Elio Gaspari > O golpe triunfou, veja como ficaria o Brasil Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. Jorge Severo

    Ô Daniel Nunes, excesso de cloroquina causa crença de que a terra é plana, de que Papai Noel e Coelhinho existem e de que as crianças são trazidas pela cegonha.

    Responda
  2. D Monteiro

    Caro Elio, o teu artigo é magnífico. E, caso permita, envio esta mensagem que tem a ousadia de mudar uma das crenças que limita o crescimento do povo brasileiro: “não me engane porque não gosto”. Bem haja.

    Responda
  3. Daniel Nunes

    A Folha de censurou. Não se pode dizer mais a verdade. O que eu disse? Que o sr. Elio está a serviço do PT e do STF - os quais não critica, apesar de todas as evidências de conjunção contra apenas um lado do espectro político. Mas, não contente em mentir, ao dizer que o golpe fracassou, sem ter havido ao menos tentativa de golpe, agora também ficciona, inventa, mente, dizendo como ficaria o Brasil caso o golpe, que fracassou, triunfasse.

    Responda
  4. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Bom dia, Sr. Brettas. Não endendi o sentido da sua frase

    Responda
  5. mizael dias

    Acordei com vontade de dar um golpe hoje, ahh.

    Responda
  6. HIRAM FURTADO BRAGANÃ A

    A Proclamação da República foi um golpe militar e de lá pra cá foram tantos que já perdemos a conta. Anistia não.

    Responda
  7. Alexandre Marcos Pereira

    Therezinha, grato pelo comentário. Nesse golpe fictício, a nova ordem teve início em um clima de perplexidade e silêncio. As redes sociais foram rapidamente controladas por decretos de proteção informacional, com algoritmos dedicados a excluir conteúdos considerados subversivos. Jornalistas críticos desapareceram em viagens misteriosas, enquanto editoriais exaltando o novo regime inundavam as manchetes. Pura distopia.

    Responda
  8. ANTONIO F CARVALHO

    Tudo isso diante da Constituição Federal é gravíssimo crime contra a ordem e a República Federativa do Brasil. O Ministério Público precisa ser imparcial e rígido sem fazer média com esses transgressores das normas constitucionais, péssimosi soldados e biscateiros de uma falsa democracia e liberdade que dizem querer garantir ao povo. Usaram os desinformados como manada e armas de ataque previamente, pois os tiros, torturas e mortes viriam depois, sob o cobertor da “garantia da ordem”.

    Responda
  9. Eduardo Galvao

    De tão absurdo, para mim parece fake news para empoderar alguém. Será que alguns oficiais das forças armardas são tão incompetentes assim? Com oficiais assim, o Brasil pediria guerra até para o Suriname. A imbecilidade é crõnica entre eles, desde a guerra do paraguai.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Você estava aqui durante os 4 anos de Trevas do governo Bolsonaro? Se sim, você é um sobrevivente da pandemia. Essa gente é muito ruim. Muito mesmo. Isso não deveria ser surpresa.

  10. Helio Marcengo

    Xará, vc escreveu só isso ou o texto foi mutilado? Estranho. Não dá nem p comentar....

    Responda
  11. Paolo Valerio Caporuscio

    brasil de cultura e tradição de sem seriedade não mudaria,continuaria subdesenvolvido.

    Responda
  12. ELISEU ROSENDO N VICIANA

    Prezado Gaspari, tive a impressão de que o artigo foi cortado (creio que pelo pouco espaço). O tema é instigante e valeria a pena vc escrever um texto mais logo, aproveitando sua enorme experiência e conhecimento histórico e político, para refletir sobre como poderia ser a realidade SE os golpistas obtivessem êxito. Dá até medo de pensar nisso, mas seria uma experiência interessante e serviria de alerta para quem não sabe as consequências horríveis de uma ditadura. Abraço!

