Vinícius Torres Freire > Haddad faz discurso de contenção de dano político e anuncia pacote por ora magro e com encrenca Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Alexandre Marcos Pereira

    Maria Luporini, grato pelo comentário. Todos aplaudem a ideia de justiça tributária, mas a pergunta permanece: de onde virá o dinheiro para sustentar tal benesse? Haddad não esclareceu. Disse que o governo adotaria medidas para arrecadar mais e gastar menos, mas o plano apresentado é vago, quase uma névoa que dificulta enxergar qualquer caminho concreto. Difícil que fosse diferente. A promessa soa doce, mas esse tipo de anúncio muitas vezes vem acompanhado de sacrifícios amargos.

    Responda
  2. José Carlos de Oliveira

    A bem da verdade, a conta não tá fechando...

    Responda
  3. bagdassar minassian

    ... esse insatisfeito Mercado está mais para 'Buraco Negro' e cabe plágio de Freud; o que quer o Mercado?

    Responda
  4. Rodrigo Flexa

    Os donos da Folha nadam em dólares e euros, turbinados por isenções fiscais, e exigem cortes na saúde e educação, vocês são escravocratas.

    Responda
  5. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O gado não sabe o que fala. Eh o dinheiro público que move o país. Em tudo. O privado aqui trabalha pra exportar e o lucro eh levado pra fora. Dos dez trilhões só um fica nos cofres, e mais da metade desse um vai pra juros de banqueiros internacionais. Mas o gado quer proteção do estado. O serviço da folha eh convencer o gado de que tem que diminuir mais ainda esse esse dois por cento que fica pro estado tocar a vida pública. E tem dado resultado o trabalho de convencimento da folha.

    Responda
  6. Peter Janos Wechsler

    Gisele. É isso mesmo que eu suspeitava. É totalmente imoral. Dependendo da alíquota e do cálculo é um desestímulo.

    Responda
  7. Fabio Almeida

    Tem que prender os golpistas. A economia a gente vê depois

    Responda
  8. MARCIO Gionco

    O adicional inflacionário resultante do dólar e juros mais altos, repassados aos preços, prejudicam principalmente os mais pobres. A isenção é certeza, mas a arrecadação a mais é duvidosa. As empresas que mais empregam sofrem e demitem por conta do juro alto (construção civil). O verdadeiro inimigo do Brasil são dois, o Centrão e a cabeça do Lula.

    Responda
    1. Maira Martins da Silva

      Mas a construção civil tá super aquecida. Toda hora vejo reportagens falando que está faltando mão de obra. Não acredito que sua análise seja precisa.

  9. João A Silva

    Me parece que a isenção do IR até R$ 5.000 foi uma estratégia do Executivo para jogar no colo do Congresso o ônus da rejeição para agradar "o mercado". O mesmo Congresso que fala tanto na necessidade de cortar gastos, desde que não sejam os 50 bilhões anuais de emendas ou a redução dos cerca de 300 bilhões de benefícios tributários.

    Responda
    1. José Cardoso

      Está sonhando? O congresso aprova qualquer desoneração e gastança de olhos fechados.

  10. Gilmar Maghenzani

    O VTF quanta ca na lhi ce não? o Haddad falou que as pessoas que ganham mais de cinco mil pagarão mais para compensar, mas não vem vc Plaft

    Responda
  11. MARIA F LUPORINI

    Pacote excelente que promove justiça tributária mantendo benefícios sociais e tirando o peso de cima dos ombros da classe média e dos assalariados. Mas o Zé Mercado não gostou, queria cortes em saúde, educação, aposentadorias. Por isso especulam com o dólar. Sanguessugas. Fora Campos Neto.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Serão setenta bilhões de economia anuais, mas queriam que fosse cortado no andar de baixo, de novo.

    2. MARIA F LUPORINI

      Gilmar, esse pessoal chantageia os governos, eles são uns egoístas que nunca estão satisfeitos com os sacrifícios da classe que realmente trabalha e produz.

