Lygia Maria > STF faz ativismo judicial contra liberdade de expressão online Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Engraçado que a mesma turma que defende a tal Liberdade de expressão é a mesma que vai encher o judiciário de processos quando se sentem atacados na internet. Vai entender.
Cara senhora, o legislativo até hoje não fez absolutamente nada , mesmo sabendo das mazelas que o pais viu e ouviu nos ultimos anos, redundando no 8 de janeiro. Paises do mundo se movimentam para regular as redes e infelizmente nosso congresso não se moveu; Não ha ativismo, há sim uma necessidade de que os tiu França, 8 de janeiro e ameaças de golpe com "neutralização" de pessoas deixe de acontecer. Obs coloquei neutralização, olha só, a folha censura se eu usar a palavra correta.
A sra diz que a expressão individual deve ser livre. Mas enxergo aà um paradoxo: como a sra escreve para um jornal que censura os comentaristas aqui diuturnamente? Ontem tentei elogiar alguns livros do historiador S. Montefiore, e meu comentário só passou quando adotei a tática de escrever errado. Grerrussallem e jjjudddeo. Contrassenso de sua parte.
Há algum tempo, o grande problema eram filmes considerados perigosos como Laranja Mecânica. As elites brasileiras, talvez pela tradição católica, consideram o povo como crianças a serem protegidas. Liberdade é perigosa.
Desculpe, mas sua ignorância é abissal, Sr.
A história mostra que a mentira, a calúnia, a difamação, a injúria não combatidas com rigor é muito perigosa sim.
Nesses casos, e conforme prevê a própria Constituição, o STF só tem o dever de decidir quando o Congresso deixa de atuar. A colunista deveria reclamar do Congresso, que não faz o seu trabalho, e não do tribunal que está obrigado pela CF a fazê-lo por causa da inércia dos polÃticos. Mas é mais cômodo aguardar a decisão para criticá-la em vez de tomar a iniciativa que deveria ser sua, e é isso o que os senadores e deputados fazem.
Opinião mobilizadora e desconectada com algo que todos paÃses estudam como tratar.
como só existe congresso para chantagear o governo e tirar direitos adquiridos e fiscalizar f30f0 alheio, então o STF tem que agir
Enquanto perdurar o Tribunal da Inquisição instalado ditatorialmente no STF usando o Escudo de defesa de uma tal de Democracia, tudo, absolutamente tudo é fake, e como diria o Millôr "tudo que vc vê, ouve ou lê divida por dois e acredite na metade."
não diga! você gosta de uma fake, não é mesmo tio?
“Sem a mediação da Justiça, elas poderiam adotar moderação mais severa para evitar riscos, o que limitaria o debate público.” Poderiam fazer isso hoje e não fazem.
A censura está me cercando hoje, sempre que não ataco o Su pre mo.
Nunca ouvi dizer que ''debate público'' inclui mentiras (fake news) que difamam personalidades e interferem diretamente no resultado de uma eleição. Dizer que devemos escutar mentirosos e golpistas pela ''diversidade de ideias'' é uma desculpa esfarrapada de quem aproveita convenientemente do disse-me-disse para pressionar governos e polÃticos de esquerda e direita. Cuidar da Democracia vai muito além de defender o direito à mentira para obter privilégios pessoais.
a desinformação pela rede, sustentada pela liberdade de expressão, é um rota polÃtica adotada com suces so pela extre ma direita. Não tem nada a ver com a liberdade de dizer o que se pensa e de ser o que se quer ser. Este tipo de liberdade não cabem em governos de direi tas com for tes regula ções sociais. Esta colunis tas é mais de men tiras.
Congresso aprovar lei após intenso debate civil ... só pode ser num mundo paralelo isso . Congresso só vota o que pode render numerário, emendas e jettons. E no mais perde tempo discutindo quase sempre atrasos monumentais.
A articulista ainda está nessa de defender a falsa liberdade de expressão clamada pela ultra direi ta?
Excelente matéria . Mas , em geral , os vaidosos e medÃocres para aparecer sempre buscam ocupar mais espaço do que lhes cabe . Vaidosos e medÃocres quando tem poder então, extravasam. Certos ministros sedentos por mÃdia , que parece não seriam aprovados em concurso público ou exame da OAB , querem fazer o papel do Congresso e converter-se em Tutores do paÃs . Não,não, aqui ainda é uma República e quem faz as Leis é o Congresso . Fora disto , é Golpe . Se fazem uma vez, podem acostumar-se.
A corte faz ativismo judicial ou é o Congresso que se exime de suas obrigações e só vota o que lhes interessa politicamente? Acho muita petulância da articulista vir aqui tentar colar mais esse ataque como se não estivéssemos vendo a inércia do Congresso. Mais uma articulista escolhida a dedo pela Folha. Tá difÃcil esse jornal.
