Opinião > Pacote inepto de Lula eleva patamar dos juros Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Esse governo aumentou a relação dÃvida/pib em 12 pontos em menos de um ano. É impossÃvel dar certo.
Juros altos demais gerando inflação e realimentando os juros. Mas a tendência, a partir de janeiro e pelos próximos oito anos, quando o BC terá gente competente e interessada no bem do paÃs e não em servir aos especuladores (inclusive o próprio presidente do BC), será de melhora das contas públicas. É isso que o banqueiro da Folha teme...
De que maneira melhorar o orçamento, se LULA e HADDAD remam pra frente, mais de 300 dePUTAdos, milicos, BC, empresários sonegadores, banqueiros, agrotóxico, Faria Lima e outros remam para traz?
Para a Folha, nunca é o momento de se falar do IR. Escrevem que era assunto a ser discutido para outra hora. Se a vontade popular aguardar a hora certa para discutir, podem esperar sentados. Ou será que haverá uma capa de jornal ou portal avisando todos nós "É hora de falar de imposto de renda dos que ganham acima de 50mil"?
O paÃs necessita de um jornalismo que ofereça crÃticas ponderadas ao Executivo e aos demais poderes, mas a Folha vem há tempos destilando desapreço contumaz, quase sempre imerecido, a qualquer medida do Governo, sem sopesamento devido do momento histórico, das urgências sociais e das desfuncionalidades do Legislativo. É de dar engulhos!
Nosso paÃs está bem fora dos eixos, e os grupos que lutam para ficar com um naco do orçamento estão se lixando para o equilÃbrio fiscal. Orçamento secreto, super salários, isenções fiscais, aposentadorias militares, aumento do mÃnimo acima da inflação, falta de foco nas inúmeras "bolsas", obras faraônicas, etc. Ninguém quer largar o osso. O paÃs só piora.
Todos querem que o governo reduza gastos, porém os ricos, os privilegiados e o mercado não querem participar desse rateio. Aliás, esse parece ser também o caso da Folha. O que incomodou esse grupo foi o Lula ter proposto a isenção de IR até cinco mil reais e a tributação para quem ganha mais de cinquenta mil mensais. O que esses grupos queriam que o ajuste fosse feito na base com a desvinculação das aposentadorias e benefÃcios da salário mÃnimo. Ou seja, colocar que já tem pouco na miséria.
Tem que colocar os valores das emendas parlamentares do congresso nacional e o quanto será economizado pelo projeto do Lula, aà confirmaremos nosso cruel destino de paÃs rico e povo pobre! Os populismos são iguais! OrasilLiberalEconômico!
Lula não deve visitar Putin na Rússia.
O que vai ter de machões da extrema direita chorando, desmaiando, escondendo debaixo da cama, pedindo perdão ou fugindo. Vão ter que enfrentar filas, com direito a senhas, para fazer delação premiada.
Parabéns à Folha. Que a militância petista lembre-se bem deste artigo, quando as previsões se confirmarem. Tudo indica que isto acontecerá. A esquerda sempre disse que a direita não tinha projeto de paÃs. Mentira. A centro-direita sempre foi reformista. Quem não tem projeto de paÃs é esquerda. Ainda insiste em suas teses populistas e eleitoreiras.
Sempre que Lula é criticado, o gado vermelho começa a falar do Bozo. Não apresentam defesa razoável para as patuscadas do falastrão de Garanhuns. Apenas mencionam as barbaridades do outro incompetente.
Verdade. E o gado bolsopata utiliza esse mesmo método. O Lamarçal também usou e quase foi para o segundo turno.
“Para qualquer pessoa com alguma noção da realidade”.
Os economistas de plantão reclamam até quando o governo corta gastos. Dá pra entender? Por que a Folha não entrevista o economista lÃder do MST para um contraponto ao pensamento único da Faria Lima
Sim .A FSP quer um governo Milei no Brasil.
Desafio as empresas beneficiadas com as isenções tributárias aprovadas pelo CN a mostrar, a partir da data da concessão, o aumento no número de contratações e salários, justificativa usada para manter o privilégio.
O comentário de Anete Araújo Guedes demonstra de forma sintética e transparente a campanha do mercado financeiro e da mÃdia corporativa contra o atual Governo. Não há qualquer análise que fundamente o ataque à gestão e à s polÃticas públicas atualmente implementadas. A economia está indo bem, a inflação está controlada (apesar dos efeitos sazonais e do clima), o nÃvel de desemprego é o mais baixo já registrado. Trata-se só de oposição sistemática a qualquer sucesso do Governo Lula.
