Juliano Spyer > Igrejas são algoritmos e filtram notícias sobre a trama golpista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Enviei um comentário criticando a CENSURA que estão tentando impor nas redes sociais e a Folha não publicou . A Folha é a favor desta censura , que será feita por polÃticos oportunistas e aliados de ocasião que agora se acham TUTORES? Claro que se trata só de reprimir a oposição e calar a opinião pública . A Folha apoia este tipo de “ democracia relativa “ ?
O antropólogo - terrivelmente evangélico - se tornou a sÃntese da folha, que era de São Paulo, agora é de Jesus.
Censura dos robôs analfabetos da Folha está cada vez maior .
PolÃticos e mÃdia não tem mais credibilidade porque são manipuladores , seguem seus interesses . Depois que recebem os votos , esquecem os eleitores . Estes por sua vez esquecem de demitir estes polÃticos ruins na próxima eleição . E não precisa ser nenhum Sherlock para concluir que é por isto que o governo vigente & meia dúzia de aliados quer CENSURAR a Internet , ou seja , calar o povo e tentar seguir oprimindo com monopólio de opinião. Não à CENSURA e aos falsos TUTORES !
O zelador (bolsonarista rocho) de um prédio vizinho abriu uma igreja evangélica na garagem de sua casa na periferia de um municÃpio da grande São Paulo há 1 ano. Agora pediu demissão pq já abriu uma filial e tem que ter tempo p pregar, administrar a igreja e decorar a nova casa adquirida não mais na periferia. Quer ficar rico no Brasil? Antigamente se respondia: abra igreja ou bordel. Essa última opção nem é mais considerada. Esperar o quê? O mundo é dos espertos não de Deus.
É a melhor coluna de humor do jornalismo brasileiro.
A ironia é que a noção atual de que só existem narrativas remonta a figuras ditas de esquerda, principalmente o Michel Foucault. Se bem que figuras da esquerda tradicional da época já se opunham, talvez profeticamente, a ele como representando a decadência francesa.
Eita, carÃssimo, co'didoido - aliás, de doido, coisÃssima nenhuma, de gente sssaafada: se é isso que circula como notÃcia factual no Zap distribuÃdo por igrejas e pastores, seus fiéis estão sendo enrolados. Bom, não que haja qualquer novidade nisso, mas surpreende que nem um jornal nacional se assista mais. Creio que o único teste em questão é o da impermeabilidade à realidade comum aos concidadãos: o método em si, era teste na época do brexit; funcionou e impulsionou TrAmp e Bozo. Tá comprovado
Falam tanto em Jesus, mas seguem o caminho da mentira, esquecendo que o Demônio é o pai da mentira.
Pouco me importa o que as igrejas fazem com seus seguidores, afinal ali, na minha opinião, estabelece-se uma relação de troca comercial como outra qualquer. O que me deixa indignado é o fato desses balcões comerciais não pagarem impostos.
Concordo: igrejas deveriam pagar impostos…assim como os sindicatos. Estes têm donos milionários e exploram os sindicalizados. Concorda?
Ah, tô convosco e não abrosco, cara Karina: quedê o Leão nessa fita? Não precisa devorar cristão, coisa que tá meio fora de moda, mas podia morder o bolso desses pppiicaretas, né não?
Se no paÃs fosse dado o devido valor a um sistema educacional de qualidade, avançado, crÃtico e transformador, com a devida qualificação e salários adequados aos professores, não estarÃamos vivenciando essa indigência intelectual e moral. Toda essa precarização convém aos verdadeiros donos do poder, o denominado Mercado Financeiro, para a manutenção de uma população colonizada, fanatizada, comandada. Para que a renda do paÃs permaneça na mão dos poucos privilegiados.
Ou seja: nunca conheceras a verdade e serás escravo de falsos profetas, de vendilhões dos templos.
Se essa é a vontade de Deus, amém!
o tÃtulo da matéria bem poderia ser: "igrejas são antro de desinformação: entenda porque a culpa é sua"... alias bem poderia ser 90% dos tÃtulos dessa coluna aqui
De fato, desde o Brexit induzido pela Cambridge AnalÃtica vimos o poder maléfico da maledicência nas redes. Mas acredito que o vÃrus vai gerar anticorpos na população, e precisamos ter paciência. E desenvolver algum tipo de vacina, quer dizer, atuar com competência na contra-informação, identificando quem recebe essas mentiras maliciosas e encontrando um jeito de chegar com a realidade didaticamente explicada.
Sr Vieira, por favor me permita dizer que tenho uma consideração sobre a vacina da contra-informação: ela precisa trabalhar em conjunto com o sistema imunológico, que no caso é o repertório educacional da pessoa. Eu realmente espero que estejas certo, mas sem ensinar lógica e inferência usando ferramentas como matemática, filosofia e análise crÃtica de discurso, as chances diminuem muito. Essa é uma preocupação que tenho. Isto posto, agradeço seu comentário.
