Poder > Silêncio da direita sobre trama golpista remete a alerta para retrocesso democrático Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
Se manisfestar por causa de "poderia", "estaria", "queriam"? Sério? Conjecturas de uma narrativa agora se tornam fato concreto? Vamos agora determinar prender 80% das mulheres casadas que já pensara e externaram dar cabo da vida de seus cônjuges? Pastel de vento ser tratado como banquete só na cabeça de maluco ou outro extremista!!!
Pra quem jurava que recibo de pedágio transferia a propriedade de imóvel, o gado até que evoluiu.
Se esse conjunto probatório não serve para incriminar aquele delinquente, vamos soltar 8 em cada 10 presos no Brasil, patriota.
A pior forma de cegueira é aquela que o sujeito não quer ver.
Quando acontece algo relevante contra Estado Democrático e o poder judiciário entra em cena, é muito lógico ficar em cima do muro. Sempre foi a melhor saÃda para polÃticos tanto destros como canhotos...
Todos os polÃticos acima citados que manifestaram opiniões esdr5úxulas ou silenciaram são as tais "vivandeiras da ditadura", que na primeira oportunidade subirão no trio eletrico da to&rtura,( coisa pequena) em cima é música embaixo calab$ouço. De Temer ao Moro, compactuam com torturas, as$sassi&natos e eliminação de qualquer ameaça aos seus planos de poder e domÃnio da sociedade. Escória que sobrevive com nossos impostos ou da anistia fiscal. Não se esqueçam dos empresários e banqueiros.
O esperado acontece, o distanciamento da direita conservadora, bem como da direita ultraconservadora, suas lideranças se calam e o mito fica a deriva, ao ponto de perder a representativa de seus correligionários na câmara e no senado.
Se distanciam agora porque não deu certo. Se o golpe fosse consumado estariam todos aboletados no poder lambendo coturnos.
Mas concordo que me divirto ao ver o traste se arrastando, implorando ao Supremo e ao Presidente Lula para "darem um jeito no tocante a isso daÃ"
Se o compromisso com a democracia é condição fundamental, básica, essencial, constitucional e definitiva para qualquer postulante a cargo público, vamos ver como a Folha de São Paulo pretende tratar Tarcisio, Caiado, Rato Jr e Zema e afins durante a campanha que já vai começar ano que vem. Se não colocar um asterisco de candidato sem convicções democráticas de um lado e não bancar aqueles que tem, terá capitulado e assumido sua face golpista que tanto luta para enterrar.
Acabo de enviar um comentário e o algoritmo acusou falta da famigerada "moderação". Não é verdade. Coloquei lá dois algarismos, necessários, porque se referem à data em que os golpistas enviaram os paus-mandados fazerem baderna na Praça dos Três Poderes.
8 de janeiro não deve ser esquecido NUNCA
Ciro Nogueira e Rogério Marinho, viúvas do golpe, passam 24h por dia tentando o impeachment do Moraes, patéticos vingadores do seu querido mico.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O silêncio da esquerda sobre a fragilidade das urnas eletrônicas e a censura escancarada do Supremo é que é golpista.
Vixi! Achei que esse tipo de gado já havia voltado pro curral há um tempo. Cuidado, moço! Não vá sexexplodir por aÃ, viu?
A urna é tão frágil que o Anticristo e seus adoradores não conseguiram provar essa falácia e contrataram o hacker de Araraquara para tentar inocular na sociedade a mesma coisa que os adoradores do Anticristo já tem na cabeça e camarão na cabeça.
Logo se vê que esse lorpa jamais entenderá que ele foi massa de manobra dessa turma, que sempre soube que não havia absolutamente nada de errado com as urnas.
Deve ou deveria se medicar
O silêncio da ultradireita, representada pelos nomes mencionados entre tantos outros, é uma espécie de sentimento de culpa pelo fracasso da eleição de 22 e da efetivação do frustado plano do golpe tentado durante o mandato do JMB e da tentativa de atrair a G.L.O. no dia da invasão dos três poderes no 8/01/23. Pra contestar o relatório da PF que está na PGR do Bonet, que resultará na condenação do Bozonazi e os 37 indiciados apenas os filhos estão defendendo o pÃfio inelegÃvel. CONT
O Brasileiro, precisa aprender que sai muito mais barato retirar um presidente no voto, do que por empeachement. E também quando a maioria escolhe, está escolhido. Aceita e conta nos gestão.
