Giovana Madalosso > A censura do peito para dentro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Censura é uma b***
Censura é um b***
A evolução da tecnologia acompanha a regressão da humanidade, especialmente no Brasilquistão
Comecei a ler e me senti dilacerado. ImpossÃvel imaginar um cenário como este se não em filmes de ficção. Só que não! Não estamos em um filme de ficção. Existe um poder sombrio que utiliza a censura pra dilacerar a reflexão sobre o mundo em que vivemos.
A Inglaterra proibiu O amante de Lady Chatterley nos30, creio. Ficou proibido por muito tempo. Regredimos cem anos. O Retrato de Doria Gray é ótimo, li quando estudante e me deu boa ideia para entender certas pessoas, no popular: por fora bela viola, por dentro pão bolorento.
O primeiro passo para a tirania é sempre a censura. Abaixo a censura.
Não dá pra ser medÃocre ou medroso com a arte sob pena da pasteurização deixar de ser arte. É possÃvel se oferecer para formatar roteiros à moral protestante. Melhor ser revisor do que escritor?
Não dá pra ser medÃocre ou medroso com a arte sob pena da pasteurização deixar de ser arte. É possÃvel se oferecer para formatar roteiros à moral protestante. Melhor ser revisor de grandes editoras a ser escritor? Seja no gênero que for, razoavelmente fácil de recolher.
Olha só como o mundo estar muito lou co(Extr ema dir eita) Nessa mesma edição da folha a colunista Sr. Lygia Maria, estava defendendo a liberdade de expressão sem limites ,mais não gostam da liberdade de expressão de um livro, da para entender ?
Luiz almeida, florentina? Vc, um progressista tambem éhomofobico?
Giovana, a autocensura do escritor não deve existir. Ele deve contar a história que quer, sem se preocupar se agradará aos leitores. Ou aos censores. Isso é a essência da literatura. Abraços
Concordo inteiramente. Grandes obras não teriam ou não serão escritas se autores se acovardam por temor, inclusive , de menos ganhos com vendas
A autocensura acaba sendo pior que a censura...que dilema!!
O progressismo já censurou livros também. Agora, certos setores da sociedades estão reagindo. Numa briga, ora a gente bate, ora a gente apanha.
crime é crime em qualquer lugar, seja em livros, jornais, rádios, revistas, tvs, cordel... além de retirar de circulação tem que processar
Vê-se que o leitor tem muito pouca intimidade com a literatura. Nenhuma mas ser mais precisa.
Crime, que crime? Crime literário? Crime de opinião? Crime contra a sintaxe ou a ortografia? Atentado à moral e aos bons costumes? De quem, dos censores? Autores considerados criminosos serão presos? E quem tiver em sua posse um livro “probido” também? Inclui tor tura? Pois bem, para sua tristeza informo que no Brasil a censura já acabou. Muito embora as viúvas da dita dura estejam saudosas.
Sr. Raimundo, o que leu no artigo que não li? E a liberdade de expressão só tem sido reivindicada por quem quer censurar.
Luiz almeida, nesse seu mundinho anos sessenta so vale estereótipos ne? eu li suite toquio, e vc?
Anos sessenta doutor ? Tudo pode ser roubado da teta.
Todos, Florentina.
Ivan, concordo com o seu puxao de orelhas, fui mal educado e desrespeitoso
O Dinossauro, aqui, está estudando banir a BÃblia. Isso depois de ter banido livros de direito com falas "preconceituosas" sobre a "cultura gay". Disso d. Giovana não fala. Medo de ser censurada pelo stf?
Também não fala dos livros de monteiro Lobato que querem banir também, deve ser porque nesses casos ela acha que não é censura, só vale quando é a direita que tenta impedir um livro de circular, quando é a esquerda é só "lacração" e "ativismo".
A ficção é o terreno do sonho, da fabulação, da invenção, da imaginação, da mente que rodopia, faz pirueta, dá cambalhota e ainda cai n'água com gosto (tchibum!). Aguardo seu romance, tanto melhor se tiver passagens picantes, uma reviravolta inesperada ou um clÃmax de tirar o fôlego. Caso não haja uma reviravolta repentina ou um clÃmax nas alturas, fico com vários detalhes picantes ao longo da história.
