Camila Rocha > O Brasil não tolera mais tutela militar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Fim da tutela militar ainda está longe de acontecer. As notÃcias que vêm de Minas Gerais, sobre a resistência de um quartel de exército quee não abre mão de homenagear o golpe de 1964, é um tapa na cara de todos nós. Essa instituição já deveria ter sido dissolvida. Única forma de se acabar com a tutela. Sem anistia? Fora FFAA!
Necessário e urgente o controle dos militares pelas instituições do Estado Democrático de Direito, ou o poder civil. Houve o erro da eleição desse filhote de ditador, por isso, foram soltas as amarras desse controle, daÃ, estimulou-se a sanha golpista, a começar pelas manifestações golpistas do presidente de plantão. Punir de forma exemplar, assegurados defesa ampla e contraditório, com o devido processo legal, somente assim passaremos a trilhar uma democracia plena.
"...submeter os militares ao controle civil." Somente os militares? E cadê os outros? Numa verdadeira democracia o povo manda no Governo. E não o contrário. Portanto, o Estado(e aà entram todas as instituições) deve ser submetido à tutela popular. Eu quero ter o direito de escolher até o diretor da escola onde meu filho estuda. E de demitÃ-lo caso não esteja exercendo bem a sua função. Quero ter o direito de votar sobre questões concretas. Chega de democracia de mentirinha.
Essa é a democracia primitiva, à qual Platão odiava. O povo, dois mil e quinhentos anos depois, manda no Congresso e escolhe o executivo, exercendo essa "tutela" a cada 4 anos. A justiça deve ser absolutamente contra-majoritária, e deve obedecer só a Constituição. Serve para evitar a tirania das massas, estilo fascista, nazista ou bolsonarista.
Tudo depende da competência dos polÃticos e das instituições de Estado. Se não tentarem se locupletar de vantagens com fundos partidários e eleitorais, nem emendas bilionárias, e conseguirem o mÃnimo, que é um orçamento público equilibrado, não haverá espaço para aventuras militares.
Isto só será possÃvel se o poder judiciário (leia-se STF) agir com firmeza e objetividade em relação à estes crimes. E a sociedade civil estar atenta para que o congresso nacional, majoritariamente desta direita golpista, não tente anular as possÃveis condenações.
“Qualquer solução, caveira, tu sabe que ela não vai acontecer sem quebrar ovos, sem quebrar cristais”, diz áudio atribuÃdo ao general Mário Fernandes.
“O presidente tem que fazer uma reunião com o petit comité. Esse pessoal acima da linha da ética não pode estar nessa reunião. Tem que ser a rataria. Tem que debater o que vai ser feito”, afirma um oficial do Exército.
“O senhor me desculpe a expressão, mas quatro linhas é o crl... Quatro linhas da Constituição é o crl... Nós estamos em guerra, eles estão vencendo, está quase acabando e eles não deram um ti ro por incompetência nossa”, afirmou um oficial do Exército.
Perfeito. Eu na verdade nunca tive paciência ou tolerância para com os crimes praticados pelo elemento militar. Passou da hora de uma reforma profunda nas Forças Armadas.
Excelente artigo. Concordo plenamente. Essa será a maior vitória da reação das instituições democráticas à tentativa de golpe. É a grande oportunidade que a sociedade civil está tendo para virar, definitivamente, essa página triste da nossa história. Parabéns!
É necessário que se institua um mentalidade legalista dentro das corporações, as forças armadas devem estar a serviço do paÃs única e exclusivamente. Não podemos ter poderes paralelos, ameaçadores, que pratiquem crimes e que não respeitam o rito democrático.
As forças armadas agem politicamente desde que se fortaleceram como instituição durante a guerra contra o Paraguai. A implantação da república já foi um golpe patrocinado pelas elites do grupo chamado "café com leite" e as forças armadas. Por diversas ocasiões as forças militares se manifestaram politicamente no paÃs. O conluio de governantes com militares visa conter opositores e instituir a força grupos polÃticos no mais alto cargo da nação.
Fazer uma profunda faxina, pois a casa está imunda. E, como bem descrita, a nossa história traz a ação militar entranhada em nossas vÃsceras/instituições.
Tudo isto por termos aceitado a anistia e não punido os milicos pelos crimes da ditadura.
