Joel Pinheiro da Fonseca > Como continuar bolsonarista depois do que foi revelado? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. BENEDITO DE OLIVEIRA JR

    Latinos somos sentimentais, superficiais e desagradavelmente frívolos. Sejamos mais objetivos: Sigam o dinheiro!!! Encontrarão os verdadeiros corruptos, manipuladores e os verdadeiros donos do Poder.

    Responda
  2. Maria Alice Costalonga

    Gostaria que Bolsonaro continuasse inelegível para sempre, e precisamos de outro candidato que não lula.

    Responda
  3. CESAR PAES

    Joel, nem achava possível alguém ser bolsonarista até a eleição de 2018 dada a característica extremista da pessoa, quanto mais agora. Mas diga uma coisa: Como é possível você ainda passar pano na Lava Jato depois de tudo que foi revelado?

    Responda
  4. Chiara Gonçalves

    "Como continuar bolsonarista depois do que foi revelado?" Uai, os bolsonaristas não foram pra porta do quartel clamar pelo golpe?! Ser bolsonarista é ser antidemocrático em essência (não, amor, não tem bolsonarismo "moderado", reza-se pra pneu, apela pra et, explode a cabeça). A respeito dessa desejada autocracia, alguns cinicamente, diria escarnecidamente ("aceitem a democracia"), fingem demência, e os mais ingênuos que acreditam num mito salvador, favor aguardar a próxima encarnação.

    Responda
  5. João Batista Beltrame

    Há mais ou menos 3 horas atrás, o leitor desta Folha, Laudgilson Fernandes, refez a pergunta do articulista..., e, acabou compondo uma síntese dos fatos de maneira espetacular. Foi cirúrgico. Clareou tudo... Aconselho a leitura. Fica logo aí atrás...

    Responda
  6. Edemar Afonso Gonçalves

    Pergunto ao fãmulo da plutocracia,aprendeu?

    Responda
  7. Jurema Nordeste

    Sim, responda aí Joel. Acreditamos que você tem essa resposta

    Responda
  8. MARIA APARECIDA MARTINS

    A pergunta mais cínica de todas: Bolsonaro. sabia? Pelamordedeus. Pode arranjar emprego no PL.

    Responda
  9. Ricardo Achilles

    Algo está escapando as investigações. Um general como vice de um capitão. Em um regime democrático, onde ambos seriam eleitos, tudo bem. Em um regime militar ditatorial, o alto comando do exército se submeteria às ordens de um capitão? Porque a estratégia de um general como vice? Seria possível um "Bolsonaro rainha da Inglaterra?"

    Responda
  10. ELIANA Imai

    Tudo indica que bolsonarismo é doença incurável. O golpe militar e a volta da ditadura é desejo de todos bolsonarista raiz

    Responda
  11. Paulo Augusto

    Quem apoia a fami lícia, é porque não se importa com fatos e dados e sim com as fake news do grupo no zap.

    Responda
  12. Djan Zanchi da Silva

    Como ser bozonarista sabendo-se que o "líder" é o bozo?

    Responda
  13. PAULO PETRASKI

    Quanta ingenuidade. Tudo foi planejado. Vários grupos foram formados. Do gabinete do ódio partiu a missão de fazer ferver os grupos de Whatsapp com mentiras, discurso de ódio e sugestões direcionadas. Isso culminou com o que ocorreu em janeiro e depois os protestos ao lado dos quartéis. E é obvio que o Bozo sabia de tudo, inclusive preveu um possível contragolpe, tanto é que foi para os EUA. E os radicais vão continuar apoiando o Bozo para toda a vida, pois se identificam com o discurso dele.

    Responda
  14. Daniel Dias Damasceno

    Os bolsonaristas continuarão a ser Bolsonaro, do mesmo jeito que os petistas continuam a ser Lula. Mesmo depois de toda corrupção escancarada do Lula e do PT, continuam a ser Lula. Simples assim... meu caro!

    Responda
  15. Rui Quixote

    Desde quando bolsonatista é um tipo com apego à democracia? Só sendo muito inocente para esperar debandada depois das atuais descobertas. Para essa gente, quanto pior, melhor. Claro, esse pior sendo protagonizado pelo "mito".

