Opinião > Empresas mostram como gasto de Lula fomenta o rentismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Antônio João da da Silva

    A Folha de São Paulo omite os 97,7 bilhões de reais em créditos tributários decorrentes de benefícios fiscais das empresas, dentre as quais ela, a Folha, é beneficiada. Esse benefício é 3 vezes maior que o déficit esperado para esse ano.

    Responda
  2. ARTHUR AUGUSTO DA C CARVALHO

    Auditoria da dívida publica já. Estatização do sistema financeiro já. Afinal quem é o maior ladrão, o que funda ou rouba um banco?

    Responda
  3. Peter Janos Wechsler

    Há um ano, os banqueiros e economistas da altura de sua grande sabedoria previram uma taxa de câmbio de 4,40 a 4,60 para fim este ano. Não lhes faltarão argumentos mil para explicar a posteriori por que a realidade foi diferente.

    Responda
  4. vitor da Silva

    Corrigindo título: "Empresas mostram como Selic alta (definida pelo BC) fomenta o rentismo"

    Responda
  5. Clinério Vieira

    Então, o BC eleva a SELIC baseada em uma fórmula de Economia, cujo grão mestre é o Paulo Guedes, responsável pelas profecias: "Se o PT vencer em 6 meses viramos Argentina (em crise menos segundo o FMI) e em um ano à Venezuela (de um ditador militar semelhante ao que pretendia ser o Bolsonaro e seu séquito de milicos)! O presidente do BC milita junto ao Paulo Guedes e ao Bolsonaro! Mas a economia, a pobreza, desemprego, famintos... Eram alarmantes quando esta trup estava no poder...???

    Responda
  6. Alexandre Tavares

    Mais um ótimo editorial da Folha

    Responda
    1. Clinério Vieira

      Serto!

  7. Manoel Raimundo Alves

    Moço! Que imprensa marrom!? No tempo do Jumito genocida os juros era em mau altos e esses caras defendiam o Presidente do BC. Lula briga com o BC para baixar os juros, os caras caem de pau encima do Lula. Agora acusam: é Lula que faz subir os juros. Como pode isso?! Pobre Brasil!

    Responda
  8. José Fernando Marques

    O aumento da taxa de juros pelo Banco Central é uma escolha, não uma atitude incontornável. É o BC quem aumenta juros, não o governo. Ao fazer isso, eleva o custo da dívida pública. As taxas de juros altas não são uma força da natureza, como a chuva. São decisões conscientes e contrárias ao interesse da imensa maioria. E ainda: por que não reduzir os gastos com a redução das isenções, das emendas parlamentares, dos super-salários, da isenção nos impostos pagos pelos ricos?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, colega fino, de educação Suíça... Quando crescer, quero ser que nem você, Zé Fernando. Por enquanto, expilo um ou outro impropério, vou tentando.

  9. Karina Kanazawa Rienzo

    Discordo diametralmente de que bancos e investidores não gostam de juros elevados. Quer coisa mais confortável do que investir a longo prazo com juros fixos em dois dígitos?

    Responda
  10. Claudio Roberto Marigheto

    Lamentável a opinião da FSP. As tais empresas são as mesmas que, através "duz mercaduz", impõem as taxas de juros pornograficas no Brasil. E a culpa é do Lula ? Pergunta básica: as tais reuniões com investidores que Guedes fazia e hoje Roberto Campos Neto faz, são realmente pra rentistas ou desenvolvimentistas? A conferir.

    Responda
    1. Manoel Raimundo Alves

      Lula já entrou no governo pagando as dividas deixadas pelo coiso ruim. Essa é a verdade verdadeira!

    2. Rai Giovanni

      Lamentável???? E a verdade e ainda com dose de passada de pano. Se vc tem uma empresa e ganha x e gasta 2x como vc acha que vai ficar a conta no final? Isso é matemática de padaria. Governo perdulário. Lula ja entrou no governo fazendo divida.

  11. Taniara Aguiar de Souza

    "Quem escreve editorial errou mais uma vez. Alguns comentaristas erraram mais uma vez." (Lula ). Os negacionistas do governo vão continuar "errando" porque não lhes interessa o bem-estar do povo. A mesquinhez das elites brasileiras é nojenta e se traduz na indiferença da miséria de vida de grandes parcelas da população. Como disse Darcy Ribeiro: "uma nação cuja classe dominante é de filhos e descendentes de senhor de escravos carrega na alma o pendor e o calejamento de senhor de escravos".

