Opinião > É a produtividade, estúpido! Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A ''produtividade'' não rende o mesmo lucro$ do que a especulação provinda das maiores taxas de juros do mundo. A tendência de qualquer empresário que preze pelo seu rico dinheirinho, vai preferir especular na Bolsa ou em tÃtulos públicos. Pedem o ''Estado mÃnimo'', e depois reclamam dos serviços mal feitos por profissionais mal preparados. A ''produtividade'' aqui, tem um carro-chefe, que é o agronegócio, que a cada ano vai transformando essa terra de brucutus e coronéis em um imenso pasto.
Infraestrutura deficiente poderia ser viabilizado com iniciativa privada, mas os "experts" não aceitam isso!!
Durante anos, privatizações como a da Vale foram recusadas e impedidas por esse mesmo ideologia governo atual, A Vale aumentou e muito a produtividade após ser privatizada, saltou de sete mil para trinta e cinco mil funcionários e tornou-se uma das maiores mineradoras do mundo, mas ainda tem quem a critiquei com saudades da incompetente mão do estado naquela empresa.
Faltou dizer que por ser muito mais lucrativa do que antes, hoje ela paga muito mais imposto ao governo do que quando era estatal.
No Brasil todo mundo sabe que a inflação e a taxa básica de juros são altas, então não sei se isso é desculpa para não investir. O governo induz a produtividade por meio dos benefÃcios fiscais e do financiamento público, então, até onde sei, já há uma polÃtica de indução de setores da economia. Ficam reclamando do tamanho do Estado, mas tem o Sistema S que oferece cursos, treinamentos, assistência social, assistência técnica, além das próprias entidades estatais.
Paloma, sugiro fazer as contas. Somos hoje um pais com 38 milhões de contribuintes, que arcam com o peso de uma folha com 23 milhões de aposentados e 54 milhões de beneficiários de bolsas familia, sendo que ambos tendem a aumentar. Como pode dar certo?
Desconfio que a alta da produtividade na agropecuária nos últimos trinta anos se deve em parte ao trabalho forçado, então adotar as melhores práticas na mão de obra é importante: os ODS estão aà para serem cumpridos. Proteger comunidades tradicionais e seus recursos naturais (pop. campo, indÃgenas, quilombolas). Investir em pesquisa, absorvendo recursos humanos de alto nÃvel (mestres e doutores subutilizados), criar seus próprios produtos e serviços e protegê-los como propriedade.
A produtividade do agro está na mecanização, e o governo não faz a parte dele que seria oferecer infraestrutura decente para o volume de produção do agro brasileiro.
Baixa produtividade!!! Como esperar que um trabalhador que passa mais tempo dentro de um transporte público do que acordado na própria casa, que ganha uma remuneração que não consegue garantir o sustento dele e da famÃlia, que está permanentemente vivendo num ambiente inseguro e de alta criminalidade, que não tem garantido o seu acesso aos serviços de saúde, possa ser "mais" produtivo??? Antes da economia é preciso acertar a cidadania.
Revise o texto, por favor. Explique o critério de produtividade. Se o problema for baixa tecnologia, explique que é por falta de investimento. O professor Paulo é um intectual de alto nivel que sabe o que dizer. O problema é a qualidade desse texto.
Como produzir mais com preço do capital exorbitante? Inovação requer investimento. PaÃses inovadores são também equilibrados. Investidores criam riqueza e arriscam mais nessas nações. Brasil não sabe jogar o jogo da prosperidade. Quer ser influencer dos Brics mas não resolve nem seus problemas mais evidentes, como equilibrar o budget.
Lula está no tÃpico 'voo da galinha': crescimento curto e insustentável. A aterrissagem é inevitável se o governo continuar gastando além do limite. Sem ajuste fiscal e foco em reformas estruturais, os ganhos momentâneos serão sufocados por uma crise ainda maior. É hora de parar de gastar e priorizar responsabilidade.
Eu concordo que a produtividade do Brasil é baixa. E concordo que temos gargalos severos em infraestrutura. Mas é preciso entender q estamos tentando sair do subdesenvolvimento em um modelo inédito: qual paÃs do mundo se desenvolveu tendo um estado de bem-estar social e um sistema previdenciário oficial digno? Até hoje, todos os paÃses se desenvolveram explorando boom populacional e trabalho semi-escravo (ou plano Marshall...).
O autor do texto fala, fala, fala, mas de concreto não consegue mostrar nada, o paÃs precisa de uma `cruzada de produtividade`, o que seria isso??. Poderia começar o texto reconhecendo que a questão da produtividade do paÃs é um problema complexo que não admite respostas simples.
Então mostre o caminho.
Concordo que os governos poderiam criar condições melhores para esse aumento de produtividade, mas e a geração que está aà e a próxima querem trabalhar? O desejo profissional é ser influencer, ter seguidores alienados e faturar sem esforço.
Vivemos em um pais onde a gasolina eh cara entre outros motivos porque os postos não podem ter atendimento self service. O transporte urbano eh caro entre outras razoes pela insistência na manutenção da figura exótica dos cobradores de ônibus, e por ai vamos. Sao pequenos exemplos de uma sociedade sem compromisso com a evolução, desenvolvimento e produtividade.
Jo Soares eh um daqueles contra a meritocracia e a produtividade. Prega a volta dos ascensoristas e contÃnuos. Mente burocrática, da idade media. O Estado deveria ter um plano para oferecer uma alternativa decente a esses trabalhadores, e não fazer a classe media sustenta-los, pagando impostos pesados.
Gostarias de mais pessoas sem empregos, não é? Análise supérflua e preconceituosa.
Segundo o autor, as soluções para aumentar a produtividade “precisam partir dos governos e do setor público”, e o “paÃs precisa de uma cruzada pela produtividade – o que entidades e associações de classe poderiam levar a frente”. Fácil falar, mas as duas afirmações apresentam uma contradição em termos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > É a produtividade, estúpido! Voltar
Comente este texto