Dora Kramer > Cúmplices passivos do golpe Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Li a coluna e pensei em Trump, tão ou mais iliberal que o aliado Bolsonaro.
Não tenho dúvidas: dormirão tranquilos.
Perfeita análise. Só permito-me acrescentar entre os “ não viram ou fingiram que não viram “ grande parte da mi dia , desde dois mil e dezoito.
Muito necessário explorar ainda mais esse tema! Precisamos explicitar, denunciar, os muitos beneficiados pelo governo Bolsonaro que percebiam tudo, mas ficaram em silêncio e agora, posam de assustados, de indignados com o que foi engendrado por essa figura nefasta que ocupou o Planalto. Lembremos que ele foi o candidato da esmagadora maioria dos ricos, empresários e meios de comunicação.
Eles ainda estão aqui, nas Forças Armadas, no Mercado Financeiro, no BC, na elite econômica, na mÃdia hegemônica, no Congresso e em alguns setores da sociedade.
O maior cúmplice passivo do golpe sem dúvida alguma é Augusto Aras, que presenciou toda trama golpista, tinha poder para, no mÃnimo, amenizar a pressão golpista, mas não fez absolutamente nada. Procedeu da maneira mais vergonhosa e covarde entre todos os passivos golpistas.
Desde o inÃcio de sua inútil vida publica, tornou-se evidente sua irresistÃvel atração pelo seu passado militar, em suas louvações as ditaduras, torturadores e execuções. Havia ali uma atração irresistÃvel aos coturnos, fardas e fuzis. Deixou explÃcito seu autoritarismo, tirania, manipulações baratas, sadismo e irresponsabilidade. Todos viram, fingiram não ver. Normalizaram suas aberrações que, desde o inÃcio, receberam apoio das Forças Armadas, mÃdia, pastores evangélicos, polÃticos de direita.
Desde o princÃpio de sua inútil vida pública, seus discursos denotavam claramente sua identificação a um passado militarista, com louvações a ditaduras, torturadores e execuções. Havia ali uma atração irresistÃvel aos coturnos, fardas e fuzis. Seu autoritarismo, tirania, manipulações barata, irresponsabilidade, delÃrios e sadismo eram evidentes. Todos calaram, normalizaram aquelas aberrações, que receberam apoio, desde o inÃcio, das Forças Armadas, mÃdia e pastores evangélicos.
Bem.lembrado Humberto Isidoro ela é todos da da folha do Estadão e.por.aivai
Gente, será que houve empresas patrocinadoras do golpe?! Será?!
So queremos ver essa gente pagar pelo que fizeram; com bolsonaro fora do governo todos percebem que voltamos a ter paz, agora a minoria que sobrou do pesadelo bolsonaro esperneia, grita para serem notados, e tentarem manter a ideia de radicalização para chantagem, so isso. Para criar clima para dar golpe bozo ameaçava todo dia, isso resultou no 08 de janeiro. Qdo. essa gente governava agente ia dormir preocupado com o que poderia ocorrer no dia seguinte, hj voltamos a ter paz.
Paz? Não há um único dia em que o ex-presidente não seja mencionado pela esquerda. A última coisa que querem é que ele seja preso, acabando com a polarização. Discordo
Ao chorar, pedir uma anistia que pacifique o paÃs, o inelegÃvel não está se humilhando. Canalhas não se humilham, manipulam.
"Só o Judiciário que viu" e o Super Xandão...Ora: enquanto estavam juntos maquinando pra libertarem o Lula não perceberam que o "mito" é um Chávez de direita? Eu já tinha visto isso antes desse tosco se eleger! Negócio, todo, foi esse: enquanto a máfia, toda, estava unida pra destruir a Lava Jato, pra barrar investigação: aà encontravam-se até fora da agenda! Por mim: que vão todos!
Perfeito. E tem quem continue passando pano.
Opa, só o judiciario coisa nenhuma. Vc não viu assim comooutros jjornalistas, pelo seu antipetismo enrustido. Da uma olhada nas suas colunas e nos comentarios. A maioria alertava e falava sobre as aspirações ma cabras do jair. Vc é que continuou no mundo encantado que agora não dá mais pra continuar., embora por dentro vc esteja queimando de vontade e desprazer em escrever essa coluna; Vc queria um jair mais, vaos dizer , civilizado.
