Mercado > Governo não entregou solidez fiscal, e investidor está desistindo do Brasil, diz Marcos Lisboa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 5 Próximas
Onde estão os jornalistas comentando que o L. não está gritando com o GalÃpolo pelos juros que vão subir mais ainda para conter a inflação? Cadê? Era tudo mentirinha...pode subir os juros sim...
Vergonhosa a postura da imprensa mainstream. Enganam as pessoas que consomem informação distorcida e parcial. A verdade é que mais de 47% do nosso orçamento vai para o pagamento de juros sobre juros. Sobre isto, nenhuma linha ou nenhum segundo na mÃdia.
A folha, tendenciosa como sempre, só ouviu economistas que são contra as medidas do governo. Os que são a favor, não tem voz neste tabloide. Haddad e Lula lutam contra as elites, a midia golpista, congresso de direita e que só privilegia agro, grandes empresas, fiesp e outras porcarias iguais. Dizer q os investidores desistiram do Brasil é ser arrogante além de grande mentiroso. Contra tudo e contra todos, o paÃs se recupera de um governo anterior catastrófico, só não vê quem não quer.
Claro, é um chute, uma ilação. Os investidores estão indo embora. Quem? Quais bancos estão desistindo? Fatos inventados não são fatos.
Economia crescendo, PIB em alta, desemprego nos nÃveis mais baixos da história, quem vai acreditar nesse bolsonarista. Tem também a irresponsabilidade do jornal tentando inflamar a extrema direita. Fatos desmentem, não se sustenta esse monte de mentiras proferida pelo comentarista.
Quer privilégio , vem para a marinha Hadadd.
A economia está ficando difÃcil e aà da temos mais 2 anos de governo . Está sendo reprovado
O gado pira, não entende nada de economia, mas torce contra sempre contra. Enquanto isso a turma que vcs elegeram está lá no Congresso discutindo PEC do aborto e defendendo anistia pra terrorista.
pelo resultado das eleições municipais sim, reprovado e muito!
Reprovado por quem, cara pálida? Pelo povão é que não, nem pelas multinacionais estrangeiras que estão investindo muito no paÃs, 8a economia mundial, PIB de 1o mundo, desemprego em percentual baixo histórico e desigualdade social cada vez menor. Economistas ligados a bancos são tendenciosos, vulgos farialimers.
Análise e previsão tendenciosa. Bolsonarista até a medula.
É possÃvel confiar nesses economistas? Por que são ouvidos? Suas empresas têm benefÃcios estatais?
A folha, globo e outras empresas do ramo, são beneficiadas com isenção fiscal em milhões de reais, claro que vão boicotar qquer ação do governo que possa tirar-lhe as tetas em que mamam há tempos.
Estou impressionado com esse cara. Será que ele poderia me dizer os números da próxima mega sena?
Para os economistas da FL e seus aceclas fãs do Paulo Guedes o ideal é cortar benefÃcios sociais e privatizar o patrimônio do povo. Estes caras só estão preocupados em garantir o lucro do capital especulativo, seus clientes.
Mais um barnabé do serviço público.
Investidor ou especuladores inescrupulososI
Não é o que o governo quer, é o que o Lula quer, tem muita diferença. O presidente é o eterno sindicalista do paÃs, e só pensa no grupo, não no paÃs inteiro. Haddad tem boas intenções, mas foi combinado que ficaria nisso, não fosse isso, teria a escolha de um economista ou politico premium com carta branca. Não, ele ainda não quer o Brasil para frente apesar do tempo se esgotando.
Elisabete, vc pode melhorar seu comentário? Tá difÃcil entender o que vc quis dizer.
Comentário sem noção e sem refletir a realidade. Procure se informar melhor, antes de falar coisas que não conhece.
Pro mercado, quanto mais o pobre se ferrar mais ele ganha com o rentismo do juros alto, pior que tem o pobre de direita que ainda defende eles, ou seja: pimenta no do pobre e lucro pra eles.
Rodrigo nem sabe o que inflação, deves ser da geração nutella, do real, estudou economia no Mackenzie ou puc, rssss
O que mais ferra um pobre é inflação, é uma pena que vocês não foram nem na primeira aula de economia
Noutras palavras: o mercado financeiro é autoritário, arrogante, se vê como o centro do paÃs e a fonte das decisões, quando a fonte das decisões deve ser o conjunto dos cidadãos. Os trabalhadores, os que criam riqueza. Lisboa aponta problemas reais e passÃveis de correção. Mas está implÃcita certa obediência ao mercado que não tem mais cabimento. Devia se solidarizar com Haddad e criticá-lo menos.