    3. Gilmar Maghenzani

      O problema é esse vai ter estes cortes que vc fala mas mesmo assim eles ficam falando que não vai adiantar, antes falavam que sim precisava agora dizem que não adianta, isso mostra o quanto são desonestos e que está claro que eles querem é ganhar sempre

  12. RODRIGO NAFTAL

    Mais uma vez a ala.ideologica comandada por Gleise e os demagogos venceu a ala econômica. Na prática, o governo está apenas dando munição para que a direita, digo extrema direita, volte ao poder. Se hoje há um projeto de Lei para acabar com o aborto em todos os casos, com.o retorno dos representantes do Bozzo, a ciência será substituída pela Bíblia.

    Responda
  13. Cláudio José Marabesi

    Assisti ao pronunciamento e achei perfeitamente razoável. E atenção: “…somos os 10 países, economicamente, maiores do mundo; porém, ainda somos os 10 piores em desigualdade social” O q o tal do Mercado tem a dizer para o povo brasileiro q come PF?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Maria é papo furado deles uma hora eles querem um corte qdo corta não é suficiente é só para ter um motivo para aumentar os juros e o dólar

    2. MARIA F LUPORINI

      O Zé Mercado queria o sangue do povo brasileiro, cortes nas aposentadorias etc. Querem isenção tributária para milionários e empresas bilionárias, querem aumento de juros na canetada, com gastos anuais de oitocentos bilhões, mas não suportam qualquer melhora para a população.

  14. NACIB HETTI

    Pacote futurista sem destino. Tem prazo de validade até a próxima eleição. Depois só Deus sabe.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Não vai cortar no lombo do povo não.

  15. José Carlos de Oliveira

    Explicou, explicou mas não convenceu...

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      claro que não e nem seria diferente pq mesmo que fosse sensacional

  16. José Cardoso

    Discute-se corte de gastos durante semanas. O cara vem falar em rede nacional e fala em corte de impostos...Não dá para levar a sério, é um governo à deriva.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      vc tbm não leu igualzinho ao VTF o povo que ganha até cinco mil vai diminuir impostos e vai aumentar dos que ganham mais para compensar

    2. MARIA F LUPORINI

      Não interessa cortar impostos para a classe média, né, só pode cortar impostos de milionários e empresas bilionárias?

  17. MARCOS PERINI

    A turma do "más", remunerada pelo mercado para opinar não consegue esconder seu lado. O M F está sendo colocado na linha de frente para a população. Agora vai evidenciar quem está do lado da sociedade e quem é apenas espoliador, procurador de elite de rapina tradicional.

    Responda
  18. Antônio João da da Silva

    Mas Torres Freire nada mencionou da conta juros, cerca de 850 bilhões de reais ano, a responsável pelo rombo nas contas públicas. Por que não faz comentários? Conivência? Poupar Campos Neto, que elevou irresponsavelmente a Selic de forma sucessiva e a altas taxas? Feito muito diferente que fizera os demais banqueiros centrais. Soberba tupiniquim, queria ensinar aos banqueiros centrais do mundo o que ele não sabia, sem experiência pública, campos neto fora apenas gerente financeiro.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      A elite se ajuda é só perceber

  19. Hélcio Toth Renda

    O governo precisa de uma moeda que não conspira contra medidas populares. Uma moeda forte dos BRICs seria a solução

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O cara aqui que riu não sabe nada de economia né?

    2. José Carlos de Oliveira

      kkkkk

  20. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O problema continua o mesmo, né VTF? O governo não quer cortar dos mais pobres mas o mercado, a elite econômica o obriga. Tudo se resume a reduzir os privilégios tributários das elites econômicas, reduzir violentamente subsídios e isenções fiscais, tributar rendas e patrimônio. Não tem segredo. Não se muda a desigualdade sem isso. As medidas de cunho neoliberal só a acentuam reduzindo os paliativos e destroçando a popularidade do governo. Essa é a razão do anúncio concomitante aos cortes.