Agora mesmo o STF está tentando regular determinadas atividades na internet, coisa que deveria ter sido feita pelo Congresso, que para variar, se omite. A tática da banalização do absurdo é feita desde o primeiro dia que aquela fraude ambulante , Bolsonaro,tomou posse.
O Congresso sempre se preocupando em legislar em causa própria. Bolsonaro despiu grandes instituições de qualquer traço de pudor e respeito a liturgia do cargo. É como se o paÃs tivesse se tornado um grande culto evangélico com sessões de exor cis mo e "doações" de grana. Vai ser difÃcil esta gente se conformar com seu papel constitucional.
O roteiro do golpe já estava descrito no livro Como as Democracias Morrem: ataque sistemático às instituições, fake news e ódio disseminado aos adversários. Só não viu quem não quis. Há um silêncio envergonhado dos cúmplices dessa tragédia anunciada. Sem anistia, para varrermos de uma vez essa ameaça. Somos uma DEMOCRACIA. Os descontentes que se retirem.
Perfeito. Só faltou nomear alguns desses cúmplices, como o governador de SP, já ungido pela turma de sempre a candidato imbatÃvel.
Análise perfeita.
Não houve golpe. Se houve, foram conversas, desejos.Não houve trama, se houve, não concretizada, como a execução do delator do PCC/policiais, com 10 tiros de fuzil, em pleno dia, no maior aeroporto do Brasil.
Mas tem alguém dizendo que houve golpe? Que papo de maluco é esse? Se a tentativa de golpe não deu certo foi por incompetência dos perpetradores, que não souberam calcular as chances e os riscos reais. Nem por isso podem ficar impunes, porque seus esforços, por si sós, causaram um estrago imenso.
Deus me perdoe!!eu ia escrever:lá vem o robot bazzani de novo "e errei o lugar do dedo! O artigo está um perfeitissimo resumo de tudo o q aconteceu nessa terrinha de ghado
Óbvio que não houve golpe, senão sequer poderÃamos estar discutindo isso aqui. Mas houve a tentativa. E isso já é suficiente para meter todos na cadeia por bastante tempo.
Lembrou muito bem!
Verdadeiros heróis foram os comandantes do Exército e da Aeronáutica que disseram: "Se vocês querem tirar um presidente legitimamente eleito pelo povo, saiba que somos contrários a qualquer medida que cause a ruptura institucional no paÃs"!
Vc não colocou nome aos bois mas por exemplo o Paulo Guedes estava na reunião de junho de 2022. E ficou quietinho. Foi quando o Bozo disse que se não estivesse com ele poderia sair e ir embora.
A proposta de Bolsonaro nunca foi governar o Brasil, mas perpertuar-se no poder. Ele e os comparsas de farda. Os mesmos dos tempos da caserna. Até Bolsonaro ser expulso por tentar ser um lÃder sindical fardado. A incompetência dele é histórica!
Pessoas de bom caráter não deveriam de deixar levar por falcatruas, desmandos e tudo o de ruim que existe na administração pública, mas a necessidade do emprego público com suas benesses sempre fala mais alto....
Sim. Era revoltante ver colegas e amigos tentando "normalizar" as falas estúpid@SSs e boquirrotas do ex-presidente
E, o pior, gente culta, rica, evoluÃda, nascida em berço esplêndido.
Infelizmente, toda essa p lantragem vai terminar em pizza.
de fato, isto mesmo! vergonha total, gente descarada e gananciosa. o princÃpio é a grana e o poder. Brasil? que paÃs é este?
Perfeito!
Faltou menção ao Aras
Toffoli Â… o tÃpico ser que consegue enganar alguns por algum tempo como Ãntegro ; mas quando o poder lhe cai nas mãos revela- se de uma degradação moral Ãmpar.
Assiste-lhe total razão. Esse cidadão omitiu-se de forma vergonhosa. ImpossÃvel que não soubesse dos planos do inelegÃvel. E de pensar que ele foi coberto de elogios pelo tal Toffoli ...uma vergonha!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Dora Kramer > Cúmplices passivos do golpe Voltar
Comente este texto