Bruno Boghossian > Governo desperdiça bônus ao usar trampolim como amortecedor Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alexandre Marcos Pereira

    O Lula, melhor do que qualquer marqueteiro, sabe que o povo quer sentir que você está falando com ele, não sobre ele. Lula tem esse cuidado. Mesmo nas suas reprimendas a alguém, costuma oscilar naquele tom entre a didática e a bronca. Marqueteiros, normalmente homens jovens de terno impecável, que rabiscam freneticamente em seus cadernos, deveriam saber que Lula, um veterano das urnas, dá uma aula em cada palavra. Marqueteiros gostam de exposições mais visuais, mas o poder está na palavra.

    Responda
  2. Marcus Guedes

    Como, na grande maioria dos textos, preciso.

    Responda
  3. José Cardoso

    Erro crasso do Lula. Sua base ganha menos de 2 SM e é pouco ou nada afetada pela mudança do IR. Já o aumento da inflação, resultado certo da alta do dólar, vai impactá-los com força.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Não é possível viver com qualidade neste país ganhando 5 mil mensais. E outra coisa: conheço muita gente pobre que é de direita e bolsonarista. Os evangélicos mesmo são um exemplo.

  4. neli faria

    A Carga Tributária do Brasil equivale a do primeiro mundo. Se o lula parasse de torrar dinheiro público em propaganda autopromocional, cartões corporativos, viagens,gastos da Comitiva governamental nas olimpíadas, daria para fazer milhares de casas para os sem tetos.Mais de dezesseis anos de Poder e a pobreza continua igual. Oportunista que engana apenas quem não pensa. Repiso-me, nas Eleições ele, lula, disse que iria isentar de imposto de renda cinco salários mínimos, agora, cinco mil!

    Responda
    1. neli faria

      Quem não sabe Fundamentar Objetivamente, apela para o subjetivo: você é torcedora do Santos, você tem ira, você tem inveja...!Luiz Fernando: fundamente Objetivamente! A carga tributária no Brasil é alta, porque o Brasil existe apenas para sustentar Políticos e poderosos. Na hora de se beneficiar, não existe esquerda, direita, todos se unem e dão as mãos para nunca construírem uma nação. Exemplos? Fundos eleitoral e partidário, arquivamento da rachadinha, anistia aos partidos...

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      A inveja da Neli pelo Lula continua a mesma, mas o comentário está parecendo com os do Nelson Namastê.

  5. neli faria

    Ele, lula, só se preocupa com a Sua avaliação. Não se preocupa com o Brasil. O redbanho aplaude, por não ter memória! Nas eleições o lula disse que quem ganhasse cinco salários mínimos seriam isentos do imposto de renda. Agora, o Oportunista, reduziu para cinco mil...quem ganha cinco mil e um centavo, e creu em sua promessa,dançou!

    Responda
    1. neli faria

      Luiz Fernando:  fundamente Objetivamente!Inveja é sentimento subjetivo. O senhor não acompanhou a campanha política em vinte e dois? Eu acompanhei!O lula falou isso,aumentar a Isenção para quem ganhasse Cinco Salários Mínimos,como também falou no Debate da Globo que não iria indicar amigos para o STF...! Ganhou as eleições, voltou a ser o que sempre foi: oportunista! Pior voto que dei na vida! Digitei treze, mas não deletei minha Memória.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      A inveja da Neli pelo Lula continua a mesma, mas o comentário está parecendo com os do Nelson Namastê.

  6. Felipe Araújo Braga

    Vi uns comentários aqui que me deixaram arrepiado: sério que tem gente dizendo que Bolsonaro - após setecentas mil mortes na pandemia por culpa dele - deve ser eleito? E que Lula - apesar de precisar sim atualizar a pauta econômica - faz mal ao isentar quem ganha até 5 mil de IR? Gente, tomem um pouco de bom senso!

    Responda
  7. Alberto A Neto

    As pesquisas em curso já apontam queda sensível da popularidade presidencial fora da margem de erro. Além do ambiente eleitoral de 2026 bastante adverso à reeleição. As pesquisas indicam a derrota de Luís Inácio para Jair Messias em todos os cenários. Mesmo sendo o ex-presidente inteiramente vinculado à irresponsabilidade sanitária na pandemia com mais de 700.000 cadáveres e o principal mentor responsável tanto no autogolpe do estado de sítio ainda em 2022 quanto no golpe frustrado de 8/01/2023.

