Bruno Boghossian > Bolsonaro insistiu no golpe e ouviu 'não' de comandantes 4 vezes Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Maria Antonia Di Felippo

    Os EUA não apoiaram. Simples assim.

    Responda
    1. Renato Letizia Garcia

      Por acaso tu querias que tivessem apoiado. ??

    2. Renato Letizia Garcia

      Esse teu comentário é de vira-l@t@ submisso e direitista reacionária

  2. Alexandre Marcos Pereira

    Juliano, grato pelo comentário. O simples ato de dizer não, naquelas circunstâncias, criou uma fissura no tecido do previsível. Os desdobramentos vieram. Os dois comandantes optaram pelo isolamento que se segue aos atos de coragem e não compactuaram com os planos da rataria. O não nesse caso não é apenas uma palavra, mas uma porta aberta para evitar aquilo que não poderia ser. A reunião terminou, os dois comandantes saíram da sala com passos firmes, ignorando os cochichos abafados que os seguiam

    Responda
  3. Jose de Paula

    Este general Estevam Theophilo já era para estar preso pelo Comandante do Exército, uma vez que aceitou atropelar a hierarquia, concordando com o golpe que o General Freire Gomes havia combatido de forma firme. Freire Gomes sim, demonstrou ser um verdadeiro patriota, um militar que serve ao Estado Brasileiro e não ao governo de plantão.

    Responda
    1. Luís Carlos Pedroso Lacerda

      Olha, prender alguém por pensar, desejar, planejar e nada disso ocorrer, por mais repulsivo que possa ser, e até é, nossa Constituição e Leis não recebem como crime, não é crime. Ou é crime tu desejares que ele seja preso? Claro que não! O que a maioria esquece, é que havia e ainda há, uma indignação muito grande por entregar o comando do Brasil a uma turma reconhecidamente de ladrões. Ou tu achas que o STF fez trabalho técnico jurídico? Obviamente que não. Mas o sistema está assim montado!

  4. Ricardo Thomazine

    Os generais que ouviram a proposta e sofreram a insistência no assunto, prevaricara. Foram omissos. Pòr que? Será que se preservaram, para caso o golpe acontecesse eles se beneficiariam de alguma forma? porque não denunciaram o presidnete na hora? ou o prenderam?

    Responda
    1. Renato Letizia Garcia

      Exatamente. Pré vá ri K ram

    2. Renato Letizia Garcia

      Exato . Buscaram se preservar . Vá que aconteça !?!?!?

  5. joseildo ferreira inacio

    Verdadeiros ratos. No sentido mais amplo: verdadeiras ratazanas.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      De fato a reprodução de ratos do Planalto é correspondente à própria natureza e a ninhada só aumenta. Atualmente bate recordes com a atual gestão, sabendo-se que já invadiram o Congresso e o STF

  6. Cleuza Maria Lopes Simplicio

    Sob o ponto de vista jurídico.... O que o senhor está esperando ainda acontecer?

    Responda
  7. MAKOTO SHIMIZU

    Passou da hora de rever a formação de militares, principalmente os de alta patente. Há nítido desvio de foco, evidente politização partidária, nociva contaminação herdada do passado ditatorial. Militares precisam enxergar os verdadeiros inimigos internos, que são os incendiários de florestas, o garimpo ilegal que são grandes organizações criminosas que arregimentam pequenos garimpeiros, os criminosos ambientais, as facções criminosas que dominam o território das comunidades, notadamente no RJ

    Responda
  8. jose camargo

    "Em certo momento, ele tentou driblar os chefes militares para seguir adiante com a trama." Isto não procede. Não faz o menor sentido. O presidente da repúlica é o chefe supremo das Forças Armadas,que lhe devem obediência imposta pela carta magna.

    Responda
    1. José Marques Mendes

      A primeira obediência deles é com a Constituição. Parece-me que cometeram crime de prevaricação.

    2. GINO AZZOLINI NETO

      Narrativa tudo pode.Porque a prisão demora tanto ? Cadê o inquérito do fim do mundo? Nada se apurou até agora? A PF já foi mais eficiente

    3. MARCUS VINICIUS CORREA LEITE

      Errado, José. Eles devem obediência exatamente à Carta Magna.

