Samuel Pessoa > Corte de gasto público? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É preciso voltar ao que tinha sido implementado nos governos Temer e Bolsonaro, o que permitiu uma grande diminuição dos juros e da inflação. Quando o presidente é frouxo quanto à gastança não será o congresso que vai freá-lo, muito pelo contrário.
É só baixar os juros. Se baixar um ponto por mês, no próximo ano tem dinheiro sobrando. Mas aà já terá milionário pedindo novo golpe. São os que mais ganham com os juros altos.
Nenhuma palavra sobre penduricalhos e salários acima do teto. Somente prescreve reajuste menor do salário mÃnimo. Covarde
Roda, gira, desvira e o gravata continua elegante salário mÃnimo, educação e saúde como alvos da tesoura. Pra essa gente, se tirar o pobre o paÃs deslancha
Tem muito gasto desnecessário que pode cortar para acertar as contas. Temos 513 deputados federais e 81 senadores que cada um tem mais de 30 assessores que não produzem nada e consome uma infinidade de recursos financeiros. Eliminem 213 deputados e 40 senadores que vai fazer economia para acertar as contas e sobrar dinheiro para investir na modernização do paÃs e fazer um projeto de aumento real do salario até o salario mÃnimo valer 10% do valor do teto salarial.
Dá bilhão?
Você não tem a menor noção de matemática, não é mesmo? Estes cortes até podem ser justificáveis moralmente falando, mas são uma gota no oceano perto das cifras necessárias. Quer opinar? Verifique os números.
Vc esqueceu de contar os gastos da sra. Janjapaloza
Isso tudo que vc falou ai nao chega a 3% daquilo que se paga com juros (Selic) e rolagem da divida, criada por gustavo franco, pedro malan, arminio fraga e mantida hoje por campos neto. Desafio-o a me provar estar errado.
China não tem teto de gastos. China não tem BC autônomo. Qual eh mesmo a diferença entre as economias da China e do Brasil? Pense nisto antes de defender pseudo autonomia do BC, que na verdade eh o controle de banqueiros sobre essa instituição pública.
A julgar pelos votos dados a favor de aumentar a Selic, GalÃpolo já deve estar sob o controle do mercado.
China tbm não tem direitos trabalhistas, assistência social, previdência social, legislação ambiental, um sistema de saúde público, direitos de propriedade, limitação de jornada...as escolas na China rodam de segunda a domingo. Professores que cogitaram greve são presos. E na China não existe limitação de efeitos da condenação. Se você fizer algo que desagrade o governo toda sua famÃlia pode sofrer consequências.
A China não tem teto de gastos porque não precisa. É uma ditadura que não precisa de votos para se manter no poder. Logo, ali o equilÃbrio fiscal sempre foi rigoroso e a inflação baixÃssima. É óbvio que numa ditadura, falar em BC autônomo seria piada, mas vivemos sob um Estado Democrático de Direito. E o BC só fica sob controle de banqueiros se a diretoria assim o desejar. Você acredita que este é o desejo de Galipolo?
Perfeitamente, João Leite!
Vinicius, toda grande potencia economica tem um poco sem fundo onde joga dinheiro. Os EUA tem o orcamento militar. A china tem o setor imobiliario. Se preocupe nao. Ambos os pocos sem fundo movimentam as duas economias e muito.
Tanta economia com perfil parecido com o nosso pra comparar (ex México) e pega a China? Aà fica difÃcil hein?
Dionisio, a China esta enfrentando problemas bem maiores que o nosso. O mercado imobiliário despencou em meio a imensa bolha, ha imenso nÃvel de desemprego, e não ha meios de o governo fazer com que se recupere. Leia um pouco o noticiário econômico antes de falar para não passar vergonha por aqui.
Mas a China tem um defcit fiscal do tamanho do brasileiro? E ele cresce acima do crescimento da economia? Caso a resposta às duas perguntas forem negativas, deixe de falar bobagem.
Se preocupe nao, o corrupto de verdade, laddrao de joias e lider de conspiracao sedicionista vai ser preso em breve, e que tome logo uma perpetua. Quanto ao outro que vc insinuou, poderia recitar qual foi a evidencia usada para sua condenacao pelas maos do juiz suspeito?
A diferença é que na China o polÃtico corrupto é fuzilado e o custo da bala é cobrado da famÃlia. No Brasil tiram polÃticos corruptos da prisão para voltar a presidir o paÃs.
Economista de livro texto. MedÃocre.
