Hélio Schwartsman > Pacote esquálido Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Lula derrotou Haddad para eleger Bolsonaro, por que não o faria de novo para reeleger-se? Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Muito sábia esta diferenças entre um estadista e um demagogo: " O demagogo pensa nas próximas eleições e o estadista nas próximas gerações" OrasilPróEstadista!
O Lula é um mestre em empurrar com a barriga para o sucessor. O risco é ter que disputar a reeleição daqui a 2 anos e se tornar a Dilma de si próprio.
Mas e a desoneração da folha , hein. Ah deixa pra lá. Primeiro vamos ferrar os pobres.
Não existe resolução pro problema fiscal brasileiro. Por mais que o governo cedesse, o tal mercado ainda acharia pouco. O governo Lula é um governo de esquerda e está agindo como tal.
A máscara progressista do colunista não resistiu uma proposta de taxação dos mais ricos. Lula não foi eleito pelo Mercadus , mas sim pelo povo contra a barbárie bolsonarista e por avanços sociais. Dizer que o pacote econômico é eleitoreiro revela a distância do Sr Hélio da realidade do povo brasileiro.
A frustração desse povo é que o corte de gastos veio vinculado à taxação dos ricos. O ideal era que as propostas viessem separadas, para aprovar o corte de gastos no lombo dos pobres agora, e barrar a taxação dos ricos posteriormente. Agora que viram que terão que contribuir se quiserem o corte, nao acham mais muito boa ideia. E já pregam o caos inflacionário, uma vez que, entre contribuir com sua parte justa ou quebrar o paÃs, já fizeram sua escolha.
Opinião esquálida.
Ô Hélio, não se trata de eleição e sim de "vamos maltratar o andar de baixo e entregar flores para o andar de cima". É o que a Faria Lima e o mercado/grupo Folha querem, recorrentemente querem. Ganhou Gleisi perdeu Haddad, rasteiro isso. Quem tem que ganhar são os desvalidos e só por gerar tanta reação dessa turma de cima me convenço que a coisa foi na direção certa, embora insuficiente pra o que de fato precisamos pra construir um paÃs decente/justo. Leia a Flávio Oliveira pra aprender algo.
Ô Hélio, não se trata de eleição e sim de "vamos esburrachar o andar de baixo e entregar flores para o andar de cima". É o que a Faria Lima e o mercado/grupo Folha querem, recorrentemente querem. Ganhou Gleisi perdeu Haddad, rasteiro isso. Quem tem que ganhar são os desvalidos e só por gerar tanta reação dessa turma de cima me convenço que a coisa foi na direção certa, embora insuficiente pra o que de fato precisamos pra construir um paÃs decente/justo. Leia a Flávio Oliveira pra aprender algo.
Meu caro articulista, gosto quando você escreve sobre os mais variados assuntos. Mas seu entendimento sobre a questão polÃtica em geral, e sobre as medidas econômicas anunciadas em particular, é muito ruim. Leia a Flavia de Oliveira hoje no O Globo. Espero que te faça bem.
Óia, carÃssimo, o que sei é que esse tal de "mercado" é de uma insuportável chatice: nesse Luloverno, desde o inÃcio, já previu o fim dos tempos, o retorno dos dragões à Terra (plana ou Média, nunca a redonda), a revolta dos Gremlins e o derretimento de todo o sorvete do Universo. Nada disso aconteceu, muito pelo contrário. Então, a despeito de questões que possam ser, de fato, relevantes, acuradamente descritas, dignas de atenção, blá blá blá, Jesus da Goiabeira, amordace esses pentelhos.
Eu já torci tanto para o Brasil dar certo, que hoje já quero mais é que o circo pegue fogo para acabar logo com o sofrimento. Quando banqueiros se manifestam, diz que pobre tem que ficar em seu lugar calado. O paraÃso de pobre, só depois que morrer. É muito fácil ter paraÃso depois de morto, eu não sinto frio, fome, dor e, não tenho contas a pagar...
