Ilustrada > Brancos de classe média atacam cotistas porque perderam privilégio de ser medíocres, diz escritor pioneiro das cotas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Identitarismo ataca seus direitos de igualdade perante a lei. Assim como o identitarismo alemão levou a uma catástrofe exterminando judeus, nada garante que esse movimento não nos leve a situação similar. É um discurso de ódio antibranco com objetivo de obter privilégios raciais.
Jeferson é um exemplo de escritor. Contra todas as adversidades, escreve ótimos romances, enfrenta censura e convida ao diálogo. Esse último romance é simplesmente difÃcil de largar. Prende a atenção do começo ao fim, faz refletir, é bem estruturado. Sucesso ao escritor!
Profissão: lacrador!!!!
Eu ainda acho que tinha q ter mais escolas e universidades de qualidade, a pesquisa cientÃfica deveria ser pauta relevante no orçamento do governo. Discutir cota é um processo divisor, não une as pessoas, apenas cria rusgas e segregação, juntos somos mais.
Echo muito mais fácil defender polÃticas de cotas, que eram pra ser temporárias pra reparar um dÃvida histórica que esse paÃs sempre vai possuir, do que melhorar a educação pra todos e tornar essa polÃtica permanente a ponto do discurso ser populista, identitário e servir de banquete a eleitores de extrema direita que são brancos e quase a metade do paÃs, com todo respeito a Tenório, ser negro e formar em Letras é bem diferente de formar em Engenharia ou Medicina, cursos realmente elitizados.
Somente que os comentários antiracistas e que provam que estão em acordo com a lei de cotas são verdadeiros. Os demais são recalques e desvios de comportamento, principalmente se vindo de bolsonaristas e neopetencostais que se utilizam da teoria da Prosperidade, criada há muito mais tempo que se imagina por Marcos Weber e muito utilizada nessas épocas em comunidades que importam seitas de outros paÃses de caráter protestantista.
Max Weber
quanta mediocridade, rancor e recalque nos comentários abaixo, impressiona o nÃvel da ignorância histórica, mas talvez seja só mau-caratismo mesmo
Se esse cara é preto, eu também sou
Generalizar comportamentos imputando-os a tal "classe média" (outra generalização) soa injusto e impreciso. E criticar polÃticas públicas é um direito, não necessariamente defesa de privilégios (sic); quem paga imposto também tem lugar de fala.
Certo, qual sua crÃtica?
Gastar alguns minutos lendo os comentários aqui escritos comprova o quanto ainda é racista nossa sociedade. Racista e agora ressentida com o avanço do movimento anti-racista.
MedÃocre é quem precisa de cotas!
Ah é? Ou seu comentário comprova a sua mediocridade?
´´É vero, por isto as massas de cotistas europeus vieram para o Brasil? JOO
No pacote da extrema direita contempla também a perda de privilégios dos brancos !
Eu estudei a noite em escola pública desde a sétima série pra poder trabalhar e ajudar em casa. Fui conseguir terminar uma faculdade com mais de 30 anos depois de várias e várias renegociações e trancamentos por falta de grana. O único imóvel que eu tenho financiei em 35 anos e pago até hoje. Só de juros já paguei uns 3 apartamentos. Eu queria muito descobrir quais esses privilégios dos brancos pra ver se eu consigo algum depois de 38 anos trabalhando!!!!
Luiz Nunes, bem medÃocre é aquele que nem chega a reconhecer o fato.
Então me diga um privilégio que os brancos têm. Não conheço nenhum.
Fui cotista no segundo grau na decada de 70 ( sim, existiam cotas nessa época em algumas escolas públicas) e não gosto muito de generalizações. Não são os white ou black da classe a ou b ou c que são "medÃocres" ,mas sim pessoas que sempre se acham melhores do que outros porque dizem " não precisar " de cotas, e tem pessoas assim de todas matizes. Fui primeiro lugar de minha turma e muitos não cotistas nem passaram e precisaram ir para escolas tipo pay-pass.
Que chatice esse vitimismo/coitadismo!
Cotistas não: fraudes. Usurpam os números de metade da população, parda, e negam a esta mesma população seus supostos direitos em tribunais raciais.
Urgente cota para feios. Somos muito descriminados
kkkk! É um privilégio exclusivo ser feio. O identitarismo é a cloroquina da esquerda. Todo mundo sabe que não funciona, mas a esquerda toma e bate palma para os eleitos da direita,
Tem gente que ao criticar dá mais razão ao autor (que disse que é a leitura é muito importante). Quem lê bastante aprende a interpretar textos e não passa vergonha, generalizando indevidamente e desvirtuando o que leu.