    4. Sam Duart

      Está parcialmente certo. Mas em caso do presidente ou qualquer outro membro dos 3 poderes tentar contra o estado democrático de direito, então as forças armadas tem por obrigação impedir tal ato. Eles devem obediência ao presidente, mas antes disso devem obediência a nação. A missão primordial das forças armadas é defender o país e não presidente que for.

  9. Gustavo Michelin

    Sob o ponto de vista jurídico não há absolutamente nada que possa levar bolsonaro à uma condenação. O tempo dirá.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Bolsonarista não sai do planeta onde a terra é plana.

    2. Rodrigo Pereira

      kkkkkkkkkkkkk

  10. William Costa

    Segundo o artigo 31 do código penal brasileiro o ajuste, a instigação e o auxílio para a prática de um crime não são puníveis se o crime não for tentado, salvo disposição expressa em contra. Assim, ao que se sabe até o momento, o golpe de estado não foi sequer tentado pois os comandantes militares agiram de forma constitucional. Que bom.

    Responda
    1. Renato Letizia Garcia

      Jurista de redes sociais . Defensor do inominável!!!

    2. Sam Duart

      Mais um jurista de redes sociais

  11. Marcos Loureiro

    Ainda bem que o gal Gomes Freire e o brig. Batista Junior foram éticos e corretos, não seguindo os passos da rataria , como eles mesmos se denominam. Só mais uma coisinha. quem negou Cristo 3 vezes foi Pedro. Judas o traiu. E rato vive no esgoto junto com todo tipo de excremento.

    Responda
  12. Leonardo Trindade

    Difícil é acreditar que o comandante disse que daria voz de prisão se Bolsonaro insistisse. Vamos rir juntos.

    Responda
  13. Wil Leon

    Judas negou cristo 3 vezes e continuou por ai. Vamos aos fatos. Pensar, falar, pixar com baton, é pouco, mas Bruno usa lente de aumento dele. Numa ação qualquer 'adevogado' argumentará o livre pensar. Trama, golpe contra as instituições, é a do PCC/Policiais que assassinaram o cara em pleno dia, no aeroporto mais movimentado do Brasil. O resto é blá blá blá.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Começou com Judas negando Cristo e terminou como uma criança confusa fazendo paralelos inexistentes. Será que a sua família sabe o que você faz aqui, rs?

    2. Emilio Bazzani

      Não subestimando, acho que mencionar Judas, foi genial. Fomos aos fatos. Bozo errou, que se apurem os fatos e não desejos, idéias, 'planos', ou quis mas nao fez. Senão tudo vai parar no juridico.

    3. Sam Duart

      Fazendo referência ao grande Cazuza. "A tua piscina está cheio de ratos. Tuas idéias não correspondem aos fatos."

    4. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Nem a Bíblia conhece, pois quem negou Jesus 3 vezes foi Pedro. Judas apenas traiu. Vá falar bo bagens em outro lugar.

    5. Joaquim Rocha

      Seu comentário revela apenas o cúmulo da sua infantilidade. Melhor comentar em revistas para menores de 5 anos. Talvez acreditem em alguma coisa do que você escreve.

    6. MARIA F LUPORINI

      Bla bla bla na cadeia!!

    7. alex carvalho

      No aeroporto de pista plana na cidade pla do planeta plano? Vc sabe muito bem que no seu whatsapp tina a msg , ele não sobe a rampa reticências!

    8. José Fernando Marques

      Wil, você negaria qualquer fato. O colunista expôs fatos. É difícil para os adeptos de Nero reconhecer que estavam e estão completamente errados.

  14. José Augusto Bernabé

    Mesmo vc Bruno, não tende sofrido com qualquer discriminação pelo governo anterior parece que sofre de Síndrome de Estocolmo pois não passa um dia sequer se não toca no nome do Bolsonaro, isso é verdadeira Paixão.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Bernabé está muito preocupado. Será que ele tem o rabo preso junto à rataria?

    2. MARIA F LUPORINI

      É para punir ban di do. Podem tentar cortina de fumaça, mas dessa vez não vão desviar o foco. Sabe o que é isso, Berna, tem rato na Direita querendo o lugar do seu Mito. Não vai ter acordo para livrar essa criatura.