A queda de braço é entre o Mercado e o Governo. Mercado este que permitiu Bolsonaro esburacar o orçamento para tentar se reeleger e Campos Neto trazer a Selic a 2%. Ganhou o governo e a população que o colocou lá. Perderam os rentistas.
Lula e o PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) governaram como os maiores juros do mundo e Presidente do Banco Central, um Banqueiro privado internacional por Lula nomeado. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Hahahahah, Zé Ricardo, tô contigo e não abro - evidentemente, acabamos por escolher olhos diferentes para enfiar o dedo, questão de estilo, viés analÃtico e, não de somenos, o fato de você prezar pela elegância. Nelson, meu caro fica tranquilo com essa questão sanitária: tarcisão do cadáver vai resolver tudo com a privatizeixõn - privadas para todos, canos é que são elas.
Olá Nelson, tudo bem? Uma pergunta: Você já viu a Folha alguma vez apontar algum defeito do Mercado? É ruim para a Folha abrir mão do espÃrito jornalÃstico ao tratar as argumentações do mercado como se fossem revelações divinas inquestionáveis e sem interesse. São agentes polÃticos, tanto que têm errado muito nesses últimos dois anos em suas projeções e tenho pra mim que não são erros involuntários... Acho que a Folha deveria deixar de tanto sabujismo...
Lula não se diferencia de nada disso. Deu comida para obter votos com o Bolsa FamÃlia mas não onde fazer cocô, legando-nos 100 milhões sem saneamento, não obstante ostentarmos o 8° lugar da nossa economia. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Que o mercado aposte no Trump (no dólar). É uma aposta arriscada... kk
Perfeito! Lula sempre foi isso, muito mais um especialista em reeleição do que um governante e menos ainda Estadista, este à luz da Teoria Geral do Estado é, sobretudo, o que faz persistir suas obras no tempo e no espaço. Em defesa de Lula apenas o fato de que os tivemos poucos: Pedro I, Pedro II e seu Primeiro Ministro Visconde do Rio Branco, Getúlio Vargas, Eurico Dutra, Juscelino Kubitscheck, Castelo Branco (que se recusou a ser ditador) e Itamar Franco com o Plano Real. Namastê!
Os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo fazem uma economia e esforços tremendo para reduzir o déficit mais esses trabalhadores e aposentados atrapalham tudo com uma sempre aumento de despesas...assim não dá...tem que acabar com aposentadorias e benefÃcios...esse povo tá mau acostumado...vai passar um tempo e não vai sobrar nada para os 3 poderes
Culpado e aposentado e deficiente...donos de igrejas, juÃzes, polÃticos fazem um sacrifÃcio enorme para economizar...
Foi um embrulho não um pacote, essa gente pensa que engana quem..meses estudando uma solução e concluÃram que o problema são os aposentados e deficientes....tÃpico....bate e assopra com a PROMESSA de isenção de IR para os coitados classe média de 5 contos ...piada...isenção de igrejas, absurdos salários do judiciário com penduricalhos lógico, congresso nadando em emendas e executivo gastando a vontade....culpado e os beneficiários de programas sociais...esse paÃs e uma piada
Quando ferra pobre, o mercado fica feliz e o dólar fica em baixa. Reféns, somos reféns.
Uma das mais radicais da ala mais ignorante. Ou seja, finalmente a nação vai se livrar do lado NÓS dessa equação. Que o STF faça a parte dele e nos livre do ELES!
Helium, você chamou nosso presidente de demagogo?
O Plano é bom, vai cortar pensões de filhos e netos de militares, vai cortar salário de militares expulsos das forças armadas, vai reduzir abono salarial para só até um salário e meio, vai aumentar o imposto de renda para que ganha mais, vai aumentar a idade de militares a ser "aposentados" (55 anos que ainda é baixa) já que o trabalhador se aposenta aos 65 anos. O único tropeço de Lula e de seu ministro foi anunciar a isenção de IR para quem ganha até 5 mil reais. Deveria deixar p/ 2025.
