Dora Kramer > Puro suco de Lula Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Rai Giovanni

    A mesma meia dúzia de militante batendo ponto querendo gerir a pauta do jornal e a opinião dos jornalistas. Não discutem com o argumento, apena criticam... Soa como se tivessem discutindo num grupo de amigos onde só vale a opinião que agrada ao grupinho.

    Responda
    1. JOAO PAULO ROCHA TONELLA

      Eles seguem a democracia relativa do Lula.

    2. JOAO PAULO ROCHA TONELLA

      Verdade. É a democracia para eles. Se pensar diferente, o papo de liberdade some em um piscar de olhos. Será que apenas os bolsonaristas são extremistas?

  2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Dora, vc poderia, por favor, dar sua opinião sobre a desoneração da folha, sobre a taxação de grandes fortunas, sobre os super salários da elite do funcionalismo e sobre os privilégios das forças armadas? Gostaria de saber sua opinião sobre isso. Sem querer abusar da pauta, poderia ser na próxima coluna?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, a delicadeza! Até dizem que é atributo mais comum ao gênero feminino; de todo modo, acho uma riqueza humana, da qual às vezes fico pobre. Perspicácia, quando junta, tomém é ótemo! Hahahahah!

  3. Alexandre Marcos Pereira

    Carlos, grato pelo comentário. A autossuficiência de Lula, muitas vezes confundida com teimosia, foi o motor de suas vitórias, mas também o pano de fundo de suas crises. Para cada decisão que tomou sem titubear, há um de divergências e inquietações que ele próprio enfrentou com uma mistura de pragmatismo e intuição. Nos dias atuais, essa confiança ressurge em novos cenários. Lula governa em um país polarizado, onde a habilidade de dialogar com opostos é tão necessária quanto arriscada.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Uai, dona Dora, assim como vosmecê é "puro patê de folha". E, deixa estar, entre molusco e celulose, a preferência (e torcida) nacional não será pela última: Insossa, commoditária e não alimenta senão fungos. Vão que vão.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, prezado, você não notou, mas há um argumento: Dona Dora é patê de folha. Fique à vontade para desqualificar a proposição, mas vai ser difícil.

    2. antonio brito

      Apelou hhem. Discuta as ideias e não desqualifique o autor.

  5. Tadêu Santos

    A GANÂNCIA PELA PERPETUAÇÃO NO PODER ENFRAQUECE O LULA 3, o eterno candidato petista que nunca investiu no surgimento de novas lideranças políticas de esquerda neste país. Sua caricatura populista impopular está se configurando a cada dia que passa...seus discursos não agradam a grande maioria, parecendo ainda estar em campnha eleitoral... qdo pega um microfone sem fio, deixa de ser o estadista que conquistou com garra uma brilhante trajetória política local e global...

    Responda
  6. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    A esquerda brasileira, não possui hoje, sucessores viáveis para Lula. Após o desastre do governo Bolsonaro, Lula se elegeu com uma diferença mínima; dito isto, se o governo Lula continuar neste ritmo, não há duvida, perderá a próxima eleição; Lula não compreende que o mundo mudou, vive uma fase protecionista e pós pandêmica, a inflação não será novamente controlada, como outrora fora, por uma balança comercial positiva. Não adianta otimismo; o barco afundará se nada for feito.

    Responda
  7. MARCIO Gionco

    Vai ser ejetado na eleição, e será muito merecido.

    Responda
  8. Antônio João da da Silva

    95 por cento dos donos da mídia brasileira são políticos profissionais de direita, ou de extrema direita, veja na Internet "Donos da Midia". Quando o governo iniciou o processo de taxar fundos exclusivos, retirar isenções fiscais, taxar os super-ricos formou-se uma difamação constante do governo lula. A imprensa cerrou fileira em apontar consequências negativas, mas futuras, já que os fundamentos e os índicadores econômicos alcançadsão sólidos. Tais analistas erraram grosseiramente sobre os índi

    Responda
  9. Mauro Machado Gonzaga

    Essa coisa de gente da direita comentar coisas de gente da esquerda nunca deu certo.