Liberdade de expressão ou de agressão ? Ah já sei. De explosão
Sem dúvida nenhuma esse é o STF de formação mais medÃocre que este paÃs já viu. A fama já é internacional.
Fake news sua Adriana. Nosso STF serve de exemplo, inclusive para os EUA, que não agiram ao ver as tentativas de golpe por lá e agora se veem enrolados com um regime de direita. Quem viver verá onde vai parar a "maior democracia" do mundo. Já que o Congresso brasileiro não cumpre suas obrigações, o STF tem que fazer. MedÃocre é esse Congresso, cheio de golpistas.
Tenho uma dúvida. O que faria a FSP se a colunistas começasse a publicar mentiras, agressões contra terceiro, defender a tortura, apologia ao crime? Acho que a Folha, em um primeiro momento não publicaria, em um segundo, demitiria. A FSP sequer esperaria a vÃtima se manifestar das agressões se manifestarem. Qual a razão para as empresas de tecnologia não fazer a mesma coisa, especialmente após denúncia da vÃtima ou de terceiro.
Karl Marx escreveu que o censor é o único profissional que não precisa de nenhum tipo de inteligência ou cultura. São os ministros do Supremo, um bando de cretinos comandando a polÃcia federal. Até quando?
Não diria cretinos. Apenas arrogantes que se julgam donos da verdade.
Não sei se Marx disse isso.So sei que o censor da fo lha deixa passar agressões como a sua, e censura a minha , sem agressões, e com análise equilibrada sobre o Supremo.
Pra isso q vc quer liberdade. Pra ofender
Mentiras e desinformação que podem levar à morte, e com frequência impulsionadas em escala industrial, são "o debate público": ingenuidade da jornalista ou...?
“O mundo jurÃdico brasileiro perdeu o juÃzo, não tanto porque aceita o anormal: juiz que é vÃtima, acusador e julgador, mas porque não consegue restabelecer a normalidade".
Estude a lei , em especial o artigo 146 do CPP, depois opine.
Já que o congresso nacionalnada faz, já que o congresso apoia a mentira, o que fazer?
Quando se ver esse grupo do STF tratar de coisa séria, invadindo a seara dos outros, dá medo de golpe. Vai chegar ao ponto da sociedade exigir a desobediência ao stf e aà os aproveitadores irão bagunçar.
STF dando golpe? Mas eles não têm o Heleno nem o Braga nem o Boso.
Tem que dar o furo
Esses textos são independentes ou há um tema central passado aos articulistas para dissertarem, de preferência a direita?
Não se trata de censura, mas de regulamentação, como acontece em vários paÃses. O congresso, em sua maioria da extrema direita neofascista, que se beneficia dessa liberdade de expressão para mentir, distorcer os fatos, negar a realidade, difamar, caluniar, insuflar a massa, não está nem um pouco interessado nesse controle. Cabe ao judiciário legislar, por ordem na casa, mostrar que as redes antissociais não são uma terra de ninguém, uma terra sem dono, onde se faz o que bem entende.
Ivo, um congresso mal eleito pelo povo, cuja maioria pertence à extrema direita, que só interessa pela moral e os bons costumes dos outros. São os que saem em defesa de uma pátria submetida aos EUA, e dos ganhos da própria famÃlia. Além, é claro, do combate ao comunismo, aborto, banheiros comunitários. Cabe ao Supremo solucionar as questões urgentes, essenciais e complexas.
O Congresso, por pior que seja, foi eleito pelo povo. Já o Supremo...
D. Lygia Maria, você que é doutora em semiótica, por favor nos diga o que significa, simbolixam, tanques fumacentos da Marinha, desfilando com soldados/marinheiros em frente ao Congresso Nacional no dia da votação da proposta de voto impresso? Significa uma tentativa de golpe futuro com previsão de, bem, sabemos o quê, sobre Jeca, Joca e Juca? E a fumaça seria a incrÃvel incompetência do golpista mor e seus censurado?
A mesma ladainha da colunista, a suposta defesa da liberdade de expressão. Alguém já viu algum texto da colunista condenando a tentativa de golpe? Algum texto condenando a organização terrorista bolsonarista? Algum texto fazendo a defesa da democracia?
De novo essa conversa? A articulista insiste no tema de ativismo judicial e de ataque a corte. Seria razoável criticar a forma como o STF trata o assunto, mas a Sra Lygia prefere resumir o assunto a uma questão politica, ignorando o real problema das redes sociais. Isto demonstra que seu conhecimento sobre o tema deve provir exclusivamente destas redes.
Democracia e respeito a Constituição sempre. Principalmente daqueles que deveriam ser os guardiões. Na suposta defesa desses direitos parecem agir exatamente ao contrário. Atualmente não parece existir um equilÃbrio entre os poderes.