    3. Leonardo Trindade

      Se você fosse minimamente inteligente, saberia que com a quebra de sigilo de um processo de 800 páginas há dois dias o assunto está quentíssimo e os detalhes são de interesse nacional. Pode pegar a pipoca pra assistir, nós vamos enterrar o seu muro.

    4. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

      Não seria indignação com o horrendo fo Bolsonaro?

    5. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Bruno é sério e está nos informando sobre as entranhas do golpe. Nada a ver com paixão, é informação.

  15. Luiz Almeida

    Jamais um comandante pode se rebaixar a uma personagem expulso do exército.

    Responda
  16. Jurema Nordeste

    Esses generais 'legalistas' que votaram no bozo, depois de tudo que o dito cujo fez no exército, será que teriam tido esse comportamento , se tivessem tido o apoio dos EUA? (de novo 'se'), fosse o Trump presidente?

    Responda
  17. Humberto Giovine

    Complementando o comentário abaixo: este foi a conclusão do relatório de justificação contra bolsonaro em 1987, elaborado por três coronéis do exército brasileiro.

    Responda
  18. Humberto Giovine

    Segundo a reportagem da Folha, uma perícia da Polícia Federal foi inequívoca ao concluir que as anotações eram mesmo dele. Os coronéis responsáveis pela investigação decidiram, por unanimidade, pela condenação. “O Justificante [Bolsonaro] mentiu durante todo o processo, quando negou a autoria dos esboços publicados na revista VEJA, como comprovam os laudos periciais.” Segundo documento assinado por três coronéis, Bolsonaro “revelou comportamento aético e incompatível com o pundonor militar."

    Responda
  19. Túlio Landi

    Dentre todos os obstáculos que a elaboração de um processo de conhecimento investigativo enfrenta, alguns ocorrem, fora do âmbito do "juiz de instrução", leia-se Moraes, que é o alarido da mídia em geral, principalmente a televisiva, constituído por analistas que tem lado político, cujo cacoete mais visível é a insistência em "dar nó em cabo de vassoura". Isso é lamentável, pois supostamente, tratam-se de pessoas que ostentam certo verniz cultural.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Como diria Tom Zé: Eu tô te explicando prá te confundir, eu tô te confundindo pra te esclarecer.

    2. MARIA F LUPORINI

      Haja verniz para salvar a cara do Mito! Kkk. Inelegível.

    3. Leonardo Trindade

      Negacionista dando voltas no próprio pensamento, hahahaha

    4. raul neto

      hein? Eu vim para confundir e não para explicar.

  20. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

    O que esperar de um sujeito que vira presidente sem nunca ter trabalhado na vida, sem ter tido a necessidade de se responsabilizar por nada que fosse produtivo, socialmente necessário? Que pague bem pago, por toda essa cana...lhice!

    Responda
  21. Juliano Machado

    Certo. Os chefes do Exército e da Aeronáutica ouvem da boca do presidente da república que este pretende dar um golpe. Escutam isso mais de uma vez (e devem ouvir todo o muxoxo em torno disso, devem ter informações). E apenas dizem "não vamos participar". É isso? Deixa rolar? Eles não têm nenhuma obrigação legal (ou moral que seja) de denunciar e publicizar isso? Ou vai que rola e eles iriam querer um lugar pra estar?

    Responda
    1. Carlos Ernesto de Oliveira

      De fato, por que se omitiram? Deve haver uma boa razão, pois o essencial eles fizeram!

  22. Carlos Alberto Komora Vieira

    Folha de São Paulo, eu gosto do seu ecletismo. E gosto dos seus leitores que não ficam inertes, que fazem comentários inteligentes, denotam cultura e apreço ao diálogo. Assinatura sempre renovada.

    Responda
  23. A A Iuras

    Segundo um professor da USO a investigação foi muito criteriosa, com georreferência dos celulares, com delação premiada, com testemunhos robustos, com coerência de narrativa, com áudios degravados, com linha do tempo bem definida, com divisão de tarefas, com documentos recuperados e transferências de dinheiro. Cadeia já. Sem anistia.

    Responda
  24. Sam Duart

    Acredito que muitos desistiram porque se sentiriam humilhados em se subordinar a um chimpanzé de terno.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Chimpanzés são muito inteligentes. Não ofenda os chimpanzés.

