Mercado > O que Portugal aprendeu com a semana de trabalho de quatro dias Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Wil Leon

    Mania de tomar a parte pelo todo. Algumas empresas fizeram testes. As grandes onde realmente teriamos um espaço amostral e conclusões pularam fora. Melhor o que algumas empresas em Portugal aprenderam.

    Responda
  2. Luiz Alencar

    Portugal não é exatamente um bom exemplo a ser seguido, pois lá o custo de vida anda exorbitante. Que tal reduzir os encargos e permitir a elevação dos salários?

    Responda
  3. Ernesto Pichler

    Que bobagem! Não se trata de liberar as sextas. As empresas devem continuar a trabalhar 5x2, ou 6x1, ou mesmo 7x0, mas com rodízio de trabalhadores, que teriam um dia da semana (não necessariamente as sextas) livre para recapacitação obrigatória, impedindo que assumam outros empregos na ilusão de que ganhariam mais. Isso abriria postos de trabalho. Aumentaria a capacidade técnica. Aumentaria a disposição para o trabalho.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      O Simões não entendeu que defendo o 4 x 3, possivelmente por eu não ter sido muito claro. E isso é o contrário da superexploração.

    2. JOSE RENATO SIMOES

      Parabéns pelo seu discurso de papagaio escravocrata moderno a favor da superexploração da classe trabalhadora. Vc provavelmente é desses que deixa pra ir ao supermercado 5 minutos antes de fechar porque acha que as pessoas que lá estão tem obrigação de te servir na hora que vc bem entender. E ainda vem com esse discursinho de capacitação obrigatória pois as pessoas não tem direito a vida em si. Tem direito apenas a morrer trabalhando pra continuar sustentando seus privilégios não é mesmo?

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Capacitação obrigatória? O que o povo quer é tempo livre para si, não para o patrão! Já atingimos o estágio tecnológico que nos permite trabalhar menos, o que cada um vai fazer no tempo livre é decisão individual.

  4. Fernando Afonso

    Para uma empresa que precisa dos seus funcionários na produção, como em máquinas, para vc reduzir a jornada, iria precisa de uma lei para alterar o ganho salarial. Não poderá acontecer é o funcionário passar a trabalhar 4 dias e a empresa continuar pagando o mesmo salário dos 5 dias que ele trabalhava.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Pode, sim, pelo aumento da produtividade causado pela tecnologia.

  5. LUIZ COSTA

    tenho nacionalidade portuguesa minha mulher e duas filhas italiana uma dela foi trabalhar em Londres Portugal excelente pais mas para ganhar dinheiro é difícil estagiário vc foi mal

    Responda
  6. RODOLFO COSTA

    Um país atrasado e caro como o Brasil deve olhar para o modelo chinês e não o português. A média de horas trabalhadas na China é de 46,1 horas. Os chineses têm direito a 5 dias úteis de férias ao ano. Muitas empresas adotam o Sistema 996, caracterizado por uma jornada de trabalho das 9h às 21h, 6 dias por semana, totalizando 72 horas semanais. É muito utilizado em startups e é defendido pelo empresário Jack Ma.

    Responda
    1. Marcia Herrmann Ferrari

      Tiago Trombetta, eu sou aposentada e definitivamente não aprovo esse esquema!

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O que as pessoas querem é tempo para viver a própria vida.

    3. Tiago Trombetta

      Tu trabalharia nesse sistema? Sempre acho impossível algum trabalhador apoiar isso. Só aposentado, gente que não trabalha, gente que não quer estar próxima da família e estú p idos elogiariam uma aberração dessas.

    4. João Batista de Junior

      Chega de trabalho tipo escravo.

    5. Marcelo de Souza

      Adote para si esse modelo

  7. Miro Costa

    Experiência mais que comprovada: um país pobre, um tanto provinciano e um dos menores salários da UE. Por isso o sonho de todo jovem português é “ir para a Europa”. Sei disso porque cá moro.

    Responda
  8. Getulio Cunha

    Que mentira deslavada rs O português trabalha feito um louco de segunda a sabado com folgas alternadas por uma sálario de 820 euros. Seu encarregado com responsabilidades enormes entra mais cedo e sai mais tarde com no maximo 50 euros a mais no salário. A matéria é tão mentirosa que parece site de fofoca

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não é possível que você tenha lido o artigo!

    2. Marcelo de Souza

      Que parte de "foi uma experiência feita com 41 empresas" que não entendeu?

  9. antonio pereira

    O Brasil atrasado comandado economicamente com a junção de: Ogrobusiness, evangelicos malafalicos, farialimmers e empresarios escravocratas seremos os ultimos (como sempre) a Ingressar na modernidade.

    Responda
    1. LUIZ COSTA

      mas o nine esta a dois anos comandando o BRASIL não entendi sua colocação

    2. Getulio Cunha

      Antonio sai da sua bolha inca paz. Va a portugal conhecer a verdadeira face do escravatismo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.