Maria Herminia Tavares > Bolsonaro, militares e o golpe fracassado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jesus Silvestre

    As forças Armadas levaram muitos anos para recuperar a imagem. Bolsonaro expulso do exército quase consegue fazer ditadura no Brasil.Cadeia nestes milicos golpistas. Anistia Não !

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Anistia, jamais!

  2. José Cardoso

    O protagonismo dos juízes + polícia federal desde o mensalão talvez esteja colocando o país num funcionamento mais parecido ao de outros países. É a polícia o órgão repressor por excelência, seja em democracias ou em muitas ditaduras pelo mundo. Rússia ou China por exemplo. O modo latino americano, ainda presente na Venezuela, do exército mandar diretamente é primitivo.

    Responda
  3. Jorge Severo

    Enjaular os criminosos é a última oportunidade de o Brasil se mostrar decente. Se não, será uma república bananeira ad aeternum.

    Responda
  4. SILVIO LUIS DANTAS COELHO

    Os militares são pagos para defender a nação, não para subjugá-la. Esperamos que os militares nunca mais subvertam este princípio.

    Responda
  5. marilza abrahão

    O país merece melhores forças armadas. Modernas e de tamanho proporcional aos perigos que o rodeiam. Se precisam existir, que cumpram seu papel constitucional e deixem de querer tutelar o poder maior, o poder dos cidadãos organizados democraticamente.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Precisamos parar de adular o povo nos seus inúmeros e constantes erros. Quem elegeu um Congresso desses, que abriga todo tipo de golpistas, reacionários, defensores ferrenhos da dominação de classes e da manutenção dos privilégios das elites econômicas a qualquer preço e ainda defensores de um conservadorismo agressivo? Não fosse isso muitas reformas realmente importantes e fundamenta seriam possíveis.

  6. Anete Araujo Guedes

    Bastava essa tentativa de golpe ter logrado êxito, para que esses militares refratários pulassem com gosto e com vontade no barco de Bolsonaro. Se não concordavam, porque não denunciaram? Nesses planejamentos golpistas havia o intuito de uma guerra civil e o assassinato do presidente eleito, do vice e de um ministro do Supremo. Trata-se de algo muito sério, que deve ser dado à devida importância.

    Responda
  7. Helio Cardoso

    Por essa os golpistas não esperavam: "MP junto ao TCU quer a suspensão dos salários de militares indiciados pela PF". Pois entenderam que os militares que tinham o dever de proteger o país utilizaram recursos para a destruição do próprio Estado e impor uma ditadura. Foi a melhor e mais incisiva bordoada nos golpistas. Nocaute no primeiro round!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mas foi efetivado?

  8. Marcos Medeiros

    Golpistas presos Já, bolso e sua gangue.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      E mais, Marcos: anistia, jamais!

  9. Alberto A Neto

    "O otimista não sabe o que o espera", dizia Millôr Fernandes. Dona Maria anda otimista, ultimamente. O golpismo está no ar. Aliás, até na última pesquisa publicada, hoje, no Poder360, onde Jânio de Freitas passou a escrever às sextas-feiras. A pesquisa informa que Jair vence Luís em todos os cenários, fora da margem de erro, mesmo após as divulgações da Polícia Federal, caso a eleição presidencial fosse hoje. Pelo visto, o clima golpista ganhou ânimo. O fascismo grassa na maioria da população!

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Bolsonaro inelegível e preso.

  10. DIRCE BUZATO

    Golpe não existiu . Narrativas!!!!

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Bons tempos, quando a palavra narrativa era usualmente empregada por pessoas cultas, geralmente com respeito à literatura.

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Houston, we have a problem. Perdemos Dirce!

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Naturalmente deve colocar o sapatinho na janela do quintal à espera de papai Noel!

    4. Joaquim Rocha

      Mais uma com c na mão.