Templo é Dinheiro
E adianta falar c evangelicos?
Adianta desconsiderar evangélicos como se eles não fossem parte da sociedade? Essa é uma ideia nociva e preconceituosa.
Não é exatamente uma novidade o papel das redes sociais no modo de se fazer polÃtica. O foco nos evangélicos - como seita, sem nuances - facilita a análise, mas também é equivocado. Giuliano da Empoli vem se destacando no estudo dos mecanismos de poder por trás das redes. Andrés Bruzzone também.
Sua constatação é deveras preocupante, Sr. Spyer e acredito que ela seja plenamente verossÃmil. Mas então o que o governo e a parte da sociedade esclarecida (que se guia por fatos e notÃcias crÃveis) deveria fazer ? Embarcar nessa nau de insensatos que prefere viver à margem da realidade, no Bolsoverso, acreditando em fake news e apenas nas "narrativas" que seus pastores permitem serem semeadas em seus templos ?
Não foi a Internet que levou Trump de volta à Casa Branca. Foi a alta no custo de vida. Kamala representava o governo atual, reprovado pela maioria. O resto foi secundário. As pessoas votam de mão no bolsa. Acham que a vida piorou? Votam na oposição. No mundo inteiro, governos vêm perdendo eleições.
Penso igual a você! O povo consciente vota de acordo com a situação de momento. Com exceção dos evangélicos que vota orientado pelo pastor, o resto vota na esperança de vida melhor e, não no sonho de paraÃso após a morte.
O que esperar de pastores mercadores da fé que se aproveitam de boa parte de pessoas ingênuas que frequentam cultos nesses templos acreditando que pregam a palavra de Deus? Muitos com denúncias de sonegação, desvio de dÃzimos, alguns com dinheiro na cueca como já mostrado em notÃcias
Excelente artigo. Nos mostra uma realidade totalmente desconhecida pela maioria das pessoas que se informam pela mÃdia tradicional. E acho que até por quem trabalha nas midias tradicionais. Xingar o colunista ou tentar desacreditar a matéria é fazer igual aos negacionistas. Apenas aceitando e assimilando a verdade revelada no artigo será possÃvel lidarmos com ela e tentarmos encontrar uma maneira de quebrar esse "algoritmo" do mal.
O relatório da PF tem mais de 200 paginas detalhando as condutas criminosas dos envolvidos. E Spyer vem dizer que as mentiras veiculadas nas redes in-sociais por pastores mentirosos e aloprados evangélicos se contrapõem ao minudente trabalho da PF . E o que é pior, dá aval indireto a essas mentiras! Parece que estamos numa nova Idade das Trevas. Aonde isso vai chegar? Haverá mais fanáticos perpetrando mais atentados, inspirados por esse amontoado de asneiras e mentiras divulgado nessas igrejas?
Para mim, o fato de quase dois anos após o oito de janeiro o inominável inelegÃvel ainda estar solto e vomitando as imbecilidades de sempre pelas redes antisociais funciona como um atrativo para os descerebrados "camicazes".
Esses pastores fariseus dissimulados só querem poder e dinheiro aqui na terra, são mais adteus do que eu, pois se acreditassem nessa lenga lenda de salvação eterna como pregam, fazendo tudo ao contrário do que Jesus ensinou, iriam arder no fogo do inferno, mas como sabem que essa é a história da corochinha que só serve pra meter o terror nos seguidores e se dar bem.... se Deus existisse já deveria dar fim nesses seres asquerosos.
Esse artigo, que apresenta a mistificação e a mentira pura e simples sendo usada pelas suas amadas igrejas (neo)pentecostais, deveria ter um tom de severa crÃtica, de denúncia, mas não tem. Para ele, é normal, "faz parte". Como alguém pode levar esse cara a sério?
Agora mesmo, acabei de assistir o Jornal Nacional da Globo. Não foi falado uma silaba sobre o plano para dar um golpe no Brasil. Isso é muito estranho, pois se trata do assunto q mais tá em evidencia no momento.
Passou no Fantástico, e no Jornal da Globo posterior a essa edição do JN que você citou. Novos áudios no Jornal da Globo, inclusive. Não sei se passou algo na segunda no JN
Aqui, ao contrário dos EUA, vai ter cadeia para Bolsonaro, que já está inelegÃvel e assim permanecerá. Os evangélicos logo estarão adorando outro bezerro de ouro.
Debarros, até 2026 o que não vai faltar é bezerro de ouro. Temos fábricas deles.
Ja estao. tarcisio e nunes prometem continuar o radicalismo de direita, inclusive com tentativa de golpe. Estao todos migrando para esses dois falso-profetas.
