Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Armando Moura

    a trama do golpe não foi para frente porque faltou apoio externo. Os demais generais viram que o país iria entrar num limbo. O apoio de ruralistas, profissionais liberais e financistas não era suficiente. Apos as eleições, antes de assumir, Lula foi chamado por Biden, encontrou macron, chanceler alemão e discussou no parlamento europeu. A punição severa dos lideres é inadiável, Trump assumiu os EUA, então o risco agora é imediato.

    Responda
  2. José Bernardo

    Joel, o oito de janeiro muito provavelmente não foi um ato desesperado de golpistas órfãos, como não o seriam a derrubada de torres e tumultos em outras capitais, que possivelmente se seguiriam: a decretação de uma GLO em Brasília seria o ponto de partida do que poderia chegar à decretação de um estado de sítio, ao afastamento do governo eleito e à tomada do poder, com ou sem bolsonaro. Amplie e aprofunde sua reflexão.

    Responda
  3. MARIO RAMIRO

    O curso de filosofia parece não ter dados bons resultados com este membro do Conselho Editorial. As reflexões e especulações "expressas" no texto tem a profundidade de uma pocinha, na qual se reflete o bolsonarismo implícito que empurra para a turba violenta a autoria do golpe. Joel, Joel, mas que papel....

    Responda
  4. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Face a loucura com método que se tornou o STF , um alerta para os xandistas: Se o líder da seita não se afastar do inquérito o mesmo tende a ser anulado no futuro. Ou seguimos a constituição ou corremos o risco de passarmos vergonha perante ao mundo , de novo , como tem ocorrido com o esfacelamento da lava a jato.

    Responda
  5. José Augusto Bernabé

    Se acovardou não, ele simplesmente vetou e deu aval consciente de um autentico Presidente da República às Instituições Democráticas apesar dos pensamentos eufóricos de alguns de seus auxiliares, pensamentos esses que hoje por pura vingança da prisão em Curitiba do atual e medíocre Presidente se manifestam claramente no desejo de mais uma facada, desta vez fatal, para essa esquerda não bastou a anistia as vítimas da Ditadura militar eles querem Vingança, eis aí o Tribunal do Ódio.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Também não Bernabé. Bozo escafedeu-se para isenta-se da festa de Selma. Arrumou um álibi para não ser envolvido na lambança.

  6. Luiz Gustavo Amorim

    A adesão a um sujeito como esse é a expressão do ressentimento, do culto à ignorância, da mentira sem pudor. Ao fazê-lo, a pessoa já renuncia de antemão aos fatos, à razão e à civilidade. Estão trancados na alegoria da caverna de Platão, esperando a próxima sombra e nada irá demovê-los a sair de lá.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      *demovê-los da ideia de continuar lá, melhor entendido.

  7. AROLDO DE SOUZA CHAGAS

    Mito e religião estão intimamente relacionados. O fanatismo do adepto ao mito o leva a cegueira que obstrui completamente o acesso à racionalidade. Para o bolsonarista haverá sempre atenuantes, seja qual for a gravidade da ação - ou intenção - do mito.

    Responda
    1. RODOLFO SEGABINAZZI

      Nem de "atenuantes" eles precisam já que apoiavam o "golpe".

  8. Carlos Cesar

    esse jornalista e ridículo.

    Responda
  9. Frederico Goulart

    Está perguntando isto para si próprio, Joel?

    Responda
  10. ANTONIO CAMARAO

    Esse jornalista é bolsonarista de carteirinha ainda que tente disfarçar!

    Responda
  11. RICARDO SANTOS

    Ehhh Fonseca, entendo que quem estudou "filosofia" com Olavo de Carvalho tenha dificuldade de deixar de se apaixonar pelo capitão... Mas faça um esforço que você vai conseguir.

    Responda
  12. João Vergílio

    Quem votou em Bolsonaro queria o golpe desde o início e ficou torcendo por ele o tempo todo. A investigação em curso, para o bolsonarista, não serve para saber quem era a favor do golpe, mas quem era traidor. Ninguém vai se arrepender de ter votado em Bolsonaro porque um golpe estava sendo tramado. Pelo contrário. Caso se arrependa, será porque o golpe não foi dado. É preciso olhar para a nossa democracia e compreender por que metade do país está pouco de lixando para ela. Esse é o ponto.

