste indivÃduo...
Participaram do 8/1 o secretário de segurança do DF, a PM do DF e o comandante do QG do exército em BrasÃlia, que se recusou a prender os que ali acampavam e peitou a PF e ministros de estado. Todos pretendiam criar anarquia e condições para que o exercito interviesse. Se isso não é tentativa de golpe não sei o que é.
Não é isso que Magnoli vê. Tenho acompanhado manifestações do articulista quanto à dosimetria das penas, as quais ele considera exageradas. Em nenhum momento và ou ouvi referir-se como sendo coitadinhos. Incautos e néscios, sim, mas não coitados. Isso não é passar pano. Isso é opinião embasada.
Parvo é o sr. Desculpe corvo
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Perfeito
Exatamente!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > A lenda, a conspiração e um mistério Voltar
Comente este texto