Mundo > Boca de urna põe esquerda à frente no Uruguai em meio a segundo turno acirrado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Tadêu Santos

    ((Por Favor, tirem meu nome da 'lista negra' da moderação disfarçada de censura, pois postei este comentário por volta das 8 hrs e ainda não publicado mesmo não contendo palavras ofensivas ou caluniosas...)) AS ESQUERDAS SUL AMERICANAS ESTÃO REAGINDO com a vitória do YAMANDÚ ORSI no Uruguai, considerado pupilo do revolucionário Pepe Mujica! Agora temos a Colômbia e o Chile...

    Responda
  2. Luiz Reichmann

    Nova geração da esquerda! A mão que tira é a mesma..., a canhota?

    Responda
  3. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Viva a democracia! Eleições livres sem ameaças, bloqueio de polícia rodoviária, compra de votos com bolsa taxista e caminhoneiros, liberação de dinheiro sem critério com orçamento secreto e se perder uma transição pacífica e não tentativa de golpe de Estado com depredação e ocupação da sede dos três poderes. Quanta diferença quando um país não tem extremistas ou golpistas e militares aposentados de viés autoritário em cabides de empregos pagos com dinheiro público. Viva a democracia, sempre!

    Responda
  4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O gado eh que tem razão: a esquerda foi varrida do mundo. O editor da folha liberal promete: gente o paraíso está logo ali, a direita, eh só seguir os guias milei e Trump, a felicidade os espera na quebrada, logo após o valão

    Responda
  5. Gregorio Amarante

    A esquerda do Uruguai esta em outro nível comparada com o Brasil.

    Responda
  6. Gilberto Rosa

    Milei fica isolado em seu neoliberalismo e americanismo Trumpista.

    Responda
  7. Osmário Mendonça

    Uai! Essa direita do Uruguai é diferente da brasileira. Reconheceu a vitória do adversário e o cumprimentou. Está na hora da direita brasileira pegar umas aulinhas com eles.

    Responda
  8. Carlos Eduardo de Carvalho Carvalho

    Por que aquela palavrinha, hiato, no começo da reportagem!!!

    Responda
  9. Nicola Bartolomeu

    Fico feliz que a esquerda de algum país nesse continente se renove, e que abandone essa narrativa datada e ultrapassada da luta contra o Imperialismo.

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      O comentário de vocês aponta a idade de vocês. O Imperialismo, americano e chinês, continuam sendo um risco à soberania nacional, mas a narrativa em que o PT usa o Imperialismo como o grande inimigo nacional não só é maniqueísta, como com prazo de validade vencido há 30 anos. Mas vocês não querem discutir isso, vocês querem repetir o que as ovelhas repetem.

    2. Ernesto Pichler

      Mas a luta continua. É o maior inimigo da humanidade. Imperialismo. Imperialismo. Imperialismo.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Tá. Nada de lutar contra o imperialismo. Liberalize vossos corações, entregue -os ao camarão gringo, ele vai ama-los loucamente.

  10. Hernandez Piras

    A civilidade é um espetáculo que faz bem, mesmo de longe. Felicidades ao povo uruguaio!

    Responda
  11. Fabrício Schweitzer

    O Brasil deveria olhar, e com bastante atenção, a situação civilizada e democrática que o nosso vizinho tem a nos ensinar. Faz tempo que o Uruguai tem avançado em vários setores sociais e econômicos. Admirável!

    Responda
  12. Dalton Matzenbacher Chicon

    Exemplo de civilidade e bom senso. País livre de dinossauros e hienas eleitorais. Parabéns ao povo uruguaio. Sucesso ao governo que se finda e ao novo governo eleito.

    Responda
  13. Edvaldo de Souza Almeida Junior

    Ao usar o adjetivo "esquerdista" para se referir ao Presidente eleito do Uruguai a Folha reverbera o discurso de radicais de ultra-direita que tentam dar significado negativo ao vocábulo, apesar de não ser. Para tratar do adversário não se usa, por exemplo, "direitista", mas "conservador". A escolha das palavras pode influenciar os leitores e indicar viés editorial.