José Soares
Independente? Quem você acha de fato que manda nesse paÃs?
E por que o BC “independente” não interfere agora?
Trata-se de um cenário armado, em que eles contam com o apoio dos militares, Bolsonaro, de um extremismo mais arraigado, de alguns jornalistas, e com o apoio de Trump nos EUA, para destruir um inepto, eleito democraticamente para ocupar a cadeira da presidência, um imprudente, um usurpador que não possui a mesma origem escravocrata, patriarcal, empresarial dos descendentes das capitanias hereditárias.
Coelho, Lula não deve refugiar em paÃses com regimes autoritários, ditatoriais, como Turquia, Hungria e outros
Lula não deve receber joias valiosas de paÃses com regime autocrático, como a Arábia Saudita.
Sua análise sobre Bolsonaro faz sentido, mas gostaria que você que é tão próxima de Lula, peça a ele para se distanciar de ditadores como os da Venezuela, Nicarágua, Cuba e Rússia! OrasilDemocaciaOcidental!
Um velho cenário que retorna sempre em que há uma brecha, como foi essa recente tentativa de tentativa de demolição do Estado democrático de direito e golpe de Estado
Anete, velha saudosista da teoria da conspiração.
Editorial irretorquÃvel . Mas o L lero-lero não liga para desequilÃbrio fiscal , ele acha que isto é só uma frescura pra limitar seus gastos ilimitados que só tem um objetivo : manter o poder e garantir sua reeleição . É claro que nem em sucessão ele pensa . Só uma pergunta : todos os chargistas da Folha são lulistas fanáticos ??
Todos os chargistas são golpistas
Não só os chargistas da Folha. Parece que todos os chargistas são lulistas.
No setor público, costuma-se elaborar planos quinquenais, decenais, até de maior tempo, pensando o paÃs a longo prazo. E no setor privado, existe esse tipo de plano, empresas reunindo-se por setor para pensar no paÃs a longo prazo? O presidente do Grupo Cosan, o Ometto, na reunião da Esfera Brasil, foi na linha do editorial: reclamou do pouco corte nos gastos públicos e da taxa de juros. Será que agradeceu pelas isenções fiscais e financiamentos públicos?
Ah mas eu tinha certeza que a militância do PT iria esbravejar! O editorial está corretÃssimo. A esperança é que o Congresso traga alguma sensatez. O único compromisso do PT é com o poder, como bem disse Dirceu: vamos tomar o poder, que é diferente de ganhar a eleição.
Que sensatez a senhora espera do Congresso? Barrar a isenção do imposto de renda para salários até 5 mil reais?
Dona Flores, responda , quem em toda histórica do paÃs tentou tomar o poder pelos golpes?
Quem espera sensatez desse congresso já demonstra, pelo menos, ingenuidade.
CorretÃssimo! Lula tentou demolir o Estado democrático de direito e dar um golpe de Estado. Planejou também o possÃvel assassinato do presidente da República, do Alkimin e de Moraes. Será investigado, julgado e condenado. As provas são robustas, evidentes e irrefutáveis, foram gravadas, auditadas e imprimidas.
Esse terrorismo em nosso paÃs não tem nenhum fundamento, nenhuma razão de ser. Se observarmos as condições da economia, reconhecemos que foi um erro o governo se impor esse Arcabouço Fiscal. A economia brasileira tem um déficit muito menor dos paÃses que estão no mesmo patamar que o nosso. É um terrorismo financeiro, combinado com a ação da mÃdia e do BC, que sabota o governo através dessa polÃtica escandalosa de aumento de juros, e a sabotagem do Mercado em jogar o dólar nas alturas, causando o
Mas cara Anete, foi censurada porque certamente você criticou o Edi to rial dos ren tis tas.
aumento da inflação. Ataque estratégico de uma sabotagem constante, se preparando para 2026, na procura desesperadamente um candidato qualquer. O ódio que eles têm ao Lula, PT e povo se traduz na cobrança desse imposto irrisório. Trata-se de um movimento diário para o retorno em 2026 de um extremista com disfarce de democrata.
Não tem nenhum sentido o meu comentário ter sido bloqueado. Não contém ofensas, palavrões e calúnias.