    Responda
  8. antonio pereira

    Beneficiar pobre é sempre um perigo aos politicos. . A nossa mentalidade escravocrata sempre enxerga beneficio para pobre como um problema para ricos

    Responda
  9. Alexandre Marcos Pereira

    Posso imaginar a reunião entre Lula e seu publicitário. Sentados na ampla sala do Alvorada, com a luz amena do fim de tarde atravessando as cortinas brancas, os dois mergulharam em um debate que misturava economia, política, marketing e, como sempre, um pouco de poesia popular. Lula, com sua habitual habilidade em transformar o complexo em algo direto e humano, gesticulava enquanto falava sobre as nuances de se comunicar com o povo. Não adianta ser pomposo, meu amigo. O povo quer verdade.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Como assim?!

  10. Sam Duart

    Sejamos francos. O nervosismo do mercado não teve nada a ver com o tal do pacote de contenção de despesas. O nervosismo veio da proposta de taxar os ricos. Todos querem lucrar muito com país dos juros estratosféricos, mas ninguém quer pagar imposto.

    Responda
    1. Bruno Araujo

      Exatamente! Na hora de cortar gastos, que se pare de gastar com quem mais necessita. Agora, quem tem privilégios... Farinha pouca meu pirão primeiro, ora pois!

  11. REINALDO ZATONI

    Agora milionário é quem ganha uma miséria? Está enganação do ministro , vai criar mais inflação, o rombo das contas públicas causará um colapso econômico iminente, a fuga de capitais já começou , salva se quem for mais rápido .

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Cinquenta mil por mês é uma miséria ? O sr ganha isso ou está defendendo os abonados ?

    2. jose carlos toledo junior

      Jesuis da goiabeira!

  12. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

    A frustração desse povo é que o corte de gastos veio vinculado à taxação dos ricos. O ideal era que as propostas viessem separadas, para aprovar o corte de gastos no lombo dos pobres agora, e barrar a taxação dos ricos posteriormente. Agora que viram que terão que contribuir se quiserem o corte, nao acham mais muito boa ideia. E já pregam o caos inflacionário, uma vez que, entre contribuir com sua parte justa e quebrar o país, já fizeram sua escolha.

    Responda
  13. maria araujo

    Nada disso. Lula é um estadista e sabe que cortar gastos reduz capital circulando e que aumento de isenção de imposto aumenta recurso na mão justamente de quem precisa consumir. Questão de prioridade. Dobos de iates não sabem disso. A FSP TB não. Gosta é de jogar lenha na fogueira.

    Responda
  14. Paloma Fonseca

    Nós vamos ainda viver muito tempo com favelas, com pobreza, com miséria. Sabe por causa de quem? Adivinha. Por causa de uma certa elite fiadaputa, inclusive com voz nos principais jornais do país (Fôia de S. Paulo inclusa).

    Responda
  15. Carlos Eduardo Cunha

    É muito difícil governos populistas como Lula e Bolsonaro administrarem bem quando seu objetivo é apenas se manter no poder com os seus. Há anos que o Brasil está estagnado e piorando na segurança, economia, educação e saúde enquanto deficits aumentam. Os governos menos piores firam os dos vices Itamar e Temer que ainda conseguiram algum progresso

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Kkkkkkkkkk.

    2. maria araujo

      Nível de desemprego cai para marca histórica. Que populismo bom!

    3. Roberto Freire

      Fernando Henrique também deixou saudades.

    4. ana caixeta

      Não poderia ser mais verdadeiro esse comentário!

  16. OLAVO ANTONIO

    Absurdo cobrar imposto de quem tem doença grave. Plano de saúde, remédio tudo caro. Tem militares, judiciário, parlamentar e seus funcionários com várias regalias que podem ser cortadas.

    Responda
    1. Nelson de Paula

      A matéria desta Folha relaciona várias das doenças graves. Não cita o câncer, que fica escondido num escuso "entre outras".

  17. Antonio Ferreira de Castilho

    Os farialimers, são um povo que não trabalha ficam comprando e vendendo papéis, enriquecendo de modo fácil, enquanto os verdeiros trabalhadores rurais e urbanos, pagam o preço por esta turma que gosta de charutos, whisky e apostar em bolsa, Trabalhar que é bom, neca!