E os penduricalhos que elevam salários do Judiciário a mais de 100 mil mês? E os incentivos fiscais para empresas milhonarias? E o corte nas emendas parlamentares bilhões sem destino e sem objetivo? E o imposto de igrejas que faturam bilhões? Etc...etc...etc...mais bater e iludir pobre e sempre mais fácil...
Se a economia não funcionar, o partido perde as eleições. Gleisi é da ala mais ignorante do partido.
Ah o povo, o povo é um mero detalheÂ… Quando alguém defende a manutenção dos programas sociais é taxado de ignorante e eleitoreiro. Viva a Faria Lima e seus rentistas cujos privilégios continuam intocados e com ampla defesa pelas mÃdiasÂ…
E as caras serias q o haddad e a tebet e o alckmin fazem quando falam em austeridade
A Simone Tebet ainda é Ministra ? Kkk ela virou uma zero à Esquerda literalmente, enquanto o Ministro da Fazenda ruim ou péssimo recebe todos os holofotes, a Ministra do Planejamento não passa de marionete! Simone Tebet cadê vc ? Tá tão apagadinha que nem cor tem mais...
que desgraça ; o passado venceu o futuro . Haddad deveria cair fora desse navio afundando e salvar seu pescoço.
Espero que algum rentista privilegiado te estenda uma boia quando estiver afogandoÂ…
Assertividade é uma arte.
Adorei a análise, especialmente o último parágrafo do texto.
Concordo com Helio e a fo lha Cobrar IR deve ser a partir de quem ganha 200,00 mensais até no máximo 5.000. A partir disso uma alÃquota de 1% já está bem bom. Para milionários e investidores a sua beleza e elegância já presta ao paÃs o bem necessário.
Esse hélio é tão preposto da especulação, que tenta esconder a escó...ria especul...adora com a alcunha de "agentes econômicos"!
Qual seria a razão de acabar com a isenção de IR a determinadas doenças e manter isenção a determinados benefÃcios da elite do funcionalismo público, por exemplo? Qual a razão de isentar certas atividades financeiras, igrejas, rendimentos passivos etc. e punir os doentes? Esta é a visão social, de esquerda? Socorro
Trabalhadores também são "agentes econômicos", não apenas os operadores (às vezes meros manipuladores) do capital. Os trabalhadores precisam se fazer considerar e ouvir. Ou os comentaristas vão esquecê-los como se não existissem.
Realmente uma pena. Gleise representa o pior do PT. E Haddad, o melhor.
É preciso atualizar o discurso.
Todo defensor do social é considerado *O pior*. Bom mesmo são aqueles que vivem da especulação do Capital que sem produzir um alfinete se beneficia das pressões que a mÃdia faz para protegê-los.
Deng Xiaoping liderou a China da 33ª posição mundial em 1976 à 3ª em 1992. A lição do seu núcleo de governança polÃtica-econômica: "Esconde a força, espera a oportunidade, mas antes afia o machado". O timoneiro fez o PIB crescer 11,4% ao ano por 16 anos seguidos. No caso tupiniquim, vê-se o avesso do avesso do Império do Meio. Primeiro, exposição da fraqueza. Segundo, desperdÃcio da oportunidade. Terceiro, cegueira do machado. Medida certa zerar CONFISCO de IRPF; mas timming erradÃssimo!
A impressão que a sra Gleisi passa é que não entende nada de nada ...