    Responda
    1. Ebano Machado Piacentini

      Esta Folha, que quase nunca Chama a China de Ditadura Comunista, de repente usou está definição quando Lula e Xi Jon Ping assinaram 17 acordos e mostraram ao mundo sua sólida parceria. Não conseguem ser Jornalistas apenas, tem que revelar seu viés de raiva e repulsa ao PT associando Lula a um Líder que de Presidente da China, oportunamente foi classificado como Ditador Comunista ..

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Perfeitíssimo. Mas o gado não entendeu nada, e na dúvida , pra ele vc eh comunista

    3. Gilberto Rosa

      Foi assim que deram o golpe e levaram os amarelos as ruas. Se a Folha é assim, imagina as mídias sociais, amealhando os tolos.

    4. Fabrício Schweitzer

      Ótima observação. Assim como "esquerdista", a mídia usa toda uma construção semântica pejorativa, usando certos vocábulos e construções sintáticas e morfológicas. Esse uso intencional tem o objetivo de desqualificar a esquerda. É incrível o uso deturpado da linguagem para atacar pautas importantes para o social, e, muitas vezes, enaltecer, eleger e isentar a extrema direita de seus atos criminosos.

    5. Eloisa Giancoli Tironi

      Excelentes observação e comentário. Obrigada.

    6. Edemar Afonso Gonçalves

      Alguma novidade Edvaldo? Esse tablóide progressivamente assume postura fascistoide.

  14. jayme terra

    Gonet e STF vamos pra cima e fazer acontecer. Até marco denuncia pronta. O Brasil confia em suas instituições.

    Responda
    1. Edemar Afonso Gonçalves

      Quem não confia são os bolsonarentos, aliás sonham em destruí-las, como o Michelin abaixo

    2. Gustavo Michelin

      Quem confia?

  15. Antonio Araújo

    Enquanto isso, por aqui, os animadores de auditório se digladiam, com palhaçadas populistas, orquestrações de golpe e apoiadores animadinhos oferecendo apoio incondicional.

    Responda
  16. Guilherme Zambrana Toledo

    Independente do resultado, foi um exemplo de como se conduz uma eleição. O partido de centro direita reconheceu a vitória do candidato de centro esquerda mesmo antes do final da apuração. A alternância do poder, a convivência pacífica entre opositores é o que faz de um país uma democracia, não é a ideia de destruir o adversário. Tivemos um exemplo no passado, quando FHC passou a faixa para o Lula.

    Responda
  17. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Um show de civilidade. Parabens Uruguai.

    Responda
    1. jayme terra

      Grande presente para Mujica. Declarou ser sua ultima eleição e entra para história representando a esquerda na America Latina.

  18. DERLAN TROMBETTA

    O Uruguai já foi governado por 15 anos pela esquerda e se tornou o país mais estável da América Latina. Espero que a extrema direita golpista, mensageira do atraso, não se crie nestas bandas!

    Responda
  19. Genésio Marcelino

    Se seguir a cartinha do Sr Mujica, fará um bom governo.

    Responda
  20. João Carmo Vendramim

    Bravo povo Uruguay! Parabéns Mujica!

    Responda
  21. Claudio Luiz da Cunha

    Os discípulos do Inelegível não se conformam.

    Responda
  22. Mario Silveira

    Retorne dez casas ....

    Responda
  23. Eduardo Freitas

    Pobre Uruguai.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Por ser estável, confiável e coerente ? Ah tá !

    2. Edemar Afonso Gonçalves

      Pobre Freitas, coitadinho.

  24. Adriana Santos

    Chora, Folha.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Por que ?

  25. Waldir Roque Maffei

    O atual presidente cumprimentou o eleito neste domingo, diferente daqui no Brasil, que quiseram dar o golpe e ainda teimam com fraude. Vão dizer também que teve fraude no Uruguai? Isto que é democracia: A centro direita revesando com a centro esquerda, de maneira pacífica. Evviva El Uruguay.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente.

  26. GINO AZZOLINI NETO

    O melhor de tudo no Uruguai é que lá não tem reeleição, este instituto deletério que leva os políticos eleitos no Brasil a iniciar trabalhos para a sua reeleição. Asco

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo com Gino e Adriana. Aliás, até o FHC atualmente concorda.