Faltam os nomes dos financiadores e de congressistas que apoiaram Bolsonaro muito além do jogo polÃtico legÃtimo. Lembro pelo menos de um senador que, semanas após o 8/1, com pose de sério, aparecia na TV pontificando uma teoria segundo a qual a intentona seria coisa do atual governo. Ele se intitula especialista em segurança e se dizia detentor informações que somente seriam divulgadas “oportunamente". Na verdade, disseminava contrainformação, obstruindo a Justiça. Picaretagem pura!
Quando Lula foi preso, a esquerda entrou em polvorosa. Falaram horrores da polÃcia, das provas, das investigações, das condenações, do STJ e até do STF. Depois que o recadinho chegou, obedeceram direitinho e está aà o resultado. A direita está indo no mesmo caminho.
André, é muito bonitinho da sua parte chamar os marginais criminosos do passado de democratas. Bonitinho, porque os manifestantes do oito de janeiro não chegaram nem aos pés do que a esquerda fez no passado. Considerando o que o judiciário está fazendo hoje, o Exército tratou desses criminosos da forma que deveriam ser tratados. Não existe justificativa para o que fizeram no passado. Pelo seu raciocÃnio, deverão ser tratados como heróis.
Vamos para uma aula de história Homem das Neves. Todos os seus exemplos ocorreram durante o perÃodo de ditadura militar, quando pessoas eram mortas e torturadas no porões do DOI-CODE, entre ele estudantes, professores, jornalistas e opositores polÃticos, qualquer um que questionasse o regime. E sim, na oportunidade, houve movimentos violentos (não somente de esquerda, mas democratas) como tentativa de chamar a atenção de órgãos internacionais e combater o regime na sua fase mais sanguinária.
Andre, neste comentário, não estou falando dos crimes, estou falando do pós crime. Sobre os outros crimes que você menciona, fizeram no passado e não foi só planejamento. Sequestraram diplomata americano, roubaram bancos e mataram militar alemão no RJ entre muitas outras atrocidades. Ah, e tem aqueles que fugiram também. A esquerda querer se passar de santa agora, comigo não cola.
Que comparação abominável, homem das neves.
Nunca falaram em dar Golpe de Estado; assassinar Sergio Moro ou Michel Temer; invadir o STF e o Congresso; incentivar as forças armadas a tomar o poder. Desculpa amigo, não é o mesmo caminho.
A grande questão é que os maiores representantes da direita brasileira são polÃticos profissionais oportunistas, que a cada crise vêem qual a melhor forma de se posicionarem para obter ganhos pessoais ou polÃticos. A democracia não entra nesse cálculo, muito menos o que é bom ou não para o paÃs. Foram todos avalistas do governo Bolsonaro. E agora querem carregar no colo seu capital eleitoral.
Perfeita reportagem. A direita(conservadora) e extrema direita(Ultraconservador) sem exceção estão apoiando o golpe e ditadura com o Troglodita no poder. Diante da frustração estão todos calados e silenciados porque os desejos deles foram frustrados, principalmente os sulistas, sudestinos e evangélicos que votaram em massa no Bozo
A Democracia, isto é, a presença do Povo, dos Assalariados, nas definições da Vida Nacional, nunca foi projeto ou desejo das "elites": a Democracia é uma imposição dos debaixo aos de cima!
A direita brasileira é elitista, racista e escravocrata. Não é muito diferente da extrema direita. Daà o silêncio
Simples assim, nada a acrescentar.
Você foi preciso
Não só o silêncio da direita, que significa concordar com o golpismo, também os jornaloes ficam acenado para os lÃderes deste caos na democracia. Depois condenam as ditaduras da Venezuela, Coreia do Norte, Hungria, e tal. São iguais.
Sei não que apesar de quebrarem a cara essa extrema direita com apoio dos silenciosos não vão tentar de novo com Trump assumindo, outro golpista!
Começou com o PSDB flertando com as pautas reacionárias. Se fortaleceu combo vácuo de racionalidade produzido por pastores !pic4tas! e poderosos, agro tosco, música pobre (sertanejo universitário), a extrema direita assumindo as redes sociais que viraram "terra de ninguém" , território preferido dos delinquentes da extrema direita.
O STF está excitado ou ele fez o necessário para nos manter numa democracia?
O bolsonarismo levou os aloprados bolsonaristas pra Nárnia. Jamais se viu gente tão desconfiada da realidade.
Será que esse pessoal não conhecesse a História do Brasil? Será que não sabem que Carlos Lacerda, Adhemar de Barros e outros, governadores em 1964, que foram decisivos para o Golpe, e depois foram cassados e até mortos? Sugiro um pouco de leitura.
