Opinião > A exemplar eleição tediosa no Uruguai Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Teses obsoletas do PT repudiadas pela Folha: pedir juros baixos, o que diminui o lucro da banca. Investir no social, que a banca detesta. Será que a Folha defende a banca?
A esquerda se sai bem, o editor remoi o recalque liberal. Que exemplo ele quer sugerir de eleição "alegre" ?
Parece que a maioria dos comentaristas aqui não entende a ironia do titulo. Tediosa significa sem sobressaltos, mas parece que a galera aqui ou não entendeu, ou adora uma montanha russa.
Ou ...vc eh que não entendeu. Façam suas apostas.
Hà SE O NOSSO PAÃS NÃO FOSSE TÃO TERRIVELMENTE RETRÓGADO com partidos polÃticos recebendo bilhões do estado para suas logÃsticas eleitoreiras e privilegiados com verbas oficiais para emendas parlamentares, tendo o pres de partido com mais deputados no Congresso Nacional estar sendo judicialmente processado junto com o ex-presidente JMBolzonazi acusado de uma série de irregularidades e ataques à democracia, além de contravenções à s instituições...
O liberalismo foi sepultado pelos liberais. Os teoricos do liberalismo e do neoliberalismo apoiaram Trump em todo o planeta, principalmente no Brasil. Trump anunciava em out door que vai fechar a economia americana, colocar barrareiras alfandegária e impostos aos, produtos concorrentes; de resto, Trump anuncia o governo de uma plutocracia. Tudo isso foi base de seu programa de governo, às claras. Em suma, a ideologia liberal sempre foi uma farsa. Agora morre de vez. Vai tarde. Uma a menos.
Mas isso sempre caracterizou o liberalismo americano. Uma via de mão única. Só vale prós outros.
Morreu onde? Em Cuba ou na Venezuela?
uma enganação ideológica a menos, quem quiser, que escreva o epitáfio apropriado. "liberalismo uma mentira que durou séculos". Morreu pela boca de seus defensores.
Há quem diga que o Uruguai é como Caxambu. Uma estação de águas tranquila onde nada acontece.
Isto é inveja Cardoso, se nada acontecesse, eles não teriam a melhor renda per capta da América do Sul e o segundo menor IDH! OrasilRepúblicaDemocrática!
Diz o Edi to rial que a polÃtica uruguaia destoa do populismo da região, incluindo implicitamente nosso paÃs nessa adjetivação. Não tem a hombridade de reconhecer os esforços do governo federal em combater a desigualdade social. Isso para o jor nal é populismo; de resto não refere a radicalização da ultra direita sempre atentando contra nossa democracia.
Ótimo texto!
A comparação da Fsp para desqualificar a esquerda em relação à democracia é ridÃcula. JuÃza de tudo, utiliza a expressão “teses econômicas obsoletas”, para justificar seu pendor empresarial, sem lembrar que olhar social foi a tese legitimamente vencedora nas urnas, segundo a maioria eleitoral, nada havendo de antidemocrático nisso. Nem uma virgula quanto ao CN e a seus próprios privilégios. A discussão deveria ser: a esquerda no Brasil respeita a democracia, a extrema direita trama e a golpeia.
Jornalismo de compensação e manipulação. Todas as vezes que a Folha, como o restante da imprensa brasileira, quer fazer uma crÃtica a bolsonaro, inventa-se algo contra o lula. Em contrapartida ao golpismo bolsonariano, fala de teses econômicas obsoletas de lula, mas a Folha não olha para o próprio umbigo. Folha e demais empresas são beneficiados em 97 bilhões de reais em isenções fiscais, o déficit fiscal esperado para esse ano é apenas um terço desse valor.
Ih! O gado não entendeu nada do que vc disse, mas por via das dúvidas eh melhor latir para parecer valente como o estrupicio facista
Orientaram todos repórteres o mesmo, essa ladainha se repete. Ao invés de dizer que foi uma vitória da esquerda, vamos dizer que eles são novos e civilizados, já a nossa esquerda. Poderiam dizer que a elite uruguaia é mais civilizada O banqueiro da Folha manipula notÃcias públicas com fins privados.
Não VÃcius, já falaste coisas piores : )
Nossa Gilbertinho! Deu de me censurar também?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Claro que é o melhor jornal, tem os meus modestos comentários. Beijos : )
Gilbertinho é ingrato. Fala muito e não responde. Com todos os defeitos que possa ter, há algum jornal melhor para ler do que a FSP, que publica seus comentários tediosos e enfadonhos?
Sim Soares, ele é estagiário na Folha, foi contratado pra elogiar Demétrio, Joel, Ponde e até a Kramer, tá sempre lá dizendo que ela escreve muito bem :)
O educado Branco deve ter algum vÃnculo com os Frias.
Como usual, e para bem exemplificar, temos o tolinho exemplar, VÃcius :)
O incansável Gilbertinho e sua ladainha matinal. Apesar das criticas, deve adorar a Folha, que publica o seu mantra todo o santo dia. Conhece algo melhor? Não? Então vá dormir e não amole.
