Comentários para:

Duro de matar

VER COMENTÁRIOS EM Hélio Schwartsman

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCIO Gionco

    Inverte o sinal que com o Lula é igual. Com isso os dois extremos ganham, e principalmente o Centrão, que faz a ambos de empregados

    Responda
  2. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    É como Lula tratando o orçamento. Não aceita a realidade financeira e por isso dólar, inflação e dívida aumentam. Interessante né? Dissonância cognitiva está disseminada.

    Responda
  3. Moara Semeghini

    Tá certo. Mas primeiro a direita soube usar as redes sociais para divulgar fakanews, fazer a imprensa séria parecer mentirosa, mostrar a farsa da Lava Jato para chamar a esquerda de ladra e mostrar as pautas mais polêmicas da esquerda (como as das causas LGBTQIA) para afastar as pessoas mais assustadas e conservadoras. A partir surgiram os milhares de fanáticos.

    Responda
  4. Moara Semeghini

    Que matavilha de texto. Obrigada!

    Responda
  5. Hercilio Silva

    25% não é dissonância cognitiva, esses são os outros apoiadores. Esse número indica os realmente fascistas nesse grupo. Apoia por comungar das ideias, inclusive de golpe e violência política.

    Responda
  6. Luiz Gustavo Amorim

    Os The Seekers tupiniquins aqui da Folha, mais conhecidos como bolsonaristas, já criaram a saída cognitiva para lidar com o choque: evocar Lula. Pronto! Convicções já recicladas - agora é seguir procurando por outra entidade que possa salvá-los do comunismo, rs.

    Responda
  7. José Cardoso

    O dinheiro público escoa aos bilhões para militares, juízes, promotores e congressistas. Mas o grande bate boca são algumas jóias e apartamentos no Guarujá. O que é mais fulanizado vira combustível para militantes.

    Responda
    1. Ney Fernando

      Algumas joias, apartamento e plano de matar o presidente eleito e o presidente do TSE e dar um golpe militar.

  8. Anete Araujo Guedes

    Trata-se de uma velha tática utilizada pela extrema direita, os lideres trabalham apenas o emocional, com as fantasias dos incautos, os que vão se fanatizando e se tornando dispostos a tudo em prol do grande líder. Não pode faltar a luta pela moral e os bons costumes. A defesa da família, pátria e propriedade. A batalha contra um tal de comunismo, que a maioria nem sabe do que se trata. O combate à corrupção através da própria corrupção. A total inexistência de ideais, propostas e projetos.

    Responda
  9. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    As velhinhas de Taubaté ressuscitaram!

    Responda
  10. José Eduardo de Oliveira

    aqui no Brasil é nada mais nada menos que autoantolhos e autocangas. e para pessoas que tiram da boca de seus filhos para alimentar falsos profetas não há salvação, nem terrena e nem celeste. só mesmo pneus, ets e J.C. na goiabeiras poderão salvá-los, e claro, Chapolin Colorado.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Zé Eduardo, meu caro, o Chapolin Colorado entrou de azarado nessa história, que nem o Mussum, que me inspirou o *quidispretis*: caiu de pára-quedas, era gente boa, talentoso prabaralho, um felómeno. Só entrar no nessa por causa da dimensão de ridículo que carregavam... Hahahahah!

  11. Marcos Benassi

    Hélio, meu caro, seja qualquer o mecanismo envolvido, o modus bozofrendi de operar no país já reduz o custo cognitivo de se fazer essa gambiarra: a Central Bozo de Desinformação providencia rapidamente um rol bastante variado de contornos. Ou, ao menos, um conjunto variado de formas de aplicação do mesmo contorno. Graças à excelente tecnologia do seu Almíscar, o blá viaja de foguete até as mãos dos fiéis, de onde atinge nossa zoreia, que faz papel de penico. Tempos modernos.

    Responda
  12. Kiko Mazziotti

    Quem tem viés de confirmação e apóia alguém comprovadamente anormal como Bolsonaro, sem querer criar uma desculpa como fez o colunista, é o mesmo cidadão sem caráter que vota em alguém comprovadamente desonesto e ladrão como Lula. Aparentemente são dois lados da mesma moeda, ambos sem caráter.

