Bruno Boghossian > Trump monta um gabinete para sustentar uma guerra cultural Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Rai Giovanni

    Meia dúzia de militantes falando entre sí. Julgando as escolhas do povo Americano como se fôssemos o exemplo do mundo. Justo nós que temos um presidente que ficou 508 dias no xi lin dró por crime de corrupção. Perto de Lula TRump é um monge franciscano.

    Responda
  2. NACIB HETTI

    Igual qualquer outro governante com inteligência mediana. Imposição do mundo cibernético.

    Responda
  3. Anete Araujo Guedes

    Com a extrema direita neofascista no poder, as táticas são as mesmas. Como a cultura possui o poder transformador, é necessário atacá-la. Como o obscurantismo é a regra, ataca-se também a ciência, o meio ambiente, a democracia e os avanços sociais.

    Responda
  4. Anete Araujo Guedes

    Trata-se da derrocada lenta, gradual e generalizada do imperialismo norte-americano. A China agradece.

    Responda
  5. Carlos Eduardo Cunha

    Há uma disputa no mundo entre o Ocidente democrático mas desunido, e o grupo de autocratas não democratas, ditatoriais mas unido no comando central. Do lado do Ocidente a estratégia é primeiro é consolidar uma união em torno de valores e do outro lado desenvolver mais tecnologia para competir. O Brasil de hoje tende a ficar com as autocracias ditatoriais e Estado Gordo dominante. Mas em 26 tudo pode mudar , portanto estamos em cima do muro. O grande valor em jogo é a liberdade de cada um.

    Responda
  6. Marenildes Pacheco da Silva

    O livro bolsonarismo : da guerra cultural ao terrorismo doméstico, do historiador João Cezar de Castro Rocha, assim como sua entrevista no podcast subsolo que também tá no YouTube, sintetizam isso. É estarrecedor, mas aponta uma possibilidade de neutralizar o progresso, já que mostra o modus operandi. Torço por uma resposta dos intelectuais progressistas.

    Responda
  7. victorio carmo

    Quanto pior pro povo americano, melhor pro mundo. O saco é ver nosso dinheiro desperdiçado com os deputados brasileiros lambe botas de gringo.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Não confia nisso, Victorio... A queda do império norte-americano, com o fim do dólar como referência, será um desastre para o Mundo... Será difícil para todos, com quebradeiras econômicas por tudo quanto é canto do planeta... Cá, entre nós, esses crápulas precisam sair da posição de poderosos mesmo, mas isso me assusta de verdade...!

  8. ADONAY ANTHONY EVANS

    Como todo estúpido, ao tentar segurar a hegemonia do dólar com ameaças, como ninguém é besta, pode acelerar sua queda.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Adonay, a queda do império norte-americano, com o fim do dólar como referência, será um desastre para o Mundo... Será difícil para todos, com quebradeiras econômicas por tudo quanto é canto do planeta... Cá, entre nós, esses crápulas precisam sair da posição de poderosos mesmo, mas isso me assusta de verdade...!

  9. Paulo Augusto

    Colocou seus asseclas para fazerem cortina de fumaça enquanto ele toca o barco rumo ao fundo do oceano. E anotem o que escrevo: o topetudo laranja e o muskito vão divergir a ponto de saírem no tapa....

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Na briga entre o bufão laranja e AdolfMusk, declaro meu amor incondicional pela briga.

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Hipótese : dois egos desse tamanho só convivem até que identifiquem uma única divergência de interesses. Veremos... Se eu fosse apostar, apostaria numa ruptura ligada às relações comerciais com a China.

    3. Marenildes Pacheco da Silva

      rs rs rs assim como alguns dos militares golpistas e o inominável? Tomara!

  10. Alexandre Marcos Pereira

    O que poderia soar como um enredo distópico de um romance político se materializa como o cenário concreto de um governo que desafia a lógica convencional. Num país onde o consenso parece ser um artefato do passado, as escolhas para posições estratégicas se tornam mais do que administrativas: são declarações ideológicas. Um executivo cético sobre mudanças climáticas liderando o Departamento de Energia em um momento de emergência ambiental é uma metáfora viva da contradição.

    Responda
    1. Alexandre Marcos Pereira

      Adonay, grato pelo comentário. País que já teve Ricardo Salles no Ministério do Meio Mabiente, não pode reclamar das escolhas de Trump e, em princípio, não temos nada a ver com o gado alheio. Mas nomear um executivo cético para o Departamento de Energia soa para mim como nomear um pirômano como chefe do Corpo de Bombeiros ou um boêmio como guardião do silêncio noturno. E o que dizer dos outros nomes? Cada nomeação parece cuidadosamente desenhada para refletir uma faceta da polarização americana.

    2. Alexandre Marcos Pereira

      Meu caro Benassi, obrigado pelo honroso comentário. Você acredita que nunca li nada do genial PKD? Lógico que, quase todo mundo da minha geração, já assisti a Blade Runner e Minority Report, derivados de sua obra. Você me deu excelentes sugestões literárias. Duro vai ser convencer minha mulher a deixar entrar mais livros físicos em casa, com uma certa razão, pois, basicamente, moro em uma biblioteca de seis mil volumes. Agora, só livro virtual. Mas vou tentar furar o cerco. Abraços, meu caro!

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      Remember Ricardo Salles.

    4. Marcos Benassi

      Distopia é com o PhilipKDick mêmo, meu caro. Tem umas ótimas novas edições dele aqui no Brasil, acho que será boa pedida para quem gostar de ficção científica. E será melhor do que gastar célula hepática com a distopia concreta da vizinhança...

  11. Jesus Silvestre

    É desolador constatar q imigrantes , pobres , pretos e homossexuais votaram em trump e q bolsonaristas estão indo aos States copiar as ideias trumpistas.

    Responda
    1. Valter Vicente

      Lembrando o velho Marx. Alienado, o oprimido elege e protege o seu opressor.

  12. José Bernardo

    Aquilo que se ensaiou aqui com o gabinete do jair em dezoito, de forma em parte inepta e incompetente (felizmente), lá pode ser bem mais eficaz, para os objetivos de trump, e desastrosa, para os EUA e o mundo. Resta saber como reagirão os dois terços de estadunidenses que não votaram nele...

    Responda
  13. antonio pereira

    A carniça e o esgoto vão respingar aqui. Os nossos "ratos do esgoto politico" já estao visitando os EUA (com dinheiro publico) e ja "lambendo os beiços".. desgraça chegando em breve

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Antonio, prezado, há alguma incerteza nesse cenário: há ratos que estão na ratoeira, há outros que comeram raticida, há desfechos pra variados processos que precisam ser finalizados. É verdade que tudo cheira muito mal, mas o tamanho da desgraceira é ainda bastante incerto.

  14. Marcos Benassi

    Eita, Brunão, a guerra do TrAmp será anti-civilizatória e contra-científica: a regulação e a burocracia impõem limites à sanha corporativa; a ciência, que proporcionou e sustentou o desenvolvimento dos sobrinhos de Sam, ou vai perder seu espírito, ou sua necessária espinha ereta e racional. Sei não, meu caro, aproveite seus 10 dias de férias, mas compreenderei caso volte somente nuns 15OO: a coisa vai ficar feia.

    Responda
  15. Silvio POSSA

    O povo americano e o mundo vão amargar anos de atraso e retrocesso. Mas os próximos furacões, tempestades e as graves secas ajudarão a colocar tudo no eixo...enquanto existir humanos, obviamente...

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Trump ja governou antes não lembra?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.