    Responda
  10. neli faria

    Perfeita análise Dora. E a gadaiada vermelha, à míngua de não saber defender o boiadeiro, ataca o mensageiro. Há milênios se disse a frase ne nuntium necare ,mirando na boiada de hoje.

    Responda
    1. antonio brito

      Concordo, depois você traduz o latim

  11. LORENA PARDELHAS

    Li , confesso, só a chamada ou topo da matéria. E basta. É muito mais um desejo da jornalista do que um fato. Aliás, hoje particularmente o jornal está difícil de engolir. Haddad presidente!

    Responda
  12. fernando borja

    A economia americana era dirigida por economistas em 2008.Olha a merda que deu!

    Responda
  13. Elisabete S

    Como se chama a situação em que se usa o pobre POLITICAMENTE para chamar de seu e na verdade está prejudicando e o usando só para enriquecer o ¨resto¨?

    Responda
  14. Dinalva Rosa Maurício

    Verdade, D.Dória. A Senhora é quem tem jeito. Jeito de só criticar o governo, seja lá o que ele fizer. Nada presta. A propósito, desde quando a Senhora entende de Economia?! A Folha continua a fazer um jornalismo raso e digno de um legítimo defensor dos "faria limers".

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uai, Dinalva, prezada, nem precisava corrigir: atirou no que viu, acertou naquilo que não viu. Mas que tava com a Únda na janela. Hahahahah!

    2. Dinalva Rosa Maurício

      Retificando: D. Dora.

  15. Cristiano Penteado

    Continue priorizando os pobres e não o mercado, Presidente Lula. Aguente firme !

    Responda
  16. Alberto A Neto

    Há uma clássica frase para definir a situação do ministro Haddad, que se presta a quaisquer idiossincrasias de Lula, sendo a mais emblemática delas usar máscara de Lula-preso, em 2018. A frase é de Vitorino Freire, o soba do Maranhão: "Hora de vaca não conhecer bezerro!".

    Responda
  17. marcos fernando dauner

    Haddad deveria criar coragem e cair fora enquanto ainda for tempo . para ministro da economia - Janja ; para ministra do planejamento, Gleise .

    Responda
    1. Romero Lima

      Ambos estão na fritura.

    2. neli faria

      O lula jogou Haddad na fogueira.

    3. JOAO LUIS MENDES

      Já que você, Duaner, não disse nada seria melhor ter ficado calado.

    4. Vinicius Branco

      Não seria o contrário?

  18. José Tadeu Saraiva

    Cotação do dólar R$6,00, recorde histórico desde a implantação do Real a mais de 30 anos atrás! Mas o povo brasileiro aprendeu e não vai deixar que aquela terrível hiperinflação volte a nos assolar. Esse atual governo até aqui é perdulário. E como é possível querer sanear as contas públicas tendo quase 40 ministérios? e esse é só um pequeno exemplo

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      O governo anterior podia ter menos ministérios, mas era um pior que o outro, em especial o da Saúde, a Damares, o astronauta, o antiministro do Meio Ambiente, farsante de marca, agora em briga com o ex-chefe. Os da Educação, tão péssimos foram sendo trocados um por outro pior até o fim. Relações exteriores, um terror. E o da Defesa foi o que planejou com outros o golpe de estado. Os atuais têm gente muito mais qualificada. Na Saúde, em particular. Não vê só quem faz questão de não ver.

    2. Leonardo Trindade

      Você sabe que o governo anterior teve um déficit de 1 trilhão, né?

    3. Rai Giovanni

      Roberto Marciel Bolsonaro tinha 23 ministérios... De onde vc tirou 39?

    4. JOAO LUIS MENDES

      Zé Tadeu, o que tem a ver o número de Ministérios com gasto. Você lê o que? WhatsApp?

    5. marcos fernando dauner

      ser adepto do imbroxável não coveiro turista motoqueiro, pseudo cristão, que troca de mulher de vez em quando e que tem filhos com várias diferentes não me parece boa ideia .

