Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Leite Leite

    Tem muito gasto desnecessário que pode cortar para acertar as contas. Temos 513 deputados federais e 81 senadores que cada um tem mais de 30 assessores que não produzem nada e consome uma infinidade de recursos financeiros. Eliminem 213 deputados e 40 senadores que vai fazer economia para acertar as contas e sobrar dinheiro para investir na modernização do país e fazer um projeto de aumento real do salario até o salario mínimo valer 10% do valor do teto salarial.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Isso tudo que vc falou ai nao chega a 3% daquilo que se paga com juros (Selic) e rolagem da divida, criada por gustavo franco, pedro malan, arminio fraga e mantida hoje por campos neto. Desafio-o a me provar estar errado.

  2. Dionisio DeBarros

    China não tem teto de gastos. China não tem BC autônomo. Qual eh mesmo a diferença entre as economias da China e do Brasil? Pense nisto antes de defender pseudo autonomia do BC, que na verdade eh o controle de banqueiros sobre essa instituição pública.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Se preocupe nao, o corrupto de verdade, laddrao de joias e lider de conspiracao sedicionista vai ser preso em breve, e que tome logo uma perpetua. Quanto ao outro que vc insinuou, poderia recitar qual foi a evidencia usada para sua condenacao pelas maos do juiz suspeito?

    2. João Leite Leite

      A diferença é que na China o político corrupto é fuzilado e o custo da bala é cobrado da família. No Brasil tiram políticos corruptos da prisão para voltar a presidir o país.

  3. Rafael Lopes

    Economista de livro texto. Medíocre.

    Responda
  4. Marenildes Pacheco da Silva

    Conforme explica o Dr Jessé Souza em seus livros, os cortes de gastos tão perseguidos pelo "mercado", é para o dinheiro ir para os saquedores da nação e não para o povo, e depois de saber disso, fica claro os noticiários sobre a crise fiscal, pois é só o governo querer melhorar a situação da população vulnerável, que o mercado ataca aumentando a selic e o dólar, é clara a ambição pelo erário. Sonho um dia não sermos mais dependentes do dólar e do famigerado mercado.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Por esse motivo o BC tem que ser retirado do controle da Faria lima e passar a ser controlado pelo governo eleito.

  5. Dionisio DeBarros

    Colunista falou falou e não tocou nenhuma vez na taca Selic que eh o fator principal de crescimento da dívida pública. Segundo o colunista, governo tem que desinvestir em gastos sociais para que sobre mais para pagar aos bancos. Parece discurso ensaiado pela Faria lima, segundo a qual a função do governo eh pura e simplesmente fazer rentistas ficarem mais ricos.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      Ele não deve ter lido o professor Jessé Souza ou é um faria limers

  6. Graça Almeida

    Que conversa alienada. Então não reajustar o salário mínimo pela inflacao não é corte? Que enganação. Vai cortar nos juros de R$800 bilhões. Saúde e educação do pobre não é corte? Por favor não se esqueça que o dinheiro é arrecadação é do bolso de todos ser parcial e injustiça. Judiciário com gasto acima de 1,5 % do PIB é legal? O perse é legal? A desoneração é legal? Não cobrar imposto de dividendos é legal? Deixar os ricos pagarem menos IRPF é legal? Não dou conta mais de tanta covardia.

    Responda
  7. benjamim picado

    "Nos governos Temer e Bolsonaro, a segunda dimensão da crise fiscal foi atacada: o salário mínimo passou a ser reajustado pela inflação passada, sem haver aumentos reais; e o gasto mínimo constitucional com saúde e educação passou a crescer com a inflação passada". houvesse estudado economia política em seu doutorado, o colunista não deixaria de contabilizar os horrores contábeis de jair messias para se reeleger. preferiu elegê-lo como herói das contas públicas, junto com...michel temer. é osso.

    Responda
  8. PAULO CURY

    No querem fazerr nada e nao faro, o relator da materia é parlamentar de um eatado que sobrevivi de subsidio n do governo federal, que banca uma grande enganaçao que é a zona franca, completamente desvirtuada da sua ideia original.