Exato, em menos de cinco anos estavam quase todos cassados, presos, mortos ou exilados, um ou outro felizardo sobreviveu para lamber feridas e se arrepender do seu apoio aos militares. Carlos Lacerda montou a Frente Ampla com JK e Jango, seus inimigos figadais, pois nada mais lhe restava fazer; morreu ou foi morto dez anos depois, em curtÃssimo perÃodo no qual os outros dois também morreram ou foram mortos. Só apoia ditadura quem é ignorante, mal intencionado ou ambos.
"(...) esse silêncio todo me atordoa / atordoado eu permaneço atento / na arquibancada pra a qualquer momento / ver emergir o monstro da lagoa" Quer uma letra de música mais atual do que esta?
O silêncio mostra que há muitos envolvidos, tanto nos governos estaduais, quanto, no próprio parlamento. Devemos apurar e cassar o mandato de todos eles. Não faz sentido nenhum termos deputados e senadores eleitos em um processo democrático trabalhando pela ditadura. Cassação já, expulsão do paÃs e confisco dos bens. Tal qual fizeram em 64.
Verdade absoluta sobre o seu comentário. A direita(conservadora) e extrema direita(Ultraconservador) sem exceção estão apoiando o golpe e ditadura com o Troglodita no poder. Diante da frustração estão todos calados e silenciados porque os desejos deles foram frustrados, principalmente os sulistas, sudestinos e evangélicos que votaram em massa no Bozo
A resUosta é simples: porque polÃticos em geral puxam o fogo para suas sardinhas. Ocorreu na tentativa de golpe, ocorreu no cancelamento das condenações do Lula. Na época não vi cientista polÃtico nenhum dando pitaco.
Os integrantes da lista dos "semileais" é um cancro na sociedade brasileira. Não merecem os votos daqueles que os elegeram. Fica o alerta para que não recebam um voto sequer nos próximos pleitos.
A Folha achando que ela não faz parte disso que curioso
A coisa é tão séria que eles ainda não conseguiram construir uma narrativa do "se não consumou não é crime". Para os aliados, o silêncio condena.
essa turma toda deveria pegar uma vassoura e varrer as calçadas ; ou então, pegar um facão e cortar o mato, do outro lado da rua , aqui em frente de minha casa, que está bem alto .
A folha vai bloquear o comentário, mas vamos lá: esta república malsinada começou com um golpe. Lá se vão 135 anos e os golpes somam perto de 10. Não é tarde para lamentar?república por estas bandas nunca foi diferente.
todo mundo menos a esquerda, queria continuar no jogo ganhasse quem ganhasse. Querer esperar manifestações em prol da ética é esperar muito deste povo. A tal da anistia deu uma aquietada, talvez tentem voltar com ela mas acho dificil a medida que os processos dos cabeças evoluam, ao menos espero que sim.
Esse comportamento da direita e centro-direita é histórico. Mas não se miram na História. Por exemplo, o que aconteceu com Jânio, Lacerda e JK, que apoiaram ou transigiram com o Golpe de 64? No bojo do MDB do inÃcio da Ditadura tinha muito enrustido "democrata semileal" na classificação de Linz, que estava na Oposição porque não foi aceito no Clube da Ditadura.
O silêncio mostra que havia e há muitos envolvidos no próprio parlamento. Devemos apurar e cassar o mandato pois, não faz sentido nenhum termos deputados e senadores eleitos em um processo democrático trabalhando pela ditadura. Cassação já
Sério Folha que só atentou-se pra isso agora? Quem leu 2 páginas de história do Brasil sabe que nossa elite sempre apoiou regimes autoritários para manter seu poder polÃtico e financeiro.
Exato, estudem a nossa história, vão ver e entender a atualidade. O termo conservador diz tudo, conservar o que , para que?
é querer demais a condenação do pessoal de direita qto a tentativa de golpe. Já achei muito que a cantilena de anistia diminuiu, quase parou; está tentando voltar mas acho que não rola, pq agora as coisas tendem a andar mal para eles. Todo o pessoal do direita ao centro quer continuar tendo direito a dar sua pescadinha, seja em que águas forem. Só a esquerda, por óbvio, não podia fazer que não era com ela; o resto com certeza faria,acontecesse o que acontecesse.
Da até para montar um conjunto musical, Os moderados, Moro, TarcÃsio, Zema, Caidado, Rato Jr sobre o comando do empresário Malafaia. O capital financeiro é autoritário, vocês da folha apoiam isso porque são beneficiados, quando se fala no mÃnimo de dignidade para o brasileiro vemos um caminhão de artigos anti povo.