    Responda
  13. haraldo cesar saletti filho

    Trata-se de um cenário grave. O mais grave que vivemos desde a democratização. Uma tentativa de golpe em benefício próprio. Distorcendo a função de órgãos de Estado. Uma psicose coletiva de 25% da população não compreender isso.

    Responda
  14. Alberto A Neto

    Quanto a golpismo e golpistas propriamente ditos, vale a máxima de um chinês, que levou a China a crescer 11% ao ano entre 1976 e 1995, levando-a da trigésima à segunda potência mundial. Seja o golpe de Michel, que surtiu efeito levando-o à presidência, seja o golpe de Jair, que não surtiu efeito levando-o à inelegibilidade, aplica-se o mote do autor do "Grande Salto para Frente", Deng Xiaoping: "Esconde a força, espera a oportunidade; mas antes afia o machado!". Michel soube afiá-lo; Jair não.

    Responda
    1. Nelson de Paula

      Na verdade Jair é aquele que brande a força para tentar assustar o oponente, o velho bule sem café.

  15. jose camargo

    kkk. Penso que essa "paralaxe cognitiva" se aplica mais aos eleitores de um outro político,porque no caso de Bolsonaro ainda há toda uma fase processual a ser percorrida e ele pode ser absolvido. Portanto, é temerário afirmar qualquer coisa em relação aos seus eleitores.No momento, ele é apenas um indiciado. Já no caso do outro político...

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Saída cognitiva acionada, rs!

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Fascinante!! Você leu um texto sobre você e aplicou a estratégia descrita no texto. A seção de comentários hoje será um laboratório psicossocial muito curioso, com espécimes humanos.

    3. MATEUS RAMOS BRUNO

      Este um caso claríssimo do q foi exposto no artigo. A tática aqui é voltar a atenção pro "outro lado" e rebaixá-lo. Não importa se é verdade ou não, a narrativa de q "o outro lado seja mto pior" valida qq coisa, qq monstruosidade.

    4. Valderi Silveira Pinto Júnior

      bip bip bip, bolsominion detectado!

    5. anderson ruas

      E sobre mentes como a sua que o texto está explicando… caso não tenha entendido.

    6. Wilson Luiz Antonio

      Você claramente compõe o grupo dos vinte e cinco por cento. Kkk

  16. Márcio D'Avila Ribeiro

    Aí vem o bolsonarista, prepara todos os seus contra argumentos e dispara: e o PT?

    Responda
  17. Murilo Belezia

    Quando se enxerga uma barata ou um rato sempre haverá um número maior deles que não se vê, mas existe. Bozo, apesar de sair enfraquecido das pugnas políticas de 2024, ainda é um forte liderança que não pode ser desprezada e com grande número oculto de seguidores. O bom estrategista deve conhecer a fundo seu oponente e o contexto onde se encaixa, quem são seus amigos, inimigos, os possíveis traíras, etc. E nessa valsa indecente quem dança é o povo.

    Responda
  18. Francisco Elias Fernandes

    O Nordeste nos salvou dos inimigos da sociedade aberta estes são sucessores da Guarda pretoriana platônica. Aleluia!

    Responda
    1. Martins Costa

      Parabéns pela lembrança!

  19. Florentino Fernandes Junior

    Incrivel ne helio? Tipo os ptistas q iam dar bom dia ao ex presidente

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Curiosamente, escreve como se o articulista fosse realmente ler o comentário. Mas o comentário não tem a ver com a pauta, ele expressa o quanto é incômodo para ele viver sob a administração federal atual. E chama o presidente atual de ex presidente. Será que é a punção golpista aflorando do subconsciente do comentador ? Ou será que busca confirmação de outros, sendo que ele é o objeto de estudo do artigo ? Essa seção de comentários hoje promete ser das mais curiosas das últimas semanas.

    2. Valderi Silveira Pinto Júnior

      Bip bip bip, bolsomínion detectado!

    3. Neucir Valentim

      A dissonância dessa aqui é 'e o PT ". A matéria é pra ele. Kkkk

    4. Sérgio Silva

      Haha eis um exemplo de dissonância cognitem acão. No seu caso, é burrice, mesmo. Chora, q dói menos.