    Responda
  12. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Se não há verdadeiro e premente risco de calote por parte do governo, a inflação está sob controle, o desemprego é pequeno, o PIB crescendo, por que o Banco Central tem que ficar aumentando os juros?

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Raí, aponte o país em que o P I B cresça por dinheiro de investidor externo, que eu te apontarei que o dinheiro que o governo gasta é fruto do trabalho da população pobre, que cria riqueza e paga impostos, duas coisas que os rentistas não fazem.Parece que você não sabe que os EUA imprimem e descarregam bilhões de dólares sistematicamente. Você acha que o rentismo acrescenta alguma coisa à economia? Só explora os pobres como qualquer agio tagem.

    2. vitor da Silva

      É, o BC só aumenta juros pra desafiar e enfraquecer o governo, agradar o mercado e enfim , mostrar que pode. Sempre com o apoio desmedido da mídia, que bota a culpa no governo e impulsiona a percepção - negativa, anti-governo - dos leitores.

    3. Rai Giovanni

      Não acredito que vc não entendeu. O pib está crescendo porque o governo esta despejando dinheiro no mercado e com isso a economia gira, principalmente te o comercio. O problema é de onde o governo tira o dinheiro para distribuir pro povo. Vc acha que só fabricar mais dinheiro resolve?

    4. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Compre títulos do governo e ajude a financiar o déficit crônico, ganharão ambos.

  13. Wilson Luiz Antonio

    O Cnismo é grande. A fsp atribui tudo à”gastança” de Lula mas, convenientemente, não diz como e onde seriam os cortes. Com alguma honestidade, poderia sugerir que começassem sobre as isenções concedidas a setores empresariais como as de seu grupo. Mas poupa-se a si mesma e ao Congresso, que se apropria de parcela do orçamento maior que em qualquer outro país do mundo, mesmo parlamentaristas. Sugere que o PT traia seu eleitor e e mande a conta novamente para os mais pobres. Triste.

    Responda
  14. José Ricardo Braga

    Mais um panfleto do Editorial da Folha pra parecer que o Mercado não faz política, detém a Verdade...

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Dalmo, não preciso ser cético para ver que o Mercado sempre cria temor para conseguir vantagens. É só ver quando ficaram caladinhos ao Bolsonaro esburacar o orçamento para tentar se reeleger ou quando permitiram Campos Neto trazer a Selic a 2%. Tem margem, só que alertas soam quando não gostam do governo. Enfim, o Mercado faz política... O ruim é a Folha os tratar como Doutos Oráculos, quando são apenas agentes políticos defendendo seus interesses.

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      O tempo irá responder aos céticos ou desinformados. A realidade está posta à mesa, resta esperar a ação do presidente.

  15. jose prado

    Mas sempre foi partido assim! Nos mandatos anteriores os lucros dos bancos firam extraordinários! A patuleia é que acredita na opção pela pobreza do Lula e do pt! Lembram quem era o vice? J Alencar!

    Responda
  16. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Nenhum editorial sobre as prisões?

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Claro que tem.

  17. Ed Raschella

    Grupo Folha! Patriotas imaculados. Dêem o exemplo. Comecem por abrir mão de um benefício que era pra durar dois anos e os parlamentares apoiados pela direita (que nada fez com Temer e Bozo) insistem em manter e a Folha não crítica, não denuncia, não faz textao, não faz nada. Deixem de hipocrisia.

    Responda
  18. José Cardoso

    Pensei que o Galípolo ia diminuir os juros. Me enganei. A situação só piora.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Ele só vai assumir mais tarde, mas já vota igual ao atual presidente.

    2. josé SOARES

      Seu Cardoso, ele só vai assumir em janeiro, sabia?

    3. Ed Raschella

      Ele já assumiu? Não. Mas não vai mudar nada.

  19. Ed Raschella

    A Folha produz dia sim e dia também matérias, artigos, opiniões, a mando dos seus proprietários e sócios (o tal do deus mercado) pressionando a taxa de juros em direção a estratosfera. A Folha é a cara do governador que apóia, o Tarcinico, cuja PM mata e faz segurança para o PCC, para proteger seus membros da própria polícia corrupta que ele comanda, e ele culpa o Lula. Passaram 4 anos defendendo o cara que destruiu com toda governança q deixou uma bomba atômica de 300 bilhões. Mas e o Lula?