Como de hábito, o jornal faz a análise correta e a militantes populistas vem aqui para o atacar.
Gilberto, vocês populistas são assim, quando não tem argumento desqualificam com mentiras e desviando o foco - nunca votei no Bozo.
Como de hábito, quem votou no Aécio, acreditou no Moro, Cunha e Temer, apoiou o golpe, votou na primeira no Bolsonaro, continua ovelhando a cartilha do bilionário da Folha, que até pela irmã é processado por fraude. Aff
Polarização, dona Folha? Se só um lado agride, viola, estupidifica, grita, mancomuna, distorce, humilha, nega, incita, explode, violenta, há "polarização"? A menos que isso tudo se contraponha a "teses econômicas obsoletas", o que me parece ingênuo e pueril. Ah, nem, até num editorial para chamar a atenção à tediosa e desejável eleição no Uruguai, dona Folha? Cara, isso está ficando ridÃculo.
Pelo artigo até daria para esquecer que a mÃdia tem um papel importante na formação desses populistas. Inclusive dando espaço para artigos que só servem pra colocar fogo no parquinho.
Teses econômicas obsoletas pra quem Cara Pálida?! Só se for para a Folha e o sistema financeiro que ela representa..
Uma tese que prega que gasto é vida, sem se preocupar com o pagamento desse gasto, é o que, cara-pálida? O PT, na figura de sua presidente, ainda pensa como nos anos 80. Parabéns ao ministro da economia, que tem uma visão moderna.
Comparar paÃses latino-americanos como produtos de prateleira é inútil. Uruguai com México, Venezuela e Brasil? É como comparar um cachorrinho com lobos famintos: o filhote parece bem-comportado, mas só porque não enfrentou o mesmo caos. Cada nação tem seus demônios e desculpas. E sobre a tal polÃtica tediosa: tédio conforta numa tarde preguiçosa, mas não é virtude na polÃtica. Paixão é vital. A menos que você seja a mobÃlia da sala.
Suas duas últimas frases são um achado, meu caro. Queria tê-las escrito.
Só valeu ler o artigo porque cheguei até teu comentário!
Acostumem-se ao vocabulário da fds, que está com uma linguagem mais rasteira do que a usada na porta do bar.
Tediosa é essa campanha da folha para desqualificar o governo Lula, que voltou a colocar o pobre que trabalha, produz riqueza e paga impostos no orçamento, embora não esteja conseguindo colocar os endinheirados como honrados pagadores de impostos, tirando-os da condição de parasitas das verbas públicas. Todos esses editoriais recebem uma pletora de comentários favoráveis ao governo Lula e crÃticas à postura subserviente do jornal à elite de rapina, para quebrar esse tedioso modelo escravagista.
Agora você errou Vinicius, tenho 62 anos. Mas estou em uma ótima fase da vida, isso você acertou. Já pensei diferente, mas sempre tive à esquerda. Um pouco mais, um pouco menos. Agora estou radical.
Marcelo, eu também pensava assim quando tinha 20 anos de idade. Imagino que vc esteja nessa fase romântica e deliciosa da vida. Aproveite, quando vc se der conta da realidade, vai sentir saudades desse tempo.
Acertou Vinicius, eu tenho certeza que acendo uma chama no coração de alguém em cada comentário que elaboro com muito esforço. Mas a utopia por si só já é uma extrapolação de limites, portanto há redundância na expressão que você usou. Mas está valendo, muito obrigado pelo comentário.
Marcelo eh mais um daqueles que acreditam piamente que seus comentários serão o estopim da revolução popular. Utopia sem limites.
A FSP so pensa naquilo: na maquinha amarela.
Não é "tediosa", é civilizada. Com esta linguagem, parece que o jornal quer o radicalismo. Por que? Vender mais jornal?
Dividir para conquistar. Folha sempre foi contra os interesses dos brasileiros, a velha Folha golpista, mais de século.
Tediosa? É isso mesmo? A folha está utilizando esse adjetivo para tratar de uma eleição democrática? Faltou o que mesmo lá no uruguai para nao set? Planejamento da morte de opositores? Homofobia? Xenofobia? Que adjetivação pobre e medÃocre!!!
É infeliz a Folha ao utilizar o adjetivo "tediosa" para um processo democrático
O Uruguai é um belo paÃs em vários sentidos e, sim, com as mazelas que tenha, ainda traz muitas lições a nos ensinar. Um povo admirável, sem dúvida, e um oásis de racionalidade na região.
Para o Editorial da Folha, “Tediosa” virou sinônimo de “Respeitosa”. Como se um processo eleitoral tivesse que ser um reality show de baixarias
So não pode falar do processo eleitoral Argentino.
Publicar os rabiscos do inominável, inelegÃvel e agora indiciado é o que folha? Contribuir para o processo democrático?
Tedioso é respeitar o processo e a democracia? Por aqui a extrema direita violênta, mortes nem o dia da padroeira Nossa Senhora de Aparecida foi respeitado.
Não. A democracia tem que ser tediosa. Não deveria ser como um campeonato de futebol.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > A exemplar eleição tediosa no Uruguai Voltar
Comente este texto