Ronaldo Lemos > Amizades por interesse surgem como novo tipo de relação Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Vinícius Novais

    As pessoas estão com a habilidade social em frangalhos, bem como sem nenhum resiliência emocional. Consequência disso é esse desespero para controlar cada vez mais as contingências de uma relação. Regras "contratuais" cada vez mais claras, em tese, resultam numa menor possibilidade de ser surpreendido com o indesejado da alteridade. Estamos vivendo uma distopia sem que tenhamos muita consciência disto.

    Responda
  2. Bruno Didoné de Oliveira

    Black Mirror

    Responda
  3. Flávio Taylor

    Pela primeira vez eu concordo zero com a parte "já era, já é etc". I De resto, a China precisa ir achar o que fazer, que app ridículo. Todos queremos amor e carinho, que vem com o vínculo. A amizade é dos amores mais importantes na vida de uma pessoa. Aí gente, tá chatinho essas modinhas de geracaozinha z. Já deu.

    Responda
  4. Rives Passos

    "Amizade" por interesse, novidade? Isso sempre existiu! A novidade é o uso da tecnologia. Mas, como tudo hoje tem esse auxílio. Nem surpreende mais! Ética a Nicômaco, Aristótelesduzentos e cinquenta a.C. já descreve esse fenômeno humano.

    Responda
  5. Robson J Oliveira

    Ja era = lacos sociais fortes!!!!!! Depois desta conclusão baseada em algo que ele leu sem entender. creio que o editor da folha esta pensando a mesma coisa sobre o autor. Ja era = Opinioes sociológicas, de quem entende pouco da propria area ( mutavel e descartavel) que escreve.

    Responda
  6. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "É claro que problemas também surgem. Muita gente reclama do caráter descartável e do eventual sumiço das pessoas sem qualquer justificativa. Isso acaba tendo sim repercussões sociais e emocionais." Caro Ronaldo, acho interessante que talvez as principais causadoras da solidão, ansiedade (problemas sociais e emocionais), que são as redes sociais e mídias digitais, queiram remediar ou apresentar a solução, para as consequências nefastas da internet e a "vida digital". (Sigo...)

    Responda
  7. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Tudo q se inventar no mundo/vida digital (baseado na internet) para buscar sanar a epidemia de solidão e depressão (causadas por ela mesma), na verdade sempre funcionará como um anestésico, paliativo, ou até mesmo placebo algorítimico. Para quê? Para que as pessoas continuem dando conta de fazer de conta que estão vivas. A vida digital é infinitamente mais excludente q o pior capitalismo selvagem. Porquê? Porque anestesia os sentidos, proporcionando a ilusão do pertencer.

    Responda
  8. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    Minha única discordância é o uso da expressão amizade para esse tipo de relações. Amizade, em todas as suas formas, pressupõe, semanticamente, perenidade - não eternidade, obviamente -. No mais, nada que não tenha sido escrito e discutido na sociologia contemporânea desde Z. Bauman e a sua teoria da liquidez pós-moderna.

    Responda
  9. jose prado

    Isso é B.A.! Burrill Artificial!

    Responda
  10. Beatriz Judith Lima Scoz

    Li o título da matéria e me surpreendi! Amizade por interesse sempre existiu!!!

    Responda
  11. Raymundo de Lima Lima

    Excelente seu retorno ao tema solitude-solidão. Parece q DaZi chinês já é uma realidade também no Japão e Coreia do Sul. Inclusive já aparecem em doramas e k-dramas. Sugiro ver a série sulcoreana 'Porque esta é minha primeria vida', a aproximação sem-afeto, e uma sem-teto, leva o casal a convivência benéfica para ambos. DaZi é uma solução saudável e de vida-existencial.

    Responda
  12. Marco Antônio M de Oliveira

    Já existe na prática, agora apareceu apenas um intermediário (app). Pode ser aquele sócio do clube com quem você joga uma partida, o papo na fila do cinema ou durante a viagem ou papo no café depois de um evento, contato que pode ou não perdurar como amizade.

    Responda
    1. Christian Feitosa

      Marco, mas nas situações descritas na reportagem, aparentam ser para quase desesperadamente uma companhia para fazer algo. Não uma companhia que brota naturalmente, mas buscada, para sair de casa.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.