Priscilla Bacalhau > A terceirização do ensino público Voltar
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A doutora fala que a terceirização da gestão não será a solução definitiva para a situação do ensino em SP. Concordo, não existe solução definitiva para qualquer problema complexo, existem melhoras incrementais. Só o pensamento mágico acredita em soluções definitivas. Me parece somente uma defesa ideológica e corporativa não tentar expandir, aos poucos, esse projeto.
Gostaria que fosse elencadas quais privatizações do serviço público deram certo. Paulistanos estão muito satisfeitos com a privatização do serviço de energia elétrica. Querem repetir a dose com a educação pública? Aqui tivemos a leitura de uma doutora em economia sobre a privatização da escola pública. Concordo com ela que o caso de uma escola não é suficiente para expandir tal prática. Convidem um doutor em educação especializado em polÃticas públicas em educação para fazer o contraponto.
O artigo transpira preconceito ideológico e corporativismo! Se houve resultados positivos porquê não expandir para outras escolas? É desse jeito que com essas ideais que vcs almejam o poder? Vão chegar lá nunca!
Há quarenta e oito anos, quando prestei o concurso Vestibular o concorrência para os cursos de Engenharia aqui na UFSC e na UFPR era de dez a quinze por vaga . Agora , está abaixo de cinco . Há cursos com mais vagas que candidatos . Nosso ensino faliu . os jovens só querem ser influenciadores digitais, criadores de conteúdos, personal não sei o que.
Quando refletimos sobre os desafios enfrentados pela educação pública na maior metrópole brasileira, a complexidade emerge como uma caracterÃstica inevitável. São Paulo, com sua diversidade cultural e econômica, é um microcosmo das desigualdades que permeiam o Brasil. As disparidades entre as regiões centrais e periféricas são gritantes, e essas diferenças se refletem nas escolas e no aprendizado de milhões de estudantes. Uma das questões centrais é a infraestrutura: umas ótimas, outras péssimas
Você pode processar um prestador de serviço. Vai tentar processar o Estado pra ver se consegue. Alguém já conseguiu ganho de causa pelas múltiplas negligências pelo Brasil a fora? Gestor estatal nunca tem culpa de nada. O bode expiatório do serviço mal feito do Estado são os brancos jovens cujo direito a igualdade é violado em concurso público. Como se quem nascesse branco tivesse algo haver com ineficiência dos gestores. Mais fácil ferrar estudante que brigar com gente grande.
Corrijo: “ algo a ver” e não “algo haver” como escreveste. Aluno de escola pública ou privada às vezes o aluno não aprende bem. De resto, seu preconceito com cotistas diz tudo.
Quando a gente está se afogando, qq rampa é uma corda, doutora... Gente com fome não olha o cardápio... Primeiro se cria a escola e, com tempo, escolhe-se a cor da parede...
O mais incrÃvel é que existem pessoas que pagam por educação, que pagam por saúde (aparentemente não dói no bolso dessas pessoas), elas detém um conforto material, e se dão ao luxo de dar pitaco em polÃtica pública, e em que sentido? Adivinha. No sentido de beneficiar determinados grupos privados, com carinha de santinhos (sem fins lucrativos), que vão engolindo dinheiro público via isenções fiscais e convênios com o poder público. Olha só que bonitinho.
Xiiiiii, minha cara, burocrata - especialmente burocrata ruim - adora uma solução simples e simplória. É milico, concessão para construção e gestão, "parceria", o escambau. Especialmente o escambau, é querido companheiro de cabeça pobre em ideias que prestem. Vamo que vamo.
Bom..... então deixa do jeito que está e beleza... E boa sorte pra quem precisar estudar em escola pública.
Se investirem 500 paus extras pra cada 500 alunos como fizeram no Liceu, garanto que o ensino melhora. Diretores competentes fazem milagre com o pouco dinheiro que recebem. O problema é que não tem dinheiro pra fazer isso. Mas quando vem proposta de terceirizar o dinheiro surge maravilhosamente.
Né não? Ao invés de encher o saco do padre Júlio Lancellotti, a câmara municipal devia abrir uma CPI pra investigar se não há impressão de dinheiro em alguma gráfica do municÃpio. Como aparece bufunfa na hora em que interessa!
Será que é caso de Ministério Público? Será que é o caso de responsabilizar criminalmente essas pessoas que defendem essa privataria aà na Folha?
Será que passamos de uma privataria tucana para uma privataria petista e depois para uma privataria bolsonarista?
As entidades beneficentes sem fins lucrativos nas áreas de assistência social, de saúde e de educação recebem uma série de isenções fiscais, mas atendem a um público microscópico. Será que a intenção é essa: ampliar essas entidades sem fins lucrativos, que deixam de contribuir em tributos e/ou recebem verba pública de convênios, e depois começam a cobrar valores do público atendido (que passam a ser clientes)?
Realmente estou tentando me situar: parece um movimento que vem da direita, mas me pergunto se a esquerda não teve um papel nisso, com a criação da Cebas no Lula 2, com o ProUni que acabou por expandir a educação superior privada no paÃs. Há três anos o Bolsonaro incrementou a Cebas. Não sei, só sei que tem gente aà dentro, na Folha, que tem a caneta na mão e está defendendo determinada concepção de ensino e saúde e devemos ficar atentos aos desdobramentos disso.
Estou notando um embaralhamento tão grande entre o que é público e o que é privado; na verdade, acho que é o público sendo borrado, a ponto de não sabermos mais o que é financiado pelo governo e o que é financiado pelo setor privado. Uma bagunça. Essa escola, por exemplo, no Cadastro de Escolas do Inep, está com a designação de escola municipal, ou seja, pública, mas cadastrada como privada filantrópica, conveniada ao poder público!
A esquerda gramsciana tem no controle do sistema educacional um dos pilares para atuar DaÃ, têm horror da simples ideia de lrivatização.
Pelo jeito não há dados nem contra nem a favor..A esquerda está interessada em comandar a parte pedagógica, com todo o.sistema de ensino baseado em luta de classes.
Em média, uma concessão são 25 anos. Construtoras se interessando por isso em vez de projetar e executar casas populares e vez fisso ficar administrando o segmento pedagógico é temerário para um longo prazo...
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