Elio Gaspari > O golpe triunfou, veja como ficaria o Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Uma vez concretizado o golpe, o inominável teria uma surpresa: quem seria empossado como presidente/ditador seria um general, e não um capitão.
Sexta feira, 18h00, volto do trabalho e paro num barzinho, para a viatura em frente e manda todos encostarem na parede, me perguntam cadê minha carteira de trabalho, respondo que está em casa mas que estou com a identidade, isso não impede de me darem uns tapas e me levarem à delegacia para "averiguação". Isso era comum nos anos 70.
Finais dos anos 60, era estudante mas trabalhava em bicos, sem carteira. Quantas vezes voltando da faculdade à noite, meganhas me abordavam e ameaçavam com prisão pela ausência da carteira. Tem mais, na faculdade havia os "dedos duros" - policiais disfarçados e até jor na lista - acreditem, assim era a ditabranda.
Antes que alguém estranhe a minha postagem, o curso de direito era de cinco anos. O agente infiltrado ficou "somente " quatro anos. No quinto foi embora para outra "missão "...
No meu curso de direito da PUC de Porto Alegre, tinha um agente do SNI infiltrado. Ficou durante os quatro anos do curso fazendo anotações sobre o que os "colegas " falavam e debatiam em aula. Deus o livre de contar uma piada sobre o ditador de plantão. O aluno ficava marcado nas paletas e podia para no DOPS para se explicar. E tem gente saudosa disso...
Tbém tive muitos problemas quando ia trabalhar à noite em Santo Amaro, para consertar computadores naquela região. Principalmente, quando o motorista era negro!
Passei por isso varias vezes no largo 13 em St. Amaro e no centro quando ia ao cinema .Fui detido varias vezes para averiguação.
Hoje em dia até habilitação, carteira de trabalho estão no celular. Inclusive não precisa te levar pra delegacia pra puxar sua capivara Isto é mais pelo uso de computador do que regime polÃtico. Não sei se o Sr reparou que não tem mais " baratinha "
Trata-se de uma trama para derrubar o Estado democrático de direito com o uso da violência.
As pessoas devem entender que quando Gaspari diz neutralizados - e ele coloca entre parênteses - significa assassinados. Seja o ministro ou o presidente, vice e milhares de outros. E creiam, quem se julga apoiador - de teclado - ,não estaria isento.
Bom! Em suma,seria o exercito Branca Leone em ação para salvar o Brasil!
Brancaleone e sua tropa têm graça, e há uma bondage ingênua. No caso do Brasil é o oposto.
Caro Homero completando seu comentário: Generais capazes de se subordinar a um Bozo pançudo expulso do exército.
O Bozo cairia não muito depois, pode apostar.
E o eminente Jurista que insistia que as FFAA eram Poder Moderador, sendo seu Parecer, base para golpe?
Poderiam investigar o quanto ele sabia sobre os usos que pretendiam dar ao seu parecer.
Seria alçado membro do novo STF com mais seis ministros, todos nomeados diretamente pelo governo militar
O programa Kids Pretos se juntam ao Zorra Total, Os Trapalhões, Três Patetas…
Luiz, podemos acrescentar as Organizações Tabajara também ...
Muito bom!
DE+!!!!!!valeu o jornal de hje!
Puxa vida! Até que não seria tão traumático assim. Pensei que haveria execuções em praça pública,cabeças rolando,corpos estirados pelos 4 cantos do Brasil. Pelo menos, todas as reportagens sugerem,até agora,que seria um banho de sangue. Acho que estão confundindo Bolsonaro com Nicolás Maduro.
Não aconteceria o que pensas: não haveria corpos nas ruas, cabeças rolando e outras carnificinas explicitas. Os corpos seriam atirados ao mar, em represas, outros seriam "atropelados", nada disso apareceria publicamente. Isso já aconteceu em uma certa época em determinado paÃs. Informe-se.
Por óbvio haveria violência em massa. O governo militar poderia inventar um grupo de oposição extremista para justificar o combate, numa evolução do conceito do atentado do Riocentro (e possivelmente da famosa facada). O melhor inimigo é o que você mesmo fabrica.
Essa é uma simulação sarcástica do Gaspari. A realidade seria o q vc descreveu seo gênio
O bolsonaro? Pior do que Maduro. O bolsonaro deveria ter sido Expulso quando quis fazer greve no Exército. Ali foi o maior erro da História do Brasil. Mau militar, como disse o sereno Ernesto Geisel. No Legislativo deveria ter sido cassado quando usou, indevidamente, apartamento funcional. O Maduro, parece-me que nem do Exército foi. Mas, o Chaves sim. Igualzinho bolsonaro.
