Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Alvarez Ghibu

    Os EUA estão em pleno e franco apodrecimento. Com Trump, sem chances de reabilitação. Se acostumaram com um modelo de vida que é insustentável tanto para eles quanto para o mundo.

    Responda
  2. Arnobio Miranda jr

    Ver o gad patriot fela elogiando a verborreia de trump, dá-me nojo.

    Responda
  3. Gilberto Rosa

    É sinal de que já é tarde, até presidente fala sobre o tema, dólar já está sendo substituido.

    Responda
  4. Gilberto Rosa

    Pelo menos ele não enrola, o negócio é dinheiro, e vocês tem que aceitar, senão guerras e golpes.

    Responda
  5. Aderval Rossetto

    Ele só julga maravilhosa sua economia pelo planeta pagar suas contas, via forçoso Bretton Woods pós Guerra, fim do lastro ouro por Nixon e Petrodólar na poluição ambiental. Mas as energias renováveis selarão o fim na exploração às nações do hemisfério sul.

    Responda
  6. max ribas

    Tomara. O Brasil desenvokveria seu imenso mercado interno e nosso dinheiro ficaria por aqui mesmo. Temos um País com duzentos e vinte milhões de habitantes no qual -no maximo- uns quinze por cento consomem. Isto seria o grande momento para o Brasil. Wellcome, Mr. Trump.

    Responda
  7. Mario Habka

    Hello Isso é inevitável O dólar será substituído

    Responda
  8. João Vergílio

    Muito mais fácil tratar com um presidente que diz na lata os interesses que defende e as armas que está disposto a empregar. Nós devemos fazer exatamente o mesmo. Defender nossos interesses sem conversinha baba-ovo de "mundo ocidental", "democracias do mundo uni-vos, e não sei o que mais. Seria ótimo haver outra moeda forte no mundo. Temos que ver se é possível e se conseguimos segurar o rojão no dia seguinte. Trump é uma lugada de ar fresco.

    Responda
  9. Ana Barbosa

    Trump sentiu a marola. Os EUA não mandam mais como antes. Os Brics criando a própria moeda farão a festa. Acabou Trump .

    Responda
    1. AILTON SOUZA

      É lógico qualquer fala mal colocada por exemplo do Lula o mercado ganancioso aumenta o dólar. Nunca vi o mercado falar em aumentar por exemplo o real, o peso ou outra qualquer moeda quando esse Trump fala abobrinha e olha que vive falando. Cairia bem mo mundo uma mova moeda sim!

  10. César A C Sanchez

    A enorme vantagem dos EUA está no fato de terem em suas empresas, em suas universidades e em seus mercados gente de todo o mundo, o potencial de criar e inovar conta com um pool global, que tem europeus, japoneses, indianos, chineses, latino-americanos, etc., estudando, trabalhando, criando, apesar das bobagens ditas pelo populismo de gente como Trump. É bom lembrar também que a China tem uma população 4 vezes maior do que a dos EUA...

    Responda
  11. jose batista

    O velho ditado, sair do espeto e cair na brasa. Sair dos eua e cair na China!

    Responda
  12. Rodrigo Flexa

    Sentiu, viva os Brics.

    Responda
    1. jose batista

      Cair no colo da China?

  13. José Davi

    O rei da liberdade não quer liberdade para os outros negociarem fora das suas regras? Piada.

    Responda
    1. jose batista

      Piada é sucumbir a China!

  14. César A C Sanchez

    O Brasil está em desvantagem nesse bloco cada vez menos econômico e cada vez mais político, utilizado pela Rússia e pela China para se contrapor ao colossal poderio armamentista e econômico-financeiro dos "decadentes" Estadis Unidos, que acima de tudo, são a grade potência cientifico-tecnologica (e aí não tem concorrência) do planeta, além de serem o país que mais influencia tem nos costumes, idioma, música, conteúdos, programas e sistemas computacionais que norteiam as novas gerações.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Eua já não são mais potencia científico tecnológica, faz 6 anos que a China produz mais e melhores artigos científicos que Eua, esta é a melhor medida de evolução tecnológica, promovida pelo estado Chinês. Atualmente, a China contribui com cerca de 40 por cento dos artigos de pesquisa mundiais em Ia, em contraste com aproximadamente 10 dos EUA e 15 da União Europeia e Reino Unido combinados.

