-
José Cardoso
Por que grafar diferente o nome Maracanã? Que eu saiba as línguas indígenas não tinham escrita. E mesmo que tivessem não usariam o alfabeto latino. Portanto não há uma grafia "original".
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
Anchieta escreveu uma gramática do tupi.
-
-
Marcos Benassi
Pô, Txai, que negócio lindo! Universidade Indígena Pluriétnica! É o avesso da Escolinha Bozofrênica Multibômbica! Hahahahah! Civilizacional, vanguardista, repleta de sabedoria ancestral e de ciência contemporânea, de memória e sei lá que mais. Morri de inveja da molecada - e olha que estudei na Puc, USP e Unicamp, não me faltou escola boa. Eita, querida, em frente: atrás vêm gente e precisam de educação. Até eu, se pudesse aprender essa língua linda, passava uns tempos lá em Maraka'nã. Salve!
-
Joao Braga
Talvez o ideal seja exatamente o contrário. Melhorar as escolas nas comunidades indígenas para que esses possam entrar e frequentar as boas universidades públicas brasileiras. Essa ideia de criar um mundo paralelo não funciona no mundo real e paeece atender apenas interesses de algumas ONGS e assemelhados. O mercado de trabalho procura bons profissionais independente da cor da pele.
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
Tá bom, João, os povos indígenas devem decidir o que é melhor para eles.
-
Joao Braga
Debie, conta outra...
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
Os índios é que devem decidir.
-
Joao Braga
Marcos, interesses tentam manter os povos indigenas indefinidamente no século 16, diferentemente do que ocorreu no hemisfério norte. Um determinismo injusto que se faz as futuras gerações. A introdução gradual à "civilização " não impede que possam manter sua enorme riqueza cultural. Qto a sua mistura de assuntos , não tenho a menor simpatia pela ultra direita e nem pela "cleptocracia ". Merecemos coisa melhor com democracia e respeito a Constituição. Difícil entender?
-
Marcos Benassi
Uma coisa não dispensa a outra, João. Os conhecimentos tradicionais precisam encontrar espaço pra aprofundamento em ensino superior, e não creio que a universidade convencional tenha lá grande espaço pra isso. Quanto à eventual oposição entre "Mundo paralelo" e "mundo real", fica tranqs, tá comprovado que um não destrói o outro: há quantos anos a Bozoléia vem, no seu universo muito peculiar, na base do golpe e da cloroquina, e não explodimos? Bem, um ou outro, sim, tá certo.
-
-
NACIB HETTI
Oportuna iniciativa. Os líderes indígenas precisam usar a cabeça para promoção social e não para seus lindos cocares. Índio não precisa de tutela e sim de oportunidades.
-
Jose Ricardo Almeida
Todos o apoio a comunidade dos povos originários e aos seus direitos ursupados.
-
Emilio Bazzani
Indio quer tudo. Ser indio e capitalista. Vendem madeiras, andam de Hilux e assistem TV a cabo. E para disfaçar, vestem cocar.
-
Marcos Benassi
Tem índio branco e Bozolóide, cortando árvore e andando de caminhonete, é fato. Mas são minoria, Emílio, os que andam de quatro (rodas e patas). A maioria anda sobre dois pés, esteja certo disso.
-
NACIB HETTI
Tá certo. Índio não precisa de tutela e sim de oportunidades.
-
-
Alexandre Pereira
Dar voz a essa falácia é uma estupidez sem tamanho. Nada naquele prédio ou naquela localidade é indígena além de ser o antigo Museu, transferido para outra região. Se queria desacreditar sua causa, a missivista não poderia ter escolhido melhor.
-
Marcos Benassi
Ah, tá. É o que se verá, não é? Paciência é uma virtude.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.