    Responda
  9. Alexandre Oliveira

    Até hoje não sei para que serve economista de jornal.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Rodrigo, o que você acha que qualquer pessoa que seja minimamente informada vai pensar de você, ao ler um comentário desse. Você se refere a uma pessoa que ocupou a presidência desse país em 10 dos 24 anos desse século e me dou a condição do mesmo perante o planeta. Talvez você não tenha visto o relatório da G20, que ficará para a história como um marco da evolução da civilização. Todos tem s chefes de estado renderam homenagens ao presidente Lula, com exceção do Milei. Pense antes de comentar.

    2. Rodrigo Andrade

      Tá alinhado com o Lula que não sabe pra que serve um livro de economia

  10. Antonio Melo

    Uma imprensa q faz doutrinação econômica liberal e não jornalismo econômico. Não explica que nenhum país da OCDE, q ele gostam tanto de comparar, têm o descalabro de isenções fiscais q o Brasil tem aos ricos. 546 bilhões de reais de isenções federais aos ricos (sistema financeiro, empresariado, agronegócio, alta classe média, imprensa, etc). Se eliminadas o déficit some em 2 meses e a dívida pública seria paga em - de 10 anos. RICO NÃO PAGA IMPOSTO NO BRASIL E A IMPRENS TERGIVERSA....

    Responda
  11. Antonio Melo

    Parafraseando Monteiro Lobato: "PARANOIA OU MISTIFICAÇÃO ?". NEM A ALEMANHA TEM DEFICIT ZERO! O déficit fiscal em 2024 será de 1,6% do PIB. Na França, Itália, Espanha, etc. supera 5% do PIB. A elite econômica golpista quer DÉFICIT ZERO JÁ! PARA EVITAR A QUESTÃO DO CORTE DOS GASTOS PÚBLICOS C/ O FIM DE SUAS ISENÇÕES FISCAIS. São + de 546 bilhões AO ANO de isenções fiscais (sistema financeiro, empresariado, alta classe média, grande imprensa, agronegócio, etc). Um tema manipulado pela imprensa

    Responda
  12. JOÃ O MUCCI

    Lula é o cara! Seu governo está conseguindo a façanha de ser tão ruim como o de Dilma Rousseff e de Jair Bolsonaro.

    Responda
  13. Christina Silva

    As isenções tributarias e fiscais são consideradas gasto público? Pois saúde e educação são investimentos. E a remuneração que o Banco Central paga aos bancos para remunerar sobra de caixa "operações compromissadas são gastos públicos? Se sim, precisamos propor algo para cortar esses gastos.

    Responda
    1. Christina Silva

      Ademais, outra lenda urbana, o tal " calote no mercado " . O que o mercado financeiro gera de riqueza para o país, a não ser altos dividendos ? O senhor poderia responder ? O mercado que vive dando o calote no Estado, vide os Refis.

    2. Christina Silva

      Ademais, outro conto da carochinha o tal " calote no mercado " . O que o mercado gera para o país? O senhor poderia responder ? O mercado que vive dando o calote no Estado, vide os Refis.

    3. Christina Silva

      Quem paga as operações comprimissadas é o Banco Central, através de mais emissão de títulos da dívida pública, por meio do tesouro. Acho que o senhor precisa se informar melhor. Daí vem essa falácia, que o governo aumenta a dívida pública. Mas essa dívida só cresce para pagar o mercado financeiro . A Faria Lima agradece

    4. Vinicius Branco

      Tudo errado. Quem paga a remuneração pelas compromissadas eh o Tesouro, e não o Bacen. Vc propõe o calote no mercado? Poderia ser mais clara?

  14. Marcelo Magalhães

    Alguém proibiu o senhor de comentar o sistema da dívida pública, as operações compromissadas dos bancos, as maiores taxas de juros do planeta o bolsa empresário que atinge 540 bilhões ao ano? Quem lhe mandou falar única e exclusivamente em retirar o dinheiro do povo trabalhador e pagador de impostos? Como é que o senhor quer ter alguma credibilidade se o senhor se comporta como funcionário do mercado que só comenta sob encomenda para eles? É um texto ideológico e impreciso. Lobista!

