Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Renata de Souza Santos

    É, pessoal, ou vocês aprendem a votar no partido certo para a assembleia ou, realmente, a gente só vai ver corte para os mais pobres. Está na hora de votar no parlamento por partido: particularmente, fazendo uma análise de tudo que votaram, o único partido que propôs e votou sempre pelo povo, foi o PSOL. Nas eleições para deputado e senado votarei na legenda. O resto tende a votar para quem ganha mais de 50 mil…

    Responda
    1. Gisele Araujo

      PT e PSOL é tudo a mesma coisa. Nunca mais!

  2. Edvaldo de Souza Almeida Junior

    Ou seja, para os líderes do Congresso o ajuste fiscal só pode o ocorrer cortando e espremendo as classes mais pobres... Não me surpreende. Perdeu-se a moral, não existe nenhum pudor, não se ameniza mais nem no discurso para manter a hipocrisia, é tudo bem explícito.

    Responda
  3. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    Raposas.

    Responda
  4. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    Que tal se não houver mais orçamento secreto? Quanto o orçamento secreto usou nosso dinheiro? O Lyra não fala sobre isso. Dinheiro que não vamos saber se foi usado corretamente ou usado para e por quem

    Responda
  5. Graça Almeida

    O que combinado não sai caro né? Aí está a prova do arranjo entre o governo Lula e o Legislativo. A conversa antes do pronunciamento. Estão tentando tapear o povo. Não vai dar certo. Não há nenhum esforço do governo para que seja diferente.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Desse partido não se esperem economias nem ações em prol do Estado, Nação.

  6. Roger Hoefel

    Jorna lis tas ja bá sempre ferrando os desvalidos.

    Responda
  7. Roger Hoefel

    Andar de baixo: sempre sendo ferrado pelas elites econômicas, simples assim.

    Responda
  8. João Francisco dos Santos

    Emendas parlamentares para currais eleitorais pode né. Sem transparência, sem controle da aplicação? Coitados dos pequenos assalariados!

    Responda
  9. Marcos Correia

    O povo é só um detalhe. Lira e Pacheco não estão nem aí para o povo. Quem financia as campanhas é o povo, mas quem manda é o mercado. Sem os impostos da raia miuda não vai ter dinheiro para as emendas superfaturadas.

    Responda
  10. AILTON SOUZA

    A Globo e outros meios de comunicação são contra a isenção do IR pros que menos ganham nesse país mas quando é pra beneficiar regalias para empresas e para o próprio mercado ninguém fala nada. Hipócritas!

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      A Globo está com seus impostos em dia?

  11. Mario Donizete Pelissaro

    Voce aí que votou nessa cambada ligada ao arruaceiro golpista e que forma esse que é o pior congresso da historia, nao reclame. O governo quer cortar gastos e reduzir cobranca de imposto e beneficiar milhoes de brasileiros, mas essa laia de golpistas nao deixa. Nao me venha dizer depois, q Lula nao cumpriu suas promessas de campanha, hem!

    Responda
  12. Geraldo Filho

    A quem é contra, cabe o discurso deque a medida eleitoreira, mas está tremendamente complicado criticar essa correção que será mais que justa, após tantos anos pagando injustamente I.R. Se não ocorrer será uma tremenda frustração ao trabalhador assalariado, que tem seus descontos na fonte.

    Responda
  13. antonio ramos

    Patético é o mínimo , um mise-en-scène ridículo pra classe média , onde comemoram a medida pra depois soar como pirulito de duas bolas , lula deve perder as eleições isso foi um tapa na cara dos trabalhadores médios que carregam o país nas costas com tamanha carga de impostos em seu holerite ! Deixo quase 18.000 por ano para diversao de um congresso medíocre e vagabundo !

    Responda
  14. Carlos Oliveira

    Os jagunços do Mercado deveriam ameaçar a turma do andar de cima, como fazia Lampião ameaçando os coronéis do sertão: Não haverá isenção prá fortunas, heranças e será maior prá quem ganha mais de 50K.

    Responda
  15. Emerson Marcos Leal

    só acabar com a desoneração da folha, subsídios e perse que vai sobrar dinheiro.