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Ajuda a Janja a montar o JanjaPalooza e os amigos do governo a receberem cachês enquanto der. Ele trabalha sim.

  20. Djan Zanchi da Silva

    Os juros altos, resultado do "brilhante" trabalho (p/ os rentistas) dos investidores em off-shores campos neto e pauno guedes não tem nada com isso, fsp?

    Responda
  21. Adauto João Pulcinelli

    FSP. Alem de não apoiar o governo fala contra. Todo o dia é isso. Vira o disco.

    Responda
  22. REYSON TAVARES SILVA

    Queridos da Folha de São Paulo, por que eu não vi um artigo desses tão contundente com a pec da reeileição de Bolsonaro? "Esquece Bolsonaro, agora é o Lula", sim, sim, mas quando eu vejo leniência com um governo e uma instrasigência com outro, eu não consigo dar credibilidade as opiniões da alta cúpula do jornal. Vocês nunca irão admitir, mas é a velha luta de classes, tem o grupinho em algum DCE defendendo o oposto e tem vocês defendendo isso, a diferença é que vocês tem mais poder.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Na época do Bolsonaro ele reclamava da mesma coisa.

    2. REYSON TAVARES SILVA

      têm*

  23. Miro Costa

    Fazer o L de novo. É a solução e ainda salva a democracia com uma ditadura.

    Responda
    1. paulo wesley dornellas

      Pode fazer o L, de Lixo, ou o B , de *osta, que é tudo igual. No fim, quem faz o que a Jan já mandou o Elon fazer, somos nós. Então, faz o F…

    2. Alexandre Tavares

      Cada dia o governo atual me faz pensar que talvez a outra opção nem seria tão ruim assim... 2026 vou votar contra o partido governante sejam quais forem os candidatos e seja qual for a "ameaça a democracia".

  24. João carlos Gonçalves de souza

    Segundo opinião da Folha , gasto do governo com subsídios a empresas não entra na dívida pública. Deve pensar então que é um direito adquirido para sua empresa. Se o governo gasta mal em tudo , como fica os subsídios a empresas como a Folha e outros ?

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Sr. João, isso faz parte do jogo poltico. Quando o governo atual era oposição, sabia muito bem o que devia fazer para criar dificuldade como estão fazendo hoje. É aquele velho ditado: pimenta nos olhos dos outros é refresco. E é sempre bom lembrar que já somos um país com uma das maiores cargas tributárias do mundo a ponto de podermos conceder isenções tributárias.

    2. João carlos Gonçalves de souza

      Sr Sérgio a isenção tinha prazo de 2 anos para terminar. Mais aí veio o congresso com apoio das empresas beneficiadas ( grandes corporações de mídia) e mantiveram pra si o benefício. Agora querem cortes pra outros . De quem é a culpa ?

    3. Ed Raschella

      Todos sabem como resolver o problema, o problema é que tem um congresso corrupto que não quer.

    4. SERGIO NEVES

      Quem tem que responder é o atual governo que sozinho, mais o governo Dilma é responsável por um terço das isenções que existem hoje. Arrumaram um problema que não sabem resolver.

  25. Rafael Alves Albuquerque

    Pelo fim da desoneração da folha de pagamento, não é, Folha? tmj

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Ed Raschela, isso faz parte do jogo poltico. Todo mundo sabe que o congresso tem seu preço. No passado, quando o governo atual era oposição, soube muito bem criar dificuldade para os governos anterior, inclusive, com a ajuda do STF. É aquele ditado: pimenta nos olhos dos outros é refresco. Se o governo atual quiser acabar com os benefícios ele sabe como fazer, não o faz porque sabe que vai ficar no prejuízo se essa escolha der problema.

    2. Ed Raschella

      Sérgio, a Dilma não criou uma lei (aprovada pelo congresso) para valer eternamente. Isso está sendo feito pela porcaria de parlamentares que a direita elege desde sempre. A Dilma se foi há 10 anos e após ela, Satanás ficou quatro anos passeando de moto e azarando menor, ao invés de trabalhar. Esquece a Dilma que após ela a direita deixou Satanás a vontade e ele só fez o que sabe: infernizar.

    3. SERGIO NEVES

      Pois é, problema (na visão da esquerda) criado pela Dilma.

  26. Rodrigo Ribeiro

    Adorei o "fora a Petrobrás"... a culpa do rentismo no sistema capitalista é do Lula, segundo a Folha de SP.

