Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Andre Rypl

    Ah? E como os EUA vão importar todos os insumos que necessitam? Pffff

    Responda
  2. Mario Donizete Pelissaro

    Isso é uma demonstracao de medo e preocupacao. Afinal esse BRICS turbinado com os recem agregados já se configura numa grande potencia comercial, industrial e de producao de materia prima.

    Responda
  3. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

    Rsrsrsrs parece o Kim Jong-Un falando

    Responda
  4. Mario Silveira

    Agora o Dolar vai a 9

    Responda
  5. Fernando Sanches

    Que cara arrogante.. querer brigar com o resto do mundo é uma loucura. Realmente, eles não estão preparados para serem ultrapassados pela China. Estão desesperados

    Responda
  6. Thiago Santos Costa

    O dólar nos colonializa, que criemos essa moeda para nos livrarmos dessa dependência nefasta do acordo de Bretton Woods, se os estadunidenses ja viram risco nisso, é pq estamos no caminho certo, pela independência do sul global!

    Responda
  7. TIAGO SILVA

    Cadê os liberais de direita? Cadê a liberdade econômica? Hahaha...que piada, agora esse populista acha que pode ameaçar os países.

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Eu mando no mundo! A guerravira da América do norte.

  8. TIAGO SILVA

    Cadê os liberais de direita? Cadê a liberdade econômica? Hahaha...que piada, agora esse populista acha que pode ameaçar os países. Então, que as empresas americanas sejam expulsas do Brasil...

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Estão glorificando Israel e Argentina

  9. Mario Silveira

    Ops , Nós e o Irã se ferramos .Hahahaha!

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Fale por vc, que já se ferrou há tempos.

  10. Landson Abercrombie

    Um homem repugnante

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Homem?

  11. Décio Ceballos

    Como poderíamos ter reciprocidade? De hoje em diante aceite o Real, cambio seis para um, ou vai levar uma chumbada de 100 % em taxas. Como diz um amigo meu, a banana tá doida para comer o macaco.

    Responda
  12. Patricia Pedrosa

    O Trump acha que a america está com essa bola toda? Economicamente a queda deles já começou faz tempo. Os chineses produzem de tudo e vendem para o mundo todo. É melhor estarmos economicamente alinhados com o oriente do que com os americanos. A história mostra que todos os impérios um dia caem. E a queda americana já começou.

    Responda
  13. Pedro silva

    Em primeiro lugar esse pas pá lho não fará nada disso. Se fizesse, em dois anos a economia norte-americana quebraria, a China assumiria o primeiro lugar e, se os países do BRICS retaliassem sobretaxando em 100% os produtos norte-americanos, os Estados Unidos e frentariam uma recessão sem retorno a curto e medio prazo

    Responda
  14. Patricia Pedrosa

    Olha , entendo pouco de economia mas sou consumidora e quase 100% do que compro hoje vem dos chineses. No andar da carruagem , economicamente é melhor hj estarmos alinhados aos chineses do que aos americanos. Ganhamos mais com isso . O Trump acha que pode ameaçar a todos mas a história mostra que todos os impérios um dia caem. A vez deles está cada vez mais próxima.

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Com sua mediocridade, Trump não consegue entender uma estratégia, quiçá elaborar uma. Suponho que na cabeça dele se não fizer como quer, invade e toma.

  15. Victor Henriques

    É blefe, claro. Ele negocia assim, sempre começando com um blefe. Tarifar assim o comércio com seus principais parceiros seria impor um choque inflacionário brutal à economia americana. Mas a simples ameaça terá o condão de deixar o FED mais restritivo na política monetária, o que fará o dólar valorizar ainda mais.

    Responda
  16. josé maria silva

    A China vai se dar bem .

    Responda
  17. André Mendes

    Se concretizada, essa ameaça tarifária seria muito pior pra economia americana, pois o Brasil seria obrigado a aumentar as tarifas sobre a importação dos produtos americanos por reciprocidade. A balança comercial atual entre os dois países é favorável para os EUA, exportando produtos de maior valor agregado para o Brasil.

    Responda
  18. Marcelo Fernandes

    Falastrão. Fanfarrão. Fanfiqueiro. Que ele e seus comparsas paguem com juros pela arrogância.