    2. max ribas

      A beleza da vida é que as coisas mudam.

    3. Andre Moraes

      Eu concordo que o Brasil está em desvantagem, mas desde a 2guerra, a relação com os EUA nunca trouxe grandes ganhos para o Brasil, diferente dos países dos Bric. Todo bloco tem uma contaminação política, e vejo o Brasil se equilibrando para extrair vantagens comerciais e de importação de tecnologia. Passou o tempo de hegemonia tecnológica dos EUA, hoje vejo players que competem em alto nível como China, Alemanha, Japão e até a Índia. Com relação a costumes, nada muda; continuaremos consumindo.

  15. Alberto A Neto

    Cerca de 33% dos títulos da dívida norte-americana, até 2023, simplesmente estavam em mãos do Império do Meio. Trump derrete em menos de 24 horas, se Xi Jinping vender em 24 horas tão somente 10% dos títulos norte-americanos. Os Brics agradecem. Nem foi preciso pagar para ver e o "Tramp" já piscou. Doravante, a "nova moeda" internacional dará seus primeiros passos para substituir o Império do Norte pelo Império do Meio.

    Responda
  16. Artur Neto

    Sim muito claro, taxa em 100% e a inflação nos EUA vai a 1.000%, e como fica os títulos emitidos pelo EUA, e o patrimônio do Elon Musk e de outras empresas americanas?

    Responda
  17. Andre Moraes

    Se eu fosse Xi Jinping já chamava uma call de emergência na segunda, com plano de ação de lançamento da nova moeda em 2meses. Trump já entendeu a situação que ele está metido, mas ainda não entendeu que o mundo depende mais da China do que deles. Aliás, o way of live de consumo infinito americano só é possível graças a China. Está morrendo de medo de perder sua máquina de imprimir dinheiro.

    Responda
  18. César A C Sanchez

    Em dois mil e um o economista Jim O'Neill, do Banco de investimentos Goldman Sachs, criou o termo ao publicar o paper "Building Better Global Economic BRICs". Sim, alguém do odiado mercado global previu a possibilidade de países como o Brasil, a Rússia, a Índia e a China passariam a ter papel cada vez mai relevante ba economia global. A atuação de ditadores e populistas passou a deformar o conceito e os tijolos (brics) erguem construções cada vez mais assimétricas, privilegiando a China.

    Responda
    1. Andre Moraes

      O tempo mostrou que nas relações comerciais, não existem as variáveis sistema de governo, democracia ou ditadura. O próprio EUA negocia confortavelmente com a ditadura árabe. Não vejo deformidade do processo, a não ser que que isso viole algum artigo de fundação do bloco; eu vejo um mundo multipolar e com a China se beneficiando porque investiram em PD, detém cadeias globais de produção, produzem alta tecnologia, tem um mercado de consumo gigante, e não jogam bombas em países; Tudo mérito deles.

    2. César A C Sanchez

      A gente ficou com o padrão "minha casa, minha vida".

  19. Leonardo Trindade

    Depois desse ótimo estímulo, só vai. Dá-lhe Brics

    Responda
  20. Ernesto Pichler

    Mais uma razão para fugir do dólar. Dolar sem lastro.

    Responda
  21. Eduardo Freitas

    Trump está correto, defender a economia dos EUA. Diferente dos vira latas vermelhos corrupttos.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Com esse comentário. Quem é o vira lata? A economia dos EUA não para pe sem a China. Ele está tremendo de medo de perder sua máquina de imprimir dinheiro.