Onde está escrito "... que é a leitura ...", leia-se "... que a leitura ...".
Vitimização e patrulhamento ideológico: palavras de ordem de quem nem sequer esteve nos jogos jurÃdicos.
O infeliz generalizou, na cabeça dele todos da citada classe são o que ele pensa e ponto final, resumindo não prestam. Agora sim vou comprar o livro dele mas não é para ler não, é para por fogo, pois de extremismo e divisões o paÃs já está cheio, não é necessário ler um livro para entender o sentimento dele, outra coisa é um exemplar a menos, faço com gosto mesmo sabendo que ele vai ganhar.
A sua opinião e a sua planejada atitude só comprovam que o autor está muito certo. Mas a sua mediocridade nem permite que reconheça que você se auto culpou.
Tecnicamente não seria se vc o comprou, tah mais para um ato infantil de desperdÃcio de dinheiro ( comprar e queimar eh bem dumb né?)
Longaresi, cuide de sua cabeça. Não vá explodi-la.
Queimar um livro porque discorda do conteúdo é um ato de extremismo.
"Privilégio de serem medÃocres"? Um escritor com uma visão rasteira dessas, não merece ser lido. Que tal sugerir cotas obrigatórias para leitura de escritores negros?
"Brancos de classe média atacam cotistas porque perderam privilégio de ser medÃocres". Acho que tem algum equÃvoco do autor, de acordo com o IBGE, uma famÃlia de classe média tem renda familiar entre R$1.900 e R$8.300. Eu acho bem difÃcil que sejam essas pessoas a "se servir" dessa herança escravocrata, na verdade, essa faixa de renda carrega o paÃs nas costas, são de longe os que mais pagam impostos sobre a renda, por exemplo, e acessam a pouquÃssimos, se algum programa do governo.
Discriminação racial é crime. Discriminação racial pelo Estado em concurso público é aberracão e um grave ataque ao direito de igualdade perante a lei.
Sr Toninho se (Discriminação racial é crime)? E porque os donos das TVs brasileiras, estes criminosos raciais não estão presos?
Pelo contrário, ser cotista é invocar o direito de ser medÃocre. As cotas são inconstitucionais, racistas contra brancos e asiáticos, um crime inafiancavel.
A desigualdade social no Brasil abrange também os de tez brasileira. A Cota deveria ser Social! Os de tez brasileira, netos, bisnetos, têm seu acesso negado, nas boas universidades , pelo estado brasileiro, pela desigualdade ! Não será com bolsa famÃlia, que vai fazer a sociedade igualitária. Para curar o passado ,a desigualdade no presente, a cota deveria ser, também, social.
Mediocridade não tem gênero, raça ou ideologia. Têm gente boa ou medÃocre em todos os lugares e ocasiões. Visão um tanto preconceituosa do escritor.
O sistema de cotas é uma polÃtica pública social afirmativa. Uma oportunidade que faz com o acesso a universidade seja garantido a todas as pessoas que tiveram o seu direito de estudar negado por preconceito e racismo.
Muito interessante a tese de que, realmente, a história dos cidadãos negros é inventada, que não há um linhame a conduzir uma narrativa ligada a fatos que definam, afinal, de onde (no sentido geográfico e tbm cultural) vêm. Dito isso, há que se cuidar com as generalizações com relação aos cidadãos brancos.
Muito boa entrevista
Isso mesmo! Ouvir uma música equivale a ler um livro. Viva o povo brasileiro! O mais letrado, erudito e leitor do mundo!
Cotas raciais são privilégios, consegue-se pelo puro mérito de nascer de alguma cor. Não deveriam existir.
São necessárias como reparação histórica. Desde a abolição, nunca se fez nada no sentido de se reparar os atos criminosos da escravatura. E, sabemos, os negros nunca tiveram as mesmas chances que os brancos. Se queremos uma sociedade mais igualitária, necessitamos, sim, das cotas, como uma das medidas possÃveis.
Acredito que boa parte da discriminação aconteceu por causa das cotas raciais. A pessoa não estuda pq é preta, branca, amarela ou verde e sim pq é pobre. Com as cotas sociais, acredito que a discriminação esteja diminuindo. Claro que isso não se aplica aos i mb e c is dos jogos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Brancos de classe média atacam cotistas porque perderam privilégio de ser medíocres, diz escritor pioneiro das cotas Voltar
Comente este texto