    Responda
  16. Alan Nascimento Santos

    O interessante é que esses aí falam tanto em cortes de gastos, mas não falam em cortar as regalias deles e de outras super classes do serviço público.

    Responda
    1. Ana Paula C

      Falou tudo.

    2. Romero Lima

      Resolveram cortar das pessoas com doenças graves já que medicamentos são caríssimo e não abate do IR.

  17. Deborah Teixeira

    Só consegue isenção de imposto quem tem lobby no congresso. Se a classe média não se mobilizar, essa galera aí é q não faz mesmo. Esse papo de pagar muito imposto q os milionários fazem é pra engabelar a classe média e os pobres, pq na hora de isentar, só a renda dos ricos q tem lobby.

    Responda
  18. MARIA F LUPORINI

    Entenderam: quem não pode pagar imposto é empresa milionária com isenção fiscal, super ricos e que tais. Essa gente quer corte em aposentadoria de velhinho e benefício de deficiente e quer que a classe média pague imposto. Trabalhando seis dias por semana. São contra você.

    Responda
  19. Antonio Carlos Farias

    Esses comentários significam que a taxação dos super ricos pra compensar a renúncia fiscal não vai acontecer. É a casa grande lascando com a senzala. Corta benefícios sociais, mas os super ricos continuam em berço esplêndido. E viva a desigualdade!!!

    Responda
  20. paulo Raulino

    Desde quando os parlamentares adquiriram autonomia orçamentária através das "emendas impositivas", com valores superior a 50 bilhões de reais, e se sentindo livres do Executivo porque já tem a sua verba para gastarem em seus sovacos eleitorais, esses representantes (ou não-representantes) do povo NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA ESSA GENTE RUDE E IGNARA. Daí dizerem que a atualização da tabela do IRPF não é coisa de urgência.

    Responda
  21. Paulo Sales

    Agora só falta esse lira e esse Pacheco, ficar colocando obstáculos no aumento da faixa de isenção, que não é modificada a muitos anos.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Foi o Haddad que atualizou a tabela do IR para taxar quem ganhava cinco mil reais. Agora, para voltar ao status quo, parece que vai ser difícil. Por quê tenho a sensação, que o governo continua tirando da classe média, ao invés das grandes fortunas?

    2. paulo Raulino

      Desde quando os parlamentares adquiriram autonomia orçamentária através das "emendas impositivas", com valores superior a 50 bilhões de reais, e se sentindo livres do Executivo porque já tem a sua verba para gastarem em seus sovacos eleitorais, esses representantes (ou não-representantes) do povo NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA ESSA GENTE RUDE E IGNARA. Daí dizerem que a atualização da tabela do IRPF não é coisa de urgência.

  22. Antonio Evaldo Almeida Barros

    Aparentemente os 30 milhões de beneficiários não se importam de serem ou não alcançados pelo proposta. Aparentemente o governo não conservou com 30 milhões de beneficiários explicando em linguagem adequada a esses 30 milhões como eles seriam beneficiados. Oh governo que não sabe falar! Que coisa horrível e até ridícula! Eles oferecem o conteúdo mas não sabem da forma... Que vergonha!

    Responda
  23. Valter Iwai

    Condições fiscais a gente cria, desde que não queiram proteger só os mais ricos.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      É exatamente o que eles querem fazer. A classe média que se lasque.

  24. Amaral Neto

    Basta que eles aprovem as medidas que o governo está propondo quanto aos militares, supersalários da casta brasileira, sobretudo das carreiras jurídicas, e da tributação justa dos brasileiros de altíssima renda. É fácil. Se eles tiverem a coragem necessária para salvar o Brasil, o Brasil pode ser salvo.

    Responda
  25. benjamim picado

    morro de rir quando muitos da imprensa reclamam que a esquerda não tem comandado as agendas no campo político - e quando luiz inácio consegue pautar a discussão, a grita é exatamente porque não se fala de outra coisa senão a proposta da isenção tributária (e que alguns colunistas ainda chamam de renúncia fiscal, como aquelas de certos setores da economia que o congresso não tem coragem de atacar). haja paixão mal resolvida.