Como é que se podia ter um pacote pensado e anunciado serenamente, segundo pede o entrevistado, se a pressão do mercado financeiro é da própria imprensa foi intensa, incessante, neurótica mesmo? Foi como se o governo não tivesse o direito de decidir e devesse cumprir o que os investidores e especuladores exigiam que fizesse.
Investidores ou herdeiros aplicadores?
A irresponsabilidade do sr Lisboa beira a má-fé... O Brasil recebeu US$ 32,2 bilhões em investimento estrangeiro direto (IED) no primeiro semestre de 2024, 2,8% a menos do que nos mesmos meses do anterior. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi o segundo maior valor aplicado no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos
Este marcos lisboa representa as elites, a escola do pauloguedes, crush da folha. Não vi a folha ser tão pessimista e dar voz a tantos economistas qdo o coiso governava o paÃs, criticava-o sim, mas na área econômica era totalmente a favor do rentista e anti povo, pauloguedes, banqueiro do BTG Pactual.
Isso mesmo ia comentar agora. O Marcos Lisboa ou está mal informado ou tem má fé. Os investinento estrangeiros no Brasil continuam fortes.
Os especuladores estão desistindo do Brasil, investidores não.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Análise tosca e própria de economistas que vêem na miséria nacional a solução de todos os males. O investidor estrangeiro sempre aposta em uma nação alquebrada, com mão de obra barata e subserviente. É sempre assim. Temos de rezar a cartilha deles e achar legal, plausÃvel e sustentável. Economia dos gastos públicos, segundo eles, é retirar do trabalhor o pouco que lhes resta. Esses especuladores da bolsa me causam asco.
Não há mais nada de perverso e contra o ganho do trabalhador, do que a inflação. O trabalhador de verdade está sendo lesado por polÃticas equivocadas, como o assistencialismo generalizado, que gera inflação e e a conta é paga por quem verdadeiramente trabalha. É preciso acordar para essa realidade.
Leiam o último capÃtulo do livro: "A Sociedade Ingovernável" que vocês vão entender o que está acontecendo no mundo liberal e neoliberal. É a construção do que eu chamaria de "Um mundo para poucos". É a raiz do aumento da Desigualdade! Tenho uma amiga que diz: "Subdesenvolvimento é projeto de longo prazo." Com as redes sociais ficou mais fácil e rápido de propagar as ideias neoliberais. Manipular a mente das pessoas. Uma mentira dita uma vez é só uma mentira. Mas várias, vira verdade!
respondi duas vezes e fui censurada, acho que a folha não quer que saibamos como somos extorquidos. Veja o ICL noticias 2 do dia 29/11, é revoltante a cara de pau do mercado
rapaaaaz, o santo celular baixa na cabeça dos pobres de direita, que não tem nada que tu mostras, que eles aceitam, tem sempre o contraponto ou acusação do atual governo; dá pena deles e do resto, que pagaremos igualmente a conta.O livro do professor joão cezar de castro rocha, também elucida muito; já comprei mas ainda não li, vou acrescentar esse seu na minha lista de desejo, o podcast que o professor foi falar sobre o livro, acho que é muito mais profundo. Veja i ICL noticia 2 de 29/11.
"O governo não entregou solidez fiscal a longo prazo." O Governo tem 2 anos! Propôs e conseguiu aprovação de uma nova Regra Fiscal praticável no lugar de outra (Teto de Gastos) que era impraticável, até mesmo por ultraliberais. Ministro da Fazendo aponta contenção de 70 bi em 2 anos; 350 bi até 2030. O que economistas como esse querem não é equilÃbrio e previsibilidade, é austeridade pura e simples, perenemente. Se é assim, que se eleja um governo de Direita.
Mas é isso, Renato. Eles querem que o governo faça um ajuste às custas do crescimento e do emprego. Aà ele perde em 2026, entra o que eles querem e eles passam a vender "pibinho" como a melhor coisa do mundo.
Não vão eleger! Desde o desastre do FHC e o fracasso neoliberal eles não elegem ninguém. Quem tem juÃzo sabe muito bem que o mercado financeiro é pura ideologia e especulação, fazem esses terrorismo cambial por pura ganância, basta olhar para os indicadores de investimentos e empregos nos últimos anos.
A Folha e seus analistas convidados usam o termo 'mercado' no lugar de 'mercado financeiro', diga-se de passagem, o setor financceiro participa muito pouco no pib. A economia real, que é a maior parte do mercado não concorda com os prosélitos do mercado financeiro. É jogo de enganação essas análises amedrontadoras .