Nenhum direito é absoluto. tenho direito à propriedade, mas não posso pôr fogo em minha casa. Tenho direito à liberdade de expressão, mas me responsabilizo pelo que digo. |Só que às vezes não dá tempo, como por exemplo as campanhas antivacina, que correm planeta à fora.
Monotemática e limitada, Lygia Maria segue em sua cruzada…
O STF frequentemente expõe sua falta de eficiência em questões fundamentais, deixando evidente a ausência de qualquer prática de benchmarking para melhorar sua gestão ou processos. Ainda mais emblemático é o contraste entre seu papel como guardião da Constituição e os privilégios que desfrutam em viagens internacionais subsidiadas por empresas, com pouca ou nenhuma transparência sobre as despesas. Enquanto isso, dedicam esforços desproporcionais a propostas de controle e censura na internet.
Criticar o judiciário e qquer poder é legÃtimo. Defender golpe, não é legÃtimo.
Embora eu concorde com o controle na internet a primeira parte de sua crÃtica é pertinente. Os ousados foruns do ministro Gilmar Mendes na santa terrinha lusa
Que texto péssimo, manipulador e que não condiz com a verdade! O STF está debatendo os crimes que são cometidos no meio virtual em nome de uma falsa liberdade de expressao. Racismo, atentado à democracia e ao Estado democrático de direito, golpe, atentados terroristas, homofobia, transfobia, alusão ao nazismo, isso é crime no meio virtual e resvala na realidade, veja o cara que se explodiu em BrasÃlia em frente ao STF, veja os golpistas e a milÃcia digital do Bolsonaro e seu gabinete do ódio!
... o Legislativo simplesmente 'abortou' e ficou com a liberação das coisas secretas.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Parece que a sra Lygia está se sentindo órfã depois que acabou a "farra na porta dos quarteis"
Rives, um stf que libera traficantes, corruptos e mantém preso um Filipe Martins que provou não ter saÃdo do paÃs, o que não seria crime, mantém uma mulher que pintou a tal estátua com baton e a frase que o barroso proferiu, perdeu mané, condenada a 17 anos significa estado democrático?
O ministro Alexandre de Morais votou contra o Habies corpus para Lula em 2018, garantindo sua prisão.
'Filipe Martins que provou não ter saÃdo do paÃs,'. Veja, sinceramente, nem sabia que ainda está preso, caso esteja. Mas, você e eu sabemos o motivo de ele estar preso, se estiver? Seria mesmo pela acusação de ter saÃdo do paÃs? Eu não conheço seu processo, você o conhece na Ãntegra? Eu não conheço! Um dia ainda seremos uma grande nação e uma nação para todos os brasileiros. Com paz e prosperidade.
Por fim, prezado Evando, não podemos dizer que enquanto instrumento de organização do Estado/sociedade o direito, particularmente, o penal, tem também função pedagógica. Não dissertarei sobre isso, pois, não há espaço aqui.Quanto ao Felipe, você diz ". ele provou.", provou a quem? À Justiça? Ou a galera do zap diz isso? Mais! O que diz o zap e/ou o acusado deve prevalecer sobre a avaliação da PF, MPF e Justiça?, ainda mais em termos de tudo isso que está acontecendo? Fique bem!
O 2, o uol censurou talvez pq escrevi 'lesa p', dentre outros. Lembre-se que o Ministro Alexandre de Moraes foi nomeado por Michel Temer e foi o relator dos processos. Foi promotor em SP e é alguém altamente capacitado em teoria (doutor USP) e vida profissional. Apesar de tudo que foi exposto, acho sim, razoável questionar-se a dose da pena. É um direito! Mas, quando você analisa as oitocentas páginas PF a coisa foi e é extremamente grave, envolvendo generais, coronéis, não é brincadeira, não.
3) Sei que você pode muito mais, intelectualmente, que faz parecer. Quanto a senhora do baton/estátua eu te pergunto: Evando, se você ou eu fossemos a uma floresta (árvore) ou um poste de rua, ou ainda um muro público, por exemplo, de uma escola (coisa que nunca fiz e suponho que você também não) e escrevessemos "Perdeu, Mané!", quais as consequências? A grande maioria iria, simplesmente, ignorar. Se houvesse flagrante? Uma multa, uma bronca de alguém mais ocupado com o ambiente ou poluição amb
Evandro, seguindo: Felipe Martins, eu não conheço integralmente quais acusações são atribuÃdas a ele imagino que você também não. (Vide inquérito de oitocentas páginas da PF, quanta coisa nova foi revelada, que eu e vc não sabÃamos). Esse moço, é o Sorocabano? Seguidor e muito próximo de Olavo de Carvalho e suas teorias malucas? Próximo do ministro do Brasil 'pária'? Aquele que fez gesto supremacista no Senado? Conhece a música do Pato? ".tanto fez o Pato, que foi pra panela". Lesa pátria?