    Responda
  27. Anete Araujo Guedes

    Empresas mostram como o gasto com os menos favorecidos, segurança pública, educação, saúde, meio ambiente, saneamento básico, moradia, bem-estar social, fazem com que o governo mantenha o desperdício, a gastança, desnecessária e improdutiva. Produtivo seria doar mais incentivos, desonerações, privilégios e sonegações de impostos em benefício do andar de cima, do rentismo.

    Responda
  28. RODRIGO COSTA E SILVA

    Mas nem um comentário sobre o fim do subsidio para os 17 setores da economia, incluindo a comunicação que o “partido” FSP faz parte!!!

    Responda
  29. Hercilio Silva

    Querem que o governo tome o caminho do suicídio político, assim quem sabe elege a extrema direita qjeridinha do jornal em 2026.

    Responda
  30. Milton Nauata

    Em sã consciência qqr pessoa com mínimo de honestidade intelectual e percepção humanista não seria contra trazer benefícios aos mais desfavorecidos. O problema consiste em como melhor fazer isso, criar empregos e desenvolver a economia ou um auxílio direto através de políticas sociais como a visão do Lula, o diabo é q ao longo do tempo torna se insustentável. Governar nunca foi fácil.

    Responda
  31. DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS

    Experiência tem acento circunflexo no “e”, foco no negócio Folha A

    Responda
  32. Davi Ferraz

    Editor da Folha para presidente. Quando ele for eleito trará Roberto Campos de volta a presidência banco central novamente e nossos problemas desaparecerão em um clique do mouse.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Irônico mas verdadeiro! O novo diretor do BC só terá mais privacidade com o presidente para mostrar a vaca já com duas patas no brejo.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Isso é uma contraposição ?

  33. Peter Janos Wechsler

    O artigo é verdadeiro, mas ao mesmo tempo omisso. Quanto custam os subsídios e os privilégios de castas governamentais?

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Dalton. Sintético, sim, ignorando fatores relevantes. Omitindo-os.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Esse custo faz parte do problema. São renúncias arrecadatórias e gastos desmedidos. Em síntese, acentuam o desequilíbrio fiscal orçamentário. O artigo não é omisso, mas sim sintético.

    3. Marcelo Magalhães

      Prezado Janos, as séries históricas da dívida pública, taxas de juros e inflação demonstram que não há nenhuma correlação com o rigor fiscal, ou a falta dele. Isso tudo é estória da carochinha para enganar a população. Esses indicadores obedecem a questões políticas e não a mecanismos macroeconômicos como querem fazer crer. A postura da folha não é técnica, é exclusivamente ideológica.

  34. Marcelus Peres

    A folha de São Paulo culpar o Lula pelo boicote promovido pelo presidente do Banco Central absurdamente a taxa de juros,

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vixe.

  35. Sergio Da Mata

    Wait! Bolsonaro jorra dinheiro com as emendas PIX e a culpa é do Lula? Kkkkk

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Bolsonaro fez isso. Lula fez antes do bozo, e agora faz novamente.

  36. Marcos Serra

    O punhal verde e amarelo, que amarelou por sinal não dando em nada, não é aquele das trapalahadas isoladas de cinco pessoas e que nada causou além de um exploração pela mídia. O verdadeiro punhal verde e amarelo, digo, vermelho é aquele que a incompetência do atual desgoverno tem apontado sobre nossas cabeças. O turismo do irresponsável descondenado corrupto segue à toda com mil e novecentas pessoas indo passear em Baku. A fraude eleita pelas urnas é um câncer crescendo no país.

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Esses bozistas são realmente fora da casinha. Eles fogem da realidade como o diabo da cruz. O negacionismo chega a ser patológico. Quando o bozo for preso eles certamente dirão que é um sósia e que o verdadeiro está nos EUA, hospedado na mansão do Trump, arquitetando com ele o envio de uma esquadra militar norteamericana para reempossar o inelegível, nos braços do povo, kkk

    2. Antonio Calmon

      O cara fumou b....

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Desista dessa besteira. Os fatos são outros, e a realidade se impõe.

    4. Marcos Serra

      Correção: "não é aquele das trapalhadas isoladas de cinco pessoas e que nada causou além de uma exploração pela mídia".

