Poder > PF minimiza nota e muda tratamento a ex-chefe do Exército, que vai de suspeito a escudo contra golpe Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Há quem diga, que quem de fato não topou o golpe, foi o Biden. Se for mesmo verdade, estamos a pouco meses dos militares tentarem de novo.
Freire Gomes e Baptista Júnior, heróis da Pátria! Aplausos de pé!
A última frase é a chave da compreensão. " poderia ser demitido" . Mostra a coragem, lealdade ao paÃs e à s leis, resistiu bravamente. O general teve habilidade polÃtica em lidar com o ataque à democracia, coisa que o capitão não tem. Retirar os manifestantes era uma armadilha. Era o que desejam, serem vÃtimas do sistema. Os acampamentos tiveram uma função didática. Mostraram o quanto que o capitão é manipulador, covarde e desleal.
Passamos 5 anos na faculdade de Direito minimamente aprender conceitualmente um pouco sobre teoria, doutrina e Leis. E na matéria tem a abordagem sobre um ato Comissivo Omissivo e a galera que gosta de opinar sobre tudo que lute, rs.
Na faculdade de Direito não ensinam sobre pensamento estratégico nem sobre polÃtica ou diplomacia
Pensei que fosse um orgao de Estado, isento e imparcial.
So queremos ver essa gente pagar pelo que fizeram; com bolsonaro fora do governo todos percebem que voltamos a ter paz, agora a minoria que sobrou do pesadelo bolsonaro esperneia, grita para serem notados, e tentarem manter a ideia de radicalização para chantagem, so isso. Para criar clima para dar golpe bozo ameaçava todo dia, isso resultou no 08 de janeiro. Qdo. essa gente governava agente ia dormir preocupado com o que poderia ocorrer no dia seguinte, hj voltamos a ter paz.
Novas provas encontradas minimizam as provas anteriores? De suspeito a Escudo? Que legal. Mais Indenizações sugiro!
...nesse caso se tenta evitar então, desprovandoo.
Acredito que o golpe não prosperou exatamente porque os comandantes do Exército e da Aeronáutica deixaram claro suas posições. Se não fosse isso os golpistas certamente se atreveriam. Então, a nação precisa reconhecer a todos os que não se sucumbiram. Para isso precisamos conhecê-los e seus nobres papéis em todo esse processo.
Bolsonaro, por desavenças (não se sabe quais) já havia afastado comandante s das forças, e o faria de novo se percebesse que o Freire Gomes e o Baptista eram contra sua cartilha golpista. Os comandantes da Aeronáutica e Exército foram pragmáticos. Vai que o louco acha uns golpista entre os generais e almirantes a da ativa. EstarÃamos na sarjeta!
Deixaram claro suas posições e deixaram os acampamentos de adoradores de pneu montados ate o ultimo minuto? Como assim?
Que fique claro, caso contrário, eles tentarão reescrever a história no futuro próximo. A tentativa de golpe foi por poder,grana, privilégios,ambição. Bolsonaro tentou fazer das FFAA sua milÃcia particular.
Não deve ter sido fácil para qualquer comandante de força militar se contrapor ao comandante supremo que infelizmente era elemento que durante toda a sua vida sempre se apresentou com viés errático e golpista. Basta fazer uma coletânea de seus posicionamentos. Mas como ser mais incisivo para peitar o melliannte?
Mas nao tiveram coragem de impedir os acampamentos em frente sos quarteis? E ainda querem posar de herois?
Bizar ro como uma mentira repetida por até fazer seus autores acreditarem nela. Já tÃnhamos tido antes 4 governos de esquerda, PT, sem contar os dois mandatos do FHC, nunca houve comunismo,nunca houve baderna,pelo contrário, a baderna veio com o capitão "conservador" e "antisistema" .
Se fosse só baderna, mas o Bolsonaro fez baderna e muito mais, tentou desde o terceiro mês de governo criar o ambiente para instituir uma ditadura no paÃs, e com ele, um despre parado, à frente.
Antissistema.
Se Freire Gomes e seu colega da Aeronáutica tivessem batido de frente contra o golpismo, o máximo que teriam conseguido era serem demitidos e substituÃdos por outros comandantes (afinal, Bolsonaro ainda era o chefe constitucional das forças, e inclusive já tinha feito isso antes). Eles não teriam como provar que houve golpismo, pois não estavam nesses grupos que a PF acessou. Ou seja, ao ficarem 'em cima do muro' eles garantiram seus cargos de comando e salvaram o Brasil de um desastre polÃtico.
Matéria que parece querer promover uma intriga. Estão cobrando da PF que indicie Freire Gomes? Segundo Batista, Freire Gomes teria prometido prender JMB se ele continuasse a tentar cooptá-lo para um golpe.