    2. Adriana Santos

      Herança maldita de FHC.

  27. Jorge Alberto Wolpert

    Será interessante os brasileiros observarem desempenho do pais vizinho, com sua sólida democracia. E com um pouco de leitura, se acostumar com os termos "centro-direita" e "centro-esquerda", e parar de simplesmente xingar todo mundo de "esquerdista", como se fosse um criminoso. Política é diálogo entre os contrários até chegar a um consenso.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Perfeito.

  28. Rafael Pimenta

    País decente é assim, não tem nenhum genocida cor rupto descreditando o sistema e tentando dar golpe. Quando q os planejadores de assassinatos e golpes serão presos?

    Responda
  29. Arthur Danton

    Arriba Frente Ampla!!!

    Responda
  30. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Se o gAdo tivesse capacidade cognitiva entenderia que isso se chama democracia. Lição também para a editoria da folha que há décadas , não se conformando com o resultado das urnas está sempre cutucando golpe liberal. E , claro, acaba sempre junto com as redes na água, depois de machucar muita gente.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Começa bem, mas descamba para besteiras.

  31. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Viva! Não tem punhal verde amarelo por lá!

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Viva... e não tem reeleição.

  32. ADILSON RIBEIRO

    A Direita e a extrema Direita não são mais separaveis. Não se separa mais o joio do trigo, Porque foram cooptaras por gente odiosa e que não respeitam a democracia. É isso não tem a ver com comunismo e essas bobagens que fake que propagam. A vitória de um está ligado à justiça social e que tudo dela decorre. Os outros não tem esse compromisso. Basta ver o que está acontecendo na Argentina. Tudo é ajuste fiscal e povo que dane!

    Responda
  33. elcio matos

    Sorte do Uruguai onde a democracia mais se parece com a dos países nórdicos da Europa, onde direita e esquerda se opõe por questões econômicas apenas e não como rivais de torcidas de futebol trogloditas. Ou melhor, sorte do Uruguai que não tem um bozo da vida em sua vida.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Nem bozo nem lula.

    2. jayme terra

      Até a chegada do cancerigeno bozo a situação era melhor. Esse ser excrem precisa ser preso urgente e toda cambada.

    3. Virgilio Elisio da Costa Neto

      Excelente comentário, Elcio Matos.

  34. Ernesto Pichler

    A democracia vence! Ainda que seja a democracia relativa própria do capitalismo, pois só no socialismo pode haver democracia real, do poder popular.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Tem que ser um poliseli para achar que Venezuela e Rússia são países socialistas. Chamam-se "países socialistas" aqueles que têm um governo socialista, como China e Cuba, mesmo que tenham um programa de desenvolvimento de capitalismo de Estado (China), ou um programa de resistência a um bloqueio criminoso (Cuba).

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Caro Ernesto. Não existe socialismo, a não ser teórico. Todos os humanos, com exceção de alguns silvículas isolados, são essencialmente capitalistas. Inclusive você. Há países, pouquíssimos, que logram ter governos e administrações socialmente honestas (Suíça, Canadá, Finlândia, p.ex), mas não há países socialistas. Há países comunistas sob permanente caos social psicológico e privações. É assim. Democracia, por sua vez, é outra coisa.

    3. Arthur Danton

      Perdeu mané Poliseli.

    4. MARCO ANTONIO POLISELI

      Igual na Venezuela, Honduras, China, Coreia do Norte, Rússia, aff

  35. Andre Moraes

    Pode escrever. Vai acontecer o mesmo com o Milei, se ele não der um golpe. Muitas das reformas que ele fez eram inevitáveis; mas deixar crianças e famílias em restrição alimentar e jogar em 1 ano, 55pp da população na miséria. Não tem como perdoar; as urnas darão o troco.

    Responda
    1. Andre Moraes

      É Gil, você acha que o fascistao argentino vai sair de boa do poder? Eu tenho minhas dúvidas. Uma autocrata se embriaga pelo poder.