O jogo especulativo que a Folha e demais órgão de imprensa patrocinam é porque começaram a ser taxados. Todos esses analistas são sacerdotes do mercado financeiro, ganharam muito, mas muito dinheiro nesse jogo especulativo. Eles erraram fortemente sobre os indicadores do governo lula, começando com o mais absurdo, erraram a projeção do pib em quase 400 por cento no inÃcio do governo, mantiveram vários messes esse erro e erraram depois de fechado o ano. Erraram, também no segundo ano. Quer mais?
Eles querem o caos. Nos 70 anos da morte do getulio, algumas mÃdias alternativas fizeram especial e um deles da TVC levou o neto do getulio, a carta foi lida. Parece que os extremistas querem levar todos os governos que pensam no povo, para o mesmo fim.
O que dá prazer de ler são os comentários. Tirando meia dúzia de pobres de direita, alguns poucos que decoram a cartilha neoliberal e os bolsonaristas o resto dos leitores não são enganados por esses lobistas. A gente percebe que a maioria dos brasileiros é gente boa.
Aguardo seu comentário por aqui quando sair o ranking dos PIBs de 2024
A posição da economia no mundo é uma simples questão de câmbio. Vou te dar um exemplo simples, em 2023, fechamos em 9o lugar, com PIB de $2,13 tri, que corresponderam a R$10,33 tri (câmbio de R$4,85). Imagina que cresceremos esse ano 4% e que o PIB, em Reais, atinja R$10,74 tri. Agora divida por um câmbio de R$6,00 e chegará a um PIB de $1,79 tri. Pra sua referência, o PIB do México em 2013 foi de $1,81 tri, na 12a posição. E aÃ, o que vocês vão falar?
Prezado Rodrigo, você tem toda razão. Somos um povo privilegiado, pois tivemos a prevalência de governo pelo partido dos trabalhadores neste século. O perÃodo que o governo esteve com a direita foi um arraso total. Não precisamos citar números, basta lembrar que caÃmos para a décima terceira posição na economia no planeta, mas, em menos de 2 anos, já retornamos à oitava. A população percebeu que o retrocesso à direita foi de uma bur rice gigante e o paÃs quase parou.
É gente boa e que entende zero de economia. Vamos lembrar que o PT governou o Brasil em 16 dos últimos 22 anos e pode chegar a 22 em 28. Entregou o quê além da criação do "nós contra eles", do desperdÃcio da melhor conjuntura mundial e a maior recessão em 100 anos? O fato de sermos hoje um paÃs igual ou pior que em 2002 é culpa de todo mundo, menos do PT?!
Marcos Lidboa corresponde às expectativas neoliberais da Folha. O problema é ele ser economista, conservador e pró mercado. Daà a opinião dele só pode ser essa mesma. Enquanto isso, emprego em alta, renda do trabalhador em alta. Já o dólar é a bolsa satisfazem os investidores e dançam conforme a vontade dos especuladores, cujo maior deles é Campos Neto que não mexeu um dedo para regular o câmbio.
Enquanto isso parte da mÃdia, que não vou citar porque sou fino, Folha e Estadão, se rasgam de elogios para a Argentina de Milei, só que lá a inflação caiu porque ninguém tem mais dinheiro pra gastar, o povo está literalmente passando fome mas , para o mercado e seus fan boys, isto é apenas um detalhe.
Reportagem confusa; um tenho uma sugestão a folha, a folha escolheria 5 economista e mandaria uma única questão : se você fosse presidente da república como seria seu pacote e daria o prazo de uma semana para eles responderem , para depois fazer juÃzo de valor. Do jeito que está parecer conversa de blogueiro.
Rauland, sugiro outra coisa. 5 economistas, mas com orientações polÃticas distintas entre eles.
O menor Ãndice de desemprego da História ! Aumento do grau de investimento por agências de investimento estrangeiras, sem falar nos investimentos bilionários da China. Quais são os números da era Paulo Guedes ? Pois é...
Desistindo do rabo dele, porque de uma economia de 200 milhões de pessoas nenhum investidor inteligente vai desistir. Pura retórica do setor que não produz um centavo nesse paÃs e ou vive de subsÃdios ou de ciranda financeira.
Mercado, Forças Armadas, Congresso. Abra o olho, Lula ! Dilma caiu por questões de contabilidade. Enquanto isso, nem gol pe de Estado colocam o inelegÃvel sequer como réu. Os sinais estão sendo dados.