Ele deveria ter dado ordem de prisão aos envolvidos desde a primeira reunião na qual tomou ciência das intenções dos golpistas.
O máximo que iria acontecer era ele ser destituÃdo do cargo
Tá na Constituição Federal; a função das Forças Armadas, sustentadas com o dinheiro do contribuinte, é defender o paÃs de uma possÃvel agressão externa. Para tanto, vivem tomando leite condensado, bons vinhos, Viagra e comem salmão. Como péssimos funcionários, planejaram golpe de Estado , insurreição, quebra de confiança . Portanto, isso é imperdoável, irreparável. Penso até que podem ser julgado por uma Corte Marcial por grave traição à pátria desvio de finalidade, etc Penso
Todos do mesmo balaio !
Like errado. Não sr. O balaio de lá é golpista
Penso que se você faz parte de um governo que reúne um núcleo poderoso golpista, não é fácil contrapor-se a esse movimento sem ser alvo desse núcleo. Não são heróis Freire Gomes e Batista Júnior. São pessoas que não concordavam com o andamento das coisas, com o golpismo crescente desde o inÃcio do governo, com a bizarrice e inutilidade dessa trama, mas não poderiam lançar-se como heróis em quadrinho. Tinham de se preservar para, em momento favorável, contrapor-se ao movimento. Em tese.
Se não fizeram o que seria devido: fizeram o necessário e isso já basta para a História e preservação de suas honras.
Uma pergunta a respeito do acampamento em frente ao QG de BrasÃlia: os parentes dos golpistas como esposa, filhos não aparecem entre os investigados ou processados.
A investigação é justamente para confirmar ou não suspeição inicial sobre a conduta do Comandante a favor do golpe, o que não ficou provado. Mais preocupante que esses militares golpistas é ver, conforme pesquisa, trinta e seis por cento da população ainda votaria no lÃder máximo desse movimento golpista. Reciclar quem, o Exército ou a população? Os dois. Com o objetivo de entender e defender a Democracia sempre. Porque novos postulantes a ditadores surgirão.
Estávamos muito bem representados, imaginem esses militares patetas comandando nossas trapas em um eventual conflito? Não dá para imaginar um ser como o Bolsonaro comandando nossas forças armadas.
E o general Dias Gomes comandando a segurança do presidente?! O cara parecia um garçom dirigindo os arruaceiros dentro do Palácio. Se eu não tivesse visto o vÃdeo, diria que era piada.
O fato é que houve uma tentativa de golpe, com planejamento, documentação e preparação, que só não foi adiante por contar o Exército com gloriosas melancias (verdes por fora, democratas por dentro). A tentativa houve, barrada por fatores externos, portanto houve o crime, gravÃssimo, de tentar atentar contra o estado democrático de direito. Sem anistia!
Pastelão 3 patetas ! RisÃvel ! Essa situação está aflorando quão fragilizada estão nossas f f a a , em seu pessoal . Algo deve ser revisto na formação Academica Militar das Agulhas Negras !
Infelizmente a Folha dispensou o excelente Janio de Freita, que, numa reflexão publicada hoje no Poder360, questiona o fato de o Bozo et caterva golpista não estarem presos. Para ele, há risco ainda de uma insurreição armada nas tropas, cuja vocação ao golpe é congênita. Prisão urgente dos meliantes!
Dizer q ficou com medo de ser demitido , caso tomasse atitude ? Vide caso há alguns anos , gen Frota !! Isso é ridiculo !@
Censura, claro. A folha quer manipular o entendimento do leitor.
Isso agora é pegadinha? Anuncia a censura mas libera o comentário?
É mesmo? Nossa! a PF mudou sua avaliação sobre a atitude de um envolvido entre de um ano para cá? A intenção é sugerir que a PF está sendo manipulada por interesses possivelmente do governo? Então porque não diz isso claramente? Talvez porque não é de estranhar que algumas impressões mudem depois de um ano de investigações? Para justificar seu pouco caso pelos ritos institucionais, o bolsonarismo do jornal tenta descreditar as instituições? Faz sentido.
O comandante do exército general Freire Gomes e o comandante da marinha, o tenente-brigadeiro Baptista Junior, são os militares que impediram o golpe militar no Brasil, mesmo com uma gigantesca pressão de outros generais e do então presidente golpista, criminoso e futuro detento Jair Bolsonaro. Isso não é pouca coisa. Eles são os heróis que nos salvaram das trevas da ditadura. Todo nosso respeito e admiração estes bravos defensores que sabem o verdadeiro sentido da palavra patriotismo.
Claro que a Folha desconfia de tudo o que se opõe ao seu mito. Para o jornal, muito melhor seria se o general denunciasse o presidente no primeiro momento, e fosse posto fora do jogo. Aqueles que mais reclamam da falta de rigor alheio, são os que mais tem a esconder. Aqueles que mais exibem sua masculinidade tóxica são s primeiros a abrirem o berreiro quando contrariados.