    Responda
  16. Helio Cardoso

    Sempre defenderei a continuidade da rês que crê. O gado que não acreditar no fujão "muambeiro de Orlando" não é gado. Melhor assim, os zumbis lacaios ao candidato à ditador não serão convidados pra festa do dia do enjaulamento. Sendo, como disse o Zé Simão, "A extrema direita é extrema até na extrema ignorância", não há oposição melhor!

    Responda
  17. José Cardoso

    Como continuar trumpista depois do 6 de janeiro? Pois é...metade dos EUA continuou. Infelizmente acho bem provável que o mesmo ocorra aqui.

    Responda
    1. Gilberto Camargos

      Pois é, e como continuar lulista depois do Mensalão e do Petrolão?

  18. Daniel Dias Damasceno

    Colunista, respondendo sua pergunta. Do mesmo jeito que você continua sendo Lulista. Depois de toda a corrupção escancarada do PT e da esquerda. Simples assim, não é?

    Responda
    1. Rui Quixote

      Vc tem certeza que Joel é lulista? Ah, para vc qualquer um que apresenta crimes e críticas ao "mito" é lulista. Vc vive nesse mundo.

    2. Gilmar Maghenzani

      se bebeu ou tomou cloroquina meu caro pq O Joel petista? acho que vc errou a coluna

  19. Luciana Villamaina Centeno

    Diante do seu questionamento:"Assim, pergunto a você, que votou em Bolsonaro no primeiro turno e o apoiou como alternativa política para o país: será que ele é digno desse apoio?" . Eu pergunto a vc: O que faz um ser humano votar, defender, admirar um perverso que enalteceu Ustra durante o impeachment/golpe da presidente Dilma?

    Responda
  20. EDUARDO DE ALENCAR

    Esse roteiro de filme série C que você escreveu é cheio de buracos. Se o Bolsonaro não quis dar o golpe, ainda que supostamente o tenha cogitado, qual crime foi cometido? No 8 de janeiro, o atentado "violento" consiste na depredação de prédios públicos, sem armas, sem organização, em um domingo, por vândalos e velhinhas com bíblias.... muito menos do que as bombas lançadas nos ministérios pela esquerda nos protestos contra o Temer, que não foi considerado gópi pelo Joanel

    Responda
    1. Chiara Gonçalves

      Aí, Joel, um jeito de vc continuar bolsonarista, agora que foi surpreendentemente pego com tamanha novidade.

    2. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

      O covarde do Bozo é o canastrão desse filme C que você classifica.

    3. Pedro Albuquerque Neto

      Ô Eduardo de Alencar, em 1964 o golpe foi dado com a bíblia na mão e com o terço no pescoço, tudo em nome de Deus, da família e da propriedade. Não foi no domingo, mas no dia da mentira. O 8/1 foi mais cosmopolita: quiseram imitar a tentativa de golpe do Trump q ocorreu no 6/1. Q papo furado é esse teu, ô De Alencar?

    4. Alberto Henrique

      Tadinho do 3ostanaro, né. Hahahahaha

  21. Alaor Magno

    Quem foi rei nunca perde a majestade.

    Responda
    1. Alaor Magno

      Rei das mumunhas.

    2. Humberto Isidoro

      kkkkkk o rei imbro chavel...o rei incomivel, o rei imorrivel, o rei inelegivel, o rei indiciavel..

    3. Helio Cardoso

      Queria ser rei, mas virou muambeiro em Orlando!

  22. Raymundo Itareru

    eles tem outras alternativas piores, tem os governadores de SP, MG, PR, e GO cada um pior do que outro

    Responda
  23. Javert Lacerda

    Uma vez Flamengo...

    Responda
  24. cezar moura da motta

    Simples, meu caro. Populismo barato, mídia desonesta e inexistência de Justiça. Ou seja, da mesma forma que metade da população ainda vota em Lula e no PT depois de tudo o que se soube sobre a era PT. Tentam, quase à força, reescrever a história, como ser nada tivesse acontecido. Mas aconteceu, e metade do país se lembra...

    Responda
    1. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

      Mais da metade agora sabe que o Bozo é bundão.

    2. Alberto Henrique

      Tadinho do 3ostanaro, né. Kkkkkkkkkk

    3. Raymundo Itareru

      e a outra metade sabe que não é só o pt que roubou, e melhor, não é golpista

  25. Humberto Isidoro

    A pegunta do Joel "Como continuar bolsonarista depois do que foi revelado?" , o proprio joel tem elementos para responder ja que ele é um bo zo lino entusiasmado.

