-
Leonilda Pereira Simoes
O filme é muito bom, necessário, em especial para jovens que não sabem o que foi a ditadura, das violências que pessoas comuns sofreram. Quem não gostar, não gostou, mas a maioria achou muito bom, a Fernanda Torres excelente no papel, história de uma família violentada pela ditadura e que foi ofendida pelo inelegível que adorava generais e deve ir para a cadeia por causa de um deles, amigão que vai acabar tb preso por apoiá-lo. Filme importantíssimo em tempos de golpismo escancarado.
-
Nilton Silva
Triste constatação.
-
Karina Kanazawa Rienzo
Esqueçam um pouquinho o Oscar, vai? Uma festa americana, para o cinema americano. E já deixou de ser sobre qualidade artística há décadas
-
Leonilda Pereira Simoes
Vi muita qualidade em filmes recentes: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Nomadland, Parasita, Spotlight - Segredos Revelados, filmes ótimos, muitos com conteúdo social atual, direção diferente, roteiros criativos. Criam histórias com roteiros fortes, diferentes, interessantes. Não são tiro, porrada e bomba, nem arrasa-quarteirões com astros no papel de heróis brigões. Têm qualidades muito maiores, conteúdo forte. Todos com menos de 10 anos, não várias décadas.
-
-
Ivo Ferreira
O direito de opinião virou pecado. Divergir virou ofensa. Na Folha acontece muito. Qualquer um que opina se arrisca a receber ofensas. Pior, a própria Folha censura.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Uma vez quando ousei tentar falar com uma amiga da bolha sobre aborto ela me disse: "você é homem, não pode falr sobre isso." Bem: ordens são ordens. Como judia ela mudou muito de posição depois do ataque do Hamass. Agora me deixa falar livremente sobre aborto.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Nos casos previstos em lei, o estupro é um deles, defendo que seja feito o aborto inclusive em hospitais públicos e mesmo de orientação religiosas. Quanto aos estupradores defendo punição rigorosa. Homens também são estuprados sim, aliás estupradores quando vão para a cadeia, (claro que os pobres) costumam ser violentados.
-
Leonilda Pereira Simoes
Os homens que são contra o aborto poderiam também falar sobre o que pensam dos estupradores, cujas penas a extrema direita quer que sejam menores do que as de mulheres estupradas que querem fazer o aborto previsto em lei. Muitos homens, que em geral não são estuprados, acabam apoiando estupradores com posições contrárias ao aborto. Eles não imaginam o sofrimento das mulheres mas se julgam em condições de julgar.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
é porque eu ia falar o que ela não queria ouvir.
-
MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO
Engraçado...as mulheres fazem os filhos sozinhas? Homem pode sim falar sovrw aborto...
-
-
José Cardoso
O filme já é um grande sucesso comercial. O Oscar seria uma surpresa porque é um roteiro muito brasileiro, distante da sociedade local. Mas talvez os Moreira Salles, com a aquisição da Rothy's de São Francisco pela Alpargatas, consigam contatos com o pessoal que vota na premiação.
-
Leonilda Pereira Simoes
Comprar votos, não precisa. O filme é muito bom, vale por si mesmo. E o trecho "distante da sociedade local", o local seriam os EUA? Então, seria "muito distante da sociedade americana e europeia". Filmes argentinos muito bons já venceram, o Brasil pode ter chance, sim. Merece.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Acabo de ser censurado.
-
-
Markus Nascimento
Também gostei do A Substância. Temas totalmente diferentes, parada dura em uma competição. Também achei o artigo legal.
-
Luiz Gustavo Amorim
Quantas coisas irrelevantes. Fulano não gostou do filme? Puxa, rs . Fulana não assistiu ao filme? Problema dela. As pessoas que acharam o filme mediano estão sendo atacadas em rede social? E desde quando rede social presta para algo que não seja bater boca? Saia da rede e se torne um adulto, não perdendo tempo com essas bobagens. O filme é maravilhoso e tomara que seja reconhecido, mas se não for, por favor, não venham encher a paciência com essa história de roubo. Já deu.
