Mundo > Boca de urna põe esquerda à frente no Uruguai em meio a segundo turno acirrado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
((Por Favor, tirem meu nome da 'lista negra' da moderação disfarçada de censura, pois postei este comentário por volta das 8 hrs e ainda não publicado mesmo não contendo palavras ofensivas ou caluniosas...)) AS ESQUERDAS SUL AMERICANAS ESTÃO REAGINDO com a vitória do YAMANDÚ ORSI no Uruguai, considerado pupilo do revolucionário Pepe Mujica! Agora temos a Colômbia e o Chile...
Nova geração da esquerda! A mão que tira é a mesma..., a canhota?
Viva a democracia! Eleições livres sem ameaças, bloqueio de polÃcia rodoviária, compra de votos com bolsa taxista e caminhoneiros, liberação de dinheiro sem critério com orçamento secreto e se perder uma transição pacÃfica e não tentativa de golpe de Estado com depredação e ocupação da sede dos três poderes. Quanta diferença quando um paÃs não tem extremistas ou golpistas e militares aposentados de viés autoritário em cabides de empregos pagos com dinheiro público. Viva a democracia, sempre!
O gado eh que tem razão: a esquerda foi varrida do mundo. O editor da folha liberal promete: gente o paraÃso está logo ali, a direita, eh só seguir os guias milei e Trump, a felicidade os espera na quebrada, logo após o valão
A esquerda do Uruguai esta em outro nÃvel comparada com o Brasil.
Milei fica isolado em seu neoliberalismo e americanismo Trumpista.
Uai! Essa direita do Uruguai é diferente da brasileira. Reconheceu a vitória do adversário e o cumprimentou. Está na hora da direita brasileira pegar umas aulinhas com eles.
Por que aquela palavrinha, hiato, no começo da reportagem!!!
Fico feliz que a esquerda de algum paÃs nesse continente se renove, e que abandone essa narrativa datada e ultrapassada da luta contra o Imperialismo.
O comentário de vocês aponta a idade de vocês. O Imperialismo, americano e chinês, continuam sendo um risco à soberania nacional, mas a narrativa em que o PT usa o Imperialismo como o grande inimigo nacional não só é maniqueÃsta, como com prazo de validade vencido há 30 anos. Mas vocês não querem discutir isso, vocês querem repetir o que as ovelhas repetem.
Mas a luta continua. É o maior inimigo da humanidade. Imperialismo. Imperialismo. Imperialismo.
Tá. Nada de lutar contra o imperialismo. Liberalize vossos corações, entregue -os ao camarão gringo, ele vai ama-los loucamente.
A civilidade é um espetáculo que faz bem, mesmo de longe. Felicidades ao povo uruguaio!
O Brasil deveria olhar, e com bastante atenção, a situação civilizada e democrática que o nosso vizinho tem a nos ensinar. Faz tempo que o Uruguai tem avançado em vários setores sociais e econômicos. Admirável!
Exemplo de civilidade e bom senso. PaÃs livre de dinossauros e hienas eleitorais. Parabéns ao povo uruguaio. Sucesso ao governo que se finda e ao novo governo eleito.
Ao usar o adjetivo "esquerdista" para se referir ao Presidente eleito do Uruguai a Folha reverbera o discurso de radicais de ultra-direita que tentam dar significado negativo ao vocábulo, apesar de não ser. Para tratar do adversário não se usa, por exemplo, "direitista", mas "conservador". A escolha das palavras pode influenciar os leitores e indicar viés editorial.
Esta Folha, que quase nunca Chama a China de Ditadura Comunista, de repente usou está definição quando Lula e Xi Jon Ping assinaram 17 acordos e mostraram ao mundo sua sólida parceria. Não conseguem ser Jornalistas apenas, tem que revelar seu viés de raiva e repulsa ao PT associando Lula a um LÃder que de Presidente da China, oportunamente foi classificado como Ditador Comunista ..
PerfeitÃssimo. Mas o gado não entendeu nada, e na dúvida , pra ele vc eh comunista
Foi assim que deram o golpe e levaram os amarelos as ruas. Se a Folha é assim, imagina as mÃdias sociais, amealhando os tolos.
Ótima observação. Assim como "esquerdista", a mÃdia usa toda uma construção semântica pejorativa, usando certos vocábulos e construções sintáticas e morfológicas. Esse uso intencional tem o objetivo de desqualificar a esquerda. É incrÃvel o uso deturpado da linguagem para atacar pautas importantes para o social, e, muitas vezes, enaltecer, eleger e isentar a extrema direita de seus atos criminosos.
Excelentes observação e comentário. Obrigada.
Alguma novidade Edvaldo? Esse tablóide progressivamente assume postura fascistoide.