    Responda
  26. Fernando Alves

    A coluna do Joel é a resposta, já que ele está incluso entre os bolsonaristas que não vão largar o osso: 'finjam uma indignação até o assunto sair dos holofotes. Pode ter certeza que logo aparece algum assunto do tipo declaração da Janja pra gente acusar o governo atual de ditadura e voltar a adular o nosso mito pelo compromisso dele com a democracia e a liberdade '

    Responda
  27. hernando josé rocha franco

    Primeiramente a pergunta do colunista terá que chegar a quem se destina. Como vivem numa realidade paralela!!!

    Responda
  28. Laudgilson Fernandes

    A pergunta correta seria: você continuará a ser um racista, homofóbico, misógino, nazifascista mesmo sabendo que o seu mito além de golpista é um covarde chorão e ladrão de joias? Continuari a votar nesta casta entreguista e corrupta? Nestes pseudo cristãos de arminnhas nas mãos?

    Responda
  29. Humberto Isidoro

    Joel , é aquele que dizia que ja acabou a ameaça e que nada aconteceu. Agora com avanço das investigações, vai mudando um pouquinho, mas só um pouquinho. Continua tirando a responsabilidade do imbro chavel, incomivel, imorrivel, inelegivel e agora indiciado. já são cinco Is.

    Responda
  30. josé almeida

    Enquanto o sujeito for coerente e defensor do que é certo, deve permanecer bolsonarista.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Tadinho do 3ostanaro, né.

    2. Alaor Magno

      Dependendo do certo pode ser errado.

  31. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Joel, o 8 de janeiro não foi ato desesperado de órfãos do líder. Foi o plano B de Lawand, e já estava elucidado naquele tempo. A ideia era usar a baderna como justificação para uma GLO, ideia que o Múcio, orientado pelos seus amigos generais, soprou no ouvido de Lula para ver se colava. Seria a armadilha fatal para a tomada do poder direta pelos milicos, e Bolsonaro poderia ficar completamente fora do movimento, já que para muitos generais ele nunca foi mais do que um fantoche.

    Responda
    1. Carlos Ernesto de Oliveira

      Uma boa razão para o suposto golpe ter sido abortado: generais preparados e conscientes jamais se deixariam liderar pelo parvo inominável;

  32. Marttonio Nunes

    O colunista interroga se Bolsonaro é digno do apoio de seus seguidores porque ele não é golpista o suficiente?

    Responda
  33. Alberto Melis Bianconi

    Joel ajuda na defesa do ex-candidato a tirano, fingindo censurá-lo. O leitor consegue justificar a manutenção do apoio? Mas ele traz uma questão real, que me parece, a primeira vista, merecer atenção. Há evidencia de apoio do ex-presidente a um golpe antes da posse, mas não ao que foi tentado no oito de janeiro. Mas a fuga pode não ter sido fuga, pode ter sido a construção de um álibi. Precisamos manter a calma, julgar sem açodamento.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Pois é Carlos. Nem sabia da atitude de Mussolini, mas aqui mesmo sempre houve interpretações diversas. Eu mesmo, inicialmente, achei que ele fugia. A imprensa, as redes e mesmo a política costumam cultivar uma pressa perigosa. Lula só saiu por cima porque soube aceitar com serenidade o prazo do nosso lento judiciário. O que não quer dizer que funcionaria igual para Bolsonaro.

    2. Carlos Ernesto de Oliveira

      Bem lembrado: em Out1922, Mussolini se retirou para Milão para que a turba ensandecida preparasse o terreno na Marcha sobre Roma, e voltou a Roma aclamado como primeiro ministro, mas só depois de se certificar do sucesso da Marcha.

  34. Armando Moura

    a trama do golpe não foi para frente porque faltou apoio externo. Os demais generais viram que o país iria entrar num limbo. O apoio de ruralistas, profissionais liberais e financistas não era suficiente. Apos as eleições, antes de assumir, Lula foi chamado por Biden, encontrou macron, chanceler alemão e discussou no parlamento europeu. A punição severa dos lideres é inadiável, Trump assumiu os EUA, então o risco agora é imediato.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Provavelmente o sr. está certo sore as motivações que levaram os militares a recuar. Não foi um inesperado arroubo de patriotismo verdadeiro. Mas não acho que a eleição de Trump mude o cenário completamente. Temos tempo para digerir esse sapo e seria bom que isso fosse feito com o funcionamento normal das instituições do judiciário. Precisamos aprender a seguir as regras do jogo.