Não sei se seria possÃvel haver alguma mudança com esse congresso que esta ai...
Balela, eles mataram 700 mil de nós e saÃram impunes. Eles dão golpe atrás de golpe e continuam nos bastidores do poder, agora estão prestes a conseguir 2 por cento do PIB para a "Defesa". Defesa do quê exatamente? Kid Pretos são milicianos terroristas que operam com verba pública para desestabilizar o próprio paÃs. Pois o Haiti, é aqui!
A República, por muito refém de um pacto tácito entre civis e fardados, parece finalmente dar passos rumo à emancipação plena de seu projeto democrático. Mas seria isso o inÃcio de uma nova era ou apenas mais um capÃtulo de uma história cÃclica, onde os fantasmas do autoritarismo ressurgem sob novas roupagens? O Brasil, que há décadas carrega marcas de intervenções militares na polÃtica, sempre encontrou dificuldades em exorcizar os traumas do passado.
Do na Ca Mila ro chá senão fosse a grande maioria dos militares vc já estava sendo mandada por Nicolas Maduro que ele já teria invadido o Brasil, então senhora jornalista vc pode não passar pano pra militares brasileiros, talvez vc gostaria de estar lavando as latrinas pro ditador Maduro, ou mesmo agora vc e sua esquerda estão passando pano pra Emmanuel Macron enquanto ele embarga a entrada da carne brasileira na França, bom vc o lu le e a Es banja, a xan xa que foi pra Paris lavar os lenços !
É a lógica binária, tÃpica da caserna. Lá até entendo, mas em uma sociedade complexa e diversa como a nossa, não faz o menor sentido. Mas não espero que essa galera entenda um dia, pois são alienados que passam a vida toda em uma instituição hierárquica, disciplinada (ou não) e ideológica, vivendo em uma bolha, onde só convivem com quem pensa igual.
Venezuela invadindo o Brasil? Macron de esquerda? Cada coisa que se lê aqui!
Foi essa incapacidade de reflexão (bur-ri-ce) que produziu o bolsonarismo!
Que comentário estapafúrdio, que mostra toda a ignorância do seu autor.
RidÃculo, vc... Não cabe nem uma piadinha. Tô chorando, vou rir não.
Pode ter havido até uma vontade de dificultar o paÃs ser entregue aos corruptos. Mas daà a achar que houve um plano de golpe há muita diferença.
Ahhh sim pura ilusão. Afinal o bozo nunca enalteceu ditadura né? Essa mentalidade nunca esteve presente no EB né? Milhares de manés acamaparam em frente aos quarteis e nunca vi um general mandar essas criaturas embora, sem contar aquela famosa reunião ministerial já apresentada na tv, onde os ministros (milicos) tratam claramente de golpe. Tudo invenção né?
Ô Zé, quer corrupção maior do que a tentativa de corromper a Constituição? (Pra não falar nos duzentos mil mortos a mais de covid para ganhar tempo de fazer o arranjo e ganhar uns dólaresinhos em cada vacina...) Aqueles que os da seita bozofrênica chama de corruptos (justa ou injustamente não importa) foram eleitos para salvar o paÃs. Pra dar uma idéia da zerda em que tentaram nos meter...
Pergunta-se na sociedade porque universidades estaduais e federais são em sua maioria esmagadora verdadeiras fábricas de estudantes que se dizem esquerdistas.Cultuam Lamarca,lÃderes cubanos e até Marighella é heroi para eles.Cultuam drogas no campus ausência de qualquer controle por parte dos reitores sobre suas convicçoes polÃticas,etc. Não là e matéria inteira. arei quando percebi que a autora tem uma visão doentia sobre o que é ensinar e tentar formar militantes de esquerda para sua causa.
Quem disse isso para vc? Te contaram? Porque aposto que vc nunca foi em um campus. Até há uma predominância de pensamento (dito) de esquerda nos cursos de humanas, mas imaginar que é como falou, te digo é Mentira! Meus filhos se formaram em univ. públicas e nunca agiram assim, pois estudavam e muito.
É porque estudam e, não sendo burrros, entram em universidades públicas.