    Responda
  13. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Da mesma forma que muitos votaram em Lula sabendo da farra na Petrobras, sabendo do sítio de Atibaia reformado por empreiteiras e do famoso triplex. É uma lástima . Esse país não tem jeito e ainda mais com uma justiça onde juízes da suprema corte são indicados pelo executivo. Pior que tudo, as interpretações da justiça brasileira que já anulou pena de várias grandes empresas na lava jato. Honestidade aqui é opcional quando faz parte da casta política ou tem bilhões no bolso.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A força de Bolsonaro só é explicada porque boa parte do eleitorado não acompanhou o entendimento do STF. E tem bons motivos para isso, porque se limitou a julgar a incompetência da vara de Curitiba e a suspeição de Moro. E ficou nisso. Não foram devidamente julgados e punidos, o ex-juiz mau caráter e seus procuradores amestrados. O eleitor até confia nas instittuições, mas não cegamente, no que está correto.

    2. Marcos valerio André da silva

      Os dois são santos, rssssss

    3. Felipe Macedo

      A diferença é que contra Lula nunca acharam nenhuma prova, absolutamente nada. E olha que o presidente e sua família tiveram suas vidas devassadas por Moro e cia. Já contra o projeto de ditadorzinho ladrão de joias sobram provas, muitas delas produzidas por ele mesmo ou por seus aliados. Essa falsa equivalência não engana mais ninguém

  14. Paulo da Silva batista

    Tudo acontecendo dentro do Palácio com auxiliares escolhido a dedo e questionar se o presidente sabia ou não é demais! Ele era o maior interessado no golpe tanto que fugiu pra tem um alibe caso desse ruim!

    Responda
  15. Carlos Ernesto de Oliveira

    Fique tranquilo, Joel! O inominável vai para o ostracismo, no mínimo! E esse sufixo ismo/ista vai sumir! A pergunta correta seria: como tanta gente preparada achou que um parvo desses, para qualificá-lo no mínimo, fosse fazer alguma mudança significativa? Um zero à esquerda, como estadista, para não falar dos inquéritos em andamento.

    Responda
  16. Thiago dos Santos Molina

    Tarcísio, "o moderado das mãos de sangue da PM assassina", está assistindo tudo bem atento e sem receber críticas diretas por sua política truculenta na segurança pública

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Com aprovação de 70 por cento da população

  17. Thiago dos Santos Molina

    Joel, Joel... O problema é que vcs vão rodar, rodar, rodar e cair no colo do golpismo fundamentalista e fascistoide de novo. Marçal vem aí e ele virá com Bukele de um lado e Trump de outro e, pior, vc escreverá que é preciso aceitar o Marçalismo moderado na vida pública

    Responda
  18. Marco Ferreira

    Se depois do que o capitão fez durante a pandemia ainda existem ( muitos) bolsonaristas, isso não é nada. Enquanto a midia normalizar, e passar pano, pode cair o mundo que não adianta

    Responda
  19. Anete Araujo Guedes

    Bolsonaro nunca escondeu suas intenções de ninguém, nem a sua origem. Muito menos seu apreço aos ditadores e torturadores. Sua candidatura foi lançada, ao arrepio da Lei, na sede militar de Agulhas Negras. Todos viram, mas fingiram não ver. Deram passagem a um delinquente, um chefe de quadrilha, que tinha fortes ligações com milicianos e militares, para chegar ao cargo mais alto do país.

    Responda
  20. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Infelizmentw, o bolsonarismo tem um quê de ideologia e fanatismo muito preocupante. Principalmente no interior é formado por elites associados à classe média igrejas e militares que simplesmente veem que tudo que Bolsonaro fez está certo e tudo o mais está errado. Não confiam na ciência, na mídia e nos poderes constituídos. Não se arrependem de nada e apoiam qualquer ato principalmente contra a esquerda, da qual nutrem um ódio mortal. Lamentável.

    Responda
  21. Luciano Fernandes

    Força Joel! Vc vai encontrar outro candidato, tenha fé!

    Responda
  22. Luciano Fernandes

    Força Joel! Vc vai encontrar outro candidato.

    Responda
  23. Ernesto Solis

    Chora não Joel, vc pode continuar lam bendo as botas do Trump agora

    Responda
  24. Rita Fontanella

    Se os bolsonaristas não fossem negacionistas, poderiam até rever seus conceitos, mas é sabido que nem que diante de todas as provas vão adimitir que o mito não passa de um golpista. E pior que ser golpista é ser covarde.