O general Marco Antônio Freire Gomes (Exército) e o tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior (Aeronáutica) entrarão para a história como combatentes da democracia. Tiveram atuação polÃtica (tática) brilhante para não serem demitidos e não serem substituÃdos por comandantes golpistas. Graças a eles estamos lendo essa matéria hoje. Parabéns a eles e o nosso muito obrigado.
Esse recuo me lembra a anistia geral aos militares criminosos do golpe militar de 64 e da ditadura do 20 anos. Os militares cometeram crimes de tortura, execução, dentro outras violações de direitos e ficou por isso mesmo. Esse recuo cria um cenário de anistia...
Anistia? Esse recuo é fundamental para a condenação dos militares fieis a Bolsonaro.
Esse recuo da Policia Federal escancara o objetivo politico do atual governo em perseguir seus adversários. Se o relatorio tem falhas facilmente identificaveis corre o risco de ser jogado no lixo pelo PGR, caso ele não esteja disposto a sacrificar sua biografia para favorecer o grupo politico de esquerda que o colocou no cargo.
Eis a interpretação desejada pelos jornalistas, como denunciei em comentário posterior. Sim, muitos vão ler o que os jornalistas querem que seja lido, mas não tem corajem de dizer abertamente. Esse é o jornalismo profissional de Banânia.
Não houve golpe, porque os Comandantes Militares tiveram a atuação Ãmpar e digna de todos os louvores. Se tivessem sido maus militares, hoje o Brasil estaria numa ditadura. Meus cumprimentos.Meus cumprimentos aos Comandantes!
Correto Neli. O general mostrou a coragem que o covarde capitão não tem
Sim, Alberto. Salvante um! Os outros dois foram profissionais dignos.
Nem todos, né mesmo?
Com excessão de Lula, Múcio e mais alguns poucos, a esquerda brasileira atualmente não entendem mais nada de polÃtica. Se Freire Gomes tivesse agido de forma ostensiva contra o golpismo, o máximo que teria conseguido era ser demitido e substituÃdo por um comandante golpista (afinal, Bolsonaro ainda era o chefe constitucional das forças). Ao se manter 'em cima do muro' ele se manteve no posto e salvou o Brasil de um desastre. Aprendam, amadores.
Tudo bem, mas a quem você se refere como esquerda? Os dois jornalistas que assim a matéria? São conhecidos lavajatistas, provavelmente bolsonaristas.
Sua análise faz sentido. Acredito que a estratégia foi essa.
Dois militares admirei na vida: meu primo Lauro Antunes de Faria e o meu orientador no Paraquedismo, da Adpm, saudoso sargento Freitas, ambos da PolÃcia Militar. Portanto, não elogio nenhum Militar, mas, a atuação, dos Comandantes, em especial do General Gomes Freire, à época, foi perfeita.Não houve omissão! Se ele tivesse determinado a prisão dos maus servidores públicos ou determinasse a saÃda dos fanáticos de frente aos quartéis, poderia ter ocorrido mortes, ou sabe-se lá mais o quê!
Para mim, mesmo o Freire Gomes queria o golpe, pois foi leniente e omisso com a ocupação de instalações do exército num movimento claramente orquestrado e golpista, que só poderia dar no que deu. Mudou de ideia quando veio o recado do Biden de que não admitiria um golpe de estado no Brasil e de que isso poderia sair caro, inclusive para os generais golpistas. Se tem coisa que militar brasileiro respeita e teme é o exército estadunidense.
Olha a pizza! Olha a pizza!
Se a pizza for a do general Freire Gomes, ela deve ser comemorada.
Crime impossÃvel e impossibilidade do STF apreciar a questão em razão da competência e da suspeição. Tantos processos parados há anos, segue o jogo.
Fiore, por favor, vá estudar e nos poupe de comentários irrelevantes. Tenho tédio de comentário opinativo e sem embasamento teórico.
O STF tem a competência de julgar qualquer crime contra a democracia e a Constituição. O crime ficou impossÃvel, mas o fato é que houve uma tentativa de golpe, com planejamento, documentação e preparação, que só não foi adiante por contar o Exército com gloriosas melancias (verdes por fora, democratas por dentro). A tentativa houve, barrada por fatores externos, portanto houve o crime, gravÃssimo, de tentar atentar contra o estado democrático de direito.