    Responda
  13. raul pereira

    Não estamos livres. Vamos lembrar que em São Paulo está repleto de imprensa reacionária. Apoia o Governador e Prefeito. Veja e Estadão continuam ao lado do Bozzo. Maiores cuidados deverão ocorrer, senão, eles voltam

    Responda
  14. Pedro roberto Rezende

    E preciso asfiquisiar todos que participaram dêsta trama, estes caras precisam aprender de vês que o Brasil não e mais está república de bananas, como no passado.

    Responda
  15. João Carmo Vendramim

    Nesse xadrez hipotéticos o movimento do peão, o pobre povo brasileiro, poderia dar xeque-mate: greves, protestos ruas, inédita desobediência civil. O obsceno Exército Brancaleone recuaria e a fria lâmina da guilhotina cairia sobre o pescoço e verteria o sangue azul

    Responda
  16. Caio Cunha

    Isso tudo é muito triste. Merecia um tratamento mais sério tanto por parte do autor quanto do jornal. Brincar com uma coisa dessas depõe contra os dois.

    Responda
  17. Arthur Danton

    E a montanha (pretensa) pariu... um ratinho. Kkkkkkk

    Responda
    1. Andre Moraes

      Não sei se isso é negação do ponto de vista psicológico. Acho que está mais para um movimento coordenado de negação artificial deliberado, nesse caso, rataria dos bolsonaristas, usando o terno dos golpistas; caso clássico de falta de vergonha na cara e mau-caratismo.

    2. Wilson Luiz Antonio

      Bolsonarista em modo negação. A casa tá caindo sobre suas cabeças mas eles não se emendam. Bizarro, surreal kkk

  18. Djalma de Almeida

    Os generais de pijamas traidores adormeceram e caíram da cama!

    Responda
  19. elcio matos

    O Gaspari esqueceu de mencionar como a comunidade internacional iria recepcionar o golpe. Até a Venezuela, que tenta revestir sua ditadura com eleições, notadamente fraudadas, é abominada pela diplomacia mundial, imagine um país importante como o Brasil que perpetua na presidência um sujeito beneficiado por uma trama golpista típica da idade média após o ass+assinato do seu rival que o derrotou nas eleições?

    Responda
  20. JO O SOUZA

    É, mas desta vez o su be rsi v o do Heleno, senta.

    Responda
  21. Giovani Ferreira Vargas

    Parecia ser inteligente esse colunista... Fez o L. Kkkk

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Todos os bípedes que pensam já o fizeram.

    2. elcio matos

      Claro, inteligente é quem reza pra pneus e ETs.

  22. Beckenbauer Souza Simas

    Pegou leve. Esqueceu-se de numerar as mortes e sumiços que ocorreriam em todo o país até que as democracias desenvolvidas e a população barrassem a intentona.

    Responda
  23. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

    O jurista do golpe era Filipe Martins?! Por Júpiter! Pra quem já teve Gama e Silva como jurista golpista, ter chegado a Filipe Martins é porque teve que descer muita ladeira. Até nisso a escumalha-golpista-direitista brasileira involuiu (pra nossa sorte!).

    Responda
    1. ARI VARGAS LEAL

      Mas em 64 tinha militares de alta patente, com estudos estratégicos e doutrinários na arte do golpe. Agora o líder é um bufão, imprestável de vida toda, iletrado, arruaceiro da caserna e aliados, mesmos os de alta alta patente, iguais. Aí Filipe Martins estava a altura da patacoada. Aí os militares minimamente expertos pularam fora.

  24. Marco Aurelio Bilibio

    Se essas pessoas se sentiam no direito de matar um presidente eleito e um ministro do Supremo, a quem eles não se sentiriam no direito de matar?

    Responda
  25. IGOR MOUTINHO

    bem escrito pelo eremildo

    Responda
  26. SIMONS SILVA

    Uma cor ja de milicos à altura moral e intelectual do Bozo! Que ver go nha!