Eh triste como nessas igrejas, as forcas do mal e da avareza se organizam para tomar posse da mente de pessoas simples. A maioria desses se dirigem aos templos em busca de conforto espiritual, mas saem de la radicalizados, acreditando se tratar de demonios corruptos aqueles tentam lhes ajudar; enquanto sao manipulados a considerar como seres angelicais os espertalhoes que lhes tomam recursos e os faz acreditar em mentiras.
A solução é desmembrar o jornal em vários influenciadores com trejeitos rudes para dar as notÃcias nas redes Choque de Cultura no lugar do JN pra ontem!
Que barbaridade. Os "pastores" estão distorcendo os fatos, elaborando "fakenews" pra apresentar uma nova versão mentirosa dos fatos pra seu rebanho?
Como assim? A PF elaborou um documento de oitocentas páginas sobre o caso da tentativa do golpe estado. E as igrejas devem imitar o UFC americano e acreditar no que os jovens falam nas redes? Mentira é pecado. Que realidade desoladora! Os próprios reformadores (protestantes) ensinaram que até o que o pastor diz tem que ser confrontado com a BÃblia. Eles deixaram esse belo legado.
O autor do texto pode informar quais são os "casos de "terrorismo de esquerda" desconsiderados pela mÃdia" que foram ecaminhados como denúncias para ele? Apenas mencionando esses "casos", o autor contribui para a desinformação. Ou bem diz quais sao essas denúncias ou nao as menciona.
Eu também queria saber quais são esses casos de terrorismo de esquerda.
Um ponto de vista muito interessante: a realidade sendo criada e recriada pelas redes; opiniões dadas como se fatos fossem; campo aberto para enganos em massa;
E o que propõe o nobre colunista? Que desçamos ao nÃvel dos pastores divulgando fake news para combater fake news? Se os evangélicos abraçam a ignorância, devemos adotar a ignorância como método para conquistá-los?
Sr Sayeg, não posso falar pelo colunista, mas usar desinformação certamente não é uma estratégia ética. Não se resolve este problema facilmente e nem usando a ferramenta errada. Se eu tivesse uma solução, eu compartilharia, mas não tenho, infelizmente.
Enfim, os pastores mentem o tempo todo para o rebanho, que acredita em tudo, em nome do divino, e o colunista acha o horror algo lindo.
O que cada vez mais fica provado é que esses atos em si não são atos isolados ou coisa do acaso. Vai se provando que existe uma rede muito bem organizada para enganar as pessoas e torná-las massa de manobra. Um movimento não só nacional, como internacional orquestrado pela extrema direita.
Como dizia Eduardo Cunha: Deus tenha misericórdia dessa nação... Adiantando: Ele não vai ter...
Gado é gado, não importa qual religião.
O colunista, tadinho, sofreu lavagem cerebral dos "jornais" e acha que os outros é que estão errados... Petistinha bobinho!
DifÃcil acreditar que um adulto possa emitir opiniões como as dele, mas há um método nisso tudo e ele e os Florentinos, Lises e afins o fazem diligentemente todos os dias.
Aqui o ethos bolsonarista se manifestando em sua plenitude: esse sujeito agacha e deposita essa excrescência; uma fila de um indignação e perplexidade se forma; ele nem se dará ao trabalho de debater aqui - já está de cócoras fazendo o mesmo em outra notÃcia qualquer, dia sim e o outro também.
O Spyer petista? Olha, Giovani, se este não for o primeiro artigo deste apologista do pentecostalismo que você lê, você simplesmente não pensa, é orientado por pulsões básicas.
A infantilidade de Giovani chega ao extremo. Ele deveria voltar no tempo e tentar aprender alguma coisa util na vida.
pelo nÃvel da frase, o Giovani deve ter aprendido isso no wazapi .
Meu DEUS!!! Giovani: tu aprendeu tudo isto na igreja evangélica ?
E olha só que raciocÃnio brilhante: se é petista também deve ser "bobinho"
E só por ele pensar tu já conclui que ele é petista.
Pois é. O colunista está pensando e expõe seus argumentos. Talvez isto te assuste.
Ah tá.... agora é tu quem vai decidir o que é lavagem cerebral. Te apruma !!
Que triste.
em outras palavras, o mundo é dos mentirosos
Eu conheço gente que acha mais importante uma notÃcia nas redes sociais do que a investigação da polÃcia civil ou federal, sem sabem que você não esconde seu IP fixo nem seu roteador e nem seu processador e imeis de celular ou processadores e núcleos de computador, tudo que você passa por um software vai para uma ou várias centrais.
Só que um lado mente, não é mesmo?
Se houver N lados, todos os N lados mentem em algum grau, porque não existe informação que consiga apreender a complexidade da realidade. A diferença mais relevante que consigo observar está na intenção. A distorção da informação pode ser, e muitas vezes é intencional e quando é, ocorre com qual objetivo ?
mas a mentira é mais fácil de se espalhar, e mais fácil de acreditar
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Juliano Spyer > Igrejas são algoritmos e filtram notícias sobre a trama golpista Voltar
Comente este texto