Claro, e a ida do homem à Lua foi encenação de Hollywood. Kkk
A mudança de posição da PF sobre o ex-chefe do Exército mostra a fragilidade do relatório e das investigações sobre a narrativa de golpe do Estado. Com certeza tem muita coisa fantasiosa e deduções apressadas e direcionadas para causar escândalo e sensacionalismo. Se a tentativa de golpe não se consumou - e levou dois anos para a PF apontar alguma coisa - foi porque alguém impediu o golpe. Quem impediu o golpe? Não foi o governo Lula nem os ministros do STF. A PF escondeu boa parte da história.
Segunda interpretação ortodoxa da coluna, ajudando a manipulação das opiniões desejada pelo jornal.
Não se trata de negar a tentativa de golpe. Bozo e sua turma sempre anunciaram seu autoritarismo, seu saudosismo da ditadura e seu desrespeito à Constituição e ao povo brasileiro. O sujeito sempre foi um crápula. A investigação sobre a tentativa de golpe só faz sentido se ficar bem esclarecido porque o golpe não foi consumado. Não dá para dizer que foi o peso das consciências, o imperialismo dos EUA, o governo Lula e ministros do STF. Quem, afinal impediu o golpe? É apurar a verdade dos fatos.
Frágil é seu argumento. O processo de investigar gera novas informações, e dinâmico e conforme novos dados são incorporados conclusões anteriores são refutadas ou aprimoradas. Se chama processo de inferência o ato de análise e conclusão. Inferência me parece não ser o seu forte, Octavio, pois de maneira alguma reavaliações e novas conclusões denotam fragilidade.
O fato é que houve uma tentativa de golpe, com planejamento, documentação e preparação, que só não foi adiante por contar o Exército com gloriosas melancias (verdes por fora, democratas por dentro). A tentativa houve, barrada por fatores externos, portanto houve o crime, gravÃssimo, de tentar atentar contra o estado democrático de direito.
A desesperada desconexão bolsonarista com a realidade chega a ser engraçada. A casa caiu, brother, não tem mais como passar pano, nem adotar a tática anedótica do avestruz. kkk
A polÃcia sabe com quem e onde mexe. Há limites.
No fim os acusados passam batidos!
Omissão tb com relação à participação de Cida VillasBoas e da filha no acampamento do QG de BrasÃlia. O marido, gen. Villas Boas, ameaçou o Supremo durante o governo Dilma. Foi assessor fantasma de Bolsonaro no Planalto.
Vai dar nada pro verde oliva e DionÃsio nele.
Que patetas. Mas não cometeram crime, ficaram só no blá blá blá. Também quero matar uma meia dúzia da minha famÃlia, será que vou preso ?
Deveria, por atentar contra a razão nesse comentário.
Depende! Se iniciou a execução do crime mas este não se consumou por circunstâncias alheias a sua vontade, pode responder sim, por tentativa, na forma do Inc. II, do art. 14 do CP.
Cometeu crime sim. Não vem passar pano disfarçado não. Cadeia nele.
Acorda Marcio! Saia do cercadinho! Vc acha correto que os militares recebam belos salários pra planejar golpe e assassinatos?
Daà já deixa claro as negociações do Ministro da defesa junto aos militares, punição só para os menores, ou seja, para os que já estão fora das forças e polÃtico sem expressão,daà não ter fim a sanha golpista. Não há punição, essa é a tradição desde a criação da República quando os militares deram derrubaram a monarquia, no final pousam de salva dores da Pátria, por isso o Brasil é o que é, extremamente injusto.
E o mau caráter que tentou o golpe até o último momento, antes de fugir, agora apela por uma anistia. Prisão já
Já começaram a aparecer os furos? Que coisa horrÃvel em PF!
Quem não tem espaço para intelecto é quem conclui que furo e conclusão equivocada são coisas diferentes. Além de não ter intelecto não sabe interpretar também.
Você pode sonhar. A realidade é que não tem furo algum. Não há compromisso com o erro, da parte da PF. Durante a investigação novos fatos são apurados, e conclusões mudam. Isso é parte de qualquer processo de análise. Mas eu acho que é complexo demais para você entender, pois na bolha do retrocesso, não há espaço para intelecto.
Larga de ser boba Silvia. Quem sai ganhando com esses furos são os acusados e quem perde são vocês. Como sempre, os únicos manés, desde o regime militar. O exército estava certo.
Perdeu, mané.
Se não aderiu ao golpe o homem e um herói
A omissão pode ter sido uma manobra diversionista, para evitar a troca do comando por outro favorável ao golpe.
Mas a omissão deve ser apurada.
Fora o poder, tudo é ilusão, hehehehe, e se bestá ficaram com os confortos das pensões das filhas, próteses, e tudo quanto é penduricalhos, povo nojento!
Então, ficou barato para o Freire Gomes, né!
Vc não leu toda a matéria, deixe a preguiça de lado
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > PF minimiza nota e muda tratamento a ex-chefe do Exército, que vai de suspeito a escudo contra golpe Voltar
Comente este texto