    Responda
  27. Nelson Vidal Gomes

    Graças a Deus Bolsonaro se revelou um medíocre despreparado, incapaz de liderar a si próprio tanto mais um "golpe", que seria civil e não militar ou cívico-militar. Mas estamos com um problema que a cada dia cresce mais um pouquinho, que é o de saber antes que se torne coisa pior, o que iremos fazer com a presença em plena democracia, de um "descondenado", um "despunido" e agora também um "desdenunciado". Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Andre Moraes

      Joaquim, já falei inúmeras isso para o Nelson. Mas ele gosta de se enganar. A próxima fase é pedir para mostrarmos algo impossível, que ele não demonstrou apoio explícito ao Bozo, nas mais de 17mil mensagens escritas por ele.

    2. Joaquim Rocha

      Nelson... Você, desde o início, apoiou Bozo. Normalmente por meios indiretos, ou quando não o criticava após os absurdos que ele cometeu. Em vez de critica-lo, já que ele estava no poder, você detonava o único partido que conseguia combatê-lo frente à frente. Você é bozonarista mas nunca vai admitir.

    3. Edson Badra

      Ja rezou pra pneu hoje

    4. Nelson Vidal Gomes

      Lembro aos meu detratores aqui, que sofrem pela falta de argumentos para contestarem os meus, que tenho mais de 17 mil neste site (coluna F 5) e, em nenhum destes defendi Bolsonaro, antes o faço ao Brasil e pelo bem de nosso povo - na modesta medida aqui posta à nossa disposição- mas isso não é "cultuado" nos "templos" do PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), muito frequentado por pseudointelectuais frustrados, sem autonomia de pensamento. Namastê!

    5. Nelson Vidal Gomes

      Lula labora contra a democracia quando interfere nos partidos de oposição cooptando seus Ministros a defenderem sua reeleição por "WO", como tem efeito no União,- que ocupa três Ministérios em seu governo, um desses com titular indiciado pela Polícia Federal por corrupção - de seu adversário Ronaldo Caiado. Também assim o fez quando deu comida para obter votos com o Bolsa família mas não onde fazer cocô, legando-nos 100 milhões sem saneamento. Namastê!

    6. Nelson Vidal Gomes

      Bueno. À luz da Teoria Geral do Estado, o conceito de democracia passa não só pela representatividade popular mas pela igualdade de oportunidades. Nos governos do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) nada foi feito pelos trabalhadores- nem um segundo a menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 40 anos - ademais, pagam estes os maiores juros do mundo desde que Lula nomeou Presidente do Banco Central um banqueiro privado internacional. Namastê!

    7. Marcelo Zottis

      Perdeu, Mané!

    8. Andre Moraes

      Nelson e sua obsessão por Lula e seu amor não correspondido pelo Bozo, a ponto de em uma mesma frase atacar e manifestar seus desejos ocultos de uma “desdenuncia”, o que só tem respaldo no mundo invertido de Stranger Things. É uma demonstração explícita do típico amor cafa-jeste.

    9. José Bueno

      Felizmente estamos, agora, em plena democracia. Foi desmascarada a grande farsa conduzida pelo juiz imparcial e o povo pode eleger por maioria absoluta o Presidente Lula. Temos governo, que defende em todos os foros internacionais os interesses do Brasil. Que tem um programa de equilibrio fiscal com inserção do pobre no orçamento, com avanços obtidos com o respeito às instituições. Que já mosrra índices de que estamos no caminho certo.

  28. eduardo silva

    Péssimo artigo por mal pensado ,feito nas coxas, apressando o presente recém passado pois tá na cara que o jornalista tem pendor algum pra ficção. Muito ruim, decepcionante .Fica o título para alguém mais hábil.

    Responda
  29. Renato Faccioly de Aguiar

    Pela descrição da fantasia, o Brasil de direita, ficaria parecido com a Venezuela, de esquerda. Ditaduras são péssimas, independente do espectro ideológico.