    5. JOAO PAULO ROCHA TONELLA

      Eles falam dos eleitores do Bolsonaro, mas esquecem do eleitores do Lula. Eles negam o Mensalão e o petrolão, mas convenientemente não é dissonância cognitiva. É a dissonância cognitiva dentro do argumento da dissonância cognitiva.

  20. Jorge Rodrigues

    O horror a dissonâncias cognitivas atinge também os lulopetistas que se recusam a aceitar que Lula, José Dirceu e muitos outros "cumpanhaieros" são corruptos. Essas pessoas também não aceitam que Mensalão e Petrolão, os maiores esquemas de corrupção da história do país, são criações do governo Lula.

    Responda
    1. Valderi Silveira Pinto Júnior

      É só apertar um bolsomínion que ele levanta o mantra: E o PT, e o PT? Nem o santo pneu salvará o Bolsonazi.

    2. Wilson Luiz Antonio

      E os vinte e cinco por cento continuam em pane kkk

    3. Jorge Watanabe

      Talvez inamps e inps tenham sido os maiores esquemas de corrupção da história do pais. Isso não torna os mencionado menos terríveis

    4. JOAO PAULO ROCHA TONELLA

      Linda reposta. Vejo os comentários agradecendo o nordeste. Também possuem esse problemas e mal sabem.

  21. Francisco Elias Fernandes

    É impressionante! Incrível! Como a maioria das pessoas racionais, inteligentes e lúcidas estão no Nordeste. Namastê!

    Responda
    1. Eduardo Luiz De Faria

      Por que? Não pode ser? Gostaria de ver você dar mais detalhes do seu preconceito, inteligentão.

    2. JOAO PAULO ROCHA TONELLA

      Dois populistas oportunistas: Lula e Bolsonaro. Onde o nordeste acertou? O Brasil se encontra desse jeito por causa de 90% dos brasileiros que só reconhecem esses amebas como candidatos. A lucidez nunca tem chance no Brasil. Dois imprestáveis de marca maior!

  22. marcio jose albino

    Obrigado nordeste vcs sempre estiveram corretos.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Concordo com você, Albino. Sigamos, apesar dos Minions desesperados que tentam equiparar o indiciado ao atual presidente, como abaixo...

    2. JOAO PAULO ROCHA TONELLA

      Dois populistas oportunistas: Lula e Bolsonaro. Onde o nordeste acertou? O Brasil se encontra desse jeito por causa de 90% dos brasileiros que só reconhecem esses amebas como candidatos. A lucidez nunca tem chance no Brasil. Dois imprestáveis de marca maior!

    3. JOAO PAULO ROCHA TONELLA

      NÃO existe apenas Lula X Bolsonaro. No caso Lula e Bolsonaro são do mesmo nível. O Brasil merece ser o que é. Toda eleição no segundo turno é o l. I. X. O. disputando com o esgoto.

  23. Adeilson Pereira de Miranda Pereira de Miranda

    Os bolsonaristas são acéfalos, rudes, em sua maioria, e em estado de ignorância profunda! Ainda bem que existe os lúcidos e com alto poder de discernimento. Eles contribuíram significativamente, para nos livrar da hecatombe de 2022! Parabéns a nós, os sensatos...

    Responda
  24. Nelson Vidal Gomes

    Artigo brilhante, de um dos articulistas mais enciclopédicos do país. Mas tudo o que diz, mutatis mutandis, se aplica aos seguidores de Lula e do PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) , em grande parte acadêmicos, que insistem em justificar a corrupção do partido - o que Marx jamais defendeu - pela causa da justiça social, que nunca se operou em seus governos, que deram comida para obter votos mas não onde fazer cocô, legando-nos 100 milhões sem saneamento. Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Marcelo. Lamento que você opte por seguir os maus exemplos de desrespeito pelas visões diferentes das suas. Aqui teria o oposto para se espelhar se o quisesse ou falasse mais ao seu espírito. O comentário abaixo contesta o meu com os argumentos que lhe faltam para estar aqui, de forma respeitosa com muitos mais apoios e eu recíprocamente não o contestei. É assim que faz uma civilização, um povo,uma nação, a democracia. Namastê!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Marcelo. Lula governou com os maiores juros reais do mundo e Presidente do Banco Central um banqueiro privado internacional por ele nomeado.Nada fez pelos trabalhadores -nem um segundo a menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 40 anos. Dir-se-a que aumentou o SM, verdade, mas esse mérito foi suportado mais pela iniciativa privada que pela coragem de sua pena. Na educação o Pisa foi o mais vexaminoso da história. Nas universidades e hospitais públicos faltaram professores e médicos.

