Marcos de Vasconcellos > Governo mistura alhos e bugalhos para criar guerra de narrativa sobre corte de gastos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Manoel Marcilio Sanches

    Sem considerar a confusão causada pelo anúncio do IR, a reação negativa ao pacote é prematura. O congresso ainda vai analisar e muita coisa pode ficar mais clara. Tanto a pior quanto a melhor.

    Responda
  2. paulo brondi

    O assessor de investimentos travestido de articulista parece nos querer fazer troça.

    Responda
  3. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Circo e pão: o 'circo' é essa narrativa simplista e infantil sobre o mercado financeiro, enquanto o 'pão' são os gastos eleitoreiros que garantem apoio imediato. Ambos servem para distrair e alimentar a população, enquanto questões estruturais e de longo prazo ficam de lado. Uma tática tão antiga quanto eficaz.

    Responda
  4. José Cardoso

    Não achei ruim a proposta de taxar ganhos acima de 50 mil. A princípio, a comunicação foi péssima. Mas por outro lado, a aprovação desse tipo de medida é sempre muito difícil, vide proposta de taxação de dividendos do governo anterior, que acabou engavetada pelo congresso.

    Responda
  5. NACIB HETTI

    Lula sabe que precisa da Faria Lima, mas precisa jogar para a plateia.

    Responda
  6. Fernando Alves

    Faz-se assim: o governo corta todos os subsídios e benefícios dos ricos e aplica leis de compliance internacionais para os 'rentistas' da Faria Lima. Um lado vai quebrar, e não vai ser o governo.

    Responda
  7. jose prado

    1,7 trilhões em 10 Anos! Então, são vários os autores e não só esse último! Quer dizer, vão de Mantega a Paulo Guedes! Cortar SM pode ! Taxar dividendos e cortar incentivos e isenções não? Catar batatas, sô!

    Responda
  8. jose prado

    1,7 trilhões em 10 Anos! Então, são carios is autores e não só esse último! Qyer dizer, vão de Mantega a Paulo Guedes! Cortar SM pode ! Taxar dicidendis e xortar incentivos e isenções não? Catar batatas, sô!

    Responda
  9. jose prado

    Qqer que fosse o pacote esse seria dito insuficiente! Não queira nos fazer crer que o mercado é xonoisto por querubins!

    Responda
  10. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

    tadinha da faria lima, sempre tão injustiçada! para eles o ideal seria anunciar o corte de gastos separado da taxação dos ricos, pois assim seria possível aprovar o primeiro e barrar o segundo, como de costume

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Lula segue a cartilha; indicou mais um banqueiro para o BC.

  11. EDERSON FERNANDES DA SILVA

    Faltou complementar o artigo informando que a taxa selic, q hj se encontra nas alturas, é definida pelo Banco Central que tem "autonomia", através de seu presidente que vai às urnas no período eleitoral, devidamente vestido com sua camisa da seleção brasileira

    Responda
  12. Marcos Gandelsman

    Se reduzir a selic em um ponto a economia para os cofres bublicos seria de algo como 30 bilhões

    Responda
  13. Marcos Gandelsman

    E os 700 bilhões do serviço da divida publica? Ninguém fala nada?

    Responda
  14. Marcos Gandelsman

    Hoje, se reduzir a taxa em 1%, resulta em uma economia imediata de algo como 30 bilhões. Tá aí a compensação pela isenção do IR para 5000 reais.

    Responda
  15. João Leite Leite

    Precisa de cortes de gastos no governo. É o governo que gasta demais. O ministro Haddad tem que ter coragem de dizer ao governo que quem esta gastando demais são os políticos e tem que cortar esses gastos desnecessário na política para poder investir em aumento no salario dos trabalhadores e reduzindo a carga tributária no lombo dos trabalhadores. Tem muito desperdício na política que é preciso alguém de coragem para enfrentar a resistência do governo e fazer os cortes onde está gastando demais.

    Responda
  16. vitor da Silva

    Esses credores cobram juros de agiota , tentam mandar na política fiscal e querem que o governo abaixe a cabeça. Que fazer ?

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Lula já fez. Indicou mais um banqueiro para o BC.

  17. DERLAN TROMBETTA

    Artigo sem fundamentação crítica. Típico de serviçal de especuladores.

    Responda
  18. Dalton Matzenbacher Chicon

    Perfeito.

    Responda
  19. antonio brito

    "Fazer anúncios em dia diferentes" esse esquema de enrolar tudo , como disse , é infantil. Foi bolado por marketeiro. Para faturar eleitoralmente , o Hadad teria que anunciar, depois de conversar com parlamentares , um plano de austeridade de cortes nos gastos. Na semana seguinte o L3 viria a público com ... mas, no ano de eleições teremos um alívio no I.R da classe média. A ignorância é um recurso abundante e caro.

    Responda
  20. Laurenio Sombra

    Nada como uma opinião isenta. E com direito a confundir "PT" com "governo". Tudo em nome do bem comum.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não há, no texto, essa confusão apontada por você. Há, quando conveniente, nas ideias do pt.

  21. PEDRO EDSON CONSTANTINO CORRALE

    Desde quando taxar com Imposto de Renda quem ganha 50 mil por mês ou 600 mil por ano significa atacar investidores/rentistas e a Faria Lima? Desde quando isentar milhões de brasileiros que ganham até 5mil por mês é um ataque à elite econômica? Ah, sim, desde que a elite econômica não queira pôr a mão no bolso, não é? A elite econômica quer manter 547bi de isenções, não ser tributada e cortar Bolsa Família e benefícios sociais. O Lula está certo, para isso foi eleito pelo povo.

    Responda
    1. José Bueno

      Ah, Dalton, você näo quer é inserção do pobre no orçamento. O programa da equipe do Presidente Lula é sério, técnico e responsável.

    2. José Bueno

      Falou tudo,Pedro. O Presidente Lula edtá certíssimo.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Desde quando não parar de gastar mais do que arrecada é capaz de produzir equilíbrio orçamentário e segurança econômica ?

    4. Carlos Figueiredo

      Se não quer entender, não entenda. E depois sofra as consequências. Sim, você.

  22. Rodrigo Andrade

    Não tem coisa melhor pros “rentistas” do que governos de esquerda

    Responda
    1. vitor da Silva

      Mas estão se dando muuito bem com este BC de camisa amarela, não?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sempre.

  23. Márcio Marques Alves

    O futuro presidente do Banco Central disse recentemente que se queixar do mercado é o mesmo que um marujo que reclama dos solavancos do mar. Interessante que o governo mesmo, só reclama. O anúncio na mexida sobre a tributação da renda, pareceu bem um tipo de acinte, típico do comportamento de escorpianos. Nesse caso, o traço de personalidade zodiacal do presidente, parece ser importante para o mercado entender com quem está lidando.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.