Investidor fugindo significa dólar dólar encarecendo, inflação aumentando, e o Agro lucrando ainda mais com as exportações. Isso gerará pressão por mais pastos e lavouras, e mais desmate e queimadas. Ninguém pensa nisso, mas se o dólar não baixar, preparem-se para sofrer mais meses de fumaça, tristeza e estresse psÃquico no próximo ano...
Marcos Coimbra está apenas ampliando o discurso do mercado bolsonarista. Ele mais que ninguém sabe que Haddad tem sido honesto e está tentando ser o mais correto possÃvel. Sabe também que cortar gastos é uma discussão difÃcil para qualquer governo, porque interfere em interesses. E mais, a direita só quer que corte dos mais pobres, o que Lula tenta segurar. Portanto o entrevistado está sendo hipócrita ao se pronunciar desta maneira.
O Brasil do L3 , é um pato manco.Quem vai investir aqui , nesta bagunça econômica?
Aliás, o Governo deveria mudar sua bandeira vermelha, substituindo a estrela branca por um pato preto
É impressionante como a imprensa corporativa, em geral, e esta Folha, em particular, ignoram solenemente o debate sobre o sistema da dÃvida pública do ponto de vista de uma especialista no assunto, Maria Lúcia Fatorelli, que aponta as distorções desse sistema e o quanto é deletéria para o orçamento público. Só são entrevistados aqueles "especialistas" do mercado, que falam as mesmas coisas, desde que não descortinem os interesses do mercado financeiro e a sangria que causam ao paÃs.
Por curiosidade dei uma pesquisada para saber quem é a Fatorelli. Encontrei uma série de matérias que partem para teorias conspiratórias acerco do mercado financeiro. Eis o motivo por que um jornal sério tem razão em ignorar. No mais, será que você leu a matéria? O Lisboa sugere atacar os privilegiados do sistema tributário que existem fartamente. Do governo nada sobre isto. Ele protege os privilegiados. Quer encher os bolsos deles e, ao mesmo tempo, dar migalhas aos pobres. Sai caro.
esses arautos do apocalipse deveriam vir para santa catarina e conferir como aqui se trabalha e não ficar ai chorando
O governo Lula fez grandes investimentos em SC, mesmo com o governador nem recebendo-o. Já o inominável, tão bem votado no estado, zero de investimento. Vai entender, aliás não a toa quase 30 prefeitos presos por corrupção. Eita povo sem noção...
E banhar no esgoto atlântico.
Vai pra balneário Camboriú a maior lavanderia do Brasil.
Sei não, conheço uns "barriga verde" que....
Os comentários a essa entrevista são desesperadores. Em sua maioria, ataques pessoais a um dos maiores intelectuais do paÃs, incluindo acusações de que ele está recebendo para falar isso. É claro que é impossÃvel esse paÃs dar certo. As pessoas não enxergam a verdade nem quando ela é esfregada na cara delas. O entrevistado tem razão, há um erro de diagnóstico: nas pessoas e no governo eleito. Tempos sombrios.
O Marcos Lisboa é um pesquisador respeitável, e sempre foi um cara muito honesto quanto as suas posições, nunca tentou enganar ninguém. Agora, falar que é um dos maiores intelectuais do paÃs é um pouco de exagero. Existem vários economistas, que esse jornal inclusive se recusa a ouvir, com mais citações, mais trabalhos de impacto, mais publicações...Isso falando de economistas, não vamos falar de produção intelectual no geral.
em santa catarina o paÃs vai de vento em popa . supermercados inaugurando uma loja nova a cada duas semanas, centenas de prédios novos sendo construÃdos no litoral , o agronegócio exportando a pleno vapor . .
Lamentável que um economista do porte de Marcos Lisboa venha à Folha para defender interesses de investidores externos, na verdade especuladores, exatamente no momento em que a economia brasileira atravessa um dos seus melhores momentos. Estou aposentado e não me preocupo com o futuro da Previdência, que vai muito bem obrigado com o pleno emprego que estamos vivendo. Interessa-nos o presente, e não o lucro dos especuladores no longo prazo, quando estaremos todos mortos, ensinou Lord Keynes.
O Lisboa está preocupado com o custo do dinheiro, do qual o governo demanda muito. Pode fazer o que quiser, precisa comprador para os tÃtulos do governo. Desde o plano real acabou a magia de imprimir dinheiro financiado pela inflação. Os investidores "externos", na maioria, são grandes instituições brasileiras que atuam mundialmente, onde ganhar mais. O Brasil instável com perspectivas incertas, eleva o preço do dinheiro. Não há magia neste negócio.