Especulou o maior historiador do Brasil contemporâneo.
Seriam sinais alarmantes de psicopatia em Bolsonaro, se ele de fato acreditasse no que está dizendo contra seu indiciamento, a despeito de tudo o que está sendo amplamento mostrao na imprensa. O problema - ou seja, a inexistência de problema - é que essa é apenas mais uma tática dele para enganar seus seguidores, mantendo-os convencidos de que o ele é um "mito" e uma vÃtima de perseguição da PF e do ministro Alexandre Moraes.
Infelizmente essa mentira cola entre milhões de admiradores.
A patetada duraria pouco. Até para isso foram incompetentes.
O regime democrático tem falhas! A pior delas é justamente possibilitar figuras toscas tipo Bolsonaro chegar liderar uma nação!
Oi que vc diz sugere que a ditadura colocou gente melhor no poder? Nos livramos de Bozo em quareo anos e dos milicos décadas depois e sofrimento sem fim.
Convocariam eleições com votos de papel. Cassariam Moraes, Barroso e Fachin. Ninguém poderia mais ser censurado ou punido por suas opiniões. Bolsonaro indicaria mais três ministros do Supremo para substituir os criminosos afastados. Com cedulas de papel, Lula teria menos de vinte milhões de votos.
Você ainda está nessa de voto em papel?
Jô Soares diria: menos Batistoni, menos bobagem.
Avisem o pessoal do PL que foi encontrado mais um possÃvel substituto para o Tio França.
Battistoni, mande choro impresso, não acredito em choro eletrônico.
Claro, os militares "não torturaram ninguém" que se opunha a ideologia deles. Os efeitos de longo prazo da cloroquina sobre o cérebro são assustadores
Tem razão: voto papel é muito melhor para anular: o último voto papel: maluf e suplicy:escrevi o que pensava! Anular na urna eletrônica?A nota que bolsonaro, seus fanáticos, lula ,seus fanáticos, merecem:zerozero.
O lula venceu, porque nós, quem nunca, nem no pior pesadelo, havia pensado em votar para ele, lula, votamos. Conheço vários eleitores; eles votaram pela democracia, por amor ao Brasil. Conheço um Oportunista de longe, em22, pela primeira vez na vida votei em lula: pelo meio ambiente em primeiro lugar,pela democracia e porque bolsonaro foi terrivelmente mau presidente. Se tivesse sido apenas Mau presidente,como fora mau militar teria anulado como fiz em dezoito.O Exército errou ao não Expulsar.
Depois um cara destes se explode em frente ao STF, e vem o Indecente falar que a pessoa era louca!
Vá se tratar. O teu comentário ou é surto psicótico ou grave falha de caráter. Procure ajuda profissional.
Codinome Adolfo
Não se faz mais Golberys como antigamente! Ainda bem! Eles devem estar morrendo de saudade dos "bons tempos" quando existia gente com altas capacidades no exército e não um bando de generais fanfarrões capazes de se subordinar a um bozo.
É inÃcio de noite na capital federal, o golpe foi bem-sucedido, Lula e Alckmin estão presos, uma corte marcial decidirá seus destinos, insinuam-se os primeiros movimentos para calar a imprensa, seja pela introdução de alcaguetes nas redações ou pela censura, o Poder Executivo terá, mais uma vez, preeminência sobre o Legislativo e o Judiciário, eleições são interrompidas até segunda ordem, o capital privado e os militares darão o norte das decisões que afetam o paÃs. Pobre povo brasileiro.
Pesadelo, como o colega Zé Freitas salientou. Todavia, não porque o caminho desejado fosse diferente desse, minha cara. Seu acurado olhar de pomba pegou a bomba e o depois.
Pode acordar de seu pesadelo. Não houve golpe algum. Lula continua presidente e Moraes continua ministro do STF. Narrativas desse tipo são apenas matéria prima para obras de ficção que um dia poderão ser lançadas. Se vão vender ou não é uma outra história.
Para os espÃritas e espiritualistas: Jair Messias Bolsonaro é a reencarnação de um cidadão AustrÃaco cujo nome o jornal me impede de mencionar
Kkkkk... Talvez nem seja piada mesmo...
Não dá para o Jair Bolsonaro dizer que não sabia de nada...
O Gaspari está se revelando um bom roteirista. É um ensaio para um roteiro de uma aventura; felizmente uma ficção.