Gonet e STF vamos pra cima e fazer acontecer. Até marco denuncia pronta. O Brasil confia em suas instituições.
Quem não confia são os bolsonarentos, aliás sonham em destruÃ-las, como o Michelin abaixo
Quem confia?
Enquanto isso, por aqui, os animadores de auditório se digladiam, com palhaçadas populistas, orquestrações de golpe e apoiadores animadinhos oferecendo apoio incondicional.
Independente do resultado, foi um exemplo de como se conduz uma eleição. O partido de centro direita reconheceu a vitória do candidato de centro esquerda mesmo antes do final da apuração. A alternância do poder, a convivência pacÃfica entre opositores é o que faz de um paÃs uma democracia, não é a ideia de destruir o adversário. Tivemos um exemplo no passado, quando FHC passou a faixa para o Lula.
Um show de civilidade. Parabens Uruguai.
Grande presente para Mujica. Declarou ser sua ultima eleição e entra para história representando a esquerda na America Latina.
O Uruguai já foi governado por 15 anos pela esquerda e se tornou o paÃs mais estável da América Latina. Espero que a extrema direita golpista, mensageira do atraso, não se crie nestas bandas!
Se seguir a cartinha do Sr Mujica, fará um bom governo.
Bravo povo Uruguay! Parabéns Mujica!
Os discÃpulos do InelegÃvel não se conformam.
Retorne dez casas ....
Pobre Uruguai.
Por ser estável, confiável e coerente ? Ah tá !
Pobre Freitas, coitadinho.
Chora, Folha.
Por que ?
O atual presidente cumprimentou o eleito neste domingo, diferente daqui no Brasil, que quiseram dar o golpe e ainda teimam com fraude. Vão dizer também que teve fraude no Uruguai? Isto que é democracia: A centro direita revesando com a centro esquerda, de maneira pacÃfica. Evviva El Uruguay.
Exatamente.
O melhor de tudo no Uruguai é que lá não tem reeleição, este instituto deletério que leva os polÃticos eleitos no Brasil a iniciar trabalhos para a sua reeleição. Asco
Concordo com Gino e Adriana. Aliás, até o FHC atualmente concorda.
Herança maldita de FHC.
Será interessante os brasileiros observarem desempenho do pais vizinho, com sua sólida democracia. E com um pouco de leitura, se acostumar com os termos "centro-direita" e "centro-esquerda", e parar de simplesmente xingar todo mundo de "esquerdista", como se fosse um criminoso. PolÃtica é diálogo entre os contrários até chegar a um consenso.
Perfeito.
PaÃs decente é assim, não tem nenhum genocida cor rupto descreditando o sistema e tentando dar golpe. Quando q os planejadores de assassinatos e golpes serão presos?
Arriba Frente Ampla!!!
Se o gAdo tivesse capacidade cognitiva entenderia que isso se chama democracia. Lição também para a editoria da folha que há décadas , não se conformando com o resultado das urnas está sempre cutucando golpe liberal. E , claro, acaba sempre junto com as redes na água, depois de machucar muita gente.
Começa bem, mas descamba para besteiras.
Viva! Não tem punhal verde amarelo por lá!
Viva... e não tem reeleição.
A Direita e a extrema Direita não são mais separaveis. Não se separa mais o joio do trigo, Porque foram cooptaras por gente odiosa e que não respeitam a democracia. É isso não tem a ver com comunismo e essas bobagens que fake que propagam. A vitória de um está ligado à justiça social e que tudo dela decorre. Os outros não tem esse compromisso. Basta ver o que está acontecendo na Argentina. Tudo é ajuste fiscal e povo que dane!
Sorte do Uruguai onde a democracia mais se parece com a dos paÃses nórdicos da Europa, onde direita e esquerda se opõe por questões econômicas apenas e não como rivais de torcidas de futebol trogloditas. Ou melhor, sorte do Uruguai que não tem um bozo da vida em sua vida.
Nem bozo nem lula.
Até a chegada do cancerigeno bozo a situação era melhor. Esse ser excrem precisa ser preso urgente e toda cambada.
Excelente comentário, Elcio Matos.
A democracia vence! Ainda que seja a democracia relativa própria do capitalismo, pois só no socialismo pode haver democracia real, do poder popular.
Tem que ser um poliseli para achar que Venezuela e Rússia são paÃses socialistas. Chamam-se "paÃses socialistas" aqueles que têm um governo socialista, como China e Cuba, mesmo que tenham um programa de desenvolvimento de capitalismo de Estado (China), ou um programa de resistência a um bloqueio criminoso (Cuba).