Conforme explica o Dr Jessé Souza em seus livros, os cortes de gastos tão perseguidos pelo "mercado", é para o dinheiro ir para os saquedores da nação e não para o povo, e depois de saber disso, fica claro os noticiários sobre a crise fiscal, pois é só o governo querer melhorar a situação da população vulnerável, que o mercado ataca aumentando a selic e o dólar, é clara a ambição pelo erário. Sonho um dia não sermos mais dependentes do dólar e do famigerado mercado.
O BC é o responsável pela polÃtica monetária e por definir o valor da Selic. Ultimamente, essa polÃtica do BC se resume a agradar o mercado e sabotar o governo.
A visão esquemática e superficial do Sr Jessé de Souza, ex-presidente do IBGE no governo Lula e militante sectário do PT não me parece a melhor explicação para os nossos problemas econômicos. Aliás, detesto esse sujeito pelas crÃticas grosseiras que ele faz aos defensores da concepção do patrimonialismo, inclusive o intelectuais como Raymundo Faoro e Sérgio Buarque de Holanda, ambos fundadores do PT.
Andrade, explique esse gasto? Se for com pensão para milico boa vida, isenção tributária para ricos, orçamento secreto para congressista espertalhão aà é gasto. Caso contrário é a mesma perversidade de sempre contra os mais pobres.
Eu sonho um dia vocês irem numa aula de economia pra aprender de uma vez por todas que o gasto determina o juro, não o contrário.
Por esse motivo o BC tem que ser retirado do controle da Faria lima e passar a ser controlado pelo governo eleito.
Colunista falou falou e não tocou nenhuma vez na taca Selic que eh o fator principal de crescimento da dÃvida pública. Segundo o colunista, governo tem que desinvestir em gastos sociais para que sobre mais para pagar aos bancos. Parece discurso ensaiado pela Faria lima, segundo a qual a função do governo eh pura e simplesmente fazer rentistas ficarem mais ricos.
O governo tem déficit primário, o que quer dizer que gasta mais do que arrecada ANTES do pagamento de 1 centavo de juros. A selic resultante desse desequilÃbrio é consequência. Estudem mais e melhorem pra não passar tanta vergonha por aqui.
Ele não deve ter lido o professor Jessé Souza ou é um faria limers
Que conversa alienada. Então não reajustar o salário mÃnimo pela inflacao não é corte? Que enganação. Vai cortar nos juros de R$800 bilhões. Saúde e educação do pobre não é corte? Por favor não se esqueça que o dinheiro é arrecadação é do bolso de todos ser parcial e injustiça. Judiciário com gasto acima de 1,5 % do PIB é legal? O perse é legal? A desoneração é legal? Não cobrar imposto de dividendos é legal? Deixar os ricos pagarem menos IRPF é legal? Não dou conta mais de tanta covardia.
"Nos governos Temer e Bolsonaro, a segunda dimensão da crise fiscal foi atacada: o salário mÃnimo passou a ser reajustado pela inflação passada, sem haver aumentos reais; e o gasto mÃnimo constitucional com saúde e educação passou a crescer com a inflação passada". houvesse estudado economia polÃtica em seu doutorado, o colunista não deixaria de contabilizar os horrores contábeis de jair messias para se reeleger. preferiu elegê-lo como herói das contas públicas, junto com...michel temer. é osso.
No querem fazerr nada e nao faro, o relator da materia é parlamentar de um eatado que sobrevivi de subsidio n do governo federal, que banca uma grande enganaçao que é a zona franca, completamente desvirtuada da sua ideia original.
Até hoje não sei para que serve economista de jornal.
Marcelo, eu te entendo. Não deve ser fácil ter um polÃtico de estimação, que é endeusado e não cobrado, como todo polÃtico deveria ser. Pior ainda se for um dos maiores mentirosos e oportunistas que o Brasil já viu...
Prezado Rodrigo, eu desisto. O presidente Lula, nasceu muito pobre no sertão nordestino. Passou fome,, veio para o sudeste, trabalhou, constituiu famÃlia, criou o maior partido da América do Sul, ganhou 5 das 6 eleições que tiveram, para presidente da república nesse século. É o maior lÃder polÃtico do planeta. O presidente Lula conseguiu reunir o presidente estadunidense e o chancelar da Rússia na mesma sala. Recebeu-a Meloni, Milei e você tem coragem de dizer que ele inventou o eu contra eles?