Só manteve-se na ficção porque os verdadeiros roteiristas eram incompetentes. Além de terem um lÃder covarde, borra-botas e fujão
Quase virou realidade
Criatividade do judiciário, da imprensa...
Tá bom. Agora senta lá.
Isso Paulo, aà o táxi não apareceu
Os comandantes da Aeronáutica e Exército confirmaram a tentativa de golpe, inclusive avisaram ao pretenso golpista que se tentasse de novo, seria preso.
Claro, bovino, tudo perseguição contra seu mito cristão e do bem…
Todas as escolas seriam cÃvico militar, ministério da cultura abolido, religião oficial evangélica, jornais e TVs fechados, desemprego alarmante, salários congelados, fim das polÃticas sociais, acabaria o decreto de armas, inflação galopante, os outros paÃses boicotariam o Brasil e muitosss CPFs cancelados. Já vimos isso!
Escapamos desta tentativa de golpe. Não quer dizer que eles deixem de continuar tramando, entre um churrasco e outro.
Com o Trump lá, já devem estar marcando um pique-nique pra discutirem o próximo...
O fictÃcio golpe poderia ser assim: O decreto, assinado na calada da noite, foi transmitido em cadeia nacional por um sorridente Bolsonaro, flanqueado por militares de alta patente e lÃderes das bancadas ruralista e evangélica. A medida foi justificada como um esforço patriótico para conter ameaças externas e internas que visam destruir os valores fundamentais da nação brasileira. O Congresso Nacional foi dissolvido, os ministros do STF destituÃdos, e, no dia seguinte, tanques marcharam.
..., acrescentando, a Esquerda do Sorridente, um governador do Centro-Oeste pois não é tão confiável, e ao seu lado Direito, um do Sudeste, este sim, da turma do "um manda o outro obedece".
Devia ter continuado com a crônica e relatado o que iria acontecer com os lÃderes da esquerda. Eu digo que muitos poderiam ser encontrados daqui 40 anos numa vala em Perus.
O plano segue Ipsis litteris aquele que Maduro, et caterva, executaram na Venezuela. Como a provar que os objetivos dos ditadores são os mesmos, independente/ de suas ideologias.
O pretenso golpista já declarou várias vezes ser fã do Hugo Chaves.
“ uma patota de oficiais palacianos.” Aliás, digo eu, uma organização criminosamente que envergonha as Forças Armadas do Brasil, que deve ser respeitada, re-aparelhada e preparada para garantir a nossa soberania. Os que desonraram o Exército Brasileiro e as demais forças devem ter cassadas as suas patentes e expulsos das corporações, mesmo deixando suas viúvas fictas, criação de um Congresso depauperado que cria ficção mesmo diante de crua e nua realidade. Estamos numa República sem ditaduras!
Não brinque com toda essa erda. A escrotidão bolsonarista merece repúdio diuturnamente.
Aquela sensação de sair do cinema após um filme distópico de péssimo enredo, e com atores de baixa qualidade. De tão ruim, acordei do pesadelo. Ufa!!!
Ontem apoiavam Bolsoguedes, hoje falam mal, como se não soubesse de nada. Foi assim com Aécio, Cunha, Moro, Temer e Bolsoguedes. Alguns pobres leitores não percebem serem continuamente enganados pelo bilionário banqueiro parasita de juros dono da Folha e seus calunistas, continuam não sabendo que a folha manipula notÃcias públicas com interesses privados, caindo em todas, sem refletir sobre a origem dos erros passados.
Sério Bastos que tu realmente acha que o bilionário banqueiro dono da Folha não apoiava Bolsonaro com Guedes, Campos Neto, juros, gasolina e privatizações? Obrigado pelo comentário, ilustra o que a Folha cria, pronto para votar no TarcÃsio e daqui 10 anos descobrir o erro.
De qual planeta vêm as pessoas que, indistintamente, seja à canhota ou à destra, acusam a Folha de "governismo"? "Ontem apoiavam Bolsoguedes"? Que xaropice...
Tô achando essa proposta mais um "apito de cachorro". (Cometário com aspas já que o texto do escritor Élio é composto quase que exclusivamente com "aspas").
Bolsonaro só chegou ao poder por causa do golpe, fortemente apoiado pela Folha e seus calunistas amestrados, incluindo Gaspari. Sem o apoio a farsa da lava jato, moro, prisão do Lula, nada disto teria acontecido, e Bolsoguedes nõa teria sido eleito, o bilionário dono da Folha e seus, ganharam muito com juros, privatizações fraudulentas, dividendos por gasolina, agora apoiam TarcÃsio e suas provatizações, amanhã vão propagar todas as fraudes, como se nada soubessem.