    2. Joaquim Rocha

      Diria um jumento de terno, mas cada um tem uma ideia

  25. João Ramos de Souza

    O Exército já errou com Bolsonaro, quando ao invés de puni-lo por atividade terrorista, promoveu-o a capitão, como compensação por sua baixa. Outro erro jogaria sobre aquela Arma toda a responsabilidade pelo que aconteceria se o golpe fosse consumado. Por outro lado, os fatos apurados pela PF agravam a cumplicidade de Heleno, Braga Netto, Mario Fernandes, Garnier e outros oficiais irresponsáveis, que deverão ser punidos com todo o rigor da lei. Terroristas desocupados; traidores da Constituição.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Exatamente. O meliante tinha até croqui das instalações do exército para explodir. O homem é desprezível e deveria ter sido parado há décadas.

    2. Carlos Ernesto de Oliveira

      Eu sempre soube que a passagem para a reserva tem promoção, pois os soldos são relativamente baixos; um coronel da reserva foi meu subordinado na década de 70, em empresa privada, e era major antes da reserva; mas promover terroristas expulsos é outra conversa.....

    3. Aparecido Celso Pelosi

      Sim, Emerson, era tenente. E sua biografia estava disponível desde sempre. Bastava uma só busca na internet pra ver o que este ser pensa e quais são os seus ídolos.

    4. Humberto Giovine

      Basta (procurar) e ler o "relatório de justificação" de 1887 elaborado, após investigações e provas, por três coronéis do exército, especialmente o final da conclusão: " Bolsonaro revelou comportamento aético e incompatível com o pundonor militar e o decoro da classe, ao passar à imprensa informações sobre sua instituição”.

    5. Emerson Alves

      jura q ele so virou capetao dps q foi expukso? kkkk, eu nao sabia dessa..., incompetente desde sempre. é cana!

  26. Carlos Alberto Komora Vieira

    Bolsonaro achou que era o dono do campo, da bola e do juíz. Queria definir “as 4 linhas” à sua conveniência e dos seus príncipes. E tem a conhecida índole criminosa, capaz de mentir, prevaricar, agredir e matar, se for do seu interesse. Pena ter tantos admiradores deslumbrados, fala muito do povo que somos.

    Responda
  27. José Freitas

    O relatorio da PF sobre a "tentativa de golpe" com mais de 800 páginas ainda não foi analisado por advogados e/ou especialistas em direito constitucional. Em uma análise superficial do que ja conhecemos parece tratar-se de um excelente roteiro para um filme de comédia como "O Rato que Ruge" ao mostrar um bando de aloprados que não detinham poder de mando e meios para concretizar suas intenções e que não convenceram Bolsonaro e os comandantes militares a integrar o elenco dessa comédia.

    Responda
    1. José Freitas

      Sr. Joaquim Rocha sugiro que faça um esfôrço mental e/ou procure ajuda profissional para entender um texto. Não há no meu comentário nenhuma tentativa de defender o indefensável. Muito pelo contrário. Como defensor da democracia eu defendo a adoção do devido processo legal para investigar, denunciar e julgar qualquer ato criminoso, o que, neste caso, obviamente, ainda não aconteceu. Dizer "parece" e "analise superficial" é ser coerente com esse pensamento.

    2. José Freitas

      Sra. Debbie a sua avaliação de que eu esteja sofrendo um processo de dissonância cognitiva não me ofende porque eu a acho improcedente. Essa teoria sugere que pessoas sentem um certo desconfôrto quando possuem crenças e adotam atitudes contraditórias motivadas a reduzir essa dissonância. Pela sua teoria mesmo eu sabendo que Bolsonaro seria um golpista eu o defenderia por alguma afinidade ideologica. Isso não é fato e não sinto qualquer desconforto em presumir sua inocência.

    3. Joaquim Rocha

      José, apesar de aparentar uma certa educação, está defendendo o indefensável. Quem, após tudo o que foi revelado, se aventuraria a fazer isso? Apenas a rataria cujos rabos estão todos presos.