    6. Vinicius Branco

      É aquela velha história: se ele tinha 39, porque eu não posso ter 40?

    7. ROBERTO MACIEL

      Só pra lembrar ao prezado cara-pálida, o (des)governop Bolsonaro tinha 39 ministérios.

    8. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Foi um enorme erro a população correr de Jair para cair nas barbas desse senhor, que está perdido. Quem está perdido somos nós os pagadores de impostos, a elite do partido esbanja e manda a conta.

  19. Marco Antônio M de Oliveira

    Em tempos de manipulação e redes sociais, Lula precisa perceber - ou admitir - que a forma pode ser mais importante que o conteúdo. O anúncio do aumento da faixa de isenção do IR poderia aguardar um momento mais oportuno, mas a vaidade...

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Dalmo, sabe quando o Lula é retirado na marra? Quando o Bozo for cristão. O Lula foi eleito pelo povo. O povo não tira Lula. Acorda!

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      O idoso está perdido, no primeiro incômodo ou caso pense em mostrar que manda, o congresso vai dar à esquerda um outro daqueles recados que a esquerda atribui a Temer: o vice assume e pronto.

  20. Acacio J K Caldeira

    Excelente artigo. Lula sabotou a candidatura de Haddad em 2018. Tava preso mas se dizia candidato. Liberou a candidatura de Haddad no fim do segundo tempo, sob o argumento de que quanto mais perto do dia da eleição, a liberação provocaria forte emoção e transferiria os votos. Deu no que deu.

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      O Dalmo escolhe um comentário e escreve uma bobagem. Vai assim, comentário a comentário. Em um outro usou etarismo xingando Lula de velho. Agora mostrou-se ignorante dizendo-o perdido... Aguardo o próximo.

    2. JOAO LUIS MENDES

      Acácio, nunca li tanta bobagem junta.

    3. José Antônio

      Ouvi falar que deu no que deu devido a um 6 a 5, mas vou pesquisar para ver se é verdade. Pesquisa Datafolha: Lula, 39%; Bolsonaro, 19%; Marina, 8%; Alckmin, 6%; Ciro, 5%. Alvaro Dias tem 3% e Amoêdo, 2%. Meirelles, Boulos, Daciolo e Vera têm 1% cada. Demais candidatos não atingem 1%. Em 22 do 08 de 2 018.

    4. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Foi um enorme erro a população correr de Jair para cair nas barbas desse senhor, que está perdido. Quem está perdido somos nós os pagadores de impostos, a elite do partido esbanja e manda a conta.

  21. Gustavo von Krüger

    Qual a surpresa? Haddad nunca foi o sucessor. Só um boneco para falar com o mundo da economia real, enquanto destrói a estabilidade da moeda. Esquerda pensa diferente e economia é um trambolho para eles, que operam no assistencialismo e no patrimonialismo. Espere para ver Gleisi Hoffmann, Janja ou alguma coisa do gênero

    Responda
  22. josé SOARES

    Fofocas, fofocas, fofocas.... fofocas puras e diretas da faria lima.

    Responda
  23. josé SOARES

    Fofocas, fofocas, fofocas.... fofocas direto da faria lima.

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Flavio, aí você quer ver o que?

    2. flávio paes

      nada de fofocas, a inflação puxada pelo dólar vem aí bombando. Aí quero ver.

  24. antonio brito

    Correto Dora. Um ponto comum entre Lula e o antecessor. Ambos destroem aliados que podem ser concorrentes. Zé Dirceu - Balbiano e por aí vai. Ambos protegem os filhos. Egocêntricos,

    Responda
    1. antonio brito

      João Mendes. Só alguns exemplos. Quantas vezes o presidente humilhou o Suplicy? Que cargo ele deu para a Ana Moser? O Lulinha nunca ganhou dinheiro na gamecorp? Agora com a Jan Já abandonou o convívio com os filhos e filhas.