Marcelo Magalhães, exatamente, ocupou a presidência em 10 de 24 anos e deixou um legado de corrupção, desperdÃcio completo de um momento de ouro mundial com megalomania e, de quebra, inaugurou o "nós contra eles" que deu inÃcio à polarização que vivemos. E você se orgulha disso? É sério?
Rodrigo, o que você acha que qualquer pessoa que seja minimamente informada vai pensar de você, ao ler um comentário desse. Você se refere a uma pessoa que ocupou a presidência desse paÃs em 10 dos 24 anos desse século e me dou a condição do mesmo perante o planeta. Talvez você não tenha visto o relatório da G20, que ficará para a história como um marco da evolução da civilização. Todos tem s chefes de estado renderam homenagens ao presidente Lula, com exceção do Milei. Pense antes de comentar.
Tá alinhado com o Lula que não sabe pra que serve um livro de economia
Uma imprensa q faz doutrinação econômica liberal e não jornalismo econômico. Não explica que nenhum paÃs da OCDE, q ele gostam tanto de comparar, têm o descalabro de isenções fiscais q o Brasil tem aos ricos. 546 bilhões de reais de isenções federais aos ricos (sistema financeiro, empresariado, agronegócio, alta classe média, imprensa, etc). Se eliminadas o déficit some em 2 meses e a dÃvida pública seria paga em - de 10 anos. RICO NÃO PAGA IMPOSTO NO BRASIL E A IMPRENS TERGIVERSA....
Nos seus dois primeiros mandatos, quando dispunha de muito mais capital polÃtico, Lula nunca atacou tais privilégios fiscais. Quanto à Dilma, ela os aumentou brutalmente. Não é só a imprensa, portanto, que "tergiversa".
Parafraseando Monteiro Lobato: "PARANOIA OU MISTIFICAÇÃO ?". NEM A ALEMANHA TEM DEFICIT ZERO! O déficit fiscal em 2024 será de 1,6% do PIB. Na França, Itália, Espanha, etc. supera 5% do PIB. A elite econômica golpista quer DÉFICIT ZERO JÃ! PARA EVITAR A QUESTÃO DO CORTE DOS GASTOS PÚBLICOS C/ O FIM DE SUAS ISENÇÕES FISCAIS. São + de 546 bilhões AO ANO de isenções fiscais (sistema financeiro, empresariado, alta classe média, grande imprensa, agronegócio, etc). Um tema manipulado pela imprensa
Lula é o cara! Seu governo está conseguindo a façanha de ser tão ruim como o de Dilma Rousseff e de Jair Bolsonaro.
As isenções tributarias e fiscais são consideradas gasto público? Pois saúde e educação são investimentos. E a remuneração que o Banco Central paga aos bancos para remunerar sobra de caixa "operações compromissadas são gastos públicos? Se sim, precisamos propor algo para cortar esses gastos.
Christina continua insistindo no erro, e nao se da por vencida. O Bacen nada paga, quem paga eh o Tesouro. Ta confundindo as coisas. Bacen eh Bacen, Tesouro eh Tesouro. Pelo menos quanto ao apoio ao calote vc foi bem clara. Quer que o Brasil seja uma Argentina a la Kishner, não eh? Saudade do tempos do Sarney, quando a inflação era de 80% ao mês?
Ademais, outra lenda urbana, o tal " calote no mercado " . O que o mercado financeiro gera de riqueza para o paÃs, a não ser altos dividendos ? O senhor poderia responder ? O mercado que vive dando o calote no Estado, vide os Refis.
Ademais, outro conto da carochinha o tal " calote no mercado " . O que o mercado gera para o paÃs? O senhor poderia responder ? O mercado que vive dando o calote no Estado, vide os Refis.
Quem paga as operações comprimissadas é o Banco Central, através de mais emissão de tÃtulos da dÃvida pública, por meio do tesouro. Acho que o senhor precisa se informar melhor. Daà vem essa falácia, que o governo aumenta a dÃvida pública. Mas essa dÃvida só cresce para pagar o mercado financeiro . A Faria Lima agradece
Tudo errado. Quem paga a remuneração pelas compromissadas eh o Tesouro, e não o Bacen. Vc propõe o calote no mercado? Poderia ser mais clara?
Alguém proibiu o senhor de comentar o sistema da dÃvida pública, as operações compromissadas dos bancos, as maiores taxas de juros do planeta o bolsa empresário que atinge 540 bilhões ao ano? Quem lhe mandou falar única e exclusivamente em retirar o dinheiro do povo trabalhador e pagador de impostos? Como é que o senhor quer ter alguma credibilidade se o senhor se comporta como funcionário do mercado que só comenta sob encomenda para eles? É um texto ideológico e impreciso. Lobista!
