Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCO ANTONIO ZANFRA

    Aí, você reduz o consumo de carne vermelha, dispensa os embutidos, abraça os orgânicos, joga no lixo os ultraprocessados, reduz as bebidas, para de fumar, começa a praticar ioga e de repente vem um motorista bêbado e paf! Não tem nada mais frustrante do que morrer gozando da mais perfeita saúde!

    Responda
  2. marcos fernando dauner

    Meu pai faleceu aos cinquenta e um . Minha mãe aos oitenta e sete. Meus quatro avós - entre oitenta e cinco e cento e três. Nenhum dos seis faleceu de câncer . Um dia , nosso fim chegará . Quando ? não sabemos .

    Responda
  3. marcos fernando dauner

    beber vinho, tomar suco de laranja , comer feijoada acompanhada de cachaça e farinha branca . Tudo dá câncer ! Absurdo !

    Responda
  4. Geraldo Filho

    Atualmente estudos com alimentos baseados em dietas mediterrânea, vegana, proteínas e nutrientes de origem vegetal, tem corroborado benefícios em relação à longevidade e a saúde de modo geral. Mas isoladamente, nenhum alimento ou mesmo grupo de alimentos, podem fazer milagres, é preciso mudar todo um contexto de estilo de vida de modo a cuidar tanto da saúde física, mental, social, aspectos individuais, etc.

    Responda
  5. Geraldo Filho

    A matéria confunde muito mais do que informa. Alimentos ultra processados com altas taxas de açúcar e gorduras saturadas, álcool em excesso, estilos de vida desregrados como comer a qualquer hora, não dormir corretamente, maus hábitos como tabagismo e sedentarismo, são sabidamente prejudiciais a saúde, e com estudos robustos, e não tem alimento que isoladamente possa tratar isso.

    Responda