O único setor que tem gordura para cortar para tirar o paÃs do sufoco é na polÃtica e no judiciário. O resto já está na lona e é onde os economistas indicam cortes. Nem tanto é o Lula o responsável pelos desastres. Procura-se promover o Haddad mas. A obrigação dele é impor ao Lula onde deve cortar despesas que não vai fazer falta e vai melhora, ou pegar o boné e se retirar. Foi o Haddad que indicou corte até no salario mÃnimo que já esta defasado em mais de 500%.
O Mercado Financeiro não é um setor técnico, é um poder. O que eles querem é inviabilizar o governo Lula, fazendo com que ele chegue depauperado, sem nenhuma capacidade competitiva em 2026. Uma derrota acachapante do Lula, devido a se tratar da destruição da biografia do maior lÃder popular da história do Brasil, uma das grandes figuras polÃticas da humanidade.
Ricardo, Lula não chorou, não se humilhou e nem aceitou refugiar-se em embaixadas. Seu intuito era provar sua inocência. Em vez de fugir ou pedir asilo em outro paÃs, o inelegÃvel deveria ficar e tentar provar a sua improvável inocência.
Vinicius, o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, foi preso no mensalão. Fale mais sobre o mensalão e o Valdemar Costa Neto, por favor.
Mensalão é a denominação dada à s verbas que são repassadas por todos os governantes para que seus projetos sejam aprovados no Congresso. Porém, nenhum deles teve a esperteza do inelegÃvel, que entregou a chave do cofre e o poder à Lira, para não sofrer um impeachment pelos inúmeros crimes cometidos.
Certo, mas ele não foi o protagonista do Mensalão, Petrolao e quase arrozao?
A Folha é um carcará. A única diferença é que o pássaro para de comer quando está alimentado, mas o jornal do banqueiro é insaciável.
Inacreditavel a campanha contra, não da para chamar de editorial.
A Folha poderia deixar mais explÃcito e explicar aos seus leitores quais são as empresas que fazem parte do seu Grupo Empresarial, como o PagBank. Deste modo, nós os leitores, poderÃamos nos precaver ao ler um editorial pedindo a privatização da Petrobras, BB etc e também quando só chamam economistas ortodoxos e de consultorias financeiras da Faria Lima para comentarem sobre um pacote econômico do atual governo.
A Folha devia Fazer jornalismo sério, mas a parte de polÃtica econômica é toda redigida pelo PagBank, empresa do mesmo grupo, e é por isso que é visÃvel que, nesta área, a Folha é um cercadinho do Paulo Guedes e abre as pernas pro Bolsonaro. É o jornalismo cabaret!
QDO O SISTEMA FAZ A LEITURA ERRÔNEA, priorizando apenas a mercantilização da moeda dolorizada e juros, está colhendo produtos que plantou, ou seja o lucro à qualquer custo, aquele da ingrata "mais valia" denunciada por marxistas. O pacote do Haddad trata a economia com alguns respaldos do social, que ainda é muito louco. Parte se deve a mania eleitoreira do Lula 3, que quer a perpetuação do cargo na PR, qdo não terá condições, porquê está misturando projetos e planos com polÃtica eleitoreira...
Esse pacote de ajuste fiscal trás uma incoerência insanável, a não cobrança de impostos de quem ganha até 5.000 reais. Essa mistura de cebola e salada de frutas faz os agentes econômicos ficarem com medo do futuro, da inflação e do desgoverno. O Brasil está nas mãos de um governo incompetente.
Não cobrança IR de quem recebe até R$5 mil ainda é pouco se levar em conta de que o salario mÃnimo legal que está na constituição está valendo R$6.641,00. O que quebra a espinha dorsal do paÃs são os polÃticos irresponsáveis que elegemos para comandar o paÃs.
Eu: Emprego , crescimento econômico, salário mÃnimo valorizado, benefÃcios sociais , aposentadoria, saúde e educação preservados. E imposto para super ricos A Folha: SubsÃdios, juros altos , corte benefÃcios dos pobres, isenção de impostos para ricos . O bom era o Bozo e o Paulo Guedes né????
Se o pacote do governo, não é do Lula, fosse benéfico para a elite e penalizasse os pobres a fsp apoiaria, mas como quer taxer ricos e isentar pobres, então é inepto. Muuuuu...