    Responda
    1. Christina Silva

      Exato. Eles deveria fazer extensas reportagens explicando ao povo sobre todos esses assuntos. Essas operações compromissadas é um escândalo, consome bilhões. De jornal imparcial a folha não tem nada. Serve o capital financeiro.

  15. TIAGO SILVA

    Esse analista é extremamente parcial... ele se cala que sobre a responsabilidade dos deputados e senadores com as vorazes emendas impositivas. Não escreve uma linha sobre isso, que consome 46 bilhões anuais, além dos 97 bilhões de subsídios à empresários que enviam dinheiro pra fora fora do país... análise desse colunista é partidária: ele quer que corte da educação, do salário mínimo e da saúde. Mais um elitista que não tem coragem de cobrar o fim disso tudo...caovardia

    Responda
  16. Vilma Inácio

    Resumindo o Bozo tinha responsabilidade que falta ao excrementissimo lula

    Responda
    1. Vilma Inácio

      E qual já foi presidiário?

    2. alonso barros

      Vilma , sempre arrasando na cordialidade e boa educação . Me diz , qual excrementissimo esta indiciado por golpe, te tática de assassinato de estado, , roubo de joias e ataque à democracia, entre outros crimes .

  17. Rodrigo Andrade

    Samuel, assim como o Professor Zeidan, processam informações complexas de forma brilhante pra produzir um artigo curto, objetivo e didático. Como bem pontuou o colega Roberto, abaixo, será devidamente atacado pela turma do "gasto é vida".

    Responda
  18. Luís Antônio Costa Pereira

    1p comparar o gasto atual do Legislativo,Judiciário e soldos militares com o salário de professor usando como base os valores atuais e da promulgação da CF88. Como a educação é prioridade no país devemos considerar que classes co aumentos maiores que os dos professores devem ser congelados . 2p com base na isonomia pensões de militares devem ser vencedoras nos mesmos critérios da previdência concedida pelo INSS

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Luís, até mesmo as contribuições progressivas da elite do funcionalismo público, estabelecidas pra diminuir o abismo que os separa do INSS, estão sob julgamento, nesse momento empatado no Supremo. 11 pessoas derrubando a decisão de todo o Congresso Nacional, fruto de negociações de anos a fio. Como ter esperança de alguma justiça ou isonomia?

  19. Fernando Alves

    Economista que nunca fala da bolsa latifundiário como gasto público a ser cortado é igual cientista que fala sobre design inteligente. Credibilidade zero, só buscam aplauso de fanáticos.

    Responda
  20. Roberto Freire

    Daqui a pouco já chega a matilha por aqui. Todos latindo por mais gasto público.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      Outra sugestão é er o icl noticias

    2. Marenildes Pacheco da Silva

      Leia Jessé Souza, Márcio Porchan, João Cezar Castro Rocha, Rodrigo de Sá Netto e o livro brasil nunca mais, todos com preço acessível na amazon. Se preferi tem entrevistas ckm eles no YouTube.

    3. Marcelo Magalhães

      Prezado Rodrigo, tem um economista chamado Demian Fiocca que plotou no mesmo gráfico a taxa selic, a inflação, o valor da dívida pública e não encontrou nenhuma relação com a austeridade fiscal, portanto essa estorinha da carochinha não engana mais ninguém. Isso tudo não passa de um modelo que promove a desigualdade, falsamente apresentado como macroeconomia. Assim, sugiro que melhorem a capacidade crítica de vocês, lulus da Pomeranian, e não engulam o que lobistas socam em vocês.

    4. Rodrigo Andrade

      Marcelo até hoje não entendeu que o juro é alto pq o gasto é alto. E olha que nem é muito difícil mudar o patamar, Temer/Bozo fizeram meia dúzia de ajustes no gasto e a Selic foi bater em 2% depois de ficar muito tempo em 6%. O forte deles não é aprender e repensar, somente insultar.

    5. Marcelo Magalhães

      Prezado Roberto, creio que houve imbróglio na sua comunicação. A subserviência aos donos do dinheiro, que esse autor representa, determina a verdadeira matilha, chegaremos em alcateia, clamado por gasto público com quem trabalha, produz riqueza é paga impostos. E não aos rentistas cachorrinhos de madame.