Acho que esse é apenas o primeiro passo. Tem q ser acompanhado de medidas que enquadrem os militares nas duas funções. A reestruturação da sua formação, o impedimento legal a que participem de todas as instâncias do governo civil, a vedação completa da sua atuação polÃtica, inclusive das PMs, aliás, a extinção destas, a alteração do art. um quatro dois da CF para que não paire a mÃnima duvida, são medidas iniciais imprescindÃveis para a desmilitarização total da polÃtica.
Resumindo, o governo Lula precisa ousar mais nesse avanço, tanto no âmbito da neutralização dos militares como no dos fundamentos da dominação da elite econômica, insistindo na redução das desigualdades e na defesa dos programas sociais que se insiram nessa direção de luta.
Mas precisamos entender que essa tutela militar é conveniente para a manutenção do controle da elite econômica sobre o estado. Temos que aproveitar a maré favorável para reestruturar também essa influência, eliminar os privilégios fiscais e a sua tutela sobre o governo quando este tenta implantar a sua polÃtica, como vemos agora, em que tentam impor limites aos avanços das pautas populares. O combate a desigualdade e os investimentos em educação são fundamentais se almejamos essa libertação.
Desde a queda do Império os militares vêm-se intrometendo no Poder mesmo sabendo que suas atribuições são garantir a ordem pública quando solicitados por quaisquer dos Três Poderes da República(arts. 2° e 142 da Constituição Federal). Poder Moderador somente existiu na Monarquia por Força da Constituição imperial de 1824. Os militares, em geral, transgridem à lei quando se arvoram a exercer um poder que a Lei Maior não lhes concedem e daà partem para o histórico de golpes que tivemos.
Além disso, é nescessário alterar imediatamente o estatudo dos militares das forças armadas, bem como das policias estaduais e municipais. Para se candidatar a eleição em qualquer cargo publico deve haver necessidade de exoneração. Eles mantem seu posto, salario e aposentadorias garantidas. As corporações os elegem pra manter seus privilegios.
Texto muito bom. Só espero que esses golpistas peguem uma boa cana! Exemplar!
Não vejo tutela. Existe um segmento do funcionalismo, com grande peso polÃtico, e função bastante indefinida. Volta e meia será tentado a extrapolar de seu papel. É um certo primitivismo que se revela na atuação esdrúxula daqueles que controlam o fundamento último de todo poder estatal: os meios de coerção fÃsica. Que tal começarmos revogando o artigo 142 da CF, e com ele extinguindo as FFAA? E recomeçarmos do zero: onde nos faz falta o recurso à coerção fÃsica?
Estamos esquecendo das PMs, elas também ensaiaram sua participação no quase golpe. Mesmo polÃcias semi civis, como a PRF, se deixaram contaminar.
Os "facÃnoras", na dicção de Ulysses Guimarães, que deram sumiço depois que "mataram Rubens Paiva, até hoje negam suas responsabilidades com cara de paisagem. Quem leu a bibliografia minimalista do "golpe dentro do Golpe", conhece "Os ideais traÃdos" subscrito por Sylvio Frota. Identifica sua digital na intentona "para derrubar Geisel". Identifica a "prestidigitação ideológica" de seus devotos na operação de 2022 - orquestrada de "intervenção militar"-, para repaginar os "ideais traÃdos" de 64.
Precisa integrar as escolas militares a LDB, colocar civis para dar aulas, integrar todo o sistema. Enquanto tiverem educação diferenciada, isso não acabará e seguirão em ideias de comunismo, inimigo interno e todo tipo de conspiração. Essa discussão deve vir a tona, urgente. Reforma do sistema educacional das forças armadas urgente.
A educação militar é resultado da autonomia concedida à s FFAA. A previdência generosa é outro resultado dessa situação. ConstruÃram um mundo à parte, com uma narrativa histórica à parte. Uma bolha que é preciso eliminar.
Essas escolas militares são verdadeiras fábricas e encubadoras de fascistas.
Milicos mimados irresponsáveis é demais. Milico malaco não presta. Faxina verde-oliva já.
Pode parecer que sim, mas não vai ser fácil.
Repito aqui, o que os militares fizeram de bom para o Pais nos últimos 120 anos? Alguém me de 01 exemplo por favor, umzinho sô. Somos talvez o paÃs com mais alto Ãndice de criminalidade do planeta, e treinamos nossas forças para que ? Esse general de 4 estrelas fez o que durante 30 anos de carreira , para merecer tal ornamento ?