    Responda
  25. César A C Sanchez

    É verdade Joel, difícil de entender, mas não impossível. Lembre do Mensalão, Petrolão (muito antes da malfadada Lava-Jato)... e os sabujos lulopetistas diziam que a Imprensa (está Folha incluída) era o PIG. Lembra? Eu lembro!

    Responda
  26. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

    "Oh céus, como, como?", geme o Joelzinho!

    Responda
  27. Marcelo Luiz de Lima

    É mais que lógico que continuarão. O que eles pediam nos cartazes? Fechamento do congresso,AI-5 com Bolsonaro no poder e muito mais. Os que se afastarão é porque diante de tudo isso, chegarão a conclusão que Bolsonaro é um covardão.

    Responda
  28. julio alves

    Hahahahaha! Joel, o comunista!!! Hahahaha! Essa Falha de São Paulo virou uma piada! E de péssimo gosto. Ler isso do bolsobarista moderado é de fazer a gente rir, para não chorar e cancelar a assinatura, como estou tentando fazer , mas a Folha não me libera.

    Responda
  29. Tiago Gomes

    Mestres em distorcer a realidade não possuem dificuldade em acomodar as incongruências para garantir a zona de conforto mental. Se a realidade é inconveniente, basta criar uma narrativa alternativa, e tá tudo certo! A crença mitomaníaca vem em primeiro lugar, a justificativa é menos importante, vem depois (e em versões muitas vezes vexatórias).

    Responda
  30. elder bregolin

    Os bolsonaristas mais fanáticos não aceitam qualquer crítica, evidência ou prova contra ele e seus principais aliados. Negam buscar a verdade em fontes confiáveis pra não correrem o risco de ter que mudar de opinião. A essência da extrema direita é a negação absoluta dos fatos, da história e da verdade. Logo?

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Mateus, eles acusam do outro lado para ficarem "fora do radar*, ou seja, livres para agir. Todo mundo que espalhou e ainda espalha aquela mentira de que o PT vai nos tornar uma Venezuela é quem sonha que Bolsonaro nos transforme numa versão de direita do país vizinho. No fim é a direita que fez tudo que dizia que a esquerda iria fazer. É método

    2. MATEUS RAMOS BRUNO

      Dalton, qdo o outro polo tentar dar golpe, vamos rechaçar. Agora o foco é em quem tentou. Esquece o outro polo só um instante e vamos tratar do q realmente aconteceu? Q mania chata de tentar justificar crimes com o injustificável.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Com a troca de apenas 2 palavras, o seu texto se aplica, com também perfeição, ao outro polo.

  31. Davi Monteiro

    E pensar que q a Folha deu palco pra esse golpista em artigo de opiniao...

    Responda
  32. Dani Lindenbaun

    Ingênua a pergunta do colunista. É disso que os bolsonaristas gostam.

    Responda
  33. Felipe Macedo

    Quem ainda é bolsonarista depois de tudo não tem mais salvação. É gente que não presta mesmo. Gente que sonha em nos tornar uma Venezuela de direita, cheia de milicos no poder e o ladrão de jóias no comando.

    Responda
  34. Erica Luciana de Souza Silva

    Meu caro Joel, bolsonaro nunca escondeu quem era e o q pretendia. A maior parte das pessoas q votou nele sabia quem estava elegendo.

    Responda
    1. julio alves

      Inclusive Joelzinho!

  35. MARCIO Gionco

    Bolsonaro é uma vergonha. Não dá para botar ninguém na cadeia porque não houve golpe. Também não dá para ser Lulista que esse é outra vergonha, sem projeto nem futuro. Estamos mal.

    Responda
    1. Celia Regina Resende

      O próximo aeroporto nem é tão longe… vai de boa que ninguém vai sentir sua falta! Bye!

    2. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

      Deixa eu te explicar: o que a lei pune é a "tentativa" do golpe e ê óbvio que se o golpe tivesse tido êxito, não haveria ninguém a punir! Ocorre, que a tentativa do golpe está fartamente comprovado nas mais de 800 páginas do inquérito da PF: mensagens de áudios, mensagens escritas, documentos (minutas) compras de celulares em nome de laranjas, monitoramento de autoridades pelos Kids, depoimentos, inclusive do comandante do exército, armas (metralhadoras, pistolas, etc.), delação premiada...