Desde a segunda década deste século XXI convivemos com as censuras conservadora e progressista, uma mais confinadora que a outra. A literatura precisa ser inofensiva, idem para teatro, cinema, música e carnavais.
Melhorando a frase, convivemos com a intensificação das censuras conservadora e progressista.
Três assuntos são proibidos nos Livros selecionados pelas prefeituras: sexo e religião. Para os censores questões como pensar em sexo, beijar ou nudez são proibidos. Santos e despachos também. O medo de perder voto aumenta o obscurantismo.
Leve em conta que em Curitiba, sua cidade natal, não existe jornal impresso. Existem dois jornais do mesmo dono, uma a Gazeta do Povo, uma espécie de Diário Oficial do governo, e a Tribuna, filha do mesmo dono, aqueles mesmos que ganharam a transmissão da tv globo do governo militar. Jornal aqui, nem para embrulhar peixe.
Acho que nessa época decadente em que vivemos, o pior não é nem a censura, mas sim o fato da maior parcela do paÃs não ler parte alguma de livro nenhum. Nunca se leu tão pouco. Então a sina mais triste que um livro pode ter é a de simplesmente não ser lido por ninguém.
E o livro de Dino da Silva censurou, pode? Censura do bem? Vão falar que tinha isso e aquilo no livro daà pode! Né!?
Sonora registrar, sou contra a censura de qualquer lado!! Podem escrever o que quiserem? É só nao ler!
Isso se chama covardia, mas também pode ser falta de convicções. Especialmente em nosso bananal, nunca foi tão importante que escritores coloquem suas opiniões, seja para concordar ou para desagradar suas majestades.
Que belo mal exemplo dos EUA, suposto paÃs da liberdade...
Liberdade para falar mal do governo, de oligarcas e de suas majestades, sem medo de sofrer processos. Agora, mas que nunca, um lugar onde a opinião não liga para faniquitos de grupos sectários sedentos de poder. Nossa proto-república tem muito a aprender, de Hendrix à queima de sutiãs.
Fique tranquila, com ou sem banimento, ja desisti de ler qq outro livro seu, e isso é opiniao, nao xingamento
Aliás, eu me sinto honrado por você não ler qualquer livro da Giovana.
Florentino, algum dia você leu outro livro além de algum manual do exército ? Ou da Seleções ? Sabe qual livro ela escreveu sem recorrer ao Google ? Sem comentários é maldoso, tÃpico de um não leitor. Quem lê, está aberto ao mundo, diversas opiniões.
"Dr. Florentino é um ótimo médico, ele entende e sabe o que faz. Muito educado e atencioso com seus pacientes"... Já escreveu muitos livros, pelo jeito. Comentário mal educado e desnecessário o seu, caro doutor...
Um mundo cada vez mais estúpido e que lê cada vez menos, vendo reemergir das latrinas ideologias extremistas. Má época.
ThaÃs Nicoleti publicou ontem, aqui na Folha, uma coluna intitulada “Dizemos (ou não) o que pensamos?”, bem na linha do que você está escrevendo. A propósito, na frase “(...) o medo (...) faz alguns autores pensarem com outros olhos naquilo que vão escrever” você construiu uma bela imagem (pensar com outros olhos). Parabéns.
Parece que os autores estão engajados num jogo de estratégia que envolve vários personagens. As editoras, o público mundial, o governo e os órgãos de censura e a cultura do nosso século. A teoria dos jogos pode colocar alguma ordem nisso, mas a teoria só é capaz de resolver alguns problemas; ela apenas funciona quando as pessoas jogam jogos racionalmente.
Essa "auto censura" se deve ao querer agradar a maioria, coisa do nosso tempo, coisa que só tende a piorar visto a próxima geração que não lê livros; lê resumos de internet...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Giovana Madalosso > A censura do peito para dentro Voltar
Comente este texto