    2. JOAO LUIS MENDES

      Brito, que destrói aliados? O Lula? O Lula destruiu o DIrceu? Nossa! Cada uma. O Lula protegeu um filho? Do que você está falando? Essa gente vive em realidade paralela. Só loucs.

    3. Pery Pedro

      De jeito nenhum. Bolso nunca teve ingerencia sobre a economia, como Lula nunca se meteu com Palocci. O Haddad eh fraco ate nisso. E o Bolso nunca teve o monopolio da direita, que sempre foi politeista. Pergunte ao Aecio. Quanto a ter sucessores, o Tarcizio foi resgatado de dentro do governo Dilma para compor um ministerio que o projetoou a governador do terceiro maior pais da America do Sul. Lula eh sombra de mangueira, ja dizia Ciro. Nao cresce nada embaixo.

    4. luis augusto batista couto

      Discordo. O lula não deixa aliados na mão. e o vulgo Bozo mete corda para que os outros cometam ilegalidade (ele comete em segredo) e quando a bomba estoura, ele diz que não tinha nada com isso. ou eu tô mentindo ?

  25. niemeyer franco

    Passou da hora Dora, aposentar ou deixar de trabalhar para os bancos.

    Responda
  26. DANIEL BRANDAO

    Lula e Bolsonaro não aceitam substitutos, e sabotam qualquer um que tenha possibilidade de substituí-los.

    Responda
  27. Joabe Souza

    Quantas vezes essa mesma coluna já foi escrita?

    Responda
  28. Sandra Oliveira

    Dora Cramer sendo Dora Cramer, sempre a favor do mercado, no dia em que o jornalismo se tornar sério neste país, esse tipo de jornalista ficará sem emprego, já que sua conduta é sempre a de lutar pelo mercado, seja esse mercado apoiado por bolsonaros, ou por haddads da vida. O problema é o enorme espaço dado na mídia para esse tipo de profissional meia boca, cuja única intenção é defender o rentismo, o mercado. Longe dessa profissional fazer jornalismo seriamente.

    Responda
    1. Sandra Oliveira

      Vinicius Branco, quem sabe se vc. estudar um pouco de política, história, interpretação de texto e ler mais noticias escritas por essa senhora, vc. compreenda a quem ela defende sempre.

    2. Vinicius Branco

      Acho que vc não entendeu nada. Melhor ler de novo tantas vezes quantas forem necessário até que vc possa interpretar o texto.

  29. Getulio Cunha

    Fora Lula e sua quadrilha

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Tem lugar para os dois.

    2. niemeyer franco

      Calma aí, companheiro. Papuda sendo preparada pra seu mito.

    3. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Oranoslob e Cia já foram

  30. Getulio Cunha

    Está mais claro que nunca. O brasil está a Deus dará, sem comando, sem sintonia e sem futuro. Estão quebrando o pais com uma agenda irresposnável e incompetente. Parabéns aos envolvidos. Único lucro até agora é os bolsos dos paseudos artistas para fazerem campanha.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Pois é. Já virou Venezuela e Argentina e logo vai virar uma Cuba. Que Bolsonaro/Guedes nos salvem.

  31. Hamilton Octavio de Souza

    É totalmente inacreditável a falta de compromisso de Haddad-Lula com o povo: todo mundo sabe que o peso do Estado afunda o País e atinge principalmente os mais pobres; todo mundo sabe que os ralos do dinheiro público estão nas isenções de impostos para inúmeros setores econômicos, para grandes fortunas e grandes proprietários, para os que acumulam e concentram renda e riqueza no mercado financeiro. Na hora de fazer o que é certo, o governo amarela, treme e faz corte no social. O povo não é bobo.

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Hamilton, todo mundo (que le o q vc escreveu) saba que você nada sabe. Lula sem compromissi com o povo? Você comeu o que?

    2. Ricardo Bueno

      Sempre lembrando que quem manda mesmo é o Congresso.

  32. Vinicius Branco

    Doara, sempre se superando. Como é bom ter um analista que vai fundo nas questões políticas, incomodando o governante da vez com apontamentos mordazes, sem cair na tentação de apresentar respostas simplistas a problemas complexos. Não gostam de críticas? Basta rebatê-las ao invés de ofender a articulista com comentários desrespeitosos e sem substância.