Quem diria que até O Globo informa melhor que a Folha: Sob a sombra do 8 de janeiro e inquérito do golpe, Stf começa a julgar responsabilidade das redes sociais. O STF aguardou que o Congresso avançasse com o assunto, mas o Pl das Redes Sociais teve a tramitação atravancada por pressão da bancada bolsonarista — e acabou freado pelo presidente da Casa, Arthur Lira. O Globo
Senhor Elio Gaspari. A fidedignidade da história do Brasil, muito deve a sua capacidade, destreza e habilidade. Profissional tão digno o senhor, que a meu ver, sustenta nossa esperança no bom brasileiro. Sua caneta, a comando de sua mente, é de uma habilidade impressionante. Seus livros um “marco”. Parabéns.
Lembando que Elio Gaspari é napolitano de nascimento...
E ao mesmo tempo em que esses ignóbeis estariam em seus sofás, ocorreriam centenas de sanções e embargos dos outros paÃses (a começar pelo próprio maquinário militar), dólar a 15 reais, visto cassado para todos os brasileiros, empresas deixando o paÃs devido a insegurança jurÃdica, etc
O mais impressionante disso tudo é que tem muita gente que, mesmo depois de tudo revelado, ainda apoia essa bestialidade.
E Bolsonaro permaneceria na presidência, Elio? Mandando no que?
Chico, acho que justamente pelo fato do coiso ser ignóbil e inútil seria o escolhido, nada mais fácil do que ter alguém assim para manipular.
Creio que os generais assumiriam, não entregariam o poder ao Bolsonaro, que representou apenas um idi otha útil.
Veja como ficaria o Brasil se colonizado pelos holandeses. Elio sendo Elio. Golpe de selfies e baton. Fogos de artificio virando bomba. Conversar de bar virando trama ou golpe Janjão xingando o Musk. Milhoes de vacinas covid perdidas... Livre pensar e desfazer.
Os comandantes da Aeronáutica e Exército confirmaram a tentativa de golpe, inclusive avisando ao pretenso golpista que se tentasse de novo, seria preso.
Em que universo equidistante você habita Wil? Ou viverá eternamente recluso no cercadinho distópico, no qual vivem os insensatos e incultos?.
Wil, acho que uma criança da 5ª série pegou seu celular. Muito infantil o seu mugido como sempre.
O gado não desiste das mentiras e do negacionismo!!!!
Como pode o paÃs investir tanto dinheiro para formar seus oficiais e produzir tamanha medio cridade? São leões na Internet e nos seus clubes militares; arrogantes com os civis que são vistos como idio tas e corrup tos. Adoradores dos privilégios e boquinhas com tempo de sobra e cabeça vazia.
Nunca foi sobre ideologia ou patriotismo,foi por grana. A milicada gostou dos privilégios.
se o golpe tivesse se concretizado, seria comandado pelos trapalhões, e o pa|lhaço maca>bro na presidência
Tem que haver uma lei que impeça mi li ta res na polÃtica, nem mesmo na reserva,salvo quarentena de 10 anos.
se o golpe tivesse se concretizado, seria comandado pelos trapalhões, e o palhaço macabro na presidência
Qto ainda esses militantes continuarão repetindo a mesma ladainha …
Enquanto houver gaiato.
No cercadinho o ex juiz Pinochio das Araucárias faria o papel de bobo da corte
péssimo
Se o golpe tivesse triunfado, este espaço de comentários não poderia existir.
Não seria chamado de golpe, mas de revolução, que livrou o Brasil do (inexistente) comunismo.
JB na cela
Melhor, seria, esvaziar os bolsos dele, os "das famÃlias" e pô-los a todos a suar pelo próprio sustento, para variar! Esse seria, talvez, o grande castigo para quem não conhece o trabalho, e sim todas as cartilhas da enganação!
Com o golpe, o governo seria dos generais, que não cederiam a cadeira ao capitão Jair. A turba bolsonarista faria protestos e seria reprimida pelos militares com tiro, porrada e bomba. Flavio fugiria para o exÃlio. Eduardo e Carlos sumiriam nos porões da ditadura. E Jair? Já não importa mais.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > O golpe triunfou, veja como ficaria o Brasil Voltar
Comente este texto