-
Marco Antônio M de Oliveira
Os comentários e quem vive a educação no dia a dia sabe bem: alunos não estudam e as famílias não se interessam. Passam o dia no celular e para suas famílias a escola é apenas uma creche de adolescentes. Analfabetos funcionais, sem o básico de conhecimento matemático, continuarão subjugados, independentemente da questão racial, social ou geográfica.
-
Ivo Ferreira
Perfeito! Mas certamente será execrado.
-
-
Wanderson Marçal
O grande problema da educação hoje é que as crianças e adolescentes não estudam e veem de famílias desestruturadas em que o hábito de estudar simplesmente não é incentivado, antes disso pais veem escola como depósito de estudante. Piorou significativamente com o vício do celular. Muda-se currículo, insere-se modismos pretensamente pedagógicos, aumenta-se gasto e nada muda. Ou aluno tem base familiar e estuda, ou nada mudará pra melhor. Só pra pior.
-
Wanderson Marçal
vêm*
-
-
Wanderson Marçal
Sou professor de História e no começo do ano, em uma turma dos anos finais do ensino fundamental II, exatamente depois de algumas semanas falando sobre a abolição da escravidão no Brasil no contexto da Proclamação da República, ocorreu um episódio de injúria racial entre estudantes. O currículo aborda sim o tema, mas o que fazer se a maioria dos estudantes não estuda? O melhor remédio não funciona se não for tomado adequadamente.
-
Silvio Cabral
Que tal focar as energias em português e matemática?
-
Luís Lopes
Seu problema foi só focar as energias em português e matemática!
-
Luís Lopes
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
José Ronaldo Cassiano de Castro
Se ensinar a todos com o mesmo afinco, tudo bem.
-
Amanda Marques
É possível integrar português e matemática, ciências, história, artes etc. às discussões sobre racismo. Por ex, discutindo a contribuição de Kemet (Antigo Egito) ao estudar comceitos matemáticos.
-
-
Alexandre Pereira
O respeito à constituição deixou de existir quando o estado começou a diferenciar pobres pela cor da pele. Independentemente disso, é muito difícil encontrar história, de fato, nas escolas, pois está sabor dos governos e esses à suas ideologias. Ensinassem de verdade, muitas das visões sectaristas cairiam por terra. Não sei se a missivista busca algo realmente melhor ou simplesmente eco às suas idéias. Lamento sen o último.
-
Antonio Emanuel Melo dos Santos
O Brasil precisa focar em um ensino que promova a igualdade e a qualidade, priorizando disciplinas e valores que preparem os estudantes para enfrentar os desafios do futuro. Introduzir divisões raciais no ambiente escolar não só é ultrapassado, mas também contradiz os esforços de construção de uma sociedade mais harmônica e integrada. O identitarismo, ao buscar vantagens baseadas em raça, reforça divisões em vez de combatê-las. A solução está em um ensino que congrega.
-
Luís Lopes
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Luís Lopes
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Amanda Marques
As divisões estão postas na sociedade, e são reproduzidas na escola ao colocarmos o negro na condição de escravizado, o indígena no papel de "não civilizado". Trata-se de buscar equidade, sim, mostrando a contribuição de todos os povos, raças e etnias na produção científica, por ex.
-
-
Adriana Flores
Num país cujo presidente já disse coisas como: tenho profunda gratidão por tudo que foi construído nos 350 anos de escravidão (na África!), não sabia que existia tanta gente negra no RS, afrodescendente assim gosta de um batuque , é difícil encontrar mulheres e negros competentes para determinados cargos, e muito mais que nem caberia aqui. O exemplo teria que vir de cima mas dado ao nível baixíssimo de educação do próprio governante não espero evolução nessa matéria.
-
Luís Lopes
Agora compare com o outro que colocou na Fundação Palmares um negro que só lutava contra os direitos dos negros. E não tinha nenhuma secretaria para igualdade racial.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.