  37. José Luiz Magalhães de Freitas

    É surreal. Exigir tirar mais sangue e suor dos trabalhadores. A folha, atendendo o interesse do grande capital financeiro rentista, está cobrando que o governo Lula corte gastos. Certamente de áreas como saúde, educação, assistência social etc. E defendendo que os super-ricos contribuam pouco, que a carga de impostos recaia sobre o trabalhador. Como disse Lula no G20, muito dinheiro com poucos gera fome e miséria e um pouco mais de dinheiro pra muitos gera saude e desenvolvimento. Foi aplaudido.

    Responda
    1. Alexandre Tavares

      Pelo visto o "mais dinheiro para muitos" gera desenvolvimento aos bolsos dos donos de jogos de azar. Parece até que esqueceu que um quinto do orçamento destinado ao Bolsa Família foi gasto apenas em apostas.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não é essa a abordagem da matéria.

    3. jose silva

      PT sempre foi incompetente,...gasta muito e mal..alias, coisa de esquerdista....

  38. Marcelo Magalhães

    É comum que instituições neoliberais, ao perceberem o menor movimento de cumprimento da Constituição Federal de exercerem a sua função social, apontem um futuro catastrófico na tentativa de virar o jogo. Mas o risco é grande, pois sempre que o Brasil melhorou as condições dos pobres, houve golpe de estado. Assim foi com Jango, assim foi com a Dilma. Esse editorial, no fundo quer dizer ao presidente Lula, que o Bolsonaro não o matou, mas o mercado pode derrubá-lo.

    Responda
    1. vitor da Silva

      E o colunista Zeidam, há poucos dias, advertiu aqui na folha que o mercado pode derrubar governos, como fêz há dois anos, no Reino Unido.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Besteira.

  39. MARCIO DE LIMA

    O mesmo mercado que morde assopra. Se o pobre começa a comer, os juros sobem, a bolsa cai e o dólar dispara. Por que? Só a sobrevivência para um grupo chamado classe dominante!

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Dalton, seu pragmatismo é equívoco.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Substitua 'o pobre começa a comer' por "governo gastar muito mais do que arrecada" e você terá uma verdade. Assim como está, é panfleto.

  40. André Vieira

    O curioso caso do jornal que defendia a alta dos juros Â…

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sim. Como ferramenta de controle inflacionário, cuja necessidade decorre do desequilíbrio orçamentário. Em verdade, continua defendendo, posto que a única e correta alternativa a isso os governos brasileiros (não apenas lula) são sempre refratários a cumprir.

  41. Paulo César de Oliveira

    Lula levando o pais para o buraco.

    Responda
  42. Marcos Benassi

    Meu colega Marco Antônio, aqui debaixo, com a elegância do imperador homônimo, falou tudo. Eu, que não tenho obrigações imperiais, só posso mandar a folha à Herda. Jesus da Goiabeira, é poçíveu uma cara-de-pau dessa monta?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, sim, foi o sucessor (em litígio) de Cesar, mandava geral. Inda por cima, "herdou" Cleópatra, que apostou política e afetivamente no cabra. E se deram mal. Mas, enfim, não herdou o trono de imperador, não teve força pra tanto.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Mas acho que o Marco Antonio mandava como um imperador. Ou não?

    3. Marcos Benassi

      Ôôô, Paulo, verdade. Donde conclui-se que o colega não precisava nem ter sido tão elegante. Eu, por outro lado, como nem o fui originalmente e, inda por cima, errei na menção histórica, talvez deva mandar o jorná à Herda ao quadrado.

    4. PAULO TAUFI MALUF JUNIOR

      Marco Antônio não foi imperador em Roma, que era uma república na época

  43. Marco Antônio Mourão

    O tempo irá provar que a Folha de S. Paulo está equivocada, ou a serviço desses rentistas. O principal problema dos Brasil são os privilégios com subsídios e incentivos dados aos grandes grupos empresarias inclusive a própria Folha, o governo federal "não gastos demais", mas sim privilégioe e incentivos fiscais em abundância, isso ocorre a muito tempo e a Folha sempree defendeu esses privilégios.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ou tem de cortar os privilégios ou gastar menos. Mas não faz um nem outro. Continua gastando como se fosse possível manter o ritmo assim. Vai dar M.

    2. Paulo César de Oliveira

      Você leu o trecho que fala em déficit de 0,7% do Pib mais 7% de juros da dívida pública? Você acha que isso é sustentável ao longo de, digamos, 5 anos? e 10 anos? 15? Uma hora a piramide quebra porque ninguém mais vai querer comprar títulos da dívida por juro nenhum. Você compraria títulos emitidos pelo Tesouro do Zimbabue?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.