Wilson Gomes > Então era assim o tão prometido golpe de Estado? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sempre vale a leitura.
A análise está correta, mas é preciso levar o raciocÃnio até o fim. Quem votou em Bolsonaro e quem apoiava e apoia Bolsonaro queria e ainda quer acabar com o regime democrático tal como ele existe no Brasil. É preciso entender que quem pensa assim tem razões, que precisam ser ouvidas. A democracia brasileira é corrupta e disfuncional. O paÃs não sai do lugar. É natural que metade do paÃs queira acabar com ela. A ditadura tem pelo menos uma chance de dar certo. Esse é o raciocÃnio.
A ditadura deu tão certo de 1964/1985 que entregou dÃvida externa elevadÃssima, inflação sem controle, desemprego ...
Que delÃrio ,ditadura ter chance de dar certo .
É preciso parar de pensar que bolsonaristas não pensam ou que são moralmente desqualificados. Tem de tudo. Do lado de lá e do lado de cá também. Bolsonaristas amam o Brasil, querem que o paÃs dê certo, mas acham que isso não irá acontecer dentro da democracia. Acham que a democracia brasileira perdeu a capacidade de "se consertar". Qualquer reforma do sistema que vier pelo voto será ainda pior do que isso que está aÃ.
Então agora já podemos dizer q o q aconteceu com a presidenta Dilma já era a parte do golpe?
O que surpreende não é o mitômano cumprir o que já anunciava desde que assumiu. O que espanta é tanta gente continuar acreditando que a criatura é honesta.
Seu Wilson, prezadÃssimo, sei não qual serviço presta este seu artigo. Ao dizer que "Bozo (não escrevo o nome do kaffa, perdoe-me ) e os seus chegados nunca tentaram enganar ninguém", o senhor elimina todo o trabalho de torção mental realizado por essa ultra-direita, muitÃssimo bem sucedido, aliás. Evidente que compreendo o sentido daquilo que o senhor afirma, mas acho necessário não fazê-lo dessa forma. O tipo de manobra técnico social realizada pela cafajestada Bozolóide tem que ser explicitad
O que não deveria surpreender mas sempre surpreende é o nosso baixo nÃvel. Os grupos que pediam intervenção militar pareciam tão minoritários e caricatos como os monarquistas nas manifestações contra a corrupção do governo Dilma. E não é que foi esse pessoal que recebeu (e continua recebendo) milhões de votos?
escreveu: Bolsonaro é provavelmente o lÃder de extrema direita mais despreparado e estúpido a alcançar o poder nos últimos tempos. E o que dizer de seus eleitores e seguidores então?
Não dá para esquecer que Moro foi um dos protagonistas dessa história de terror. Temer agia nas sombras. A mÃdia preparou terreno com a propagação cuidadosa e diária do antipetismo. As forças armadas viram no inelegÃvel um meio de retornarem ao poder e aumentar seus ganhos. Foram muitos, como a elite empresarial, que aprovavam um governo conquistado pela força das armas, violência, execuções, invasões de residências, suspensão dos direitos mais elementares, como o direito de defesa.
Moro queria ser presidente e fez o jogo da elite ,fez d e tudo para prender Lula ,mesmo contrariando a lei .
Bolsonaro, já no discurso de posse, deixou evidente seu intuito de permanecer no poder. Fato que poderia acontecer através de um golpe, com a instalação de um regime autoritário. Em um outro momento, no picadeiro em frente ao Alvorada, afirmou: Eu sou a Constituição. Suas ameaças foram naturalizadas.
Poi Zé, Anete, essas suas lembranças "enriquecem" essa estorinha contada pelo seu Wilson. Achei muito cordata, delicada, sabe? "Ah, nunca esconderam"; isso quer dizer que concordamos com ela? As crÃticas agudas ao Xandão, serão revistadas à luz do górpe Bozofrênico?
José, quem pensa de maneira mais elaborada não apoia fascistas, principalmente os do tipo bolsonarista, aos quais falta a mÃnima inteligência. É incrÃvel como vocês não percebem como a Folha-Passa-Pano age. Ela está trabalhando para projetar o TarcÃsio-Faria-Liemers. Os articulistas são paus-mandados, incapazes de exercer a função crÃtica com medula e osso. São todos a geleia geral do homem pretensamente intelectual (que vontade de rir) que habita a metrópole provinciana São Paulo.
Depois de defender a normalização da extrema direita, resta ao colunista fazer um mea culpa por sua conivência com a aceitação de Bolsonaro e sua quadrilha como alternativa polÃtica aceitável numa democracia de fato
Artigo com precisão cirúrgica. Parabéns.
Sem anistia pra golpistas, sejam civis ou militares!!!
E o sonho de ter o passaporte de volta e lamber as botas do "trumpe"... virou pesadelo...