  35. José Bernardo

    Joel, o oito de janeiro muito provavelmente não foi um ato desesperado de golpistas órfãos, como não o seriam a derrubada de torres e tumultos em outras capitais, que possivelmente se seguiriam: a decretação de uma GLO em Brasília seria o ponto de partida do que poderia chegar à decretação de um estado de sítio, ao afastamento do governo eleito e à tomada do poder, com ou sem bolsonaro. Amplie e aprofunde sua reflexão.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Concordo com seu argumento. Mas, no julgamento de Bolsonaro, faz diferença se foi com ele ou sem ele.

  36. NELSON LIMA

    Um sujeito que foi preso por 15 dias e expulso do exército, que como deputado foi uma nulidade, como presidente uma mediocridade e que só prestou (des) serviço, e como golpista é um covarde e incompetente deixando seus pares ardendo na fogueira, serve para que além de mamar e botar a família inteira a viver de mamatas e mazelas do erário público? Cada MITO que aparece nessa terra?

    Responda
    1. Chiara Gonçalves

      Ae, Nelson, lançou a ficha do homi. Pegou no LinkedIn ou foi no Jusbrasil?

  37. MARIO RAMIRO

    O curso de filosofia parece não ter dados bons resultados com este membro do Conselho Editorial. As reflexões e especulações "expressas" no texto tem a profundidade de uma pocinha, na qual se reflete o bolsonarismo implícito que empurra para a turba violenta a autoria do golpe. Joel, Joel, mas que papel....

    Responda
  38. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Face a loucura com método que se tornou o STF , um alerta para os xandistas: Se o líder da seita não se afastar do inquérito o mesmo tende a ser anulado no futuro. Ou seguimos a constituição ou corremos o risco de passarmos vergonha perante ao mundo , de novo , como tem ocorrido com o esfacelamento da lava a jato.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      ... em que ele é vítima dos acusados e de seus minions que o atacam porque sabem que são culpados? Não sou jurista, mas acho que em qualquer um.

    2. Marco A Moreira

      Senhor Alberto em qual País democrático um juiz julga onde ele é vítima? Leia sobre princípio do juiz natural. Precisa um artigo na constituição estabelecer isso? Onde está escrito que o alto comando do Exército não pode apoiar um golpe?

    3. Alberto Melis Bianconi

      A Constituição não exige o afastamento de Alexandre de Moraes. Mas acredito que ele deveria mesmo se afastar do protagonismo. E o julgamento público a que está sendo submetido, merecidamente, o Bozo, não é nenhum pronunciamento do ministro, muito menos do STF. Também é cedo para se cravar um resultado, parte da investigação ainda está sob sigilo.

  39. José Augusto Bernabé

    Se acovardou não, ele simplesmente vetou e deu aval consciente de um autentico Presidente da República às Instituições Democráticas apesar dos pensamentos eufóricos de alguns de seus auxiliares, pensamentos esses que hoje por pura vingança da prisão em Curitiba do atual e medíocre Presidente se manifestam claramente no desejo de mais uma facada, desta vez fatal, para essa esquerda não bastou a anistia as vítimas da Ditadura militar eles querem Vingança, eis aí o Tribunal do Ódio.

    Responda
    1. Helena Hawad

      O autêntico Presidente da República cioso das Instituições Democráticas inclusive fez questão de reconhecer a derrota eleitoral, cumprimentar o vencedor, e dignamente lhe passar a faixa na solenidade própria.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Também não Bernabé. Bozo escafedeu-se para isenta-se da festa de Selma. Arrumou um álibi para não ser envolvido na lambança.

    3. Edailson Monteiro Rodrigues

      Realmente ele não se acovardou, ele sempre foi covarde.

  40. Tadêu Santos

    ORA ORA, APENAS SER FIEL AO MITO DAS RACHADINHAS, agora não é mais mito, pifou e agora é PÃFIO INELEGÃVEL e com um pé no presídio da Papuda. Nos debates eleitorais na TV, o "miliciano monossilábico" JMB chamava o Lula de presidiário, em breve ele que será 'eterno presidiário', enquanto o processo judicial do Lula foi anulado, porque ñ existe apto e nem chácara, ENQUANTO QUE O BOLZONARO...