    Responda
  30. Carlos Lopes dos Santos

    O BRASIL ESTà BEM. O POVO DO L ESTà FELIZ. ALIMENTOS PREÇOS BAIXOS. COMBUSTÃVEIS BARATOS. ECONOMIA UMA BELEZA. OS COLUNISTAS DA FSP FELIZES. GANHANDO BEM. BRASIL MEHOR PAÃS DO MUNDO. STF MARAVILHOSO. IMPRENSA COM DINHEIRO NO BOLSO. LULA UM SANTO HOMEM. JOSÉ DIRCEU ANJO.

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      A economia cresce a 3% ao ano, mais do que o mercado previa e o desemprego está num dos menores níveis da história. O Brasil está muito melhor do que no desgoverno. Só que seu candidato fez na pandemia merecia prisão perpétua.

    2. Beckenbauer Souza Simas

      Vá chorar no pé do Caboclo.

    3. Edson Badra

      Isso mesmo..saimos da 12 para oitava economia do.mundo. pleno emprego, ganho salárial, menos gente na linha da miséria, respeito internacional e sem ameaca de golpe. E so um rezador de pneu nao se lembra dos precos da gasolina e alimentos no governo do gol pista

  31. jose batista

    Elio mãe Diná!

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Salomé! Onde estás?

  32. Alberto A Neto

    "No Brasil, quem não é infame na véspera, é patife no dia seguinte". (Nelson Rodrigues)

    Responda
    1. jose batista

      Jeca tá dentro?

  33. Alberto A Neto

    "A Constituição é Rubens Paiva; não os facínoras que o mataram". (Ulysses Guimarães)

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Vc já viu o filme, Batistantã, ou só está repetindo feito um bot desregulado o que te mandaram repetir? E vc lá tem condições cognitivas de expressar algum julgamento sobre alguma obra de arte? Tadinho!

    2. jose batista

      O filme é péssimo!!

  34. José Antônio

    Não duvido e o PL seria o maior partido do Ocidente. Abaixo o(a)s camisas amarelas!

    Responda
  35. josé SOARES

    Certo Elio, seria assim mesmo. Mas acrescento : como estaria a imprensa do dia seguinte ao golpe?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      A imprensa estaria em festa

    2. josé SOARES

      no dia

  36. Rodrigo Correia do Amaral

    Sem contar as milícias populares anti-comunistas - criadas nos bairros com o suporte dos clubes de tiro, CACs e os cidadãos de bem em geral. Se no centro do poder político já previam essas abominações, imaginem lá nos cafundós.

    Responda
    1. josé SOARES

      Seria também a volta do temível e arbitrário "guarda da esquina".

  37. Daniel Gustavo Coelho Mercer

    Se continuarem fazendo campanha favorável assim, é capaz da população começar a pedir. Hahahahaha. Lula e Moraes "neutralizados"? 70% da população apoia, enquanto boa parte dos Senadores prevaricam.

    Responda
    1. Daniel Gustavo Coelho Mercer

      Hahahahahahahaha. Leram poucas vezes. Talvez lá pelas décima consigam entender uma ironia. Kkkkkkkkkkkkkk

    2. Darci de Oliveira

      Olha aí gente : um saudosista da ditadura passada e louco por uma ditadura futura...

    3. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Quase ri.

    4. Marcos Benassi

      Não sei se eu entendi direito, Daniel; lendo pela terceira ou quarta vez, torço para que não tenha entendido mesmo.

  38. Soares Pop

    Na estória não se falou dos fuzilamentos em praça pública dos "inimigos da democracia" , ou seja, todos os militares e políticos, além de intelectuais e formadores de opinião, que denunciaram o golpe dos kits e seu líder! Robespierre iria voltar do inferno!

    Responda
  39. paulo cesar cruz

    Tem vídeo do moribun do enquanto é tosado, diz que não houve tanques, canhões e que ,por isso, não houve gol pe. Depois ter visto isso, tenho certeza que não o deixariam na presidência. Iria servir cafezinho na revista faroeste e "organizar" a black Friday na liquidação de jornalistas da direita. Na compra de um Nules, grátis um Um Inconstantino.