    5. Armando Salles

      Vai dar comida pros gatos, Dirce

    6. Humberto Isidoro

      Concordo. è tudo narrativa do coronel Cid. Narrativa dos generais. Os audios encontrados são narrativas. Os golpes impressos (olha que coisa, queriamos voto impresso e imprimimos o golpe) é narrativa. O sete de setembro que o mito xingou e desafiou Moraes é narrativa da globe. A quebradeira em Brasilia é narrativa do Lule. A bomba no caminhão tanque e a invasao da sede da PF é narrativa golpistas de biblia em frente aos quarteis é narrativa. Tio França é narrativa. Nada existiu. tudo narrativa .

    7. SILVIO TREVISAN

      Vc também não existe

    8. Marcos Medeiros

      Golpista como sempre sem noção, problema cognitivo ou moral.

    9. Nelson Franco Jobim

      Não seja ridícula. Não ouviu os áudios? Não leu as mensagens de WhatsApp. Não houve porque o Alto-Comando não deixou.

    10. julio alves

      Eita! Gado Véi! Planejar golpe é golpe. Vá estudar

  11. ana marques

    Aqui na minha cidade existe um quartel. Ficamos sabendo, durante as eleições municipais, que era proibido entrar qualquer carro com propaganda de políticos colada nos vidros. Isto é uma evolução significativa.

    Responda
  12. Ricardo Thomazine

    Academias militares ensinam o que? servem pra que? e o pior..apesar da janela de oportunidade, nada vai acontecer. Nem punição aos golpistas. Vai ficar tudo por isso mesmo. Será uma grande pizza!

    Responda
    1. SILVIO TREVISAN

      Come uma pizza e relaxa. O Ratão vai ser preso ano que vem.

  13. Carlos Alves Junior Carlos

    A propósito professora, após a liberação de todo o inquérito, os "meninos" já se pronunciarom?. Incrível como nosso país tem cego. Aprendi que o pior é o que não quer ver. Por isso somos isso

    Responda
  14. Luís Carlos Pedroso Lacerda

    Mais uma professora que "com nosso" dinheiro, escreve asneiras!

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Mais um com o rabo preso aos golpistas. Pelo jeito que fala vai sobrar pra ele também.

    2. julio alves

      Parabenizo os três comentaristas abaixo pela paciência em comentar um mugido.

    3. Tiago Gomes

      Tramar golpe, mobilizar carros públicos e agentes, comprar viagra e próteses de pin to, transportar drogas em avião da FAB.. tudo isso pode com o “nosso dinheiro”, não é mesmo? O problema são os professores … sei! Esse fetiche verde oliva pode ser tratado, basta usar xarope de cloroquina com ozônio. Três vezes ao dia, enquanto durarem os sintomas mitomaníacos.

    4. Humberto Giovine

      Cite uma asneira, ao menos, escrita pela professora neste artigo!

    5. Hernandez Piras

      Ela não escreve para a Folha com "nosso dinheiro". Não é seu dever como docente universitária escrever para a Folha, nem é remunerada para tanto. Informe-se melhor!

  15. paulo cesar cruz

    Ele achou que pautaria o Brasil através da internet. Seu filho "marqueteiro", que também fracassou na eleição do Ramagem, achou que seria fácil pautar toda uma sociedade através de redes sociais. Agora que se faça cumprir a lei. Os fatos são tão explícitos que não tem como haver conchavos.

    Responda
  16. hernando josé rocha franco

    Excelente análise, parabéns professora! Acrescentaria que o golpe fracassou não apenas porque a maior parte dos militares o rejeitou, mas também porque não tinha apoio da imprensa (séria), de mais da metade dos eleitores - com certeza, bem mais da metade da população brasileira - e da maioria dos países democráticos e civilizados. Talvez estes fatores expliquem a posição dos militares.

    Responda
  17. José Antônio

    Desmilitarização do Brasil já. Por um país pacifista.