A tolerancia da direita polÃtica com o golpismo está relacionada com a tolerancia do poder económico com o autoritarismo, porque a direita faz a mediação polÃtica dos interesses do capital. E o capital não está comprometido com a democracia, a sua lógica básica é a maximização dos lucros e se a população apoia um regime autoritário, para o capital pode ser o melhor dos mundos.
Perfeito!
Nossa direita, mesmo a moderada, não consegue entender que a médio e longo prazos a democracia, a justiça social, os direitos humanos e o meio ambiente, melhoram a qualidade de vida de todos, inclusive a deles e suas famÃlias.
Eles não conseguem ver isto, querem tudo para si, dividir com outros grupos que nao sejam o seu, jamais
Caiado, Nogueira, Temer, TarcÃsio e companhia não se preocupam com o monstro que eles ajudaram a criar porque eles se beneficiam dessa loucura. Herdam os eleitores de Bolsonaro e não querem ficar no limbo do poder. Serão chamados de traidores comunistas na primeira oportunidade que os loucos tiverem. São na verdade oportunistas, maquiavélicps, covardes e fazem de tudo pelo poder.
Excelente reportagem , um registro importante para nossa História, porque logo mais em 2026 vamos ouvir narrativas negando o que foi dito , pois são especialistas em negar tudo o que os compromete no momento em que precisarem dos votos.
O que estamos vendo é o contrário, as elites estão com a esquerda e a população menos favorecidas estão apoiando a extrema direita, a esquerda precisa rever seus conceitos, tá tudo muito estranho
O que temos é uma população vÃtima de educação ruim e presa com desinformação especializada.
E o mea culpa da esquerda com a corrupçao , q nunca veio? Isso tudo é calculo politico
Papinho cansado
Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, foi preso no mensalão. Cadê a mea culpa dele e de quem é filiado ao PL?
E cadê a mea culpa da direita com a corrupção ?
"O jogo da Direita" de René Armand Dreifuss e "Os militares na polÃtica" de Alfred Stepan esgotaram o assunto há muito tempo. Ribeiro e Lima Barreto já dissecaram a natureza da elite bruzundanga: "ignorante, cobiçosa, cruel, autoritária, golpista e corrupta".
Essa direita brasileira não é e nunca foi democrática. Desde que seus privilégios sejam mantidos, apoiam toda e qualquer trama golpista. Estão mais preocupados com "ideologia de gênero", PEC do estupro, entre outras aberrações que povoa o imaginário dessa gente.
Vocês da Folha de São Paulo também passam pano para bolsonaro.
Verdade. A Folha costuma minimizar ou suavizar os ataques à democracia brasileira. Sempre que a PolÃcia Federal A FIR MA algo de po dre e grave da direita, este jornal usa termos suaves, tais como, suspeita, indÃcios, possibilidade, etc. Nos últimos 20 anos, este jornal nunca se posicionou com veemência contra os ataques ao regime democrático.
População iria a ruas com força se o golpe desse certo.
Por isso que os governos de direita tiram recursos da educação. Para manter o povo ignorante. É mais fácil de manter o espÃrito de bovinos.
Um total de zero pessoas surpreendidas. A direita representa a Casa Grande. O que esperar de um bando de sinhozinhos escravistas senão o pior da humanidade?
Boas premissas. Pena que o jornal não chega em uma conclusão fundamental: o Mercado, a quem representa e defende, não está nem aà para a democracia. Eles não tem nenhuma preocupação em viver em um regime de excessão, desde que isso não atrapalhe seus lucros.
Se viver num regime de exceção já é perverso , imaginem num regime de excessão!!
Na verdade é pior. Regimes autoritários sempre favorecem os ricos e privilegiados. Eles são parte interessada na tentativa de golpe.
Gritaria da esquerda não alcança sucesso na sociedade. Bolsonaro caminha pelas ruas, enquanto o escolhido pelas urnas eletrônica...
Eu só me recordo dele passeando em Miami. Acho que estava procurando uma joalheria para vender muambas. Também me lembro dele oferecendo cloroquina nos jardins do palácio do alvorada às estimadas emas. Mas elas se recusaram. Ainda bem que tem minguado por aqui a turma dos defensores da Coisa.
Não é bem o que aconteceu na última viagem que ele fez de avião...
Já viu alguma vez algum filme sobre gente torturada e assassinada em sofrimento e agonia? Deve ter visto. Talvez não se importe. Tem gente assim no mundo.
O fato de um cidadão desse caminhar pelas ruas é um sintoma evidente de que estamos com sérios problemas
Caminha pelas ruas por pouco tempo. Será trancafiado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Silêncio da direita sobre trama golpista remete a alerta para retrocesso democrático Voltar
Comente este texto