Caro Evando, com todo respeito, mas vamos a cada caso citado por ti, me atendo a fatos, repito, fatos: 1) quem liberou traficante foi o ex ministro Marco Aurélio Melo, primo e nomeado ao STF pelo Collor, só agora condenado. E tudo indica pelas suas crÃticas que apoia Bolsonaro. Lembrando que o Collor bradava em Alagoas a toda força dos pulmões: Bolsonaro, Bolsonaro, Bolsonaro. Sigo,
CertÃssima. Obrigado por atentar-nos sobre o tema!!
Não consigo entender por que a Folha dá espaço para uma articulista medà ocre como a moça em questão. Sua coluna só repisa argumentos surrados, já discutidos ad nauseam com muito mais qualidade e propriedade por pessoas gabaritadas. Além de não trazer nada de novo sobre a questão, a mocinha burr Ãnha não cansa de passar vergonha com suas opiniões retrógradas associadas ao bolsonarismo. Poupem-me
Pobre LÃgia. Nunca consegui entender o por que dessa sra ter espaço nesse jornal.
O unico ativismo é o da colunista bolsonarista . Por sinal não é ativismo e sim terrorismo de extrema direita que ela defende . Está senhora não escreve , ela só sabe rascunhar ódio .Ela é mais um palhaço neste circo de horrores que é o Bolsonarismo .
Estou chegando a conclusão que a Folha F é mesmo um dos atores que mantém Bolsonaro no jogo polÃtico. É a Folha por causa de $ ignorando a covid-19 e suas consequências para os brasileiros, golpe de Estado, ter, atent a democracia, crueldades mil, 'pária internacional'. Folha F, precisam dizer claramente aos brasileiros quem vocês são e quais valores defendem. Sua conduta jornalÃstica é realmente deplorável.
Lygia nunca decepciona. É o eco da Jovem Pan na Folha.
A Folha F bloqueou meu comentário. Sem ofensas, xingamentos e qquer coisa de mal gosto. Ou seja, aqui, a Folha F não dá liberdade de escrever texto sem crimes como o meu. Mas, patrocina Lygia Maria e sabe-se lá que interesses. Como foi censurado meu comentário ficarei apenas na sugestão para que essa senhora leia Sir Stuart Mill, sobre democracia liberal! Ou esse deputado do parlamento inglês também era comunista.?
A FSP é a mãe e o pai do bolsonarismo - por mais estranha que possa parecer essa afirmação.
Então, no entendimento de Lygia Maria, de SC, se o indivÃduo ou grupos organizados fizerem apologia a SuÃ, ped, assas, descumprimento de leis, terorr, via redes sociais, está tudo certo. LÃdia Maria, pq você escreve tantas barbaridades? Sai de sua cabecinha ou sua pena é $ para isso. Para não ficar no argumento raso como V.Sa.. sugiro ler e reler Sir Stuart Mill, sobre os limites que uma sociedade civilizada impõe em uma democracia liberal. Mais? Leia Jean Jacques Rousseau sobre o Esp das Leis!
O artigo 19 não protege ninguém, apenas as plataformas ao dispor que estas não tem nenhuma responsabilidade sobre o que é postado nelas, a não ser quando há decisão judicial determinando a remoção do conteúdo. Isso significa que se alguém postar um conteúdo mentiroso sobre alguém, por exemplo, e que tenha potencial de causar sérios prejuÃzos para a vÃtima e esta denunciar o fato à plataforma, esta última não terá nenhuma responsabilidade sobre os prejuÃzos que a postagem causar à vÃtima. Cont.
Pode simplesmente lavar as mãos caso o conteúdo criminoso consulte aos seus interesses por gerar engajamento. O que se pretende é que nesses casos, ou seja, a denúncia do conteúdo, a plataforma fique obrigada a analisar a postagem e passe a responder também, a partir da denúncia e decisão de manutenção, pelos prejuÃzos que a eventual postagem venham a causar ao denunciante. Nada a ver com a crÃtica rasa da articulista.
Como sempre, nos brindando com seus textos curtos e rasos. Acho que a FSP tem cotas para a extrema direita, não é possÃvel o nÃvel dessa gente...
É uma vergonha da Folha manter essa extremista, se estivéssemos em 1939, terÃamos um espaço para os n4zistas
É isso que está sendo dito a tempos. Vai ser uma ditadura do judiciário. Na verdade já começou
Concordei por engano com seu comentário absurdo, Marco. Sem noção de realidade.
Não faz ideia do que está sendo discutido, como parece ser também o caso da colunista.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lygia Maria > STF faz ativismo judicial contra liberdade de expressão online Voltar
Comente este texto