-
antonio brito
Faltou espaço ou inspiração.
-
Antonio Rubio
Assino embaixo, caneta ou assinatura eletrônica?
-
Dario Leopoldo
Texto muito pertinente para estes tempos estranhos. Sou do campo progressista e uma auto crítica é necessária, senão vamos virar apenas caricaturas de "boas pessoas". A tolerância a opinião alheia é fundamental para o debate. Qualquer um pode não gostar de um filme e tem o direito de se manifestar sobre isso. Pensar diferente não é ser inimigo.
-
adenor Dias
Eu não vou torcer pelo Oscar do filme ainda estou aqui , pois sou um tremendo pé frio! Torci contra o impeachment da Dilma , em vão, torci contra a vitória do Bozo em 2018, outra decepção. A turma de Hollyood, não dar moral para nada brasileiro. Eu já me desiludir com outras indicações brasileira ...
-
Nerisvaldo José Santos
Os dois filmes citados são ótimos.
-
Anete Araujo Guedes
Ainda estou aqui não necessita ganhar o Oscar, basta a indicação, que fez com que muitos saudosos da ditadura fossem ao cinema. Sem falar de política, mostrou apenas o peso, o terror e a perversidade de uma cidade tomada por militares, armas e violência. O estrago que causou em uma família de classe média, depois, percebido pela Eunice, que essa tragédia não ocorreu apenas na família dela. Uma casa invadida, o chefe da família torturado até a morte. Uma dona de casa que teve de se reinventar.
-
Anete Araujo Guedes
O livro também é muito bom. Assisti, há mais tempo, Machuca um filme chileno, e Os sonhadores, francês, com essa temática. Muito bons.
-
PAULO ROBERTO SCHLICHTING
Aspecto nada desprezível e que vem sendo um tanto negligenciado, Anete. Não assisti ao filme ainda, mas a repercussão por si só já presta um grande serviço ao reviver na tela o drama das pessoas atingidas pela crueldade da brutal ditadura que tivemos. Parabéns! Persevere!
-
-
Gabo Franca
A Substância é um dos piores filmes que já vi, ideologia pura, repugnante e caricato em muitos sentidos
-
Alberto A Neto
Não haveria filme algum, sem o livro. Marcelo Rubens Paiva criou as condições para que Walter Salles realizasse a sua obra-prima e que Fernanda Torres reencarnasse Eunice Paiva. Melhor ler o livro, primeiro. Assistir ao filme, depois. Nesse passo, não há como não reconhecer a insuperável expressão e impacto dramático que Fernandinha produz em quaisquer espectadores. Não trazer o Oscar pela primeira vez ao Brasil está fora de questão. O Brasil merece, Rubens Paiva merece. Ainda estaremos aqui...
-
Galdino Formiga
Pressão exagerada do meio artístico para ganhar prêmios. 0s outros também concorrem com bons filmes.
-
hernando josé rocha franco
Reduzimos nossa capacidade de divergir com bom humor, ficamos mais tribais, ironia virou ofensa. A maior contradição é que, enquanto os computadores ficam mais complexos e realizam cada vez mais tarefas e habilidades humanas, parece que nós estamos regredindo e ficando mais binários cognitivamente.
-
Marcelo Magalhães
O texto de Maria Inês Dolci remete exatamente a esse ponto, uma vez que a digitalização da vida criou fenômenos dicotômicos não imbricados, fazendo que o maniqueísmo, a polarização seja o modelo. E nesse caso, fica mais evidente, por ambos os lados, o já ganhou, em oposição ao não é filme para Oscar.
-
RODRIGO NAFTAL
Toda a bolha possui a sua bíblia. Hereges são os quem ousam a divergir. Não importa o tamanho da discordancia. Vide os comentários depreciativos e agressivos que a colunista recebe a casa publicação.
-
Jesus Silvestre
É preciso respeitar a opiniao dos outros. Desde q nao haja ofensas ou ameaças como fazem os bolsonazistas.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.