    Responda
  41. Edailson Monteiro Rodrigues

    "trama de golpe não foi para frente porque Bolsonaro se acovardou", ele não se acovardou, ele sempre foi covarde.

    Responda
  42. Edailson Monteiro Rodrigues

    Quem não te conhece que te compre joelito

    Responda
  43. Luiz Gustavo Amorim

    A adesão a um sujeito como esse é a expressão do ressentimento, do culto à ignorância, da mentira sem pudor. Ao fazê-lo, a pessoa já renuncia de antemão aos fatos, à razão e à civilidade. Estão trancados na alegoria da caverna de Platão, esperando a próxima sombra e nada irá demovê-los a sair de lá.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      *demovê-los da ideia de continuar lá, melhor entendido.

  44. AROLDO DE SOUZA CHAGAS

    Mito e religião estão intimamente relacionados. O fanatismo do adepto ao mito o leva a cegueira que obstrui completamente o acesso à racionalidade. Para o bolsonarista haverá sempre atenuantes, seja qual for a gravidade da ação - ou intenção - do mito.

    Responda
    1. RODOLFO SEGABINAZZI

      Nem de "atenuantes" eles precisam já que apoiavam o "golpe".

  45. Carlos Cesar

    esse jornalista e ridículo.

    Responda
  46. Frederico Goulart

    Está perguntando isto para si próprio, Joel?

    Responda
    1. André Costantin

      Frederico você disse tudo em uma frase.

  47. ANTONIO CAMARAO

    Esse jornalista é bolsonarista de carteirinha ainda que tente disfarçar!

    Responda
  48. RICARDO SANTOS

    Ehhh Fonseca, entendo que quem estudou "filosofia" com Olavo de Carvalho tenha dificuldade de deixar de se apaixonar pelo capitão... Mas faça um esforço que você vai conseguir.

    Responda
  49. João Vergílio

    Quem votou em Bolsonaro queria o golpe desde o início e ficou torcendo por ele o tempo todo. A investigação em curso, para o bolsonarista, não serve para saber quem era a favor do golpe, mas quem era traidor. Ninguém vai se arrepender de ter votado em Bolsonaro porque um golpe estava sendo tramado. Pelo contrário. Caso se arrependa, será porque o golpe não foi dado. É preciso olhar para a nossa democracia e compreender por que metade do país está pouco de lixando para ela. Esse é o ponto.

    Responda
    1. NELSON LIMA

      Não olhe para a democracia e sim para o perfil do eleitor que vota nele. Segregacionista, racista, misógino, egoísta, escravagista, violento, fanático, extremista, retrógrado enfim esse eleitor tem todos os atributos de um débil mental que não cabe no mundo atual

  50. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Da mesma forma que muitos votaram em Lula sabendo da farra na Petrobras, sabendo do sítio de Atibaia reformado por empreiteiras e do famoso triplex. É uma lástima . Esse país não tem jeito e ainda mais com uma justiça onde juízes da suprema corte são indicados pelo executivo. Pior que tudo, as interpretações da justiça brasileira que já anulou pena de várias grandes empresas na lava jato. Honestidade aqui é opcional quando faz parte da casta política ou tem bilhões no bolso.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A força de Bolsonaro só é explicada porque boa parte do eleitorado não acompanhou o entendimento do STF. E tem bons motivos para isso, porque se limitou a julgar a incompetência da vara de Curitiba e a suspeição de Moro. E ficou nisso. Não foram devidamente julgados e punidos, o ex-juiz mau caráter e seus procuradores amestrados. O eleitor até confia nas instittuições, mas não cegamente, no que está correto.

    2. Marcos valerio André da silva

      Os dois são santos, rssssss

    3. Felipe Macedo

      A diferença é que contra Lula nunca acharam nenhuma prova, absolutamente nada. E olha que o presidente e sua família tiveram suas vidas devassadas por Moro e cia. Já contra o projeto de ditadorzinho ladrão de joias sobram provas, muitas delas produzidas por ele mesmo ou por seus aliados. Essa falsa equivalência não engana mais ninguém

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.