Exato. Eles deveria fazer extensas reportagens explicando ao povo sobre todos esses assuntos. Essas operações compromissadas é um escândalo, consome bilhões. De jornal imparcial a folha não tem nada. Serve o capital financeiro.
Esse analista é extremamente parcial... ele se cala que sobre a responsabilidade dos deputados e senadores com as vorazes emendas impositivas. Não escreve uma linha sobre isso, que consome 46 bilhões anuais, além dos 97 bilhões de subsÃdios à empresários que enviam dinheiro pra fora fora do paÃs... análise desse colunista é partidária: ele quer que corte da educação, do salário mÃnimo e da saúde. Mais um elitista que não tem coragem de cobrar o fim disso tudo...caovardia
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
e qual deles será, para não sair tão cedo, hein, vilmaaaaaaaaaaaaaaaa?
como diria fred flintstone, "Vilmaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!
E qual já foi presidiário?
Vilma , sempre arrasando na cordialidade e boa educação . Me diz , qual excrementissimo esta indiciado por golpe, te tática de assassinato de estado, , roubo de joias e ataque à democracia, entre outros crimes .
Que mundo paralelo você vive? Bolsonaro estourou o teto de gastos em 900 bilhões em 2022 com polÃticas populistas pra se eleger...e tiveram que criar a PEC da transição pra poder pagar as contas deixadas por ele...
Samuel, assim como o Professor Zeidan, processam informações complexas de forma brilhante pra produzir um artigo curto, objetivo e didático. Como bem pontuou o colega Roberto, abaixo, será devidamente atacado pela turma do "gasto é vida".
1p comparar o gasto atual do Legislativo,Judiciário e soldos militares com o salário de professor usando como base os valores atuais e da promulgação da CF88. Como a educação é prioridade no paÃs devemos considerar que classes co aumentos maiores que os dos professores devem ser congelados . 2p com base na isonomia pensões de militares devem ser vencedoras nos mesmos critérios da previdência concedida pelo INSS
LuÃs, até mesmo as contribuições progressivas da elite do funcionalismo público, estabelecidas pra diminuir o abismo que os separa do INSS, estão sob julgamento, nesse momento empatado no Supremo. 11 pessoas derrubando a decisão de todo o Congresso Nacional, fruto de negociações de anos a fio. Como ter esperança de alguma justiça ou isonomia?
Economista que nunca fala da bolsa latifundiário como gasto público a ser cortado é igual cientista que fala sobre design inteligente. Credibilidade zero, só buscam aplauso de fanáticos.
Daqui a pouco já chega a matilha por aqui. Todos latindo por mais gasto público.
Outra sugestão é er o icl noticias
Leia Jessé Souza, Márcio Porchan, João Cezar Castro Rocha, Rodrigo de Sá Netto e o livro brasil nunca mais, todos com preço acessÃvel na amazon. Se preferi tem entrevistas ckm eles no YouTube.
Prezado Rodrigo, tem um economista chamado Demian Fiocca que plotou no mesmo gráfico a taxa selic, a inflação, o valor da dÃvida pública e não encontrou nenhuma relação com a austeridade fiscal, portanto essa estorinha da carochinha não engana mais ninguém. Isso tudo não passa de um modelo que promove a desigualdade, falsamente apresentado como macroeconomia. Assim, sugiro que melhorem a capacidade crÃtica de vocês, lulus da Pomeranian, e não engulam o que lobistas socam em vocês.
Me tira uma dúvida: isenções fiscais/tributarias e operações compromissadas são consideradas gastos públicos? Segundo dados do TCU tais isenções apenas no ano de 2022 520 bilhões.
Marcelo até hoje não entendeu que o juro é alto pq o gasto é alto. E olha que nem é muito difÃcil mudar o patamar, Temer/Bozo fizeram meia dúzia de ajustes no gasto e a Selic foi bater em 2% depois de ficar muito tempo em 6%. O forte deles não é aprender e repensar, somente insultar.
Prezado Roberto, creio que houve imbróglio na sua comunicação. A subserviência aos donos do dinheiro, que esse autor representa, determina a verdadeira matilha, chegaremos em alcateia, clamado por gasto público com quem trabalha, produz riqueza é paga impostos. E não aos rentistas cachorrinhos de madame.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > Corte de gasto público? Voltar
Comente este texto