  22. Bruno Sebastião Neto

    Chega dessa hegemonia estadunidense, porque temos que ser sub missos ,subse rvientes ,sub alternos ? O comp lexo de vi ra lata não pode se perpetuar ,é a hora da virada ,e se eles se acham tão competentes e independentes ,procurem seu caminho !

    Responda
  23. Antonio Melo

    O bufão bravateiro causaria inflação e recessão nos EUA se fosse concretizar suas bravatas...

    Responda
  24. Hélcio Toth Renda

    Uma moeda alienígena logo vai aparecer no cenário. Em breve seremos intergalácticos.

    Responda
  25. Antonio Carlos Zava

    Não dá para avaliar ainda quais as reais chances de êxito de uma espécie de câmara de compensação entre os países do BRIC's para amparar as transações comerciais entre os países do bloco, mas a audácia da versão em inglês do tiozão do zap é realmente de indignar qualquer um. Deve achar que é Deus! Quem poderá obrigar Brasil e China, por exemplo, a trocar dólares ao invés de Reais ou Yuans quando estiverem negociando entre si? Patético.

    Responda
  26. Olavo Cardoso Jr

    A censura desse jornal deveria ser investigada.

    Responda
  27. MARCOS GOUVEA DA SILVA

    A grande presidenta do bando do Brics dilminha ruuuzelf a sabia saberá resolver tudo rapidinho

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      O maior cientista brasileiro, Nikolelis, falou que Dilma é a mulher mais importante do mundo, justo em função do que o Trump falou, já o Silva, que votou no Aécio e Bolsonaro, não acha nada :)

    2. Antonio Melo

      Bando do Bric's? Vc deve gostar é do bando de ladrões de joias q traficavam drogas no avião presidencial...

    3. César A C Sanchez

      Dilma? Alguém leva essa mulher a sério? Imagine a fusão do "economês" com o "Dilmês"...

    4. ronaldo santos de oliveira

      Quanta mágoa. Supera.

  28. Amaral Neto

    Esse é o maior pesadelo para os EUA. Os Brics deveriam tornar realidade.

    Responda
  29. César A C Sanchez

    Assim como é engraçado ouvir e ler sobre a bazófia de Trump (os inúmeros intelectuais e prêmios Nobel norte-americanos o acham um imbecil), é divertido ler os comentários de tantos acomplexados anti norte-americanos: o "império decadente", o fim do dólar como moeda predominante, os Brics (incluindo a Venezuela e Iran?), etc e tal...

    Responda
  30. RICARDO MUNHOS DE CAMPOS

    Que meda.

    Responda
  31. Helio Souza Reis

    Muita arrogância do Império que está em decadência!Fora Trump!

    Responda
  32. Rodolfo Francisco

    Tolo. Se a China revidar cobrando 100% de imposto dos eua eles também entram em crise.

    Responda
  33. Fernando Palhares

    Nada como blefar. Foi lá que nasceu o pôquer. Estamos assistindo a agonia do império americano. Um novo 476.

    Responda
  34. Helio Souza Reis

    Muita arrogância do Império que está em decadência!

    Responda
  35. MARCOS GOUVEA DA SILVA

    Isso é só o começo ... se segurem ...nossa economia ja esta batendo biela ... quero ver ter braço para ganhar essa .. a propósito o dólar já esta nos 6,00 ....apertem os cintos

    Responda
    1. Amaral Neto

      Se os Brics forem adiante, o dolar vai a pique. O dolar causando esse pânico em gente como vc é razão para termos outras alternativas.

    2. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Seu bundamole! Agora eu entendo o que o Bozó chamou de o país dos maricas. Você é um deles.

    3. Fabricio de Siqueira

      Tem maluco que acha que está indo mal mesmo. Adoram os malucos golpistas.

  36. ROBERTO SILVA

    O Laranjão é o terror de esquerdista.

    Responda
    1. Amaral Neto

      Vc não deve ter percebido, mas o laranjão está em pânico.

    2. Dionisio DeBarros

      O laranjao eh o terror do proprio pais dele. Espere alguns meses para ver a chuva de pedido de impeachment que o laranja vai receber, e dessa vez do proprio partido.