Se não fosse a grande maioria dos militares que honram à Nação Brasileira, aquele vizinho chamado Nicolas Maduro já teria invadido o Brasil, ou a própria França através do Sr. Macron a quem o nosso lu le já está de quatro pra ele, agora toda a França embargou toda a entrada de proteÃna animal, a exemplo a carne produzida no Brasil!
Exato! Um poder que deriva do controle de armamento pesado, mas sem uma finalidade clara. Tem que acabar dando m.
Não fizeram nada, absolutamente nada, de bom. Prenderam, torturaram sadicamente, mataram e nos deixaram dÃvida e inflação altÃssimas.
Deixaram pensão para suas filhinhas.
Num paÃs que pretende ser democrático não faz sentido a tutela militar, como não faz sentido que seja tutelado pelo STF. Para ser paÃs republicano, justo, igualitário, livre, soberano, o Brasil precisa acabar com a farsa da democracia, que vale para uns e não vale para todos; precisa acabar com as castas privilegiadas que dominam a máquina estatal, com o patrimonialismo de grupos empresariais e oligárquicos, precisa ter partidos sérios e programáticos, precisa acabar com o populismo. Só isso!
O STF é o guardião da Constituição. É esta quem "tutela" a todos, inclusive à s Forças Armadas e o próprio STF. O STF tirou o Lula da prisão porque ficou claro a todos que era um preso polÃtico: o juiz que o julgou o tinha por inimigo, e havia deixado claro que tudo o que fazia era por motivação polÃtica. Por mais que eu não goste do Lula, tenho de reconhecer que ele era um preso polÃtico.
Talvez pudéssemos voltar a tirar o direito de voto dos militar votar. Dizer aos militares: já que o sr. carrega uma arma não pode se manifestar e deve manter a boca fechada. Que tal?
Hamilton, que papinho furado e desgastado esse seu. Que preguiça...
Marcos, as Forças Armadas sob o poder civil. Está claro. A tutela do STF está na invasão das atribuições do Executivo e do Legislativo. Começou quando tirou Lula da cadeia para impedir a reeleição do Bozo; anulou todo o trabalho das instituições que desvendaram o assalto à Petrobras. O STF atropela o próprio Judiciário, comanda a PF, ameaça governos estaduais e até prefeituras; tutela o governo Lula com processos na gaveta. Absolutismo judicial???
Hamilton, não é questão do exército "ser tutelado": o exército é servente, não é engenheiro. Em fazendo algo de anticonstitucional, não sendo contido nem pelo legislabóstico nem pelo executivo, o Supremo *ordena*, e não "tutela". Creio ser este um ponto sobre o qual não deve haver confusão.
Camila, carÃssima, eu acho um otimismo "daqueles" falar em "atuação primorosa das instituições". Evidente, funcionaram, mas as custas das pessoas que ali se encontravam nesse momento crÃtico. Xandão, de entronamento à época maldito (digo, por mim), salvou a pátria; PF e pgr, enquadradas, fizeram seu serviço - a última, ainda a ver; o desaparelhamento do estado pelo Luloverno, ele próprio uma sorte incrÃvel, foi essencial. Isto é, "instituições funcionais" maiomêno: depende dos funcionários...
Caro Benassi, também adorei essa tal de "atuação primorosa". Mas eu não fulanizaria tanto a solução. É o desenho institucional que deve ser capaz de conter os aloprados, e por isso não me agrada ver todo peso da normalização democrática sobre os ombros de um único ministro do STF.. Por excepcional que tenha sido a atuação do ministro Alexandre de Moraes nos anos Bolsonaro, como de fato foi.
Concordo com o comentário de um leitor feito há alguns dias. Os militares são doutrinados para obedecer, assim , eles não têm senso crÃtico, não devem ocupar cargos públicos e também não devem ter direito ao voto nas eleições. Simples assim.
E devem participar da reforma previdenciária também!