    Responda
  21. juliana costa

    Impressionante. Se for para beneficiar a baixa renda e a classe média a grita da imprensa é geral, o dólar sobre e amanhã o mundo acabará? Que tal falar do fim dos subsídios , da não cobrança de impostos para profissionais liberais da forma como é feita na fonte para assalariados, etc.

    Responda
  22. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Esse plano já naufragou. Melhor comprar dólar pois vai aumentar.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vai então compra tudo que vier pela frente sabe o que acontece? o dólar sobe mais ainda e vc ganha por ele, mas vc perde o emprego e tudo aumenta aí vc gasta tudo que ganhou, é muito inteligente

    2. MARIA F LUPORINI

      Compre. No longo prazo vai perder, principalmente a hora que o rentista mor Campos Neto sair.

  23. Adriano Santos de Oliveira

    Pra isso fiz o L, beijinho no chifre gadaiada kkk vai tomar garrafada de cloroquina e não enche mais o saco kkkk

    Responda
  24. Alexandre Marcos Pereira

    O discurso do ministro da Fazenda em rede nacional, no início da noite, é mais uma tentativa de conter danos do que propriamente um detalhamento de estratéguas. Haddad, com seu tom sereno e calculado, está menos empenhado em expor o real plano de contenção de despesas do governo e mais interessado em apaziguar os ânimos de um público já descrentes de promessas repetidas e pouco concretas. A promessa de isenção do Imposto de Renda é uma melodia conhecida, mas desafinada, que todos aplaudem.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Não vão cortar saúde, educação e aposentadoria não. Excelente ministro, calmo, inteligente, educado. Excelente plano. O resto é choro das viúvas do Mercado financeiro.

  25. Andre Moraes

    Tenho a impressão de que se a proposta não incluir uma maldade com requintes de crueldade para o andar de baixo, a proposta sempre será classificada como ruim, seguida de ameaça com dólar e juros altos. De qualquer maneira, as propostas precisam passar pelo congresso. Que lá seja discutido algo melhor. Simples assim.

    Responda
  26. JAIME MAGALHAES JUNIOR

    Comentar sem conhecer o que está a ser anunciado agora é uma irresponsabilidade. Faz juízos prévios, sem reflexão. Enfim, melhor aguardar e comentar concretamente sobre as medidas. Haddad e demais integrantes do Governo foram bastante razoáveis no anúncio, claros e com medidas concretas, melhorando o marco legal e a previsibilidade orçamentária. Estão de parabéns. O mercado tem interesses próprios que claramente não são coincidentes com o país, como a Justiça tributária e fiscal.

    Responda
  27. João carlos Gonçalves de souza

    A Folha fazia crítica mínima ao Paulo Guedes bolsonarista que durante 4 anos estourou o teto de gastos do governo. Nada era articulado no congresso e muito menos com a sociedade. Agora temos um governo progressista que se assume como governo e elenca uma série de medidas que alivia a classe média e até cobra pouco do andar de cima . Mas a financeirizacão do país não quer produzir nada , quer ar condicionado para especular .

    Responda
  28. LUIZ MENDES

    O jornalismo economico é feito por pessoas que tem interesses ou recebem uns agrados da turma do mercado, ou tem como chefe quem mande lá, como é o caso aqui.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O dalto , sem saber, acertou, os chefes determinam os fatos.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Talvez os fatos também se submetam a chefes.

  29. Igor Cornelsen

    A única certeza é que o pacote vai aumentar os juros que o governo paga e fazer o dólar subir, trazendo mais inflação. Definitivamente economia não é o forte deste governo.

    Responda
    1. juliana costa

      A economia foi o forte do governo anterior?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Essa é uma assertiva que o lulaplanismo não enxerga, e se não enxergar não lê, e se ler não entende, e se entender nega acusando os 'rentista' da Faria Lima. Mas todos eles têm seu troquinho rendendo em fundos múltiplos que, obviamente, operam títulos públicos. Mas o mercado são os outros.