  37. Alípio Dias dos Santos Correia

    Faço minhas as palavras de Janja: "... you Trump"!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Kkkkk

    2. Ernesto Pichler

      Tramp.

  38. daniel duarte

    romper com o Dolar isso sim é autonomia viu milicos ign0r444nt3sss

    Responda
    1. Luis Nascentes

      E vamos negociar em reais com o resto do mundo? Autonomia é fazer o que quer. Basta querer que vão aceitar uma moeda que perde valor por um presidente falar besteira. Já perdeu mais de 10% nos últimos meses. Autonomia se conquista e não se declara. Precisa ter competência e não gogó.

  39. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Alô, censura. Estou no index dos proscritos, pelo jeito. Tst tst tst

    Responda
  40. José Roberto Pereira

    Mais um motivo para criarmos a moeda. "Não negociamos com terroristas" não é o lema deles?

    Responda
  41. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A folha retendo comentários de forma vergonhosa!

    Responda
  42. Tomeh Sapienza

    Sentiu...

    Responda
  43. Charles Brown

    Como pós-doutorando em economia internacional, tenho a dizer que, basta-me a cervinha de fim-de-semana, o pagamento da luz, água, condomínio e Internet, que pode ser em peso, cruzeiro, rublo ou yene, tanto faz, que fico perfeitamente satisfeito... O resto é para boi ou gado dormirem. Ademan...

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Pós doc em fake news, começando pelo nome, quando alguém que estude economia internacional diria isto, a menos seja um fracassado.

    2. Luis Nascentes

      Vidinha limitada para um pós-doc, hein!

    3. Marcelo Galvao de Oliveira

      Imagino a qualidade deste pós-doc. Por favor, nos diga em qual instituição está fazendo essa atividade, assim nos mantemos bem distance.

  44. Rodrigo Flexa

    A Folha tem medo dos Brics, está chegando a sua hora.

    Responda
  45. João Batista de Junior

    Não manda em nada

    Responda
  46. ZUAMY BEZERRA RIBEIRO JUNIOR

    PERDEU MANÉ

    Responda
  47. Rodrigo Flexa

    Viva os Brics.

    Responda
  48. Alaor Magno

    Fim do dólar americano. Fim do império decadente estadunidense.

    Responda
    1. Alaor Magno

      O correto é Pravda. Vai estudar.

    2. Marcelo Galvao de Oliveira

      Excelente Prada.

  49. CARLOS EDUARDO DE SOUZA LIMA

    O sistema de comércio mundial é por compensação de moedas. Cada um compra, vende e se predita na sua própria moeda. A criação de uma moeda única chega a ser irrelevante para essa finalidade. Agora, faria muita diferença para quem quer fazer reservas em moeda estrangeira. Mas afinal, quem quer fazer reservas em moedas diferente do dólar? Quando isso acontecer, aí sim os americanos precisarão se preocupar.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Não, Ribeiro, não existe um lastro.

    2. CARLOS EDUARDO DE SOUZA LIMA

      Não tem muito sentido os membros do grupo trocarem moedas por trocar. Como eu disse, no comércio internacional os bancos fazem compensações. O jogo só vai virar quando os grandes fundos e os países quiserem fazer reservas em moedas diferentes do dólar. Hoje em dia, poucos tem essa coragem…

    3. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Amigo, a ideia é uma moeda de troca entre os membros do grupo. A conversão para outra moeda virá por gravidade puxada pela potência chinesa, se assim for conveniente na conjuntura dada. Não estamos tratando de reserva de valor e muito menos de moeda especulação. Será que mandei bem?

    4. Felipe A Ribeiro

      Não entendi. Não existe um lastro?

  50. MARCELO CAMPOS DELAVIGNE BUENO

    Lunático !

    Responda
    1. IVAN MATHIAS FILHO

      PDF inverso!!!

    2. IVAN MATHIAS FILHO

      PDF ao contrário!!!