    Responda
  19. Genésio Marcelino

    O oriente marchara sobre o ocidente, logo veremos.

    Responda
  20. Marcos Barbosa

    E tem o tá rio que apoia esse arrogante como o rei da liberdade.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      Já ouvir que eles só fingem que ainda sustentam o título.

    2. LUIZ FERNANDO GARCIA

      Não sei como ainda não foi lá lamber os calos do patrão...

    3. Cassio Osnir Louzada

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  21. Vilarino Escobar da Costa

    A arrogância de trump não tem limites !

    Responda
  22. José Fernando Marques

    Trump está blefando. Os EUA também perderiam se ele fizesse o que ameaça fazer. O mundo muda e não necessariamente para pior.

    Responda
  23. Genésio Marcelino

    Os EUA não está mais com essa bola toda, sir Trump. Menos, ok.

    Responda
    1. Mario Silveira

      Será ?

  24. Andre Moraes

    A extrema direita e seus extremistas americanos, brasileiros e europeus só vão aprender quando todos nós formos juntos para o buraco. O ódio e o rancor deles os impede de ver que são peões a serviço de populistas e sua turma de bilionários, todos com bunkers espalhados em oásis a prova de colapso climático e guerras nucleares prontos para recebê-los junto com suas famílias. O pior que não tem nada que consigamos fazer contra esses kamikazes.

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Isso mesmo. A ignorância e a crueldade são infinitas.

  25. A A Iuras

    Assim como a UE instituiu uma única moeda para o bloco, o Brics poderá fazer o mesmo.

    Responda
  26. Vinicius Chaves

    Agora é só o B RI CS não amarelar e seguir adiante. Será extremamente satisfatório ver a queda do Dólar/EUA e consequentemente sua influência comercial. Militarmente ainda continuarão fortes demais

    Responda
  27. Alex Sgobin

    Errou no comentário, o yankee alaranjado: vamos é pôr de lado o otário. Acostumem-se, EUA, vilão do século XX, o Império está gangrenado. E já vai tarde.

    Responda
  28. Hercilio Silva

    E a liberdade? Ah, é só pra eles.

    Responda
  29. Fernando Nascimento

    Se colocar 100% de aumento, os países não terão outro caminho, senão comercializarem entre si. Qual produto dos Estados Unidos não pode ser substituído por outro país?

    Responda
    1. max ribas

      Nenhum. Hoje a China produz tudo melhor e mais barato.

    2. Henrique Marinho

      O dólar.

  30. JO ALMEIDA

    A moeda dos BRICs já é uma realidade, Putin já exige que todo comércio seja lastreado em sua moeda e o laranja vai ter que se adaptar a nova ordem mundial.

    Responda
  31. Alexandre A

    É o fim do Império Americano. Que toquem os sinos. O mundo vai agradecer o dia em que o povo racista e egocêntrico elegeu o bebezão. Parabéns aos envolvidos!

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Bebeu?

  32. Antonio Carlos Farias

    Está explicado porquê o resto do mundo passa fome. Será o começo do fim do império?

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Marinildes, esse "poder bélico" vem da economia, que se sustenta no dólar que pessoas como vc guarda. Por isso o desespero de Trump

    2. Marenildes Pacheco da Silva

      Tenho dúvida. O poderio bélico deles é gigantesco, talvez só menor que a ética.

  33. Ernesto Pichler

    Mais uma razão para trocar o dólar por outras moedas.

    Responda
    1. Genésio Marcelino

      E bem rápido.

  34. Andre Moraes

    É curioso Trump falar isso e querer cantar de galo com a China. Se o American Way of Life de consumo infinito do americano ainda é possível, agradeça a China. Eu viajo pelo mundo e afirmo, nenhum país do mundo é tão dependente do Made In China e Made By China do que os EUA. Sinto que serão 4 anos comendo pipoca, vendo os americanos pagando pelos seus inúmeros pecados e descendo ladeira abaixo.

    Responda
  35. Andre Moraes

    Resumindo. É só escolher a frase: “Narciso olhou no espelho da água e viu um amor que jamais poderia alcançar.”, “A obsessão de Narciso pelo espelho de sua própria beleza o impediu de enxergar o mundo ao seu redor.”