    2. Gil Filho

      Mais um fascista pensando em golpe? Cadeia nessa gente urgente

  36. Andre Moraes

    Ninguém aguenta a direita por muito tempo, quando eles começam com as políticas de austeridade que se restringem aos cortes no povo. O tempo de validade deles é de um mandato. Acontece que a esquerda, apesar de ser melhor na condução das políticas públicas ,não consegue dar muitas das respostas que o povo massacrado pelo capitalismo busca,; seja direita ou esquerda, ambas são tuteladas pelo capitalismo financeiro e os donos do país, a diferença é que a direita é composta de funcionários da turma

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Em um mundo neoliberal, com organizações multinacionais neoliberais é difícil entregar melhorias seja pela esquerda ou direita democrática. Entregam estagnação e concentração há quarenta anos. Chegamos no ponto crítico onde a extrema direita e ditadores tomam poder. Temos que mudar a ordem mundial, mas isso é muito difícil. Foi preciso duas gdes guerras para que isso ocorresse no passado.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Nada eh perfeito. Temos sempre que buscar o que de melhor existe para governar, apesar dos defeitos. Até a direita , qdo não for golpista , eh claro , uma opção que deve ser respeitada. O que não dá eh a direita liberal e facista, golpista. Falsa , só tem um objetivo, grudar no trono, usando QQ subterfúgio.

    3. Ernesto Pichler

      É verdade, Moraes. O fato é que a esquerda nunca esteve no poder, seja lá, seja aqui.

  37. jayme terra

    Grande vitoria. Calem-se bozoloyds e bolssonaristas. Vão chorar junto do caraco da argentina. Avante proguessistas.

    Responda
  38. Marcelo Vallehario

    Lamentarei muito se a esquerda ganhar no Uruguai. O Uruguai na mão da direita se transformou em um país próspero economicamente e socialmente. Muitos empresários saíram do Brasil do desastrado Lula/Taxad para o Uruguai. Parece mesmo que o povo gosta de sofrer. Veremos agora o Uruguai sendo destruído, assim como o Brasil está sendo.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Besteira apaixonada pela insanidade.

    2. Edemar Afonso Gonçalves

      A Frente Ampla ganhou. A destruição está no seu cognitivo Vallenaro,se cuida.

    3. jose carlos toledo junior

      Esse não tem vergonha de inventar e mentir no teclado. Será que faz isso pessoalmente? Kkkkkk. Qta mentira óbvia. Já que quer, aprenda a mentir.

    4. Rafael Pimenta

      Esse aí vive na terra plana, onde George soros e a rede Globo são comunistas.

    5. Gil Filho

      Só na sua cabecinha de fascista que isso aconteceu... Se assim o fosse permaneceriam no poder A direita e o estrume deste mundo .

    6. José Antônio

      ´´A grande elevação da carga tributária ocorreu tanto no governo militar —de 16% do PIB (período do comunista João Goulart) em 1963 para 26% (período da Ditadura Militar), em 1970— quanto no de FHC —de 26% em 1995 para 32% - Paulo Guedes deixou um pico recente de 33,1% de carga tributária. No primeiro ano de Haddad, a carga caiu para 32,4% (Sobre memes e justiça tributária Ao tachar Haddad de 'Taxad', os ricos passam recibo do receio de perder mais desonerações injustas - Aqui na Folha).

    7. wanderley dantas

      Falou muita bobagem!! Exercite um pouco a racionalidade!!

    8. Geraldo Carvalhares

      Kkkkkk

  39. Edson Marcos Morozini Júnior

    Uruguai é um país muito mais estável politicamente que o Brasil

    Responda
  40. Rosa Alice Ferro Amaro

    A Folha com dificuldade de reconhecer a vitória da Frente Ampla. Segurou o que pode!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Bobagem.

  41. CAMILO DE MELLO

    Parabéns ao povo uruguaio...

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      A alternância de poder entre a centro direita e a centro esquerda é salutar, Poliseli. Deixa de ser infantil.

    2. MARCO ANTONIO POLISELI

      Â… ladeira abaixo

  42. Edemar Afonso Gonçalves

    Viva o povo uruguaio.

    Responda
  43. RICARDO MUNHOS DE CAMPOS

    Ditaduras nunca mais.

    Responda
    1. jayme terra

      Cade os extremistss facis//tas se manifestando que houve fraude. O caraco argentino tah quietinho. Eduardo banana bolsdonaro e bia kis mudos.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.