O Brasil passado a limpo, Ora pois ! as Forças Armadas brasileira , são submetidas a ordenança do capital financeiro(Interno e externo) , defendem a elite e seu patrimônio ! È uma força auxiliar pratica e ideologicamente ao Exercito do Império(EUA) , Claro a desculpa esfarrapada de sempre o combate ao Comunismo! E assim as forças armadas brasileira tornou a milÃcia do Capital financeiro! tendo o povo brasileiro o primeiro inimigo a combater! A intervenção do exercito no RIO ! e um exemplo !
Apoiada.
Obrigado, excelente artigo, simples, direto ao ponto
Espero que não estejam dispostos a passar pano para ninguém, sejam alucinados de direita ou de esquerda. Seriedade é o que precisamos, não ideologias mofadas, sejam de que lado for.
Marcos, vc já se esqueceu das invasões do MST a propriedades agrÃcolas, incendiando tratores, matando gado e depredando as instalações? Esqueceu de invasões e depredações de prédios públicos por gente de esquerda, inclusive de instituições de pesquisa nas quais foram destruÃdos o produto de anos de trabalho com melhoramento genético vegetal?
Ocorre, Alexandre, que só a direita tem alucinados dispostos a barbaridades da manhã. Ou cê tem alguma notÃcia do Pco ou Pstu fazendo qualquer coisa de violenta ou antidemocrática? Esse papinho de "alucinados lá e cá", não cola, tá bom? Ou cola, infelizmente, em quem quer acreditar nele.
Os milicos brasileiros veem apenas um inimigo: o pobre povo brasileiro. Os milicos são forças mantidas pelo povo brasileiro para proteger os obscenos privilégios e os das elites. Não servem nem para proteger as fronteiras (vide RJaneiro com drogas e armas) . O Brasil poderia abolir o Exército e aliviar o déficit da Previdência
Leve seu reducionismo ao polÃtico mais próximo e pergunte se o arrego está bom. Não há recurso policial-militar que chegue quando as entranhas dos governos subsidiam a bandidagem.
Além dos privilégios parece que esses inúteis também perderam o controle sobre as tropas, outro dia estavam fazendo uma festa dentro dos quartéis, não sabemos nem se isso é bom ou ruim, imaginar essa gente ideologizada com ideias extremistas, armados, se sentindo tutores e sem comando não uma ideia muito agradável. Já vimos o que estão a fazer com os Jovens nessas patéticas escolas de milicos, só brutalidade e ideologia extremista.
Bem observado
E quem seria essa elite, camarada? Os santos de agora ou os santos depostos? Definir os responsáveis é importante, para sairmos dessa qualificação conveniente que polÃticos usam e que mantém as mesmas estruturas de poder, não importa quem seja governo no parasitário estado brasileiro.
Bela matéria! Entretanto devemos ficar de olho no povo, pois ele foi quem elegeu Bolsonaro em 2018 e, quase o reelegeu em 2022. Eles ainda está aqui, como diz o titulo do filme do qual Fernanda Torres faz parte. Eu vivi para testemunhar velhos cabeça branca como eu, desejando a volta dos militares. Cheguei ao ponto de desejar ver um neto deste acefálicos, no pau de arara.
Pelo menos ainda varriam a sujeira para baixo do tapete, e agora que fica à vista de todos? Historicamente militares nunca ficaram sob "controle civil". Não sei o que a colunista quer dizer. É preciso que se entenda que as Forças Armadas são preparadas para a guerra. Vão dizer, "ah, mas não estamos em guerra". Por enquanto, mas quem garante as fronteiras? Temos o Ministro da Defesa, José Múcio, mas cada Força tem seu Comandante, e é a ele que os subordinados prestam conta e continência.
E? Não entendi aonde é que o racioSÃmio chega, prezado Renato.
A vista de todos é muito melhor, a sujeira pode ser limpa. Nao tem vergonha de apoiar a manutenção dos desmandos, da sujeira?!
Não, toda essa turma obedece a constituição? Não aprendem? Cana então
Concordo com a colunista, chegou a hora de tratar a parte golpista que infelizmente sempre rodeou as Forças Armadas como ela merece ser tratada, com o rigor da lei. Felizmente dessa vez e temos que reconhecer isso a maior parte da Forças Armas ficou a favor da democracia e que assim continue.