  30. Andre Moraes

    Acham ruim? Fiquem com a proposta do congresso, encomendada diretamente pela Faria Lima. Alguns vivem em Nárnia, reclamam de uma proposta que enxuga gastos, corrige distorções históricas e promove justiça tributária com ganhos reais para a classe média. A do congresso corta recursos da saúde e educação, desvincula o salário mínimo de benefícios de miseráveis, não dá absolutamente nada para a classe média, não ataca privilégio, resumindo, maldades no lom-bo, sem contrapartidas.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Enxugamentos de gastos não têm de ser propostos, mas sim realizados. Enquanto a operacionalidade governamental for em sentido oposto a enxugamentos, como se tem visto, perfumarias tributárias não trarão resultados estruturais. Mais do mesmo, desde há muito. Isenta aqui, arrecada lá, mas nunca impõe equilíbrio orçamentário com investimentos públicos imprescindíveis ao efetivo e perebe crescimento da renda nacional.

  31. DOMINGOS S VIO MAIA DE SOUSA

    Temos um novo Ponde boca do patronato ?

    Responda
  32. Regina Fonseca

    Pessoas que ganham 5 mil livres de imposto versus mercado financeiro, quem vencerá?

    Responda
    1. LUIZ MENDES

      Passou da hora de mudar o local as manifestações, devem ser feitas nas portas da Fa ria Li ma, não digo que seja o único mal do Brasil, mas hoje é de longe o maior. EStão muito perto de serem so cio pa tas, o que alguém com 1 bilhão deixa de fazer se tiver 800 milhões?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Pessoas que ganham qualquer coisa são o mercado.

  33. carlos cardillo

    Pelo pronunciamento me pareceu apenas um pacote de boas intenções que não tem utilidade para apagar incêndio. Tanta discussão por tanto tempo para ancorar as perspectivas num futuro remoto e de difícil execução. Mas vamos aguardar os detalhes.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Bem isso.

  34. Marcelo Fernandes

    A Casa Grande segue jogando contra o Brasil. Pra cima deles, Haddad !!!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Torcida é bom. Ajuda o time e mantem a emoção.

  35. Fabiana Menezes

    Esta faltando uma matéria sobre as renúncias fiscais da União e dos estados.

    Responda
  36. João Victor Cavicchia Stoppa

    Confesso que achei o texto elitista demais e realista de menos. Não é possível que esse senhor não compreenda que tirar IR de salários até R$5k é aliviar o bolso de milhões de brasileiros tentam sobreviver em um país cada vez mais caro. Foi construída uma crítica enorme sobre as novas tentativas fiscais e muito pouco elogio sobre as mudanças extremamente necessárias que estão em jogo. Aguardo ansiosamente colunas mais condizentes com a realidade das brasileira e dos brasileiros.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Leia novamente e tente identificar, no texto, o efeito aritmético certo decorrente e a presunção aritmética incerta. Daí, tente entender a afirmação do colunista no sentido de que isentar é fácil, e de fato é, ao tempo em que onerar é difícil, como também de fato é. Nesse contexto, como ficaria o equilíbrio orçamentário e o quanto mais de empréstimo o governo necessitará para operar. E pense na inflação de preços que vem atrás disso.

  37. roberto foz filho

    Aguardando Vinícius cobrar o parlamento por medidas de austeridade e justiça social

    Responda
  38. Andre Moraes

    Acham ruim? Pede o congresso pra propor os cortes; inclusive já estão arranjando assinaturas para o pacote de maldades.

    Responda
  39. Felipe Macedo

    Quando Guedes furava o teto dos gastos em 795 bilhões em 4 anos a grande mídia não dava esses chiliques nem exigia a tal da responsabilidade fiscal. O problema é sempre fazer algo pro pobre e a classe média. O sistema não perdoa quem se atreve a fazer isso. Por esse motivo Lula e Haddad vão ser sistematicamente atacados pela grande midia e os bolsonaristas, defensores incondicionais do nosso injusto sistema e do abismo social no qual vivemos

    Responda
  40. Gil Carlos Dias

    Nada de governo que se preocupe minimamente com os mais pobres vai agrade esses jornalistas porta-vozes dos banqueiros. Colocam a forca sobre Haddad para que só aumente a carga tributária e o corte de gastos sobre os mais pobres.