    4. Luiz Gustavo Amorim

      Meu caro e educado Freitas:: se te passei por uma fração de segundo a impressão de que meu texto não era uma absoluta ironia de ponta a ponta, me desculpe - já fui melhor nisso daí, taokei? Se tem algo no qual não me perco é na avalanche de evidências dos últimos 35 anos de que Bolsonaro é um conspirador, um golpista, um inimigo da democracia e que em um país sério já teria sido cassado há mais de dez anos. Espero ter me feito claro e obrigado pela resposta.

    5. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Discordo, sr José. A tentativa de golpe é crime e um assunto muito sério. Descaracterizar a gravidade do assunto só mostra sua dissonância cognitiva como Bárbara Tuchman analisou em seu livro magistral, cujo título não posso citar aqui pq folha não deixa, embora eu não entenda o porquê.

    6. José Freitas

      Humberto Giovine vc se esqueceu de prestar atenção ao termo "parece". Entre "parecer" e "ser" há um espaço livre de interpretação enquanto não houver uma manifestação clara e responsavel dos especialistas que assessoram o PGR e que, por suas análises, o convençam a apresentar diferentes denuncias ao STF por diferentes crimes que teriam sido cometidos pelos "indiciados". Após o exercicio da ampla defesa dos "denunciados", condenações justificadas deverão ser aceitas pela opinião pública.

    7. Humberto Giovine

      José, se este relatório da PF, com todas as provas materiais expostas, após um profundo e longo trabalho de investigação, for para você enredo de uma comédia, está precisando urgentemente de um tratamento psiquiátrico, pois seu estado é gravíssimo.

    8. José Freitas

      Jose Carlos vc é "esperto" para publicar palavras com grafias estranhas por medo de que seus comentarios ofensivos não sejam publicados. Isso apenas demonstra sua falta de argumentos e capacidade de contestar outras opiniões. Não sei se Bolsonaro é "integro" e "inteligente" mas não desconheço o fato de que ele não é tão desinformado como vc afirma. Sem apoio da cúpula das FFAA ele sabe que qualquer "tentativa de golpe" seria fracassada e por isso nem tentou. Até provas em contrário.

    9. José Freitas

      Luiz Gustavo o primeiro parágrafo de seu comentário chega a dar a impressão que vc entendeu a narrativa do golpe inexistente. Vc se perdeu na continuidade ao afirmar que o ex-presidente não apoiava o sistema de "freios e contrapesos" quando na verdade ele sempre defendeu que as ações dos "outros poderes" ficassem dentro das 4 linhas da Constituição. Por óbvio a manifestações civicas não eram em defesa da "Justiça eleitoral", dentro de um sistema que, não só ele, julgava viciado.

    10. jose carlos toledo junior

      Comédia é um corpo teclante defender o proprietário do cérebro e mente. Tem algumas narrativas já. Uma é dizer que o bozó é tão bhurru que não poderia liderar um golpe. Mas, sua está em uma outra dimensão de múltiplos níveis e camadas: a de que o bozó é íntegro e democrata! Vc não exite mais. Se mhathi.

    11. José Freitas

      Julio Alves sem me rebaixar ao seu "nivel inteletual" de militante anencéfalo deixei claro que não li um provavel roteiro para um filme de comédia mas apenas algumas criticas ao calhamaço de interpretações desconexas feitas pela propria PF. Vamos aguardar o parecer dos especialistas e do MPF que esperamos não trazer motivações ideológicas e sim argumentos capazes de convencer a opinião pública de que nossa democracia correu algum risco.

    12. Luiz Gustavo Amorim

      Pois é, Freitas. Confesso que fui pego de surpresa. Um democrata convicto como o Jair que jamais titubeou ao defender o sistema de freios e contrapesos, agora se vê nessa situação. Que saudade daqueles feriados da Independência no qual ele promoveu as marchas cívicas em defesa do sistema eleitoral e do respeito à ordem. Sensível como ele só, preferiu se recolher depois das eleições, tamanha a alegria por ver mais uma transição democrática concluída. Estou bege, bebê.

    13. julio alves

      Parece que que o nobre gado andou lendo outro relatório! Será que foi aquele do WhatsApp do Carluxo?