    Responda
  26. marcio jose albino

    Para o lobby sempre tem dinheiro, para a classe média nada.

    Responda
  27. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    Orçamento secreto os parlamentares não querem mexer. São bilhões de reais. Não sabemos onde vai tanto dinheiro. Mas isso os nobres legisladores não falam

    Responda
  28. Maria Irene de Freitas

    Com apenas alguns dias do fim do mandato desses dois presidentes de casas legislativas, suas falas são somente para tentar mostrar que ainda tem poder, o que não é verdade. Ano que vem novas presidências nas mesmas e quem sabe os próximos eleitos pensem diferente e ajudem ao atual governo tem alguma folga para tentar governar. Os dois falantes voltarão a ser meros parlamentares e seu atual poder não existirá, embora na cabeça deles, eles ainda possam influenciar sem serem líderes no parlamento.

    Responda
  29. Mario Garcia

    Deu ruim. O anúncio do pacote mais parecia peça de campanha do que informação de matéria econômica. A estratégia de maquiar a redução (certa) da arrecadação com compensação de taxação de mais ricos, respeito de teto constitucional e maior controle dos programas sociais (incertas), soou lorota. Até os senhores do legislativo querem mais seriedade. Lula parece continuar encantado com os cantos das sereias. Vai ficar pior.

    Responda
  30. Marcus Guedes

    Concluio da Elite. Orçamento secreto, pode. Desoneração de Empresas com lobby intensivo, pode. Penduricalhos de magistrados -33 bilhões -estourando teto da remuneração, pode. Para de sangrar classe média, não pode. Ingresso para o show Ly & Checo, esgotado.

    Responda
  31. Deborah Teixeira

    Aposto q as emendas parlamentares vão continuar sendo liberadas a rodo. Eita congresso safa do!

    Responda
  32. Taniara Aguiar de Souza

    O CN tem dois es kro kis na presidência. E o cy nysmo do jornalismo de mercado que reproduz essas falas dissimuladas como um grande feito. A tal da compensação está claramente explicitada no pacote: implementação de dez por cento de alíquota de IR para os que só pagam atualmente um virgula vinte e sete por cento sobre rendas de mais de seiscentos mil reais anuais.

    Responda
  33. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Com essa conversa até parece que eles vão dar sua parte de contribuição e reduzir o valor das emendas....vamos sonhando!

    Responda
  34. Anete Araujo Guedes

    Não se tocou nos subsídios do agro, são os que dormem em berço esplêndido. Somos nós que pagamos esses benefícios.

    Responda
  35. Helio Souza Reis

    Não podem deixar se atender a ganância do Mercado, favorecendo a elite do atraso, do capital financeiro!

    Responda
  36. Rives Passos

    Bem, o cumpanheiro está tentando cumprir uma promessa ao povo e foi eleito também para isso. LIRA e Pacheco vão atrapalhar? Só aprovar legislação para que plutocratas também paguem impostos.

    Responda
  37. Anete Araujo Guedes

    O que doeu não é a isenção, mas a cobrança de imposto de quem ganha mais, nós vamos retomar ao tema das grandes fortunas. Alguém paga a conta desses benefícios continuados, os que sempre foram credores das contas públicas.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      O que incomoda são os acertos de contas públicas, como exige o Mercado, cairem também nas costas do super-ricos. Daí a gritaria. Isso é inadmissível!

    2. Gisele Araujo

      Não, Anete! Esses super ricos são uma minoria, não atenderiam as pretensões do Governo, ademais eles lançariam mão de mecanismos para não pagar, quanto aos aposentados, idosos, deficientes, doentes crônicos, são milhões e eles não têm voz para reclamar. Tirar deles para isentar os outros, e cumprir promessas de campanha, é muito mais fácil.

  38. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Se entendi direito, as condições fiscais já estão na proposta: os super ricos (100 mil pessoas) pagarem mais impostos e a classe média (26 milhões de pessoas) pagar menos.