O cara que escreve esses editorais paga pra manter o emprego. Se é o próprio dono, aposta pra manter o carcadinho de admiradores. Os comentários já publicados dizem tudo, mas não anotaram a provocação da foto ilustrativa propondo uma alteridade étnica como prova da inépcia.
Ontem, a coluna Vaivém das Commodities mostrou que as exportações de carne e alimentos mais que dobraram em relação ao ano anterior. Isso impacta em menos oferta no mercado interno e eleva os preços. O agronegócio goza de uma pletora de incentivos fiscais e fomenta a especulação do dólar subvencionando a carne barata lá fora. O que denota nenhuma relação com pacote, exime o governo Lula de responsabilidade sobre a inflação e expõe a falta de profissionalismo e ética da Folha de São Paulo.
Marcelo, o cara das soluções simplórias e inexequÃveis. Se fosse tão fácil assim, bastaria o governo impor um imposto de exportação sobre esses itens básicos. Porque vc não da a sugestão ao Lula, Haddad e cia? Pode dizer que eh sua, eu não me importo.
Pelo que dá pra entender do texto confuso a responsabilidade pela inflação é da Folha?! Kkk
Tirar incentivos fiscais do agronegócio? Isso é anátema!
Para qualquer pessoa com alguma noção da realidade, era totalmente previsÃvel que a Folha publicaria um edital como este. Talvez o editorialista pudesse dar uma olhadinha na charge de Jean Galvão, publicada hoje na mesma Folha, e se inspirar para escrever um editorial mais alinhado com a realidade. A sensatez esperada pela FSP parece ser a da manutenção da desigualdade e do privilégio de uns à custa da pobreza de outros.
Na sociedade capitalista é o MERCADO quem determina, pelas expectativas contrárias a ele, o nÃvel de inflação: "Não gostamos destas medidas pouco austeras" Como li uma vez: "Senhor governo, emita a quantidade necessária de moeda para gastos socias e o investimento público necessário e não conte pra ninguém. A FOFOCA mata"
“Gastos federais insustentáveis” é o termos utilizado pelo editorialista para se referir aos investimentos em favor dos desfavorecidos
O Mercado financeiro não é um ente técnico, mas um ente politico de classe, que não admite um cara oriundo da classe trabalhadora na presidência, com pretensões de incluir o pobre no seu plano de governo. Daà toda essa pregação contrária da mÃdia, militares, agro, elite empresarial, pastores. O intuito é desestabilizá-lo, enfraquece-lo para que chegue em 2026 impopular, com poucas chances de competição. Querem destruir a biografia do maior lÃder no paÃs, um polÃtico respeitado no mundo inteiro.
Giovanni, os gastos não podem ser com o trabalhador, ou seja, educação, saúde, bem estar social etc. Enquanto isso, a elite empresarial mantém, a qualquer custo, seus privilégios, isenções, desonerações, calotes etc.
Anete, o mercado financeiro importa-se com as perspectivas que o governo sinaliza e é mais conservador porque cuida do dinheiro dos outros. É mentira que não admite um cara oriundo da classe trabalhadora. Desde que ele mostre-se responsável na economia, não deve existir preconceito. Lamentavelmente, não é o caso de Lula. Pregações contrárias sempre existiram em todos os governos, apenas tente compreender os argumentos opostos aos seus. Maior lÃder do paÃs ou maior larápio eleitoreiro? Veremos.
Queria ter visto um assim , cheio de adjetivos pesados , contra os que por pouco não nos impuseram mais um golpe de estado (neste caso, o protagonista ganha é artigo de opinião),
Prezado Paulo, é uma população pobre sustentando uma elite parasita, se observar o gráfico do orçamento, metade é utilizado para o serviço da dÃvida. Se você subtrai investimentos sociais, o percentual ocupado pela dÃvida aumenta. Sem o trabalhador que é quem produz riqueza, onde vai parar esse sistema de uma dÃvida que já foi paga inúmeras vezes. Aliás, não é exatamente uma dÃvida, mas sim uma caixa preta administrada pelo mercado, que a população não faz a menor ideia de como funciona.
A previsão é de que a dÃvida pública em relação ao Pib aumente de cerca de doze pontos percentuais nos quatro anos deste governo. Se você acha que isso é sustentável no longo prazo...
Chora, chora...
É verdade esse bilete
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Pacote inepto de Lula eleva patamar dos juros Voltar
Comente este texto