  28. Alexandre Marcos Pereira

    Parabéns aos então Comandantes do Exército e da Aeronáutica pelos nãos proferidos ao mau presidente. O significado desse não foi muito além de uma simples negativa. Foi um não à conformidade, um não ao medo, um não à voz que naturalizava a possibilidade de o país entrar em uma guerra civil para os palacianos mantivessem os seus cargos. Foi um não a quem está sempre acostumado a ouvir sempre sim. Um não leal à nossa Constituição, o verdadeiro governante, e divergente ao candidato a autocrata.

    Responda
    1. Juliano Machado

      Certo, disseram não. E pára por aí? Não tinham obrigação legal e ou moral de denunciar o que estava acontecendo? Apenas dizem não e esperam pra ver no que é que dá? Parece conveniente.

  29. orlando gomes de freitas

    Infelizmente para os militares golpistas, ficarão para a História com a "Rataria", não há como apagar isso, seus filhos , netos e descendentes saberão que tentaram o golpe e, como ratos ficaram nos porões covardemente planejando o desmantelamento do Estado brasileiro e suas instituições. Que nos lembremos desses senhores como fazem questão de serem lembrados: "A Rataria"

    Responda
  30. MARIA F LUPORINI

    Idoso corrupto, maçã podre, ser humano ruim, que cria o caos desde que tentou explodir uma bomba na tubulação de uma base militar.

    Responda
  31. ARI VARGAS LEAL

    É salutar que parte do alta cúpula das FF AAs tenham mais de 2 neurônios e lembrem dos golpistas de 64 e do seu legado na história. Além da desonra podem perder sua pensão e passar pra posteridade como lixo da história, tipo Ulstra, Burnier, Mourão F° , etc. Que essa maturidade continue nos novatos.

    Responda
  32. José Cardoso

    Um golpe militar não é tão fácil. 64 foi mais a exceção que a regra. A simples inércia da obediência aos ritos constitucionais é difícil de romper. Nesse caso, a grande imprensa e muitos nomes do empresariado apoiavam esses ritos.

    Responda
  33. josé almeida

    Não morro de amor por políticos, mas quem ler este jornal assiduamente verifica que esse jornalista não tem outro assunto que não seja Bolsonaro. Amigo, fale de coisas mais interessantes. Assim vc se liberta do lugar comum próprio dos "chatos".

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Discordo, Bruno é pago para informar. Se te incomoda, não leia. Continue, Bruno!

  34. Henrique Monteiro

    Comandante supremo das Forças Armadas. O meu exército. Pa Tife.

    Responda
  35. CARLOS EDUARDO MARTINS

    E importante não generalizar todos os militares como sendo da rataria . Tem muita gente descente ( creio que a esmagadora maioria ) apenas interessada em seguir uma carreira , como outra qualquer

    Responda
  36. Alberto A Neto

    "Eu diria mesmo que a burrice é a mais perigosa forma de loucura". (Nelson Rodrigues)

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Ali não tem nada de burrice, tanto que eles chegaram onde chegaram.

  37. Maria Antonia Di Felippo

    Ainda temos Generais que honram o país e a farda. Parabéns aos militares constitucionalistas.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      É isso mesmo! Parabéns aos comandantes. Espero que, após o devido processo legal, aqueles que desonraram a farda sejam expulsos da corporação.

  38. Milton Nauata

    Passou da hora, cadeia nesse va ga ba e seus cumplices já.

    Responda
  39. Anderson Pereira de Souza

    Fora o golpismo, as força armadas do Brasil têm alguma serventia?

    Responda
  40. Antônio Fernandes

    Aprender quando? E ele, desde a era Color, tentando salvar o país.

    Responda
  41. ALVARO ROSSAN B PRIETO SILVA

    Os ex-comandantes da Aeronáutica e do Exército, têm muito a explicar em especial porquê não denunciaram o ex-presidente. O da Marinha já deveria estar indiciado l.

    Responda
  42. Roberto Jorge Chaves Araujo

    A ra ta ria, como se autodesqualificam para se despirem de qualquer ética e moral e assim fazerem todo tipo coisa repugnante e criminosa, neofacista, não está nem nunca esteve somente no Planalto: o ratarianismo esteve nos acampamentos terroristas e está nesse espaço de comentários. Tomara que emcontrem uma "gataria" faminta!