Não é impressão, é certeza. O projeto dela é de Poder . Mas, logo ela ficará quietinha com a sua indicação ao TCU. Cargos, cargos, sempre cargos. O encargo financeiro a gente paga
A surpresa, e não tanta pois o dolar já subiu ontem, é que o mercado esperava cortes nos gastos sociais para o equilÃbrio fiscal e não o equilÃbrio social através do cortes nas subvenções fiscais que o mercado ao longo de anos foi acumulado. Daà vem a sua revolta transmitida aqui pelo seu porta voz, o Sr. Hélio Schwartsman
Hahahaha, sério? Kkkkkkk
As duas instabilidades mais notórias, a crise polÃtica renitente e a crise fiscal crescente, tem nomes e autorias: extrema direita e a extrema esquerda. Espero que nas próximas eleições ou até lá, tenhamos depurado esse caldeirão fervente, que nos incomoda e cria instabilidade a cada dia que passa e, além disso temos que suportar uma inflação crescente gerada pela inépcia governamental. Ambas as facções extremistas citadas serão os perdedores na próxima eleição presidencial.
Não existe separação entre polÃtica e economia. A ala neoliberal, polÃtica, da oposição principalmente fala como se não fizesse escolhas em quem vai ganhar ou perder. Escolhem os mais ricos. Quer convencer quem que nao tem polÃtica?
Sobre o tÃtulo, Gleise ganha sempre. Haddad só parece que ganha, quando deixam. E Simone Tebet, foi neutralizada, um zero à esquerda.
Dom Dalmo, o preconceituoso! Uf Ainda bem que existe justiça: os ricos também morrem.
Isso tem um nome: Luiz Idoso da Silva. Ninguém pode brilhar mais do que ele, que é um homem pouco culto e tosco nos costumes. Nessa briga entre eles quem perde é o Estado brasileiro
Haddad joga com o controle desligado. Mas eh aunica esperanca de continuacao de poder caso o Biden nao queira disputar aos oitenta e um anos. O que eu duvido. Mas e a unica alternativa de um partido monoteista. Ja a direita, com sua miriade de alternativas. silenciosamente enterra Bolsonaro e espera que descanse em paz. Pergunte ao Aecio.
Mais um artigo sensato. Os fanáticos não entendem
Espero que tenha o próprio negócio ou seja filhinho de papai, José, não que seja empregado, pois seus empregadores adorariam ler isso.
Sensato, mas incompleto. Não leva em conta os interesses de quem produz riqueza, ou seja, os trabalhadores. Quem escreve a coluna é o jornalista, não seus patrões, certo? Ele é quem de fato produz algo.
Na imprensa em geral praticamente todos estão decepcionados porque o pacote do governo não agradou ao Deus Mercado; ninguém falou do Deus Poço. Mesmo sendo previstos cortes bilionários, os discÃpulos do Deus Mercado não aceitam que seja possÃvel fazer com que com quem ganha menos não pague IR e quem ganha mais pague. Só Freud: levar essa galera a assumir e dizer: o que tá me incomodando é que esse pessoal de baixo vai pagar menos e meus amigos de cima, mais. Deveriam ter mais coragem de dizer!
Tá na boquinha, Jose?
Jorge Paulistano, és hóspede de um apê na Faria Lima?
nada mais burguês que um esquerdista no poder...Lula mostrando que morre de medo do mercado e só faz economia com pobres...não corta gastos, não diminuis cargos, não diminui ministérios, não diminui seus próprios gastos...enfim, um demagogo hipócrita
Na imprensa em geral praticamente todos estão decepcionados porque o pacote do governo não agradou ao Deus Mercado; ninguém falou do Deus Povo. Mesmo sendo previstos cortes bilionários, os discÃpulos do Deus Mercado não aceitam que seja possÃvel fazer com que com quem ganha menos não pague IR e quem ganha mais pague. Só Freud: levar essa galera a assumir e dizer: o que tá me incomodando é que esse pessoal de baixo vai pagar menos e meus amigos de cima, mais. Deveriam ter mais coragem de dizer!
Se o mercado é tão ruim assim, pq o governo não se livra dele de uma vez? Ah, pq precisa dos recursos que o mercado oferece, já que não tem competência para lidar com as contas internas, não é mesmo? O mundo já percebeu que essa de ficar aumentando impostos e criticando as empresas não leva a lugar nenhum, dona Gleisi. Vai trabalhar e tenta levar o seu chefe junto. Fácil ficar criticando e não oferecer uma solução viável. Chega de vocês!
leia-se: discorda.