    Responda
  41. Alexandre Sartori Barbosa

    Lula é o melhor presidente da história do Brasil!

    Responda
  42. Christina Silva

    De onde tirar dinheiro? Das gordas isencoes tributarias/ fiscais, inclusive do grupo uol/folha

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Gil, para a grande mídia, aliada do injusto sistema, ajuste fiscal nos olhos do povo é refresco. Agora nos olhos dela não pode não.

    2. Gil Carlos Dias

      Isso mesmo. Eles estão indignados com o fato de Haddad ter jogado isto na cara deles. Os barões da mídia jamais quererão fazer o sacrifício deles.

  43. Cassiano Laureano Couto

    Vinicius, onde foi que eu enterrei meu dinheiro? A opulência das fraldes inconcebidas reverberam ainda no íntimo coletivo dos mais fracos. Tira da orelha da ovelha e atira no porquinho desnutrido. Assim, continuaremos a ver o nobre sendo nobre e o pobre... bem, esse vai continuar sendo pobre.. Mais ou menos assim que li seu texto.

    Responda
  44. José Augusto Bernabé

    O Teatro foi patético, fora dos "cortes" estão a Lagosta dos "marmitex" do STF os seus Salários e Ajudinhas de Custo, aposentadorias dos Militares e os seus Salários, a cobrança de Impostos em cima das Propinas comprovadas por venda de sentenças recebidas pelos Juízes do STJ etc., etc., pra vcs brasileiros e lulistas sobra a Picanha a oitenta reais o kilo e a mortadela ceratti a quarenta reais o kilo. Tá bom demais essa Comédia.

    Responda
  45. Andre Moraes

    Algumas pessoas não entraram no século XXI, onde a importância da comunicação é fundamental para contra-atacar a desinformação, e reclama do uso do dinheiro, um trocado diga-se de passagem, usado para informar algo que é de grande importância para o país; mas preferem ver como peça de auto-promocao. A mensagem explica cortes, correção de distorções e isonomia tributária;: se acham isso pouco, cuidado, pois os cortes que o congresso vai propor, serão doídos no bolso de quem mais precisa.

    Responda
  46. Carlos Silva

    Só não concorda quem recebe mais de 50mil, bolsojentos ou quem não tem noção nenhuma de economia...HADDAD 2026

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Melhor deixar Haddad para 2mil30, depois do tetra de Lula. O ministro é novo e pode ficar até 2mil38

  47. Chiara Gonçalves

    E dá-lhe, Lula! Cabra arretado que dedica sua vida a enfrentar facínoras em busca de justiça social.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      "facínoras em busca de justiça social". A ordem das palavras altera o produto.

  48. Vladmyr Souza

    O que seria pacote magra com encrenca? Sabemos que a imprensa precisa de atrativos em suas manchetes mas não ao ponto de ser ridícula.

    Responda
  49. Peter Janos Wechsler

    Quem ganhar mais de 5000 por mês vai pagar sobre a totalidade ou haverá isenção até 5000? Caso contrário, vai ser mais negócio ganhar 5000 do que 6000.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Gisele. É isso mesmo q eu suspeitava. É totalmente imoral. Dependendo da alíquota e do cálculo é um desestímulo.

    2. Gisele Araujo

      Não há isenção nenhuma para quem ganha acima disso, se você ganhar 5500,00 vai pagar sobre a totalidade desse valor..

  50. Sergio Caldas

    Dias turbulentos virão, cara pálida? Chega de ameaças e chantagens, chega de vivandeiras com espírito golpista, ainda mais vindas de um articulista que eu sempre gostei, agora não mais.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.