Ele vai tentar fugir o covarde que desejava o Poder para ganhar dinheiro e só. Como pode o cara tava ali num esquema bom na Câmara. 30 anos de mandato só filando na mamata dinheiro público. Esse sim ao contrário do que disse da esquerda esse sim ganhou fortuna. Como engana ota-rio esse cara?
O Bolsonaro foi o único que impediu o golpe, ele queria alguma coisa que estivesse na Constituição, como não achou, não deu ordens e não assinou nada, foi ele que impediu tudo.
Isso é piada né?
O que a falta de vergonha na cara não faz com certas pessoas, é constrangedor!
Ah a dissonância cognitiva…
Rapaz, isto o aqui é um jornal lido por muita gente. Não é o seu grupinho de tios de zap onde se vomita qualquer asneira. Tenha dó, não menospreze a inteligência alheia. Já que, parece, este é um item que lhe faz falta
AÃ vc caiu da cama
Sério? Em qual galáxia tu andas? Desça daà e viva a realidade.
Contém ironia?
Ah, santinho! Já em 99 ele falava em matar FHC e 30 mil brasileiros. Mas o seu fanatismo te cega. Quem de fato nos livrou dessa quadrilha foi o general Freire Gomes, que não aderiu ao delÃrio dos k. Nalhas.
Dios mio, procure ajuda médica urgente ou pode-se entender que faz parte dos que planejam livrar a cara de gente sanguinária?
Agora, é esperar o trabalho da justiça brasileira q ja condenou e descondenou com base na mesma pf
Quem? Aquele juiz que foi ser Ministro do Belzebubozo?
Não teria sido porque não tinha provas reais e sim conluio entre as partes ou pressão sobre empresários confessadamente corruptos? Desta vez, parece haver muitas provas reais e circunstanciais, diferentemente de convicção de um juiz polÃtico que abriu mão de sua cruzada anticorrupção. Ou não?
Todos achavam q o jair seria tutelado por gente mais sensata e aà deu no q deu
Mas
Nas manif do fora dilma essa turminha da interv militar era pequena e folclorica, de repente a coisa virou
Mais um texto brilhante do professor
Vai entender como votaram nele e no TarcÃsio, é muita desinformação, mas é pra isto que serve a Folha, fazer a classe média votar por bilionários interesses, contra si, Aécio, golpe, Cunha, Moro, Bolsoguedes, sempre um novo fantoche. Depois é assaltada na rua e não sabe que o mega roubo dos juros, único no mundo, corta investimentos de saúde e educação. Jornais dizem que governo gasta demais, mas é pra sobrar mais para juros.
Entrou Florentino pq TarcÃsio só foi eleito por gente que apoiou Bolsonaro muita gente ludibriada por desinformação mas muitos brasileiros conservadores fascistoides mesmo. É a mesma gênese
Gilberto sonde q vc achou o tarcidio nessa historia? Ele foi indiciado? O texto fala nele?
Mais cristalino, só desenhando. É curioso ver que o óbvio descrito pelo articulista não parecia tão óbvio a uma parcela significativa da população dita esclarecida, a começar por este mesmo jornal, enquanto empresa, que viu em certo momento o antigo mandatário da República como alguém viável e até desejável.
Cadeia em todos q planejaram golpe. Bolsonazistas !
Parabéns pelo texto de clareza cristalina, professor da minha querida Universidade Federal da Bahia, casa onde muito aprendi.
Cadeia nos bolsonazistas.
Todo mundo no Brasil sabia que poderia ter golpe, uma parte insana queria intervenção com Bolsonaro e a outra parte aterrorizada. Enfim, a democracia venceu. O bem venceu o mal, mas por pouco, porque o QI dos golpistas era baixo.
O Temer, passando pano.
O plano infalÃvel do Cebolinha só não contava com a atuação de nosso Kojak de toga.
Fracasso como militar, terrorista mal sucedido de quartel, improdutivo parlamentar, presidente incompetente, golpista mambembe, inelegÃvel ... Só falta falhar como presidiário. Haja choro porvir.
E duvido que seja imbrochável.
Tudo bem, Folha, que é preciso alcançar o leitor médio, mas não há necessidade de publicar matérias tão superficiais e fracas assim? É risÃvel. Uma análise dessas não serve para nada. Todos entendem o quanto pode ser frágil uma democracia, principalmente nestes tempos nebulosos. É preciso ler os que pensam com mais complexidade e têm informação além daquela fornecida pelo fraco jornalismo contemporâneo.
Os que pensam com mais complexidade, por acaso, seriam aqueles que idolatram o miliciano golpista e ladrão de joias?
Matéria, artigo de opinião, editorial - a Folha é uma vergonha, sim. E eu não estou nem aÃ. "Tó para vocês, chupins loucos".