Sei que o "Mercado" tem suas inúmeras imperfeições mas, apesar delas, ainda é necessário para nossa sociedade. Se você descorda completamente, tem total liberdade para propor uma solução melhor ou então "vaza". Fácil ficar na posÃção de criticar e não propor nada melhor. Esquerdista é assim, detona as empresas mas não resiste a aumentar os impostos, não é mesmo? Deixa de se achar superior você não é!
Abra um bom livro de História Geral e veja o quão bom foi o Mercado na história da civilização. Controlando a vida social há mais de trezentos anos só produziu desigualdade e animosidade entre os povos. A dissonância cognitiva é o flagelo dos tempos contemporâneos.
Na mosca! O embate é a performance da discussão do sexo dos anjos. Faz de conta que na pantomima o empenho, preocupação devidamente temperada com a polÃtica chicana., vai dar tudo certo. Voilá! Gera muita mÃdia e o eterno 15 minutos de fama do eterno Andy Warhol. Afinal a era é da imagem. É preciso caprichar na mise-en-scène.
Schwartzman aparece quando o mercado e Folha não tem o que dizer . O capacho do mercado em ação , desvirtuando , numa análise entreguista de dar vergonha .
E o PT preserva este mercado com todas as forças. Por que será?
Pague Hélio.
o dolar bateu 6,00? Deixa, daqui a pouco ele cai, ah se cai!
Campos Neto já foi, camarada.
Campos Neto não quer que caia, uma vez que tem dolares no exterior, então...
folha não me censure oK? Se o algoritmo censurar, seja razoável e não haja como os ditadores de outrora
Meninoooooo! E não é que saiu errado mermo? Haja é do vervo haver, e não do agir nem me atentei que saiu com h.
verbo agir começa com "H" desde quando ?
Agradar o Mercado sem redução do imposto de renda para quem ganha 4 salários mÃnimos é fácil. Aumentar alÃcota de quem ganha mais de 36 salários mÃnimos (9x mais) é uma injúria para as classes dominantes. Não é a economia, tolinho!
Na queda de braço entre Gleisi e Haddad deu Faria Lima.
Sempre, a história, a sociologia, as ciências sociais, estao aà para provar que o Mercado sempre ganha….
Discordo profundamente do colunista. Lula investe verdadeiramente no futuro do paÃs . Toda vez que um governante escolhe não cortar recursos para a saúde e a educação, ele pensa no futuro da nação; quando se recusa a diminuir a renda de aposentados, pensionistas e desvalidos, ele investe no futuro de cada um de nós.
Hahahaha. No próprio bolso? Na manutenção do poder? Satisfazendo os amiguinhos, 39 ministérios, às custas da população? Mande um carro pipa, pois a água tá faltando!!! Oops, nem carro pipa!
Deveria ser: A polÃtica do governo Lula a que só pensa no povo, prevaleceu sobre o mercado. Precisamos enfrentar os saqueadores do paÃs, estamos no século 21, não tem explicação continuarmos no século 16. Ao Colunista, sugiro ver o podcast SubSolo, preferencialmente os episódios 1; 9; 10; e 13, ver também os documentários recém reprisados no Canal Brasil de nomes: Os herdeiros de Getulio se não me engano e O dia que durou 21 anos, eles também esclarecem o porque tantos golpes acontecem.
O que é mais importante, o que será feito (faz) ou como é comunicado? Os "tais mercados - rentistas e especuladores", não estão nem aà com paÃs ou as pessoas, só pensam em ganhar o máximo de dinheiro no menor tempo possÃvel, mesmo que seja com mentiras - manipulações - corrupção dos meios de comunicação e seu jornalistas. Isson ontem e hoje. Nada mudou.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Pacote esquálido Voltar
Comente este texto