    3. Valdir Teixeira da Silva

      O Bolsonaro tenta um golpe e o problema é o Lula?

  36. Marco Ferreira

    E alguns tentam diurturnamente criar uma similaridade entre o capitão e o lula! Surreal

    Responda
  37. LEANDRO FERREIRA

    Joel,o ingênuo, não sabia que Bolsonaro era golpista. Depois de tudo o que o inominável disse nesses 28 anos de mandato como deputado e como presidente. É muita cara de pau!!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A abordagem da coluna é completamente outra.

  38. PAULO CURY

    Olhando para o plantel que nos é oferecido realmentr é uma eacolha muito dificil

    Responda
  39. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

    "...Bolsonaro deixou seus comparsas ao relento..." . Nenhuma novidade, em tempos de guerra ou paz Bolsonaro não carrega feridos!

    Responda
  40. Fernanda Magalhães Lamego

    Fugiu amendrontado para a Florida, agora tá explicado. O plano infalível não ia nunca dar certo porque o povo não quis, nem mesmo os militares.

    Responda
  41. JOAO MORENO

    Não se iluda: os bolsonaristas são inteligentes, espertos, querem o melhor para o Brasil, e não se deixam levar por inquéritos e indiciamentos tipo viúva Porcina, a que foi sem nunca ter sido.

    Responda
  42. Rubens Vinicius Rocha

    Ah, Joel, como vc respondeu à pergunta? Continua bolsonarista apesar de tudo ou resolveu se regenerar? Eita pergunta dificil, hem? rsrsrs

    Responda
  43. Rubens Vinicius Rocha

    Ah, Joel, como vc respondeu à pergunta? Continua bolsonarista apesar de tudo ou resolveu se regenerar? Eita pergunta dificil, hem? rsrsrs

    Responda
  44. Fernando Dias

    É a pergunta que se faz a Joel Pinheiro da Fonseca. Joel, vc continua bolsonarista? É óbvio que vai continuar extrema direita na pele de isentão covarde que diz "não sou nem de direita, nem de esquerda", "nem Lula, nem bolsonaro". Joel, Tarcísio, Nunes, Zambelli, Caiado, Mamãe Falei, milicos da gangue de Heleno e Mourão, jamais mudarão!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ridículo.

    2. Amilton Forcinetti

      Não seja cruel. Joel é 'bolsonarista moderado'!

  45. haraldo cesar saletti filho

    Existe uma mentalidade golpista, que se vestiu de bolsonarista. Essa mentalidade perdura. Mas me parece que não ultrapassa 10% da população. Para um país com herança escravista, sinaliza que, aos poucos, esse atraso está sendo expurgado. Sem negar os riscos e estragos que ainda gera.

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Muito otimismo de sua parte.

  46. Valdir Teixeira da Silva

    Alguns vão negar o bolsonarismo por vergonha, quase ninguém admite suas imoralidades publicamente. Outros, imorais descarados, adeptos de assassinatos, torturas, todo tipo de violão vão defendê-lo. Todavia, os bolsonaristas sempre tiveram conhecimento da má índole do Bolsonaro. Apenas de dissimulavam como pessoas de bem.

    Responda
  47. AILTON SOUZA

    Gente como Boldonaro causa indignação!

    Responda
  48. Jesus Silvestre

    A maioria q votou no bolsonazista sabia q ele é a favor da ditadura.

    Responda
  49. Dionisio DeBarros

    bosonarista raiz fica ainda mais excitado quando ouve falar em tentativa golpe e ditadura militar. Para bosonaristas esse negocio de democracia eh um empecilho para os que querem ficar ricos rapidamente nas costas dos que pagam impostos.

    Responda
  50. Valdir Teixeira da Silva

    Bolsonaro já era golpista antes de ser presidente, nunca negou que era adepto de ditaduras. O filho 03, o bananinha, disse que precisava apenas de um cabo, um soldado e um jipe para deflagrar um golpe. O Bolsonaro é réu confesso. Sem falar que na década de 90, afirmou que se pudesse, mataria FHC, então presidente da república. O autor ainda tem dúvida da participação do Bolsonaro? kkkkkk é cômico se não fosse trágico!

    Responda