    Responda
  36. Valdir Teixeira da Silva

    O mundo está abandonando o dólar exatamente por esse tipo de atitude, o Laranjão vai acelerar o processo da derrocada.

    Responda
  37. Rino Ferreira

    O bufão carece do espetaculoso, precisa manter a corte na sombra do conforto, carece de razoabilidade da mutação do tempo, é o louco que continua a gritar, quando todos se foram…

    Responda
  38. jayme terra

    Chineses jah tem experiencia em lidar com esse alaranjado. Vai dar as dicas e vamos cozinhar o galo. O Brasil tah bem no cenario internacional e ele vai nos pertubar muito. Lula tah esperto com ele. E a Venezuela passa por aqui. Agora o bozo trsira tah cadeia e os bozoloyds mais uma vez com o ra/,bo entre as pernas.

    Responda
  39. leondino souza cavalcante

    Exceção da Rússia que está sofrendo embargo americano e europeu devido a invasão da Ucrânia, os EUA não tem bala na agulha para impor tarifa de 100% ao Brasil, África do Sul, Índia e China ou será que ele pensa que não haveria retaliação? Falou a mesma asneira caso o México não freasse a passagem de imigrantes por sua fronteira. Só gogó.

    Responda
  40. Evandro Loes

    Olhando sob a ótica do Trump, ele não está errado, pois o Dólar é a moeda de lastro mundial, o que permite aos EUA úø gastar mais do que arrecada por longo período. Todo mundo compra dólar e guarda como reserva, não gasta. A emissão é tranquila. Mas, se as pessoas e países pararem de usar ele como lastro, a coisa vai complicar.

    Responda
    1. max ribas

      De fato. No caso, "complicar" seria um eufemismo extremo; vai é azedar o pé do frango pra eles, isto sim hehehe

    2. Andre Moraes

      Ele quer que o mundo se exploda. Ele vê somente o próprio umbigo. “Narciso olhou no espelho e viu um amor que jamais poderia alcançar.”

  41. Flavio Leal Rodrigues

    Galvão, sentiu....

    Responda
  42. Ciro Lauschner

    Os EUA optaram pela decadência ao eleger um fanfarrão desse tipo.A "maravilhosa economia americana" depende do resto do mundo e não deles próprios, inclusive da mão de obra dos latino americanos.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      Recentemente passou no jornal Nacional, que os estados unidos, usam a mão de obra escravizando os imigrantes ilegais, que segundo a reportagem, não tem nenhum direito, só deveres. Acho que a máscara americana está caindo para o mundo.

  43. Andre Moraes

    Sinto pânico do Laranjão em ver a possibilidade da máquina de imprimir dinheiro não servir de nada, e o estado americano ir à falência. Acha que taxar todo mundo vai resolver seus problemas, não entendeu que o mundo depende mais da China do que dos americanos. Se eu fosse o Brics já construía um grupo de trabalho para estudar e colocar de pé uma nova moeda; se é pra joga fogo no parquinho, que joguemos com vontade.

    Responda
  44. Rafael Moraes

    Folgado eim, dolar sem lastro, divida de trilhões... pelo jeito entrarão em crise rápido.

    Responda
  45. MATEUS VAZ DE S Sá

    E será mesmo que o império está com toda esta corda? Parece mais um discurso de mau perdedor que aos poucos vê seu império cercado pelos novos bárbaros vindos da Ásia e da América do Sul.

    Responda
  46. Paulo Lopes

    Ele só tem 4 anos de mandato e não vai poder se reeleger. A criação de uma nova moeda vai levar bem mais tempo que isso.

    Responda
  47. DERLAN TROMBETTA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  48. Robson Marquesin

    Ele que se lasque. Se quiser botar 200 que bote. O importante é EUA entender que seu tempo hegemônico está passando...

    Responda
  49. Felipe Macedo

    Mais incrível é ver os que se dizem "patriotas" dando show de viralatismo ao apoiar as loucuras desse condenado gringo.

    Responda
  50. Sergio Saraiva

    Já estou com o saco cheio de bravatas e bravateiros. O BRICS corresponde a 3,2 bilhões de pessoas ou 45,2% da população mundial, poderia viver apenas comercializando entre si; agora, acrescente a África, a América Latina e o Sudeste Asiático, é desse mercado que estamos falando, quando nos referimos ao Sul Global.

    Responda