Não sabe a diferença entre matéria e coluna de opinião, mas se acha gabaritado para atribuir adjetivos. O jornalismo contemporâneo tem suas fraquezas, mas como você tem se informado? Apura diretamente a noticia...ou é pelo Zap?
Pelo visto, Ana, ele sabe a diferença, mas o que importa? O importante é sempre enxovalhar o jornal e os colunistas: para tanto, vale qualquer pretexto, mesmo o mais estúpido.
Não é uma matéria. É uma coluna de opinião. Opinião baseada em fatos, diga-se.
Era tosco assim.
Ainda bem que bolsonaro é o mais despreparado e estúpido que governou o paÃs, nada tramado por ele poderia dar certo. Agora é meter ele no cercado da Papuda e jogar a chave fora.
não sabia que jair messias possuÃa um útero.
Os articulistas da Folha-Passa-Pano são, em sua maioria, muito medÃocres. Como alguém, como Wilson Gomes, ocupa um espaço significativo para não dizer nada. Sua análise é superficial, sofismática, neutra demais; tÃpica de quem precisa equilibrar-se entre a necessidade de dizer alguma coisa sem se comprometer.
O artigo não é uma reportagem, é uma matéria de opinião. Para criticar o jornal é preciso ao menos conhecer tais diferenças. Mas sabemos que, no seu caso, a única motivação é o ataque aos colunistas com os quais você discorda ideologicamente.
Darci, respeito seu questionamento. Por isso sugiro uma releitura e, nela, um olhar atento à a quantidade de obviedade e superficialidade do que esse cara está dizendo. Diante dos fatos recentes, qualquer um cidadão com um razoável repertório e alguma capacidade de sÃntese crÃtica é capaz de ir bem mais longe do que disse esse cara. Seu texto não acrescenta nada. Se foi feito para ser lido, certamente foi (inconscientemente) escrito para ser esquecido. Nisso o cara vai ganhando o dinherinho dele
Braulio, acho que devemos ter lido artigos diferentes. O que eu li, ao contrário do que afirmas, está preciso, direto, expondo claramente o papel de Bolsonaro e sua troupe mambembe no golpe preparado contra a democracia brasileira.
O que me choca é que se estes cabeças de bagre tivessem utilizado um centesimo da energia que usafam planejamdo esta papagaida o bolsonaro teria ganho a eleicao, foram 800 mil votos de difedença, uma merreca.
A surpresa é a disposição para assassinato no alto escalão das Forças Armadas. E pior, para manter uma toupeira no poder.
Toupeira é até elogio. Uma garrafa pet vazia e furada tinha mais utilidade.
Tudo vem acontecendo como na linha de tempo demonstrada no ótimo artigo. Pouca surpresa realmente. Haja dificuldade das Forças em declarar algo à Nação neste momento , depois de tanta miscigenação com um governante errático, que tantas vezes declarava - sem desmentido algum de quem tinha o dever de rechaçar - que tinha consigo "o seu Exército" (ao que parece, de pelo menos os kids pretos). Triste constatar militares planejando técnicas de sabotagem contra um inimigo interno - a Democracia.
São um bando de tolos de terceira categoria, sem o bilionário apoio dos bancos, agro e grande imprensa e principamente mÃdia social americana, nunca terÃamos chegado a este triste momento.
O ex pr varrido e abjeto só subiu a rampa pois o supremo deixou prender o Lula e assim abriu caminho para o varrido vencer, eleito com a caneta na mão qual foi a gratidão do ex pr varrido e abjeto se pôs a ficar berrando contra o STF, contra a democracia e bla bla bla, é na verdade um ingrato pois qual foi a gratidão com o supremo, ficar pedindo afastamento de ministro do supremo essa foi sua gratidão, que esse ex pr varrido e abjeto agora responda por tudo que fez. Abjeto
Nunca tentaram enganar ninguém? A Folha também nunca tentou enganar ninguém? Então como fizeram o povo apoiar o golpe, contra si? Como fizeram acreditar no Moro, sair pra rua por Cunha, Temer, privatizações fraudulentas, juros e gasolina por dividendos, tudo contra si? O bilionário dono da folha, que com os seus ganhou muito depois do golpe, e esses calunistas lambedores de botas, são o que não se pode dizer, fazem o estrago e chutam a defunta marionete, como se não fossem o titereiro.
Araujo, viemos a terra com uma missão, gostemos ou não, a minha é alertar pessoas do povo como você : )
SE despreza tanto a Folha, pq mantém a assinatura? É só cancelar e se livrar do jornaleco, como vc o diz...
Isso mesmo, desprepardo e estúpido, mais os cem outros adjetivos que a Mariliz Jorge lhe pespegou nesta Folha há f dois anos....
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Wilson Gomes > Então era assim o tão prometido golpe de Estado? Voltar
Comente este texto