    Responda
  40. D Monteiro

    Caro Elio, o texto é claramente o roteiro de filme de TERROR. Felizmente nenhum set foi rodado, mas o calafrio na espinha foi terrível.

    Responda
  41. marcos fernando dauner

    essa hipótese absurda, fruto de mentes doentias, sequer deveria ser aventada .

    Responda
  42. Darci de Oliveira

    Não pude evitar calafrios lendo a crônica do Hélio. Vade-retro milicos bozolóides !

    Responda
  43. Clair Calandreli

    Nos anos 60, tive sítio próximo da cidade Eldorado, onde eu cuidava de 10 mil pés de café. Eu sempre ia tomar cerveja e se inteirar com os moradores Certa vez me contaram que havia um tal Bolsonaro, protético, mas que tbém exercia a função de médico.Certo dia o tal protético estava de bicicleta na estrada da cidade quando parou um caminhão de bananas e o motorista perguntou:'Moço, essa aqui é a estrada que vai para Registro? -"Sei não, mas se for vai fazer muita falta para nóis daqui!"Respondeu

    Responda
  44. Tadêu Santos

    O golpe triunfou e o Brasil engoliu a farsa golpista bolzonariana militarizada,) dando continuidade à baixeza da politicagem miliciana, mantida com as rachadinhas das ingratas "mais valias" marxistas (sic). Acho que caberia uma ficção em formato reverso, para contrapor o roteiro que estou tentando elaborar a partir de 2018 até o desfecho final, na linha do cineasta Costa-Gravas que realizou o Estado de Sítio no Uruguai...mas não sei não se conseguirei finalizar...

    Responda
  45. José Cardoso

    A hora do pesadelo.

    Responda
  46. Paulo da Silva batista

    Aí sim o Brasil teria virado uma venezuela, pena que os bosoloide não consegue enchegar isso!!

    Responda
  47. ADRIANO DE CASTRO MEYER

    Cadê a bozo landia para dizer "mas o pt ...."??? Agora ficam embaixo da mesa...

    Responda
  48. Andre Moraes

    Élio, você que e um profundo conhecedor de 64, escritor, jornalista e conhece a atual realidade da política e geopolítica do século XXI, conseguiria fazer um ótimo romance que narrasse um ensaio de um golpe em 22. Esses ensaios são especialmente úteis para nos levar a reflexão sobre as consequências desastrosas que poderíamos ser submetidos.

    Responda
  49. Andre Moraes

    Faltou continuar a estória; haveria uma perseguição dentro do judiciário, do congresso e instituições do executivo:. Muitas surpresas aguardariam os congressistas que hoje acham que seriam incorporados ao regime. No judiciário, o STF seria dissolvido e puppets colocados para dar ar de legalidade. Teríamos um novo capítulo piorado de exílio em massa e opositores seriam mandados para os porões dos kid pretos. Não, isso não é uma tese criativa; é algo possivelmente aquém da realidade.

    Responda
  50. mauricio silva

    Certamente teriam que assassinar muitas outras autoridades, e até quem sabe o STF em peso, tirando os dois indicados por bolsonaro, ou teriam que se exilar ou seriam mortos! E Eduardo bananinha iria chegar com os dois soldados pra "revolucionar " o STF! Se Trump fosse presidente, certamente o golpe iria vingar! A democracia correu muito risco! Essa gente tem que pagar muito caro! Eles no poder não iriam ter pena!

    Responda
    1. Daniel Gustavo Coelho Mercer

      Se a nossa Democracia correu tanto risco e o golpe só não foi dado porque um general não conseguiu um táxi, estamos muito bem consolidados nessa tal democracia. Hahahahahaha. Nenhum dos planos foram postos em operação e sequer teve apoio do alto comando do exército. Conversa fiada

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.