    Responda
  18. Darci de Oliveira

    Os quartéis brasileiros desde sempre são uma espécie de chocadeiras de golpistas. Até quando ?

    Responda
  19. Anderson Pereira de Souza

    Além do golpismo, há alguma utilidade das forças armadas na história do Brasil?

    Responda
  20. Geilson Silva

    Esse texto está excelente, a Maria Hermínia pôs os pingos nos is. Parabéns

    Responda
  21. MAKOTO SHIMIZU

    Passou da hora de rever a formação de militares, principalmente os de alta patente. Há nítido desvio de foco, evidente politização partidária, nociva contaminação herdada do passado ditatorial. Militares precisam enxergar os verdadeiros inimigos internos, que são os incendiários de florestas, o garimpo ilegal que são grandes organizações criminosas que arregimentam pequenos garimpeiros, os criminosos ambientais, as facções criminosas que dominam o território das comunidades, notadamente no RJ

    Responda
    1. Hernandez Piras

      O que você chama de "inimigos internos" são apenas criminosos, que, como tais, devem ser combatidos pela polícia, não pelas Forças Armadas. Que os militares se ocupem apenas daquilo que é o seu papel em qualquer democracia consolidada: da defesa nacional. Se fizessem isto com competência e a um custo razoável já seria perfeito. Dos demais problemas devem cuidar os civis.

    2. Luiz Antônio I

      Não só a formação, também a seleção e o sistema de promoção devem ser revistos, depois de sabermos sobre essa corja de fardas borradas, não tem como seguir em frente do jeito que eles passaram pela academia militar, é meia volta volver, acelerado marche!!

  22. Francisco Elias Fernandes

    A elite militar precisa passar por um Concílio Vaticano dois e realizar um aggiornamento.

    Responda
  23. CARLOS Alberto Corteletti

    Digno do recruta zero.

    Responda
  24. eusebio luis pinto neto

    Esse roteiro, não é nenhuma novidade para quem está atualizado sobre a nossa realidade política e a nossa historiografia. O que me espanta, é a cara de pau, da “elite”e da mídia, que mesmo conhecendo esse mal elemento, Jair Bolsonaro e sua turma defensor da tortura e anti-democrático, deu e continua dando espaço e credibilidade para eles, isso é que é inaceitável, que vergonha, vejam o prejuízo e o mal que esse bandidismo há anos causa a nação.

    Responda
    1. Geilson Silva

      Verdade. Os Frias estão com medo de entrar numa fria com o comunismo, inimigo comum. Embora imaginário.

  25. Markus Ferranty Ferranty

    O comentário oportuno e real , deveria fazer cumprir algumas mudanças na estrutura , a fim de se atualizar , modernizar e, jogar esse público militar numa doutrina longe da ideologia senil .

    Responda
  26. OLAVO ANTONIO

    Militares das forças armadas, das polícias estaduais e municipais, deveriam ter de se exonerar para se candidatar a cargos públicos. Fizeram da política seu plano de carreira. Pelo menos até o eleitor perceber que eles estão defendendo é suas regalias.

    Responda
  27. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Nunca assumiu a presidência pra valer. Motociatas e badernas na frente de quartéis. Trabalhar não é com ele

    Responda
    1. Daniel Silva

      No fundo a incompetência dele selou nossa sorte democrática. Por via eleitoral, foi preterido por margem pequena de votos.

    2. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

      E não carrega feridos, na hora H deixa tudo e todos ao relento!

  28. Jorge Luiz Cursino Roriz Roriz

    É necessário que a política seja retirada dos quartéis. As Forças Armadas devem cumprir seu papel constitucional e seus integrantes deveriam ser proibidos de serem envolvidos com política. Isso reduziria o risco de se criar personagens como Bolsonaro e seus militares adeptos.

    Responda
  29. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Não se pode deixar passar tal atitude sem uma resposta energética para não motivar futuros golpistas

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.