Elio Gaspari > Massu, um patrono dos kids pretos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É difÃcil comparar um militar que lutou em guerras na Europa e na Africa, desembarcou na Normandia e venceu os nazistas com os nossos cucarachas que nunca estiveram em algum combate real, ostentam galardões por cursos teóricos e não ações em batalhas e o único inimigo que combateram foi a população civÃl de seu próprio paÃs.
Oi Carlos, não seja injusto. Você já viu como são bem pintadinhos os cordões de calçadas na frente dos quartéis ? De causar inveja às outras Forças Armadas espalhadas por esse mundão de Deus ......
Lugar de milÃco é no quartel.
É magnÃfico o filme A Batalha de Argel, sorte de quem pôde ver, branco e preto e cenas um pouco toscas, o ambiente do terror na visão do perseguido, a famÃlia dentro da parede para fugir da busca. Se acharem em DVD mandem para mim onde compraram.
A menos que você queira o DVD para guardar para sempre, esse filme está no Youtube de graça.
Não é Massu; é Aussaresses. Após derrota no Vietnã, tropas do General Jacques Massu venceram a Batalha de Argel, 1957/58.Seu capitão Ausseresse foi o pivô da vitória sangrenta dos paraquedistas franceses.Executam operações "por bairros" e “inteligência”, cerco aos alvos, interrogatórios de suspeitos de relações com revolucionários, tortura dos detidos, execução, massacres e 4 mil desaparecimentos de pessoas. Tudo está no livro "A guerra da Argélia" de Yves Courrière, jornalista francês.
Elio Gaspari, culto e sensato, conhece como poucos a história dos porões e da "rataiada". Aliás, conhecendo Golbery e observando os atuais personagens, nota-se como regredimos até nisto.
Primeiramente, Massu tinha a boina vermelha, caracteristica das foras especiais francesas. Segundamente, essa historinha toda é um floreio para a situação nada paralela. O golpe tentado aqui nada tem a ver com a organização criada pelos ressentidos da Argélia. A história até é boa. Aqui o golpismo é so para manter privilégios da casta que se julga acima dos brasileiros, que pagamos, escola, saude, viagens, moradia , aposentadoria integral e eles usam nosso dinheiro para nos golpear. Sem anistia
As Forças Armadas devem reformar seus currÃculos acadêmicos, limpar de instrutores e professores que tem visão arcaica dos tempos da Guerra Fria e ter uma visão mais democrática e legalista. A começar pela extinção do batalhão dos kids pretos. Proibição das escolas cÃvico-militares que em vez de formar alunos que pensam, formam robôs, cumpridores de ordens. Já pensou, humanos que pensam como robôs e IA que se tornarem coincidentes? Muita distopia ficcional para o meu gosto.
É difÃcil traçar um paralelo entre Massu e qualquer militar brasileiro. Massu, com sua cara de Inspetor Clouseau, era um combatente e nossos gloriosos militares, kids que não se tornaram adultos, são golpistas palacianos.
Massu foi um herói. Sempre ficou do lado da França. Incomparável com os nossos kids pretos.
Não conhecia essa história e nem essa figura. Muito interessante.
Excelente análise. Sou assistente da Folha só por seus causa Mestre. Parabéns!!
Há uma inconsistência, Elio. A independência da Argélia foi em 1962. Se o capitão, ao criticá-la, foi "demitido", então não poderia estar na "caserna" nem "comandando tropas" em Baden Baden em 1968, quando Paris virou de pernas para o ar no célebre mês de maio.
Penso que aqui os militares querem fazer arruaças, tomarem o Poder, por absoluta falta do que fazer. Tem que dar trabalho para os Militares. Cabeça vazia, oficina para o diabo.Vigiar as fronteiras, por exemplo! Mas, ainda acho, que o maior erro da História Militar, no Brasil, foi o Exército ter mantido nas fileiras o Mau Militar! E, por seu comportamento, como deputado, presidente, percebe-se a falta de profissionalismo em quem o manteve no Exército!
Mundo Globalizado é assim mesmo. S os Kids fossem incolor não teriam problemas decerto.
Élio é um patrimônio. Belo e necessário texto, como de costume.
Ainda me pergunto: para que servem as nossas tão eficientes forças armadas? Que atos heroicos esse perequitinhos tiveram nos últimos 200 anos? Bando dr ve lh os barrigudos fantasiados de abacate e brincando de soldadinhos. Dá armas pra eles e é isto que acontece....
Se parecem mais é com o exército de Brancaleone.
Maria Helena:os paÃses desenvolvidos não !Tanto que se desenvolveram. Aqui? O Brasil existe apenas para sustentar polÃticos e poderosos. Na hora de se beneficiar não existe esquerda, direita, situação, oposição:todos se unem e dão as mãos para nunca construir uma Nação. Exs. Aumentos dos Fundões, anistia aos partidos polÃticos, arquivamento da Rachadinha;descaracterização da lei da Improbidade;enquanto a Justiça pegava os três Ps, tudo bem, bastou pegar dois Ps, para criar juiz de garantia.
Mal comparando, lembro aqui que tem muita gente que cultiva o costume de ter cães de guarda...Nao é? E um paÃs, com sua população decente, um paÃs com suas riquezas um paÃs com ses valores morais - você acha que merece menos??? Voce acha que o resto do mundo é um céu de anjos?
O dia do chacal tupiniquim deu chabu. Vão todos tomar café de canequinha e comer com a marmita no colo.
Dia do Chacal, outro magnÃfico filme
Xiiiiii, prezado Zé Maria, deu pobrema ortográfico: dia do xacau leva somente à papuda... Hahahahah!
Xiiiiii, sêo Elio, Vossa Ilustrada Jornalência é muito erudito: botando o Massu como patrono, ensina-nos um pouco de História Universal, o que é bom. Eu, não somente ignorante, como também um pouco mau-caráter, já havia decidido pelo Mussum como patrono dos quidispretis, a despeito das graves repercussões à imagem do fantástico humorista e sambista, boa pessoa e boa-praça. Mó injustiça da minha parte...
Ahuahuahua!!! Brigadin, Benassi.
Kkkk espetacular... Parabéns.
Admirado apenas por psicopatas.
Texto muito bom! Nos faz lembrar aquela famosa frase, na verdade não dita pelo De Gaulle “o Brasil não é um paÃs sério”. Inacreditável que essa trama toda tenha sido urdida somente por alguns militares, muito mais gente se meteu nessa aventura tresloucada.
Gaspari joga luz sobre a hipocrisia militar: heróis de tortura ontem, golpistas hoje. Os "kids pretos" continuam no jogo sujo, mas agora com uma boina mais cara.
Belo artigo, mas a boina de Massu era vermelha.
Perfeito.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Massu, um patrono dos kids pretos Voltar
Comente este texto