    Responda
  18. Paloma Fonseca

    É algo que nos faz pensar: a elite paulistana fundou o Psdb e o PT. O PT expulsou suas correntes radicais, a convergência socialista e a causa operária; foi dele que saíram os fundadores do Psol. Psdb e PT são responsáveis pela privataria geral no país. O PT ainda preserva boa parte do setor público do avanço irresponsável, ganancioso e inescrupuloso do setor privado. É a única coisa que temos, e sabemos que o anúncio foi para mitigar insatisfações das classes populares (quem anda na rua sabe).

    Responda
  19. Mauricio Borborema de Medeiros

    A reforma tributária é fiscalmente neutra, o que se perde com a isenção se ganha com a tributação dos mais ricos. Quanto às tais reformas estruturais (rebaixamento do piso para educação e saúde, desvinculação de aposentadorias e benefícios ao salário mínimo), esqueçam. O governo eleito é de centro-esquerda e vai escolher sempre defender o trabalho ao capital. Preparem o Tarcísio -- ou qualquer outro delinquente -- e joguem o jogo democrático.

    Responda
    1. maria araujo

      Perfeito o comentário!

  20. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    lula /Hadade conseguiu ser pior que Dilma/Mantega.O Brasil ferrado de novo com esta curr io la

    Responda
    1. Hernandez Piras

      ."Só o PIB vai crescer mais de três por cento". Como se expansão de 3% para um país como o Brasil fosse um "espetáculo de crescimento". Com o câmbio e os juros na lua, espere o espetáculo do próximo ano.

    2. MARIA F LUPORINI

      Kkkk. Só o PIB vai crescer mais do que três por cento. Não vai matar velhinho aposentado não.

  21. Paulo Mediano Dias

    Assim, quem tem doencas graves e ganha, vamos supor R$ 21K, vai ter rendimento líquido menor do que quem ganha, por exemplo, R$ 19K… o abatimento de despesas médicas não compensará a diferença… sem contar que o desconto do IR na fonte pode inviabilizar alguns tratamentos / despesas… vai atingir muitos idosos… esta medida tem que ser derrubada no CN…

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Setenta e cinco por cento da população brasileira usa o Sus.

  22. jose prado

    Demite o marketeiro!

    Responda
  23. antonio brito

    Tudo errado. Aceitemos que as medidas são necessárias e corretas. Por que cometer tantos erros de comunicação? Para quê pagam marketeiros? Primeiro teria que expor as medidas de corte de gastos no parlamento. Depois anunciar ao público. Noutro dia viria o presidente dizer, bem tivemos que fazer isso, pero, pero, classe média nós vamos avaliar o Imposto de renda, faturando em ano eleitoral.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Não houve erro nenhum. O Zé Mercado queria matança de deficientes e de velhinhos aposentados.

  24. Fabio Bittencourt da Rosa

    Tirou a isenção dos doentes graves, elevou a alíquota do IR da classe média e aumentou a isenção dos rendimentos mais baixos. Mas o pacote era para aumentar receitas ou para aumentar a política assistencialista? Politicagem pura.

    Responda
    1. Tiago GAdelha de Moraes

      Elevou a alíquota do IR da "classe média"? Não, não teve isso. Na proposta apenas quem ganha acima de 50mil/mês e não paga "alíquota efetiva" de pelo menos 5% terá aumento. Na DIRPF dá pra ver qual a alíquota efetiva que pagamos. A minha é de cerca de 20%. Acho incrível que tenha quem não pague no mínimo 10%, mas tem...

  25. José Tarcísio Aguilar

    Mil artigos tendenciosos não farão nem cócegas frente ao efeito de ver os números do ir retido, e do ir a pagar, a partir do ano que vem. É de esperar um reflexo no consumo das classes de renda mais afetadas pela medida, mas estou certo que nosso mercado não se importa com pobre consumindo mais. Também estou certo que o véio da havan está atento a isso, pondo as mãos naquilo que seu discurso nunca admitirá.

    Responda
  26. Marcos Benassi

    Poi Zé, meu caro, mas não dá nada: todo o aperto seria insuficiente, pois o abismo da Terra Plana é fundo, sôfrego e insaciável; por outro lado, esses vagabundos que não querem pagar imposto sobre a fortuna de 5paws que ganham, ainda afundarão esse país. É a velhíssima fábula do lobo, versão Zap: no dia em que houver alguma coisa realmente crítica adiante, de tanto falar "vem aí o lobo mau", ninguém vai escutar o aviso cabível. E a vovó, crau nela - aposentada, sempre sifú.

    Responda
  27. Anete Araujo Guedes

    Lula preso no teto de gastos de Temer, com o codinome de arcabouço fiscal.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.