    Responda
  43. Jorge Severo

    Esse generalTeóphilo, mais um da rataria, deve ser o 38 que está faltando na lista da PF. Ferro nele, golpista depravado.

    Responda
  44. Evando de Abreu

    Jornalista, o que estão fazendo, sem provas é um crime, uma desonra à profissão. Esta perseguição implacável da extrema esquerda não pode terminar bem. Vocês estão sendo bem pagos, mas é um valor alto demais para quem nada vale. Não vou responder petistas

    Responda
    1. raul neto

      Bateu o desespero no amante do golpista.

    2. Humberto Giovine

      Este relatório/inquérito, foi obra de uma investigação da PF. Então, pelo seu raciocínio a instituição também é de extrema esquerda? Seu devaneio mental é alarmante!

    3. Marcelo Souza Martins

      O gado provando quantos neuronios possui.

    4. julio alves

      Vá se tratar! Ainda há tempo! Temo por sua integridade física, no sentido dd que você possa vir a tentar algo mais contra si próprio. Digo algo mais, porque defender o indefensável já é algo meio patológico. Vá se tratar.

    5. jose carlos toledo junior

      Pobre diabo possuído. Kkkkkkkk. O bozó está dentro da sua mente. Vc não tem vida. Só tem um corpo a servir bozó. Vida miserável

    6. Luís Santiago Málaga

      irmão... o negócio é: sem anistia para milico golpista!

    7. victor gomes

      Amigo, tem 884 páginas de provas contundentes. Melhor não falar mais nada para não passar vergonha.

    8. SERGIO AZEVEDO

      Tá bom. Agora senta lá e vai rezar um pouco pro pneu.

  45. julio alves

    Gente! O que deu nesses articulistas da Falha? O que têm feito é repetir o que está dando na Globo e BandNews! Alguém aqui. que está acompanhando o noticiário, viu alguma coisa de novo nessa matéria? Alguma investigação? Fato interessante, análise ? Eu hein?

    Responda
    1. julio alves

      Parece que os meus comentaristas abaixo não perceberam a minha crítica. Para começar, sou radicalmente anti bozo, gado , mico golpista e tudo o que isso possa representar. Dito isso, redesenho o quw disse. Minha crítica é relacionada à baixa qualidade dos colunistas da Folha, que com raras exceções,se limitam a cacarejar o que todo mundo já sabe. Não fazem críticas. Quanto ao que mencionou cloroquina, confesso que tomei há trinta anos atrás, quando trabalhei na Amazônia e tive malária.

    2. Marco A Moreira

      Senhor Júlio todos as reportagens e opiniões tem como base o relatório da PF por isso são semelhantes. Está tudo lá!

    3. SERGIO AZEVEDO

      Cloroquina. Use com moderação.

  46. Elisabeth Beraldo Faria

    O gen o estava ou participava de todas as reuniões. Sem anistia!

    Responda
  47. Marco A Moreira

    O autor resume bem a ligação do ex com o golpe. Vejam só, o golpe só não ocorreu devido a posição firme de dois comandantes militares. Ou seja, salvaram a democracia em nossa república das bananas - pois só em uma republiqueta um golpe pode acontecer em pleno século 21.

    Responda
    1. julio alves

      O autor resume, e nem tão bem, o que deu na Globo ontem! Zero análise, zero novidade!

  48. Luiz Carlos Fonseca

    De 1964 vieram as vivandeiras da ditadura militar. De 2022 a rataria. Que definição! Que bela definição de Bolsonaro e trupe.

    Responda
  49. Joao Pinheiro

    Se considerar 'apenas' os mais de 700 mil mortos pela Covid, o Bolsonaro já deveria estar preso há muito tempo. Sua tentativa frustrada de quartelada seria apenas um agravante. Aliás, esse sujeito é pródigo em golpes que não dão certo desde seu tempo de recruta.

    Responda
  50. Antonio Eustaquio

    O que há com este país! O último a acabar com a escravidão e não fez a reforma agrária para contemplar ex escravos. Desemargadores vendem sentença. Evangelicos apoiam quem abertamente tem conportamentos não cristãos. Botamos fogo nas nossas florestas! Generais querem dar golpes! Que país e este que construímos? Meu Deus tem misericórdia de todos nós!

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.