Se o Tio Sam não tivesse mandado o recado de que não apoiariam golpe será que mesmo esses teriam refugado? Se fosse o Trump a dizer que garantiria a impunidade como teria sido? E o general que peitou o governo em BrasÃlia, foi punido? Cadê a limpa que teria que ser feita ? O Lula mais uma vez afrouxou. Ainda não enfrentamos o problema. Um Xandão só não faz verão!
Ficaram em silêncio por oportunismo, isso sim. Depois de tanta impunidade, perderam o medo e a vergonha. Em silêncio, permitiram a continuidade da ação que já estava em curso. Não tem inocentes nem heróis nessa história.
Ficou a favor ou ficou em silêncio por medo?
Se for fazer um análise das for ças mili tares desde do inÃcio do Brasil repú blica, eu afirmaria categoricamente que eles sempre foram "in úteis " e noc ivos ao povo Brasileiro ! Portanto, defendo o fim dessa inut ilidade !
Esse "golpi" não tem nada a ver com outros movimentos militares. Nunca existiu um golpe protagonizado por militares próximo ao presidente. Todos os outros movimentos eram para tirar o presidente do poder, nunca para mantê-lo. Não foi um plano, foi uma alucinação de um grupo que não tinha comando.
Comando de tropas.
Arrã, tá. Rapá, e não é que mais cinco descabeçados concordaram com essas assertivas alucinatórias?
Pelo visto, o ethos lulista também não. Ambos são on-off.
O ethos bolsonarista não falha nunca. Se Bolsonaro explodisse um orfanato e se entregasse em seguida, viria um de vocês a esse fórum dizer que ele foi hipnotizado por algum paranormal a serviço da esquerda.
Mais uma oportunidade surgiu para que seja desmantelada essa tutela. O momento também é propÃcio para um corte nas regalias, privilégios, mordomias, pensões vitalÃcias, auxÃlios, promoções, gratificações e soldos altÃssimos. Como também uma reformulação em suas formações.
Ôôô, minha cara, que paciência admirável. Serve para a gente ver quem é bÃpede e quem é quadrúpede, ao menos.
Podem colocar nossos oligarcas estatais nessa faina. Os trespoderistas também são regados a penduricalhos.
Nas ditaduras perdemos o sagrado direito de defesa, de votar, de expressar nosso descontentamento. Tudo passa pela censura, só pode ser veiculado propaganda do governo. Eles passam a fazer o que bem entendem, sem ter limites e opositores.
Militares não defendem a nossa bandeira. O que eles defendem são suas regalias, auxÃlios, promoções, privilégios, mordomias, pensões vitalÃcias etc. Tudo pago com o nosso dinheiro. Apreciam o autoritarismo, a truculência, o poder, o mando, a tortura desumana, o obscurantismo, o sadismo, a corrupção, a execução etc.
Renato, ainda atacado pelo vÃrus do antipetismo? Ainda não inventaram uma vacina para que você possa ser curado, e passar agir e pensar movido pela racionalidade. Eleição se ganha no voto, como sempre acontece no com a esquerda. E não através de fakes, mentiras, trapaças, calúnias, difamações, distorções dos fatos, negação da realidade e golpes,
Pelo menos defendem a nossa bandeira verde e amarela, não a vermelha.
Diminuir de tamanho. Vender patrimônio, um absurdo de gasto manter os quartéis no centro da cidade. Em vez de trezentos mil de serviço obrigatório uns trinta mil daria conta do recado. Construir drones não submarinos
Os militares envolvidos na tentativa de golpe precisam ser punidos. Sem anistia!
"A Constituição é Rubens Paiva; não os facÃnoras que o mataram". (Ulysses Guimarães)
Urgem o fim das pensões das "solteironas" e a incorporação dos hospitais militares ao SUS.
Excelente artigo. Vamos submeter as FA ao poder civil. Força, STF e PGR.
Artigo perfeito. A hora é essa, acabar de vez com a impunidade dos militares. O paÃs inteiro deveria assistir o filme Ainda estou aqui.
Passou da hora de acabar com toda a impunidade, dos militares (incluindo a PM) inclusive.
O pior é saber que praticamente a metade do paÃs apoia essas ban--di dhos fardados
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Camila Rocha > O Brasil não tolera mais tutela militar Voltar
Comente este texto