    Responda
  39. João Batista de Souza

    É sempre assim, esse Congresso só legisla para a classe dominante, ricos e capitalistas, ou seja, eles mesmos. Mas vamos reclamar de que, se a cada 4 anos são reeleitos? Quem sabe aprendamos a lição e os desautorizamos na próxima eleição.

    Responda
  40. Deborah Teixeira

    Mas as condições ficais são a taxação das pessoas q ganham acima de 50mil. Então já sabemos q, se não passar a isenção, a culpa é do congresso e agende acordo com o mercado milionário e gordo de isenção. Precisamos fazer uma discussão honesta sobre isso.

    Responda
  41. Anete Araujo Guedes

    A elite brasileira odeia qualquer reconhecimento de qualquer situação em que o chicote não bata nas nas costas de quem sempre bateu aqui no Brasil.

    Responda
  42. Eduardo Galvao

    Os ricos nunca aceitarão aumentar a margem de insenção dos mais pobres, às custas de eles pagar mais impostos, para compensar a perda. Eles dizem até se pobre poder comer mais aumenta a infração.

    Responda
  43. benjamim picado

    Ninguém nos comentários percebeu, mas Luiz Inácio acaba de pautar a agenda de 2026: nos dois próximos anos, o debate será sobre justiça tributária. Se alguém crê que 36 milhões de pessoas que ganham 5 mil ou menos por mês preferem pagar imposto, eu garanto que este é o jeito mais fácil de se perder uma aposta. Vim apenas trazer a notícia.

    Responda
  44. Rodrigo Andrade

    Finalmente entraram os adultos na sala

    Responda
    1. Valderi Silveira Pinto Júnior

      Renúncia fiscal para ricos pode, porquê não pode reajustar a defasada tabela de IR?

    2. Andre Moraes

      Rodrigo, você é um super rico? Sinceramente, tento entender seus comentários. O que na proposta do governo é infantil? Isentar quem ganha 5mil?

    3. Andre Moraes

      Rodrigo, respondendo a pergunta,obviamente estou brincando com você; O que quis dizer que na política nem sempre as coisas funcionam da maneira que gostaríamos. E ai sendo bem direto. No mundo ideal a costura de um melhor texto aconteceria antes de ir para público; no mundo da política você torna assuntos públicos para que as pessoas conheça, isso gera uma reação e você caminha junto com outros atores políticos para construir algo. Goste você ou não, é assim que funciona a politica via de regra.

  45. Paulo Roberto Taveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Paulo Roberto Taveira

      Não é isto Valderi. A inflação vai comer esta isenção em 6 meses. Não é tão difícil entender. Faça um esforço.

    2. Valderi Silveira Pinto Júnior

      Houve renúncia fiscal para megaricos e ninguém reclamou, agora, reajuste da defasada tabela de IR, os pobres que se acham ricos reclamam.

  46. Graça Almeida

    A combinação para enganar o povo. Lula se encontrou com Lira e Pacheco. Tudo um arranjo. Hoje temos sem retoques os piores Legislativo, Executivo e Judiario. Pergunta. Algum deles vai se esforçar pra fazer diferente? Pecs que impedem renovação no Congresso, Judiciário que consome mais de 1,5% do PIB e um Executivo fraco.

    Responda
  47. Eduardo Potsch Camara Matos

    "O Brasil é um paraíso fiscal para os mais ricos"

    Responda
    1. Eduardo Potsch Camara Matos

      O dolar como manipulação do mercado e chantagem política, e o Congresso diz amém.

  48. Paulo Lopes

    Tem que acabar com desoneração fiscal da Folha e da Globo.

    Responda
  49. Rodrigo Flexa

    A Folha é inimiga do povo brasileiro.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      E pq vc a financia com sua assinatura?

  50. Otto Nelson

    A alta do dólar é a reação ou especulação? É um questionamento que os analistas em economia têm a obrigação de explicar. Se o plano depende da aprovação do Congresso e não somente das intenções do Governo, por quê a atitude insana do mercado antes da aprovação? Mesmo aprovado o projeto será prejudicado pois o mercado o está sufocando no nascedouro e com custo incalculáveis para as classes C, D e E, que pagaram a conta. O IR maior para as classes A e B (mercado) é a razão desta insanidade.

    Responda