O nivel de desespero da Folha da Faria Lima, cujos interesses vão na contra-mão do que o povo realmente precisa, é a medida do acerto do governo em sua politica econômica.
Não é possÃvel uma conclusão destas...viajou e muito
Investidores, leia-se especuladores, estão indo embora. Ótimo! A Folha, a Faria Lima e o BC de Campos Netto, seguem inconformados. Pode comemorar, que o Haddad acertou na mosca.
Investidor fugindo significa dólar dólar encarecendo, inflação aumentando, e o Agro lucrando ainda mais com as exportações. Isso gerará pressão por mais pastos e lavouras, e mais desmate e queimadas. Você pensou nisso?
É por aqui que se vê o jornal fazendo polÃtica... escolheu um rentista pra opinar, um especulador... tudo cartas marcadas. E a cereja do bolo é dizer que é difÃcil taxar pessoas ricas - e taxar o pobre é facil por isso arranca tudo dele. Que piada, que piada, acha que todo mundo é não sabe. Este jornal falava e fazia a mesma coisa no Lula 1 e no Lula 2 e quebraram a cara. Enquanto linha editorial, a Folha não faz análise, faz partidarismo a favor dos rentistas que pagam publicidade.
É por aqui que se vê o jornal fazendo polÃtica... escolheu um rentista pra opinar, um especulador... tudo cartas marcadas. E a cereja do bolo é dizer que é difÃcil taxar pessoas ricas - e taxar o pobre é facil por isso arranca tudo dele. Que piada, que piada, acha que todo mundo é trouxa. Mas quem se lembra este jornal fazia a mesma coisa no Lula 1 e no Lula 2 e quebraram a cara. Enquanto linha editorial, este jotnal não faz análise, faz partidarismo a favor dos rentistas que pagam publicidade.
Sem rombo fiscal, a quanto estaria o crescimento da economia? Meio por cento? Zero?A quanto estaria o nÃvel de emprego? Estagnado? Quanto tempo dá pra segurar esse rombo? Pouco tempo. E os juros? Vai ter q subir, do contrário a inflação dispara. E se disparar? Acaba o governo. Triste e previsÃvel fim.
Se houvesse austeridade haveria recessão econômica e aumento do desemprego. Mas com os ajustes propostos agora - e outros ainda por vir - a situação fiscal vai melhorando. A inflação não está alta mesmo, e os juros - que só subiram pra beneficiar os camisa amarela amigos do BC - vão ter que cair!
O investidor externo quer ganhar dinheiro fácil, se fomentássemos mais investimentos internos, aumentássemos a renda na base da pirâmide social e implementássemos a educação financeira nas escolas e na sociedade, não estarÃamos tão reféns desse tipo de investidor especulativo.
Gzuis!
O assunto tem que ser os golpistas. A economia a gente vê depois
Ou seja, é a volta da Dilma. 2026, a qualquer custo, depois fazemos o que for possÃvel. Já vimos esse discurso. PS. Censor/censura, como deve ser interessante vosso trabalho. Beijos!
Será que o estrangeiro sente-se seguro ao cogitar investir no Brasil? Temos segurança na polÃtica financeira vigente? E a segurança jurÃdica? Na verdade o mercado é regulado, exceto nas exorbitantes taxas de juros aos tomadores de empréstimos em geral, do consignado aos créditos comerciais e industriais. Aos investidores o Brasil econômico poderia dar plenas garantias, pois ninguém gosta de perder dinheiro. Já tivemos até confisco de ativos financeiros, no inÃcio do Governo Collor em 1990.
Quando o paÃs está perto de virar grau de investimento, o investidor especulativo realiza lucros e vai para um paÃs mais instável, porque paÃs estável é muito ruim de especular. Adeus especuladores, não voltem!
Matheus você não lê o suficiente. Caso contrário saberia que no mês passado a Moody's elevou o grau do Brasil para Ba1 (o grau que antecede ao de investimento).
Vc entende tudo que lê. O caminho atual não é em direção ao grau de investimento.
Nessas horas a Folha revela que é de extrema direita, defendendo o desvio de grana da educação para pagar a maior taxa de juros do mundo aos banqueiros. Isso é discurso de ódio contra os pobres.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Governo não entregou solidez fiscal, e investidor está desistindo do Brasil, diz Marcos Lisboa Voltar
Comente este texto