    3. Marcelo Silva Ferreira

      Produto de indignação seletiva, desinformação ou problemas cognitivos ? Não decidi ainda como classificar este comentário. Mostre os números. Mas todos os indicadores. Não vale escolher apenas aqueles que reforçam seu argumento. Ultimamente seus comentários são focados apenas em saneamento básico. Fale de todos os indicadores. Não quer ? Obviamente que não. Não é conveniente falar dos pontos positivos, apenas dos negativos. O que se omite é tão importante quanto aquilo que é mostrado.

    4. José Fernando Marques

      Nelson, votei no Lula e votaria nele novamente, mas não justifico os episódios de corrupção que, com ou sem a participação ou o conhecimento dele, efetivamente existiram. Mas seus três mandatos foram os únicos períodos em que a imensa maioria da população foi considerada e de fato beneficiada. Digamos que ele e seus colaboradores têm feito o melhor possível neste país ferozmente reacionário que é o Brasil. Namastê.

  25. ADILSON RIBEIRO

    Meu caro Hélio, a matéria tem lógica, porém acrescento que parte desta gente "não presta" Sob o aspecto, moral, da civilidade, do respeito ao divergente e principalmente pensam, agem, se locupletam das inverdades e se coadunam dessa forma. Bolsonaro despertou o péssimo exemplo, o anarquista, o golpista, o mentiroso, o preguiçoso e tudo de ruim que o cristianismo abomina.

    Responda
  26. Jesus Silvestre

    Tomara q a maioria inteligente e lucida nos livre pra sempre de bolsonaro.

    Responda
    1. JOAO PAULO ROCHA TONELLA

      E também da praga Lula.

  27. eduardo silva

    E sem dúvida é só aparecer uma alternativa melhor que esse grupo senta uma bicuda no Lula!!!

    Responda
  28. Ana Alzira Pimenta Staub

    Entendi, no geral esses seguidores cegos e apaixonados não usam a capacidade de raciocinar, são os habitantes da caverna de Platão.

    Responda
  29. José Lemos da Silva Filho

    Excelente argumentação ao colocar o choque entre o cognitivo e o emocional, quando o emocional na adoração ao indivíduo coloca o cognitivo no lixo. Também pode ser chamado de "vitória da estupidez".

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Além dessa, gosto da expressão "culto da personalidade" . Acho que porque remete mais ao modus operandi de seitas. Fundamentalismo e extremismo frequentemente andam de mãos dadas.

  30. márcia corrêa

    Nenhum otimismo: o grupo que supostamente teria mudado de opinião e nos livrado de Bolsonaro em 2022 foi muuuito pequeno. Seguimos reféns dos que negam a realidade para não repensar suas incoerências!

    Responda
    1. JOAO PAULO ROCHA TONELLA

      Só N pode deixar o Bolsonaro para começar a passar pano nas falcatruas do Lula, Dirceu e Cia.

  31. Daniel Silva

    Observação: Por margem pequena de votos o inelegível foi preterido, com toda sua incompetência exibida e na "gestão" da pandemia.

    Responda
  32. A A Iuras

    Prisão perpétua com trabalhos de sol a sol sem descanso pra ocupar a mente com pensamentos construtivos.

    Responda
    1. JOAO PAULO ROCHA TONELLA

      Político corrupto não dura na prisão infelizmente. VEJA o caso do Lula. Logo, logo, a composição do STF muda ou a posição e o Bolsonaro volta a ser inocente novamente.

  33. Rogerio Lima Afonso

    Muito interessante. Comportamentos de drogaditos...o vicio é virtude!..

    Responda
  34. Paulo Emmerich

    Resumindo...a estupidez é como cicatriz...difícil de se livrar dela.

    Responda