Caro Ernesto. Não existe socialismo, a não ser teórico. Todos os humanos, com exceção de alguns silvÃculas isolados, são essencialmente capitalistas. Inclusive você. Há paÃses, pouquÃssimos, que logram ter governos e administrações socialmente honestas (SuÃça, Canadá, Finlândia, p.ex), mas não há paÃses socialistas. Há paÃses comunistas sob permanente caos social psicológico e privações. É assim. Democracia, por sua vez, é outra coisa.
Perdeu mané Poliseli.
Igual na Venezuela, Honduras, China, Coreia do Norte, Rússia, aff
Pode escrever. Vai acontecer o mesmo com o Milei, se ele não der um golpe. Muitas das reformas que ele fez eram inevitáveis; mas deixar crianças e famÃlias em restrição alimentar e jogar em 1 ano, 55pp da população na miséria. Não tem como perdoar; as urnas darão o troco.
É Gil, você acha que o fascistao argentino vai sair de boa do poder? Eu tenho minhas dúvidas. Uma autocrata se embriaga pelo poder.
Mais um fascista pensando em golpe? Cadeia nessa gente urgente
Ninguém aguenta a direita por muito tempo, quando eles começam com as polÃticas de austeridade que se restringem aos cortes no povo. O tempo de validade deles é de um mandato. Acontece que a esquerda, apesar de ser melhor na condução das polÃticas públicas ,não consegue dar muitas das respostas que o povo massacrado pelo capitalismo busca,; seja direita ou esquerda, ambas são tuteladas pelo capitalismo financeiro e os donos do paÃs, a diferença é que a direita é composta de funcionários da turma
Em um mundo neoliberal, com organizações multinacionais neoliberais é difÃcil entregar melhorias seja pela esquerda ou direita democrática. Entregam estagnação e concentração há quarenta anos. Chegamos no ponto crÃtico onde a extrema direita e ditadores tomam poder. Temos que mudar a ordem mundial, mas isso é muito difÃcil. Foi preciso duas gdes guerras para que isso ocorresse no passado.
Nada eh perfeito. Temos sempre que buscar o que de melhor existe para governar, apesar dos defeitos. Até a direita , qdo não for golpista , eh claro , uma opção que deve ser respeitada. O que não dá eh a direita liberal e facista, golpista. Falsa , só tem um objetivo, grudar no trono, usando QQ subterfúgio.
É verdade, Moraes. O fato é que a esquerda nunca esteve no poder, seja lá, seja aqui.
Grande vitoria. Calem-se bozoloyds e bolssonaristas. Vão chorar junto do caraco da argentina. Avante proguessistas.
Lamentarei muito se a esquerda ganhar no Uruguai. O Uruguai na mão da direita se transformou em um paÃs próspero economicamente e socialmente. Muitos empresários saÃram do Brasil do desastrado Lula/Taxad para o Uruguai. Parece mesmo que o povo gosta de sofrer. Veremos agora o Uruguai sendo destruÃdo, assim como o Brasil está sendo.
Besteira apaixonada pela insanidade.
A Frente Ampla ganhou. A destruição está no seu cognitivo Vallenaro,se cuida.
Esse não tem vergonha de inventar e mentir no teclado. Será que faz isso pessoalmente? Kkkkkk. Qta mentira óbvia. Já que quer, aprenda a mentir.
Esse aà vive na terra plana, onde George soros e a rede Globo são comunistas.
Só na sua cabecinha de fascista que isso aconteceu... Se assim o fosse permaneceriam no poder A direita e o estrume deste mundo .
´´A grande elevação da carga tributária ocorreu tanto no governo militar —de 16% do PIB (perÃodo do comunista João Goulart) em 1963 para 26% (perÃodo da Ditadura Militar), em 1970— quanto no de FHC —de 26% em 1995 para 32% - Paulo Guedes deixou um pico recente de 33,1% de carga tributária. No primeiro ano de Haddad, a carga caiu para 32,4% (Sobre memes e justiça tributária Ao tachar Haddad de 'Taxad', os ricos passam recibo do receio de perder mais desonerações injustas - Aqui na Folha).
Falou muita bobagem!! Exercite um pouco a racionalidade!!
Kkkkkk
Uruguai é um paÃs muito mais estável politicamente que o Brasil
A Folha com dificuldade de reconhecer a vitória da Frente Ampla. Segurou o que pode!
Bobagem.
Parabéns ao povo uruguaio...
A alternância de poder entre a centro direita e a centro esquerda é salutar, Poliseli. Deixa de ser infantil.
Â… ladeira abaixo
Viva o povo uruguaio.
Ditaduras nunca mais.
Cade os extremistss facis//tas se manifestando que houve fraude. O caraco argentino tah quietinho. Eduardo banana bolsdonaro e bia kis mudos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mundo > Boca de urna põe esquerda à frente no Uruguai em meio a segundo turno acirrado Voltar
Comente este texto