    Responda
  33. carlos cardillo

    Bem, a eleição será somente em 2026, mas se a economia piorar já em 2025 com dólar caro pressionando a inflação, acho que nem Lula ou quem ele indicar conseguirá se eleger.

    Responda
  34. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Não adianta fofocas. Lula não vai brigar com Haddad

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Adiantam

  35. TIAGO SILVA

    É amigo...o jornalismo militante de direita no Brasil odeia os pobres e protegem os ricos. Não é a toa que essa porcaria é desigual como nenhum outro... tive que ler no jornal de hoje uma entrevista encomendada com quem tem essa visão elitista que disse a pérola:"é difícil taxar os ricos no Brasil". Agora, então, os pobres que continuem pagando IR eternamente...

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Pelo jeito, o Tiago nunca vai à feira ou ao supermercado. Se vai, deve ter tanto que nem nota a diferença.

    2. TIAGO SILVA

      É só você olhar os dados sobre alimentação melhoraram significativamente, não seja ignorante. Certamente, ser contra a isenção do IR até 5mil e a favor da isenção dos ricos, que faturam mais de 600 mil, ou é ignorância ou uma fanático ideológico: um antipatriota das 72horas...

    3. Getulio Cunha

      O velho jargão do pobre e etc. Pobre como a diz mortadela Lima, gosta de coisa boa, gosta de comer bem. E eles ja entenderam que com essa quadrilha no poder, nem picanha e nem ovo frito

  36. Jose Roberto X de Oliveira

    Deixa eu ver, o BPC é pago para pessoa com deficiência e idoso que não contribuiu para a previdência social isso que esse pessoa sem noção chama de Estado gastão ái fico me perguntando o sujeito não vai ficar idoso? Todos os pobres e remediados de classe media chegararão a ficar ricos como primo rico diz se empreender rsrsr? Esse bpc aumenta pq a pessoa não paga previdência social e os idosos vão explodir daqui a pouco sem falar nas doenças e acidentes. Banqueiros sustenta povão doente, sério?

    Responda
    1. antonio brito

      Errado. Quem sustenta o BPC de quem nunca pagou o INSS é o contribuinte. Um aposentado que sobreviveu com um salário baixo, menos do que 2 SM, receberá o mesmo do que o beneficiário que nunca contribuiu. Faz justiça social promovendo a injustiça

  37. Alexandre Marcos Pereira

    Lula, desde os tempos de líder sindical no ABC paulista até os corredores do Planalto, construiu uma trajetória em torno de uma autoconfiança inabalável, que tanto lhe abriu portas quanto lhe rendeu críticas severas. E, convenhamos, a figura do metalúrgico que desafiou elites e venceu três eleições presidenciais não teria existido sem essa confiança inata. Mas Lula não é apenas o homem que acredita em si mesmo. Ele é também aquele que carrega consigo o peso das expectativas de milhões.

    Responda
    1. Carlos Celestino

      Daí precipita explosivos pelo caminho numa hora que era toda sua? Cartada ñ de principiante, mas de afoito, muito afoito.

  38. Denizard Silveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. antonio brito

      O Lula é maior do que o petismo, enquanto Bolsonaro é menor do que o bolsonarismo

  39. NACIB HETTI

    Lula é maquiavélico. Em 26 sobrará farelo de Haddad.

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Ayrton, eu confio plenamente no Lula.

    2. JOAO LUIS MENDES

      Nacib, o Lula é maquiavélico? Nacib, de onde você tirou isso? De qual Tia de Zap você ouviu?

    3. ayrton mangualde

      Crianças inocentes acreditam em papai noel ! Tem também adultos que acreditam em Lula ! Difícil entender como um grupamento político canhoto que tanto rouba como deixa roubar tem ainda apoiadores ! Só podem ser beneficiários capitaneados e insuflados pela imprensa , rede Globo na frente

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.